3 formas de se manter na alimentação saudável na quarentena

24 horas por dia dentro de casa. Alguns não tem hora para acordar, nem para dormir, outros assistem filmes o dia todo, jogam vídeo game ou se aventuram com um livro. Tem aqueles que pedem delivery todos os dias, outros que se arriscam no fogão. Tem aqueles que fazem exercícios dentro de casa e aqueles que fizeram da cama seu espaço favorito. Tem aqueles que mesmo em meio a esse caos, criou metas e tem tentado se manter produtivo. Mas, também tem aqueles que estão aproveitando esse tempo para descansar, coisa que não podiam fazer antes. Cada um tem vivido a sua quarentena de uma forma, no entanto, aposto que uma coisa tem rondado a cabeça de todos nós: a vontade de comer muuuito. Quando eu digo comer, não é salada ou frutas não, é comer batata-frita, nuggets, bolo de cenoura com calda de chocolate, brigadeiro de colher, beber uma coca-cola bem gelada. Mas, é preciso repensar e ter moderação, com ou sem quarentena, pois da mesma forma que comer é uma das melhores coisas da vida, isso também pode se tornar um dos maiores vilões da nossa vida também.

Antes da quarentena começar, estava seguindo uma reeducação alimentar e fazia exercícios físicos pelo menos três vezes por semana. Não estava com neuras e também não me privava de comer o que sentia vontade, desde que isso fosse de forma esporádica. Na balança, 7kg foram embora. No entanto, quando a quarentena começou, a ansiedade bateu, os exercícios foram excluídos da rotina e consequentemente, deixei a reeducação alimentar de lado. Não me pesei depois que voltei a comer descontroladamente, mas pelo aperto das minhas roupas, chuto que engordei os 7kg que havia perdido. Parei para refletir e cheguei a conclusão de que apesar de não podermos controlar a frequência do mundo, se não controlarmos a nossa, tudo desmorona. É preciso ser forte, mentalmente e fisicamente para sobreviver ao caos, sem tantos danos. Porque se nós desmoronarmos, tudo acaba.

Voltei para a reeducação alimentar e gostaria de te convidar para entrar nessa comigo. Para isso acontecer, juntas vamos seguir 5 passos: o primeiro é não comprar nenhuma guloseima no mercado, afinal, ter isso em casa, faz com que a gente automaticamente, consuma aquele alimento. Ou seja, os chocolates, a batata frita, o hambúrguer, a bolacha, vão ficar de fora da sua compra e da minha compra. Isso não quer dizer que eu ou você, não vá mais comer o chocolate que a gente gosta ou uma pizza, quando sentir vontade, se permita comer, mas não faça estoque em casa para não cair na tentação de consumir aquilo todos os dias. Primeira dica anotada? Vamos para a segunda!

Tente se exercitar. Você pode fazer muitos exercícios sem sair de casa: zumba, pular corda e o hit são apenas alguns deles. Tire vinte, trinta, quarenta minutos que seja do seu dia e faça. Quando nos exercitamos, não só fazemos bem ao nosso corpo e a nossa mente, como também nos motivamos a comer melhor.

Aprenda receitas saudáveis. Não sei vocês, mais eu amo me aventurar no fogão. Inclusive, um dos meus hobbys preferidos durante essa quarentena tem sido testar receitas novas, que na correria do dia a dia não conseguia fazer. Inclusive, fazer isso me abriu a cabeça e me fez ver que alimentação saudável também pode ser divertida, também pode explorar os sabores e que há infinitas receitas incríveis, que a gente nem faz ideia de quão boa é, basta sairmos da nossa zona de conforto e querermos fazer.

Compre seus alimentos sem sair de casa. Você pode comprar suas castanhas, farinhas, frutas secas sem sair de casa com a DPM Cerealista. Dessa forma, não tem como sair da reeducação alimentar, porque você recebe na porta da sua casa tudo que você precisa para segui-lá. Inclusive, eu já garanti muitos produtos por lá e selecionei três receitas saudáveis, que você vai conseguir fazer mesmo se não tiver muita habilidade na cozinha e com os produtos que você encontra na DPM, para você não fugir da sua alimentação saudável durante a quarentena, nem depois dela.

  • Doce de leite ninho sem açúcar e com leite em pó orgânico, para essa receita você vai precisar de:  1 e 1/2 xícara de leite ninho em pó orgânico, 4 colheres de sopa de xilitol ou eritritol (pode usar açúcar demerara, porém deixará de ser um doce sem açúcar) que você encontra na DPM Cerealista, 1/4 de xícara de leite de coco, essência de baunilha à gosto. Para fazer esse docinho, basta misturar bem o leite ninho com o xilitol. Depois, adicione a essência de baunilha e aos poucos o leite de coco. Quando estiver na textura semelhante a do leite condensado, reserve na geladeira e assim que a massa estiver firme, modele em formato de bolinhas, polvilhando um pouco de leite em pó por cima para decorar.

  • Pizza Low Carb, para fazer você vai precisar de: 1 ovo, 2 colheres (sopa) de requeijão, 3/4 de xícara de farinha de amêndoas, 1 e 1/2 xícara de queijo mussarela ralada, cobertura de sua preferência. Para fazer é simples, é só misturar todos os ingredientes, menos os da cobertura, em um recipiente. Mexa até virar uma massa. Abra a massa que se formar com as mãos ou com a ajuda de uma colher. Forre uma forma de pizza e leve ao forno por pelo menos 10 minutos. Retire a massa e coloque os ingredientes da cobertura desejada. Leve ao forno novamente até dourar.

Brownie com farinha de amêndoas, para fazer você vai precisar de: 200 g de chocolate 70% cacau em barra, 2 colheres (sopa) de xilitol, 1 xícara de farinha de amêndoas, nozes picadas a gosto, 1 pitada de sal, 1 colher (café) de essência de baunilha, 100 g de manteiga sem sal, 3 ovos e 1 colher (sopa) de cacau em pó. Derreta o chocolate 70% em banho-maria. Quando estiver bem derretido, junte a manteiga e misture tudo. Junte em outro recipiente os ovos e bata bastante. Despeje a mistura de chocolate com manteiga e mexa com uma colher. Coloque a farinha de amêndoas e misture novamente. Acrescente aos poucos o xilitol, o cacau, o sal, a essência e as nozes, sempre mexendo. Quando a massa estiver bem incorporada e misturada, despeje em uma forma forrada com papel-manteiga. Leve para assar em forno preaquecido a 190° C por cerca de 20 minutos. Pode servir com uma bola de sorvete!

Você tem se alimentado de forma saudável durante essa quarentena? Conta para gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

76 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *