5 passos básicos para começar a sua loja online

Há dois anos atrás, a vontade de ter uma loja online começou a rondar os meus pensamentos. Sempre quis trabalhar com vendas, mas ter o meu próprio negócio parecia ser algo muito distante de mim. Não tinha experiência com a criação de site, nem com vendas online, não fazia ideia de como conseguir fornecedor ou como começar a vender. Por conta disso, esqueci essa ideia. Até que dois anos se passaram e ela voltou, e dessa vez, para não ser esquecida. Como meu trabalho era totalmente ligado a área da beleza, decidi abrir uma loja online de maquiagem, e hoje vou contar para vocês, baseada na minha experiência, quais são os cinco passos básicos para quem quer abrir o seu próprio negócio.

O primeiro passo para criar um negócio, seja ele online ou físico, é definir qual será o seu nicho. O que você quer vender? Defina se sua loja será de roupas, acessórios, se será um pet shop ou uma lanchonete. Depois de definir o seu nicho, é preciso saber exatamente quanto você tem para investir. Vamos supor que você queira abrir uma loja online de roupas e tem R$ 500,00 para começar. Você precisa saber o que você consegue fazer com esse capital.

No meu caso, eu tinha ”x” e com esse valor não conseguia contratar uma pessoa especializada em criação de sites, por exemplo. Então peguei o dinheiro que tinha e dividi entre: produtos, hospedagem de site e domínio. O resto eu mesma fiz assistindo tutoriais na internet.

Com seu nicho e seu capital definidos, é hora de escolher um nome para o seu negócio. Lembrando que é importante ver se não existe nenhuma empresa com esse mesmo nome. Afinal, se você não patentear o seu nome e já existir uma empresa com esse mesmo nome, você obrigatoriamente precisa mudar o nome da sua marca.

Saber onde encontrar fornecedores. Nenhuma loja funciona sem um bom fornecedor e essa é a parte mais complicada de saber por onde começar. Se você quer ter uma loja de roupas, é importante saber em qual cidade você irá buscar suas roupas, ou se for comprar de um revendedor online, se realmente vale a pena. Se você quer vender cosméticos, leia nas embalagens quem são os fabricantes ou empresa responsável e entre em contato, e assim por diante. Não comece sem ter pelo menos dois fornecedores diferentes.

O segundo passo é criar o seu Instagram e Facebook. As redes sociais são donas de um contato direto com seus clientes, por isso, é importante criar a sua conta e vincular a sua loja à elas. Crie posts diários, faça fotos bonitas dos produtos e não deixe de divulgar!

Por último: tenha um atendimento personalizado.  Sua loja precisa de um diferencial, e uma coisa que chama muita atenção é o atendimento. O atendimento certo pode fidelizar um cliente, enquanto, um atendimento ruim pode fazer um cliente nunca mais voltar. Preste atenção nisto!

Querem que eu faça um post mais aprofundado sobre como começar a vender e a encontrar clientes? Comenta aqui embaixo!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

26 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *