6 coisas que mudaram na minha rotina capilar

Se pudesse fazer um pedido, seria para que nossos fios tivessem um manual de instruções. Dessa forma, conseguiríamos saber exatamente o que fazer quando o frizz, as pontas duplas ou o ressecamento aparecesse. Vez ou outra, sentimos a dificuldade em cuidar dos nossos fios, principalmente se esse cuidado for feito completamente em casa. Por isso, é importante saber qual é o nosso tipo de cabelo e o que temos feito de errado na nossa rotina de cuidados e quais são as suas necessidades. No meu caso, mesmo não fazendo muitos procedimentos que agridem os meus fios, só por fazer o uso do secador, sinto que o dano é evidente e difícil de ser reparado. Por isso, passei a prestar mais atenção na minha rotina e no que poderia mudar para que esses danos diminuíssem.

Apesar de básicos, nem sempre fazemos os passos da forma que eles deveriam ser feitos e isso pode ter ocasionar um resultado contrário aquele que buscamos. Se você assim como eu, cuida dos seus fios em casa, o primeiro passo para obter o resultado desejado é comprar os produtos certos. Para isso, você precisa entender as necessidades do seu cabelo. Por exemplo, se ele estiver quebradiço e ressecado, os produtos à base de óleo de argan ou melaleuca, são ideais. Se o problema for na oleosidade no couro cabeludo, é ideal que você use uma vez por semana um shampoo antiresíduos e assim por diante. Outra coisa que faz toda a diferença e é essencial, é não deixar de fazer os tratamentos que seu cabelo precisa. Uma vez por semana faça uma hidratação, quinzenalmente faça uma nutrição e uma ou duas vezes por mês, faça uma reconstrução com queratina.

Outros erros comuns que costumamos cometer é o uso excessivo do secador, chapinha e babyliss. A fibra capilar pode ficar danificada com o excesso de calor. Por isso, é fundamental diminuir o uso e quando o fizer usar protetor térmico antes de usar esses aparelhos. Ter um corte prático também ajuda nos cuidados em casa, manter o corte em dia não facilita apenas na rotina, como fortalece os fios, fazendo com que eles cresçam mais rápido e saudáveis. A última, é uma regra primordial: evite lavar os cabelos na água quente, pois ela faz com que o couro cabeludo libere glândulas sebáceas, provocando a oleosidade nos fios, caspas, seborreias, além de tirar o brilho do cabelo.

Com a ajuda da Like Cosméticos, também selecionei algumas dicas que você precisa saber sobre cada um dos produtos que usamos em nossa rotina capilar:

Shampoo diário: os cabelos devem ser lavados sempre que houver necessidade com um shampoo diário. É indicado que você faça a lavagem em dias alternados para retirar os resíduos que se acumulam entre um dia e outro.

Shampoo de limpeza profunda: quinzenalmente ou mensalmente, é importante usar um shampoo de limpeza profunda. Ele retira as impurezas do couro cabeludo de forma mais intensa que o shampoo comum.

Máscara de hidratação: é super importante ter uma boa máscara de hidratação em casa, já que ela é essencial para manter o tratamento em dia. Os fios perdem vitaminas e proteínas com a exposição dos raios UV e com o uso de secador, chapinha, babyliss. Por isso, uma das etapas dos cuidados em casa deve ser a hidratação.

Condicionador: apesar de muitas pessoas pularem esse passo, é o condicionador que irá fechar as cutículas do cabelo, fazendo com que ele fique brilhoso, fácil de pentear e macio.

Óleos reparadores: os óleos podem ser usados antes da lavagem, na etapa de pré poo ou após a secagem dos fios, seja naturalmente ou com o auxílio do secador. Eles protegem a fibra antes do contato com o shampoo e diminuem o frizz após a lavagem e secagem.

Leave-in: ele ajuda no momento de pentear, sendo um tipo de creme sem enxágue que controla o volume dos fios, e os deixa macios e cheirosos.

Protetor térmico: por fim, o protetor térmico, que é um aliado poderoso para proteger o cabelo das altas temperaturas do secador, chapinha e babyliss. Ele precisa ser usado sempre antes desses processos.

likecosmeticos

Agora que você já sabe tudo o que precisa para cuidar dos seus cabelos da maneira certa em casa, que tal garantir os produtos certos na Like Cosméticos?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

54 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *