– dietas restritivas + mudanças de hábitos

Eu era o tipo de pessoa que se tivesse uma barra de chocolate, precisava comer a barra inteira de uma vez. Que se estava seguindo uma reeducação alimentar e comesse uma pizza, não levava em consideração tudo que havia conseguido até ali, simplesmente desistia de levar um estilo de vida saudável. Que quando começava uma alimentação saudável, eliminava todos os alimentos que gostava, por exemplo, o hambúrguer, a pizza, o chocolate. Não existia um equilíbrio, era literalmente o 8 ou 80: ou fazia uma dieta restritiva, ou continuava com meus hábitos ruins. Foram incontáveis as vezes frustradas que tentei mudar meu estilo de vida, e acabei desistindo. Até que entendi que antes de querer mudar qualquer hábito, é preciso começar essa mudança na mente.

Querer seguir uma vida saudável, significa que você quer equilíbrio. Porém, quando você faz isso de forma restritiva, uma hora ou outra, você volta para os seus antigos hábitos. Não adianta amar chocolate e fazer uma dieta restritiva que te faz cortar o chocolate. Você pode ficar um dia, dois sem comer. No entanto, no terceiro, você vai comer uma barra. A mudança de hábito de forma saudável, não te faz cortar nada do seu cardápio. Você pode comer chocolate, pizza, pão e tudo que você gosta. Porém, de uma forma diferente. Pensando nisso, pensei em compartilhar 5 hábitos que mudei e que estão me fazendo ter uma qualidade de vida extremamente melhor e, que como consequência, me fizeram perder 2kg em quinze dias.

Beber mais de 2 litros de água por dia. Pasmem: eu bebia em média 2 copos de 200ml por dia de água. Esse foi o primeiro hábito que decidi mudar, hoje tomo no mínimo dois litros de água por dia.

Me exercitar pelo menos 3 vezes por semana. Eu e meu marido amamos caminhar, é um momento do dia que tiramos para cuidar da gente e conversar. Não levamos celular. Caminhamos pelo menos quatro quilômetros por dia. O ideal é fazer um exercício que você goste: pode ser caminhada, corrida, andar de bicicleta, dançar, crossfit, academia.. o que não falta são opções para você não ficar parado.

Comprar mais frutas, legumes e verduras. Quando ia no supermercado, enchia o carrinho de bolacha recheada, chocolate, salame, salgadinhos. Agora tento ter equilíbrio: se estou com vontade de comer um chips x, eu compro.  Mas também compro frutas, legumes e verduras. Diminui a quantidade de doces e embutidos, e aumentei a quantidade de produtos naturais na minha compra.

Trocas saudáveis. Não adianta comprar um chocolate diet, se você não vai matar a sua vontade de comer chocolate com ele. Nesse caso, é preferível comprar seu chocolate favorito e comer menos do que você comeria normalmente. Fiz as seguintes trocas por aqui: ao invés de comprar as barras de chocolate de 90g que eu comprava, optei por comprar a opção pequena do chocolate. Eu amo pão francês, mas também amo pão integral e torrada integral, então passei a comprar mais pão integral e torrada. Ao invés de comer o pão francês todos os dias, eu intercalo entre ele e as outras opções. E assim por diante.

Seguir pessoas com o mesmo hábito que o que eu quero. Quando sigo pessoas que levam uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada, logo me motivo a continuar no meu percurso. Além disso, é uma forma de anotar dicas, descobrir receitas e coisas que não sabia antes.

Como você define o seu estilo de vida hoje?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

40 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *