Tie-dye: o que é e como fazer?

O termo ”tie-dye” significa, literalmente, ”amarrar e tingir” em inglês. Seu nome e a forma como é feito muda de região para região, na Índia, por exemplo, ele é chamado de ”bandhani”, enquanto no Japão, ele é chamado de ”shibori”. O ato de torcer, amarrar e tingir o tecido ganhou destaque com o movimento de contracultura hippie nos EUA e a fama internacional dos cantores que faziam parte dele, como Joe Cocker e Janis Joplin, por isso, o termo em inglês é o mais utilizado, inclusive no Brasil. No entanto, o tie-dye já existia há muito tempo em países como China, Peru, Japão, Índia e no continente africano. Por ser irregular e criado por meio de um processo que não permite controle absoluto do resultado, o tie-dye era visto por eles como expressão de liberdade. Uma característica forte dessa época era o uso de cores intensas que, mescladas de uma forma imprevisível, ganhavam um aspecto psicodélico.

Não é a primeira vez que o tie-dye reaparece por aqui, porém, agora ele parece ter voltado com mais força do que nunca. Talvez, o isolamento social tenha contribuído para que isso acontecesse. Ou talvez, apenas tenhamos enjoado de algumas peças que ficaram jogadas no fundo do armário e optamos por investir nessa técnica que não possui regras. O encanto do tie-dye está justamente no fato dele ser uma técnica que todo mundo consegue fazer de forma simples e que não tem padrões: o resultado é sempre uma surpresa.

Não existe forma certa ou errada de fazer o tie-dye, afinal, cada um tem ou vai criar seu próprio jeito de amarrar antes do tingimento. Não existe apenas uma forma de amarrar, nem um único pigmento possível. Por isso, é importante abusar da imaginação na hora de fazer a sua customização. Apesar de ser um processo sem regras, algumas dicas podem te fazer obter um resultado mais surpreendente. A primeira delas é que se você fizer o tie-dye em tecidos de fibra natural, como a viscose e o algodão, eles irão absorver melhor a melhor. O tie-dye não precisa necessariamente ser feito em roupa branca ou preta, ele pode ser feita em roupa colorida, desde que ela seja mais clara que as tintas que serão usadas. Se você nunca fez essa técnica, saiba que os corantes para tecido são o tingimento mais prático para quem quer fazer pela primeira vez.

Quer saber como customizar as suas peças sem sair de casa e de forma simples? Continue lendo esse post!

Para fazer a técnica, você deve começar lavando a peça que você irá customizar. É preciso prestar atenção se as peças estão bem limpas e sem nenhuma sujeira para não correr o risco de encontrar um efeito indesejado no resultado. Segundo é preciso molhar as peças com água limpa e torcer bem. O terceiro passo são as amarrações. Depois que as peças estiverem bem úmidas, é hora de escolher qual amarração você quer fazer.

Quais amarrações posso fazer?

Listrado: um efeito comum é o tie-dye listrado, para fazê-lo basta fazer dobras sanfonadas e amarrar com elásticos com o espaçamento que deseja as listras. Use sua criatividade e faça as dobras na horizontal, na vertical e até na diagonal, criando uma estampa que fuja do tradicional.

Abstrato: se quiser ter uma surpresa quando ver o resultado, aposte no tie-dye abstrato.  Basta amassar a camiseta da forma que quiser e prender com elásticos.

Espiral: essa é a amarração mais conhecida, ela cria aquele efeito espiral clássico das estampas tie-dye. Para fazê-lo é só esticar a sua t-shirt sob uma superfície, segurar o tecido pelo centro e ir torcendo até a peça ficar toda redonda, depois prenda com elásticos em formato de X, dividindo a peça em quatro partes.

Bolinhas: quer fugir da estampa de poá tradicional? Aposte no tie-dye de bolinhas. Pince pequenos pedaços de tecido com os dedos e passe o elástico em volta para formar as bolinhas.

Depois de escolher qual peça será customizada, ter feita a higienização e escolhido qual amarração você vai querer, é hora de criar a estampa. Para isso, você pode usar água sanitária diluída em água ou tinta para tecido. Basta borrifar ou aplicar a tinta nas partes da camiseta que deseja ter as manchas e deixar agir até alcançar a cor que você quer. Depois é só lavar e deixar secar a sua camiseta tie dye personalizada. Se quiser, também pode optar por comprar a sua camiseta pronta, várias marcas como a Hering, já apostaram em uma coleção tie-dye que vai te fazer pirar.

Vocês gostam desse tendência? Tem alguma peça nesse estilo? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

34 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *