3 receitas natalinas que você precisa aprender

Andar pelas ruas e observar o pisca pisca enfeitando as casas. Sentir o cheiro das árvores e perceber que um dos (se não, o melhor) mês do ano chegou. Chegar em casa e sentir aquele cheirinho do tradicional biscoito de gengibre. Saber que o catálogo da netflix vai ganhar muitos títulos natalinos novos para passarmos horas e horas assistindo. Tem coisa melhor? Não tem. Por isso, é importante aproveitar cada segundo dessa época que passa tão rápido, e nada melhor que fazer isso fazendo as receitas clássicas que não podem faltar no Natal. Separei três delas que são fáceis de fazer, para você aprender e entrar no clima natalino.

Já pega seu caderno de receitas porque eu duvido que você vai sair desse post sem querer fazer pelo menos uma delas:

Rabanada tradicional: para fazer essa delícia, você vai precisar de 4 pães franceses, 2 xícaras de leite, 1 lata de leite condensado, 3 ovos batidos, 1 pitada de canela e óleo para fritar. Corte o pão em rodelas e reserve. Em uma vasilha misture o leite e o leite condensado. Mergulhe as fatias de pão até que fiquem ensopadas. Em outra vasilha, bata os ovos e salpique canela, passe o pão nesta mistura e frite em óleo bem quente. Coloque as fatias em papel absorvente para que o óleo saia. Em seguida faça uma mistura de açúcar com canela, passe os dois lados da fatia, leve a geladeira para que esfrie um pouco. Essa é aquela receita que é bem-vinda à qualquer hora do dia!

Biscoito de gengibre: para fazer esse clássico você vai precisar de 100 g de manteiga, 1 xícara (chá) de açúcar mascavo, 4 colheres (sopa) de mel, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de gengibre em pó, 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio, 1 ovo batido, manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar. Para fazer o biscoito junte a manteiga, o açúcar mascavo e o mel numa panela e leve ao fogo baixo. Mexa com uma colher até obter uma calda. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme.

Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 12 horas. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos. Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se quiser, enfeite os biscoitos com glacê. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.

Pernil de porco assado: já ficou com água na boca aí? Para fazer essa receita você precisa de 1 pernil de porco (de mais ou menos 4kg), 2 cubos de caldo de carne, 1 cabeça de alho, 1 cebola picada, suco de 3 limões, cheiro verde e pimenta do reino e sal à gosto. Um dia antes de assar, com uma faca pontuda faça pequenos furos no pernil. Dissolva em 2 copos de água morna os 2 cubos de caldo de carne. Reserve. Descasque os alhos e bata no batedor de alho com sal, acrescente (dentro do batedor de alho mesmo), o suco dos 3 limões, pimenta-do-reino e junte com o caldo de carne, mexa bem. Em uma vasilha coloque o pernil e junte todo o tempero preparado, acrescente a cebola picada e o cheiro verde picado. Com o dedo coloque o alho e a cebola com o caldo dentro dos furos. Reserve. Quando for assar, embrulhe o pernil no papel alumínio. Asse por 2 horas no forno em temperatura alta, depois tire o papel alumínio e deixe dourar. Pode assar na brasa, fica uma delícia.

Qual é sua receita natalina favorita? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *