
5 coisas que não te contaram sobre ter o seu próprio negócio
Desde o colegial, sabia que não queria seguir os mesmos passos que a maioria das pessoas que estudavam comigo. Nunca disse isso em voz alta enquanto ainda estudava. Afinal, o caminho mais fácil e perto da minha realidade, era terminar o colegial, prestar o enem, tentar entrar para uma faculdade, começar a trabalhar e ver onde tudo isso iria me levar. Tudo parecia estar traçado e ser o certo a se fazer. Porém, os planos da vida são muito maiores até mesmo que os planos que imaginamos para nós e na hora certa tudo acontece. Por volta dos meus quinze anos, comecei a trabalhar em uma loja de eletrificação, e nesse período, ganhei dos meus pais uma câmera fotográfica (inclusive, é a que uso até hoje para fazer as fotos do blog) e um notebook. Como era apaixonada por fotografia, decidi fazer ensaios fotográficos das minhas amigas e depois disso, fiz um curso de web designer.
Estudava de manhã, trabalhava a tarde na loja de eletrificação e fazia meu curso de web designer aos sábados. Porém, ganhei uma vaga em um curso de enfermagem, e como meus pais queriam que eu fizesse, sai do serviço para poder estudar de manhã e fazer o curso na parte da noite. Nessa época, também conheci meu marido, e depois de oito meses de namoro, decidi sair de casa. Foi um ano em que minha vida ficou de pernas para o ar, em que precisei esquecer a minha zona de conforto e, finalmente, dizer em voz alta o que eu queria. É fácil falar disso hoje, mas quando tudo aconteceu, foi um momento bem complicado. Primeiro que tranquei o meu curso de técnico de enfermagem, mesmo sabendo que era algo que meus pais queriam. Segundo que decidi trabalhar com redes sociais, mesmo sendo um serviço extremamente complicado e incerto.
Se você segue o blog há um tempinho, provavelmente, você já sabe o que aconteceu depois: criei o blog em 2016, poucos meses depois, fiz meu Instagram, e me dediquei completamente para eles por dois anos até ter algum tipo de retorno. Quatro anos depois de ter começado a trabalhar com as minhas redes sociais, conclui um dos meus maiores sonhos: ter uma loja online de maquiagem, inclusive, foi ela que me inspirou a escrever o post de hoje compartilhando coisas que nunca ninguém havia me contado sobre ter meu próprio negócio.
Não basta ter apenas dinheiro para comprar produtos. Empreender vai além do dinheiro. Você pode ter capital para ter um estoque grande, mas se você não tiver algum diferencial, um bom atendimento e uma boa propaganda, dificilmente, você conseguirá crescer com o seu negócio. Hoje em dia, há muitas lojas com propostas diferentes, desde as mais básicas, até as mais diferenciadas. Por isso, é importante fugir do padrão e tentar trazer algo que você ainda não viu e que você gostaria de encontrar quando fosse comprar.
Os clientes não surgem do nada. Quando criei a minha loja online, imaginei que com tudo pronto, seria fácil ganhar clientes, mas acontece, que não é bem assim. Você precisa buscar os seus clientes e eles precisam se sentir acolhidos pela sua loja para criar a confiança que eles precisam para comprar de você. Fazer fotos constantes, divulgar bem o seu produto, proporcionar promoções ou ter um contato direto e exclusivo com cada cliente, são diferenciais que você pode ter e que irão te ajudar (e muito) na hora de fazer as suas vendas.
O coração fica quentinho toda vez que você recebe um novo pedido. Saber que uma pessoa escolheu a sua marca em meio à tantas outras proporciona um sentimento único. Não tem nada melhor que receber um novo cliente e poder entregar um pedido novo. O coração, sem dúvida, fica quentinho!
É preciso respirar e tentar não pirar, porque dá trabalho. Todo negócio no começo não é fácil, além de não ter experiência com aquilo, você ainda não sabe qual a média de pedidos e demanda que você vai ter. Se você for trabalhar sozinha no começo, prepara-se para praticar a lei do respirar para não pirar. Ter a sua própria empresa é repor estoque, cadastrar produtos, organizar os preços, buscar fornecedores, divulgar a sua marca, fazer as vendas, entregas e por aí vai. Não é fácil, mas no fim, sempre damos conta!
Você vai querer desistir. Você vai querer desistir quando não conseguir clientes. Você vai querer desistir quando cometer um erro. Você vai se questionar inúmeras vezes se você realmente deveria seguir com o seu negócio. Você vai desistir quando não receber apoio. Enfim, você vai querer desistir. Mas, o importante é não deixar isso acontecer. Ninguém disse que seria fácil, não é? Aconteça o que acontecer, por mais difícil que seja, jamais desista do seu sonho.
Você que tem o seu negócio, que tal compartilhar algo que ninguém nunca te contou sobre ter seu próprio negócio?
Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!


36 Comentários
Lucimar da Silva Moreira
Acho que quando a pessoa sonha em ter um negócio não pode desitir, tem que ir em frente, claro que vão surgir momentos que vai fazer parar, mais o negócio é ficar com a cabeça no lugar e se dedicar muito, eu ainda não tenho nenhum negócio muito bacana o seu post bjs.
http://www.lucimarmoreira.com/
Kaila
Simm, nada acontece do dia para a noite, por isso é importante ter essa perseverança! ❤
Wanessa de Almeida
Adorei saber sobre sua experiência Kaila, te acho tão novinha e sempre em busca dos seus sonhos. Parabéns por realizá-los tudo no seu tempo.
Tenho vontade de ter um negócio online sim. Mas, vivo adiando sabia? Algumas coisas aconteceram nesse tempo e me fizeram desistir mas tenho vontade ainda.
Bjs http://www.diadebrilho.com
Kaila
Ah Wanessa, muito obrigada, viu? Eu sempre quis ter a loja online, fiquei com isso na cabeça por uns 2 anos até finalmente criar a minha. Mas se é uma vontade sua ter, vai pesquisando, planejando, até criar a sua! ❤
Tami
Oi, Kaila
Que postagem inspiradora! Com certeza vai ajudar muita gente que está pensando em seguir pelo mesmo caminho. Muito sucesso pra você!
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Kaila
Muito obrigada Tami. Fiquei muuito feliz por você ter gostado! ❤
Jenifer Cruz
O mais difícil ao tentar iniciar um negócio, na minha humilde opinião, é não permitir o medo de errar nos paralizar. Sério, quantas vezes me deparei aflita por estar mais com medo de admitir ter errado que o próprio erro em sí! Parace maluquice, mas já tentei diversas vezes começar algum negócio e por medo parar no caminho. Mas aprendi que precisa ser com medo mesmo! Ótimas dicas como sempre!
Beijos!
tucacheias.com
Kaila
Sim, fiquei com muito medo no início, de não dar certo, de não ser suficiente, de não ter experiência.. mas não podemos deixar ele nos parar!
luma
amei seu artigo
estou tentando voltar com minha loja online de roupas já tem meses, mas sempre volto á dessistir
http://www.mundodasmulheresbrasil.com
Kaila
Não é fácil, né? Principalmente a loja online, porque as pessoas demoram até ter confiança para comprar de um site =/
Lulu on the sky
Meu sonho é ter uma marca própria mas requer planejamento e organização.
Big Beijos,
Lulu on the sky
Kaila
Sem dúvida, Lulu! ❤
Ava
Oi Kaila, tudo bem?
Admiro de mais quem tem um negócio. Não é fácil e acompanho a empreitada da minha mãe, tia e cunhada em seus respectivos empreendimentos, e sei o quanto é trabalhoso. Não existe um horário certo, e Às vezes elas precisam se virar de formas inimagináveis. Mas uma coisa é certa, elas são muito felizes no que fazem e as admiro por isso. Parabéns, desejo muito sucesso no seu negócio e na sua vida, exemplos como o seu fazem a gente perceber que não existe só um caminho a ser percorrido, mas vários.
abraços,
Ava
Kaila
Oi Ava, tudo bem e você? Muito obrigada, viu? ❤
Juliana Ferreira
É assim mesmo, não tenho uma loja online mas vejo esse post parte de qualquer decisão que podemos tomar, ela ajuda muito. Desistir não é a coisa mais fácil e temos sim que persistir e muito para alcançar o sucesso.
Beijos
http://www.pimentadeacucar.com
Kaila
Simm! ❤
Pathy Guarnieri
Realmente, empreender não é fácil. Acha que ficará rico da noite para o dia, mas o negócio é mais embaixo. xD
Cores do Vício
Kaila
É bem assim mesmo, Pathy hahaha
Lovely
You are an inspiration! I believe the most successful entrepreneurs are those who think that failure is just part of the process of succeeding. Thanks for this honest post. More power to you!
xoxo
Lovely
http://www.mynameislovely.com
Kaila
Hi! Thank you! ❤
Kaila
Oi Kaila,
Empreender não é nada fácil, mas a sensação depois de conquistar cada cliente deve ser maravilhoso.
Adorei as dicas.
Bjs
https://diarioelivros.blogspot.com/
Kaila
Simm! Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤
Váh
Caramba Kaila sua vida mudou radicalmente quando decidiu sair de casa e se arriscar na loja, mas fico feliz por você ter conseguido realizar tantas coisas incríveis.
Boa sorte e sucessoa na loja, no blog e no instagram! 🙂
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Kaila
Simmm, foi um momento que tudo ficou de cabeça para baixo, e que me evoluiu muito. Muito obrigada, viu? ❤
Tay Ribeiro
Amei o post. Por trás de todo projeto, existe muito planejmento e muita gente não enxerga isso.
É muito bom ver em como você não tem medo de se jogar em novos desafios.
beijos
Kaila
Simm, a parte do processo dificilmente alguém de fora vê, né? Medo eu tenho, mas não gosto de pensar que poderia ter feito, então, só vou, hahaha. ❤
Carol
Realmente, empreender não é nada fácil. A parte que eu mais tenho medo é de não conseguir clientes, porque eu sei que não é fácil, ainda mais com a concorrência. Mas é importante ir atrás e focar em não desistir.
Beijos,
Mundo Perdido da Carol
Kaila
Sim, não é fácil mesmo, por isso é importante ter um diferencial, algo que te destaque das outras marcas! ❤
Silvana Crepaldi
Olá, Kaila.
Quem vê de fora acha que é fácil mesmo, que é só virar “patrão” que já ficou rico. Mas nos primeiros anos você não vai ter nada de lucro e trabalhar mais do que se tivesse em um emprego registrado com hora para começar e terminar. Mas siga em frente com seu objetivo que uma hora tudo vai entrar nos eixo.
Prefácio
Kaila
É bem assim mesmo, depois que abri a loja senti que as pessoas começaram a achar que eu estava em uma posição melhor, mal sabe elas que o dinheiro que tirei no início com a loja era apenas para conseguir repor o meu estoque. Não é nada fácil, e infelizmente, as pessoas só vê o lado ”bom”.
vanessa
Oi Kaila, sei da sua trajetória e o quanto batalhou e lutou para ter o que conquistou até hoje, e ainda conquistará muito mais.
Mesmo com os dias mais difíceis pois, tudo sempre é novo, e sempre há mudanças, precisamos nos reinventar, conhecer novos clientes e sempre nos atualizar para o mercado, ter nosso próprio negócio vale a pena por mais complicado que possa parecer. No inicio tudo parece meio assustador ou desorganizado demais mas, é uma questão de persistência e isso você tem de sobra.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Kaila
Uma honra ler isso, viu? Uma honra maior ainda é ter você aqui me acompanhando em todos os processos. Obrigada! ❤
Luiza Helena Vieira
Realmente ninguém te fala mesmo essas coisas.
Beijos
Balaio de Babados
Kaila
❤
O diário da Inês
Bem verdade o que dizes, e no caso dos meus pais que trabalham por conta própria, nunca havia fins de semana, nem feriados, era trabalho todos os dias!
—
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Kaila
❤