Reciprocidade: o segredo para tudo acontecer!

Não sei em qual momento o mundo deixou de ser recíproco, mas sei, que desde que isso aconteceu, tudo paralisou. Foi como se as palavras gratidão, obrigado e retribuição tivessem desaparecido do dicionário e da vida das pessoas. Eu sei que muitas pessoas são gratas e reconhecem o que os outros fazem por elas, mas também existe muitas pessoas que vêem isso como um dever e não como um ato de amor. Ninguém é obrigado a fazer nada por nós, se alguém faz, é porque aquele alguém se importa conosco. Ninguém liga para você porque é obrigado a ligar, se alguém faz isso, é porque a pessoa se preocupa e quer saber se você está bem. Ninguém te visita porque quer atrapalhar, pelo contrário, aquela pessoa pode estar com saudades ou querendo te ajudar. Ninguém te faz um favor, querendo algo em troca, se a pessoa faz é para te ajudar. Pare e reflita, do mesmo jeito que você gosta de receber, as outras pessoas também. Mas, de nada adianta receber, se não souber dar.

reciprocidade

Lucia e Ana se conheceram no colegial e desde então, não se desgrudaram mais. Ana mandava mensagem todos os dias para Lucia, e sempre que podia, visitava a amiga. Lucia, porém, não respondia as mensagens de Ana com tanta frequência, e sempre que podia dava desculpas para a amiga não ir até sua casa. Lucia não fazia por mal, ela só não tinha Ana como uma prioridade, o colegial já havia terminado e em sua cabeça, sua vida tinha seguido um outro percurso. Ana começou a perceber essa indiferença da amiga e começou a se afastar. Quando ela fez isso, Lucia percebeu o quanto as mensagens e a presença de Ana eram importantes em sua vida e tentou reverter a situação. Mas, era tarde demais.

Quantas Anas já tivemos em nossas vidas e quantas vezes já fomos Lucia? Quantas vezes fomos Ana na vida de alguém que nos tratava como Lucia? Imagino que muitas. Antes de julgar alguém por ter se afastado, por não estar fazendo questão ou por estar distante, olhe e pense no que você tem feito por aquela pessoa. É muito fácil olhar e dizer que ninguém liga, que ninguém manda uma mensagem, que ninguém convida para sair, quando você mesma não faz isso com ninguém. Da mesma forma, que é muito difícil fazer questão de alguém que não faz questão da gente. Por isso, é importante refletir sobre quem está verdadeiramente do nosso lado e quem não quer estar. É preciso fazer isso para ter como prioridade aqueles que nos colocam como prioridade também.

Se faz tempo que alguém que você ama não liga para você, ligue para essa pessoa. Marque um almoço com uma amiga, faça um jantar especial, saia com os seus amigos. Acorde e mande um bom dia para aqueles que são importantes para você. Faça uma surpresa para alguém. Dessa vida, não levamos nada. O carro fica, a casa fica, o serviço fica. O que sobra são esses pequenos flashbacks dos momentos que fizemos valer a pena, as memórias que criamos, as pessoas que amamos. Apenas isso. Valorize e esteja perto de quem valoriza você. Nunca vire as costas ou não dê atenção para aqueles que sempre estão do seu lado. São esses que devem ser mantidos por perto, não só hoje, mas para sempre.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

50 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *