Decoração cottage e provençal: qual a diferença e como aderir?

O estilo cottage e o provençal podem até ser parecidos, mas não são a mesma coisa. A palavra ”cottage” significa casa de campo em inglês e ficou conhecida na decoração por remeter à um estilo único que reúne elementos clássicos e rústicos. Enquanto o estilo provençal está ligado à um passado bem distante, por volta de 1700. Os camponeses da região queriam que suas casas tivessem, de alguma forma, a mesma estética que as casas da corte de Paris. Sendo assim, eles criaram diversas peças usando materiais e um processo de marcenaria mais simples, criando móveis feitos em madeira, que mal sabiam eles que iria criar o estilo provençal que é usado até os dias atuais.

O estilo cottage e o provençal se interligam por proporcionar um resultado romântico e aconchegante, ideal para quem quer se aproximar da simplicidade. Misturar elementos rústicos com outros mais modernos é algo que está em alta e deixa para trás o mito que o estilo não pode ser mesclado com outros. Junto com a Atelier Clássico – que é uma loja que você consegue encontrar móveis em ambos os estilos, selecionei algumas dicas de como aderir e usar os dois estilos de forma criativa, descomplicada e com um ótimo custo benefício.

Para ter o estilo cottage dentro da sua casa é simples, basta misturar os elementos antigos com peças românticas e delicadas, como as florais. O frescor e a leveza da natureza são elementos que orientam as escolhas na hora de decorar. Peças em crochê, cortinas leves, vasos com plantas e porcelanas delicadas podem ser usados nesse momento.

O estilo provençal segue uma linha parecida com a do cottage, isso porque ele é representado pelas porcelanas, crochê, tecidos leves e estampas florais. Para misturar os dois estilos, invista em móveis rústicos, com pés palito e que tenham detalhes. Use e abuse dos tons pastéis e se quiser adicionar uma cor nos detalhes, escolha o dourado ou rosé. Eles irão combinar perfeitamente com os móveis de madeira, trazendo um charme e aconchego à mais ao ambiente.

Outra coisa que é a cara de ambos os estilos são os lustres e pendentes, principalmente aqueles que possuem detalhes florais. Eles podem ser usados em qualquer ambiente da casa, deixando-o ainda mais aconchegante, romântico e único.

Vocês gostam desse estilo na decoração? O que não pode faltar em uma decoração provençal para você?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *