4 formas de melhorar a iluminação das suas fotos com truques simples

Para alguns, fotografar significa apenas abrir a câmera do celular e apertar um botão. Para outros, a fotografia é uma forma de expressar sentimentos sem precisar dizer uma palavra, é uma forma de eternizar um momento que você sabe que só irá acontecer uma vez, é criar uma lembrança que irá refletir a sua história, é capturar o que há de mais bonito no mundo ou em alguém. Engana-se quem pensa que para criar uma foto é preciso ter uma câmera profissional ou um celular de última geração. Você não precisa disso. Você não precisa de um iphone para fazer fotos de qualidade, nem de ring light para ter a melhor luz. Você não precisa arrumar cabelo, colocar a melhor roupa ou fazer a melhor maquiagem. Você precisa ter vontade, não apenas para criar um registro, mas vontade de fazer isso com as possibilidades que você tem em mãos.

Eu nunca tive um celular de última geração ou uma câmera profissional para criar as minhas fotos. Porém, isso nunca me impediu de fotografar tudo o que via pela frente. Dizer que um bom equipamento não ajuda é hipocrisia, mas se não os tiver, não deixe que isso impeça você. Minha vontade de fotografar surgiu antes mesmo de ter o blog, por volta de 2013 jurava que queria ser fotógrafa profissional e meus pais super entraram na minha ideia, inclusive, nessa época fiz alguns ensaios fotográficos de amigas minhas e fotografei até um casamento. Foi um momento em que me dediquei totalmente para esse universo da fotografia e que hoje me gera muitos frutos para o meu atual trabalho, alguns truques e edições que aprendi me fazem ter um resultado melhor, mesmo não tendo o melhor equipamento.

Quando o assunto é fotografia, tem um fator que é mais importante que a própria ferramenta que você vai fotografar: a luz. A diferença de uma foto tirada em uma festa a noite, por exemplo, e uma foto feita durante o dia ao ar livre é gritante. No entanto, isso é algo simples de perceber. Outros fatores que parecem bobos e que passam até despercebidos, podem estar ofuscando a qualidade das suas fotos, e por isso, selecionei 5 dicas para você melhor a qualidade e o resultado das suas fotos prestando atenção apenas na iluminação que você vai usar.

Aposto que você já ouviu dizer que para tirar uma foto bonita basta ir para o sol, não é? Em partes isso é verdade, mas não é tão simples assim. Nenhuma iluminação produz fotos tão bonitas quanto a iluminação natural. Porém, é preciso prestar atenção nos horários em que você vai fazer sua fotografia. A luz da manhã é perfeita se quiser fotos claras e com a mesma luminosidade na fotografia inteira. Por volta do meio dia e das duas da tarde, o sol estará mais forte e isso irá criar diversas sombras, ou seja, essa luz não irá favorecer a sua fotografia, ao menos que você queira uma foto com mais constaste. Outro horário perfeito para registrar suas fotografias é no fim de tarde, a luz fica mais alaranjada e suave e pode dar um efeito mágico às suas fotos.

Preste atenção, o posicionamento do seu celular e da sua câmera podem atrapalhar a sua foto. Você pode estar de frente para a sua janela, ou ao ar livre com a melhor iluminação, no entanto, dependendo de como você posiciona o seu celular, a foto pode ficar escura ou não refletir o resultado que você espera. Antes de começar a fotografar, teste em qual posição o seu celular consegue capturar melhor aquela fotografia.

Se você nunca entrou nas configurações da câmera do seu celular, essa é a primeira coisa que você precisa fazer. Vasculhe as funções e veja como você pode melhorar a sua câmera apenas colocando as funções que mais se adaptam para as fotos que você quer fazer. Você pode se surpreender com o tanto de funções que a sua câmera tem e você nunca percebeu. Vá alterando as configurações e testando o que melhor funciona no seu caso.

Com uma boa iluminação, os efeitos dos aplicativos de edição ficam bem melhores. Afinal, uma foto feita em uma boa luz evidencia os detalhes, não fica com sombras, o que facilita e deixa os efeitos colocados sob ela com um aspecto natural, fazendo com que você se surpreenda com o resultado.

Quais truques vocês sempre usam nas fotos? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

42 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *