7 receitas saudáveis para o café da manhã para fazer em 5 minutos

Acordar, escovar os dentes, coar o café e sentir aquele cheirinho se alastrar por toda a casa é um dos meus momentos favoritos do dia. Não me perguntem o motivo, porque não saberei responder, mas se fosse para escolher apenas uma refeição para fazer pelo resto da vida, sem dúvida, a minha seria o café da manhã. Apesar de ser esquecido e ignorado por muitos, de acordo com a ciência da nutrição, o café da manhã deveria ser reverenciado por todos. E não é por menos: o principal benefício do café da manhã é repor os nutrientes e energia que precisamos para encarar um novo dia. Quando dormimos nosso corpo continua trabalhando para manter suas funções básicas – como batimentos cardíacos, respiração e circulação sanguínea. Quando acordamos, precisamos repor esse gasto com um cardápio saudável para que haja disposição suficiente para conseguirmos fazer tudo que precisamos naquele dia.

café da manhã

Como essa é minha refeição favorita do dia, não poderia deixar de compartilhar com vocês as minhas seis receitas favoritas, com ingredientes simples e que você pode fazer em poucos minutos. Ah, e o melhor: todas elas são saudáveis. Minha inspiração para escrever esse post foi a Terra Mantiqueira, que é uma loja de produtos naturais, orgânicos e biodinâmicos que são feitos de forma artesanal por pequenos produtores rurais. Ver o carinho da marca pela natureza e ter a oportunidade de experimentar seus produtos me fez pensar e querer explorar novas possibilidades. O resultado foi que consegui conhecer e colocar na minha rotina receitas saudáveis, que agregam não só ao meu corpo e a minha saúde, como cuidam do nosso planeta e se interliga com uma marca que tem um conceito que deveria ser admirado por todos nós.

Curiosa para saber quais são as 6 receitas saudáveis que deveriam estar no seu café da manhã? Então, pega a agenda e a caneta e prepara-se para anotar tudo!

Panqueca de banana com aveia e pasta de amendoim, para essa receita você vai precisar de: 1 banana, 1 ovo, 4 colheres de farelo de aveia, 1 colher de pasta de amendoim e 1 colher de café de canela ou cacau em pó.  O preparo é simples: basta amassar a banana e misturar com o ovo, a aveia e a canela, batendo tudo com um garfo. Evite bater no liquidificador ou mixer para não ficar muito líquido. Unte uma frigideira com óleo de coco e coloque em porções para dourar. Finalize recheando as panquecas com a pasta de amendoim – na Terra Mantiqueira vocês encontram pasta de amendoim feita apenas com amendoim torrado, sem açúcar, conservante ou algum outro ingrediente.

pasta de amendoim

Pão de queijo fit, você vai precisar de: 1 colher de goma de tapioca, 1 ovo, 1 colher de queijo parmesão, 1 colher de requeijão light e uma pitada de sal. Em um recipiente, misture todos os ingredientes e mexa bem. Aqueça uma frigideira, de preferência que seja antiaderente, e coloque toda a massa. Deixe dourar dos dois lados e pronto.

Crepioca de banana com creme de castanha de caju e cacau, você vai precisar de: 1 ovo, 1 colher de goma de tapioca, 1 pitada de açúcar mascavo, 1/2 banana e 1 colher de creme de castanha de caju e cacau. Em um recipiente, misture o ovo e a tapioca como se fosse preparar um omelete. Tempere com o açúcar mascavo e leve para o fogo em uma frigideira. Deixe cozinhar um lado para, em seguida, preparar para dourar o outro. Nesse momento adicione o recheio e feche a crepioca. Deixe esquentar por mais alguns segundos. Sirva para consumir ainda quente!

creme de castanha de caju

Smoothie de banana com pasta de amendoim, você vai precisar de: 1 banana congelada, 2 colheres de pasta de amendoim, 1 xícara de leite de amêndoas e cubos de gelo.  Bata tudo no liquidificador e pronto!

Panqueca de aveia com queijo branco, para fazê-la você vai precisar de: 3 claras, 2 colheres de sopa de aveia em flocos, 1 colher de sopa rada de polvilho doce ou azedo e sal.  No liquidificador bata as 3 claras, a aveia, o polvilho e o sal e leve para uma frigideira para fazer a panqueca normalmente. Para o recheio, derreta uma fatia de queijo minas light ou uma porção de frango com queijo cottage.

● Panqueca doce recheada com pasta de amendoim com chocolate, você vai precisar de: 2 claras, 1 colher de canela, 1 colher de pasta de amendoim com chocolate e morango. Com um garfo, bata as claras com a canela. Em seguida, unte uma frigideira e distribua as claras com o fogo bem baixinho, usando a tampa para cozinhar dos dois lados. Recheie com a pasta de amendoim com chocolate e morango.

Muffin de micro-ondas, você vai precisar de: 1 ovo, 1/4 de xícara de aveia e açúcar demerara/mascavo. Misture tudo e inclua um punhado de frutas – pode ser banana, maça picada ou mirtilo. Leve ao micro-ondas por 1 minuto.  Se preciso, cozinhe por mais 30 segundos. Para finalizar, você pode colocar como calda pasta de amendoim ou o creme de avelã com cacau da Terra Mantiqueira.

Vocês já experimentaram alguma das receitas acima? O que você mais gosta de comer no café da manhã?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

26 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *