5 formas de ser mais produtivo no seu home office

Não tem como desligar a sua vida pessoal quando você trabalha com home office. Tudo acontece ao mesmo tempo que você trabalha. É inevitável. Poderia criar uma lista sem precisar pensar muito com todos os benefícios de se trabalhar em casa, porém, como nem tudo são flores, um dos maiores vilões disso é ter que separar a vida pessoal da profissional, estando com as duas no mesmo lugar. Quando você trabalha fora, normalmente você tem uma rotina para deixar tudo pronto até o horário que precisa sair para trabalhar, depois daquele horário definido de serviço, você chega em casa e consegue ter mais um tempo até dormir para começar o próximo dia. Mas, no home office, tudo isso vira uma coisa só.

No home office, quem define os seus horários é você. Quando isso não acontece, você perde o controle e acaba não atendendo nem suas obrigações em casa, nem as do trabalho e muito menos, consegue ter um tempo para você. Esse é um dos vilões do home office: a falta de organização. Por isso, antes de começar trabalhar, coloque no seu planner tudo que você precisa fazer naquele dia ou semana, tanto no trabalho, como em casa. Se precisar, defina até os horários em que serão feitas determinadas tarefas. Dessa forma, você já tem traçado o que você precisa entregar naquele dia. Nada ficará atrasado e você conseguirá ter uma noção do tempo que precisará para concluir o que é preciso.

Faça planilhas: organize os trabalhos fixos que você precisa fazer e entregar, coloque os prazos, valores recebidos e à receber. Organize também a sua vida financeira em planilhas. Dessa forma, você sabe exatamente o que tem entrado e saído da sua conta. Isso te deixará mais tranquila e com a cabeça livre de preocupações.

O mais importante: tenha um espaço para trabalhar. Você não irá se concentrar na sala com a televisão ligada, por exemplo. Tão pouco, na cozinha com toda a sua família ali, conversando ou fazendo qualquer outra coisa. Isso irá fazer com que você perca a atenção e o foco no trabalho, te fazendo ser menos produtiva. O ideal é que você tenha um espaço tranquilo para sentar e se concentrar no que precisa ser feito.

Caso tenha espaço no seu quarto, crie um ambiente usando uma escrivaninha (a Atelier Clássico tem vários modelos que vai te fazer querer uma para ontem) e uma poltrona, ou cadeira. Se não tiver no quarto, mas achar um cantinho na sua sala, já é mais que suficiente. Esse espaço vai te permitir apoiar tudo o que você precisa, tanto papéis, como canetas, documentos e outros. Mantendo as coisas que você utiliza no trabalho perto de você de forma organizada. Além de ser um ambiente que você pode se sentir confortável, concentrada e focada, pois quando está ali, nada além do seu trabalho importa.

Ei, se você também trabalha com home office, compartilha com a gente o que você acha mais difícil na hora de manter a produtividade! Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *