6 receitas saudáveis com pasta de amendoim

Se você segue uma alimentação saudável, provavelmente, já ouviu falar dos benefícios da pasta de amendoim. No entanto, mesmo sendo uma fonte de energia equilibrada, muitas pessoas ainda têm receio de coloca-lá em sua alimentação por se tratar de um alimento bastante calórico. O que muitas pessoas não sabem é que a pasta de amendoim tem gorduras que são saudáveis para o nosso corpo, além de conter minerais, ferro, zinco, magnésio, bem como vitaminas do complexo B e E, antioxidantes e proteínas. Esses nutrientes fortalecem os ossos, aumentam a produção de energia, auxiliam no aumento da massa muscular, favorecem as contrações musculares, evitam a fadiga, reduzem riscos de lesões, previnem as câimbras, contribuem para o emagrecimento, ajuda a controlar o colesterol, fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de diabetes e mais, diminuem em até 70% a probabilidade de Alzheimer.

pasta de amendoim

Apesar de ter muitos benefícios, é preciso ter cuidado para não exagerar na pasta de amendoim. Esse é um alimento extremamente calórico, e por isso, deve ser consumido em pequenas porções que não ultrapassem 40 gramas por dia. Também é preciso ficar atento na hora de comprar a sua pasta de amendoim, quando vou comprar a minha tento sempre investir naquela que tem apenas o amendoim na composição, como da Terra Mantiqueira, que está localizada ao Sul de Minas Gerais junto a Serra da Mantiqueira – uma cadeia de montanhas que se estende por três Estados Brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Um local privilegiado com águas límpidas e cristalinas que nascem e descem as montanhas combinadas ao frio de Altitude proporcionando a produção de alimentos maravilhosos.

Seus produtos são feito artesanalmente, apenas com ingredientes naturais, orgânicos, artesanais e biodinâmicos, que visam o bem estar do ser humano e do planeta.  A Terra Mantiqueira valoriza o pequeno produtor rural, os produtos locais e a delicada forma artesanal no feitio dos mesmos. Não é por menos que é uma marca tão reconhecida, que produz alimentos saudáveis, 100% naturais. Foi pensando neles que selecionei 6 receitas saudáveis com pasta de amendoim para você incluir na sua rotina.

pasta de amendoim natural

• Barra de chocolate amargo com pasta de amendoim, para fazer você vai precisar de: 500g de pasta de amendoim e 500 gramas de chocolate 70% cacau. Para fazer as barrinhas, basta derreter o chocolate e com a ajuda de uma colher ou de um pincel, passe o chocolate na base de uma forminha de cupcake e no entorno com 1 ou 1,5 de altura. Faça essa camada o mais fino que você conseguir e leve para a geladeira por 5 minutos, passe a pasta de amendoim da mesma forma que você fez com o chocolate e leve para a geladeira por mais 5 minutos. Cubra com uma camada de chocolate. Leve para gelar até endurecer. Retire da forminha e sirva.

• Sorvete fit de banana e pasta de amendoim, essa é tão fácil quanto a primeira e você só vai precisar de: 2 bananas congeladas e 2 colheres de sopa de pasta de amendoim.  Para fazê-la, basta colocar as bananas e a pasta de amendoim em um processador e triturar bem. Bata até alcançar uma consistência homogênea. Leve para o congelador e deixe até atingir o ponto ideal de sorvete, para então consumir. Por fim, você pode comer o sorvete com granola, mel e morango. Fica uma delícia!

sorvete de pasta de amendoim

• Shake fit, para fazê-lo você vai precisar de: 1 copo de leite desnatado gelado, 1 banana, 1 colher de sopa de pasta de amendoim e canela à gosto. Bata tudo no liquidificador e pronto!

• Sanduíche integral, você vai precisar de: 2 fatias de pão de forma integral, 1 banana fatiada e 1 colher de sopa de pasta de amendoim. Para fazer esse sanduíche basta grelhar as fatias de banana em uma frigideira com manteiga. Reserve. Passe a pasta de amendoim nas fatias de pão e depois coloque as fatias de banana. Se desejar, pode esquentar o sanduíche na frigideira ou sanduicheira.

• Brigadeiro fit, aposto que já ficou com água na boca, né? Para essa receita você vai precisar de:  2 xícaras de chá de leite de amêndoas ou leite de coco, 2 colheres de sopa de açúcar de coco, 1 colher de sopa de manteiga sem sal ou óleo de coco extra virgem, 1 colher de sopa de pasta de amendoim integral e 1 colher de sopa de amendoins triturados. Em uma panela no fogo médio coloque o leite e o açúcar e misture. Acrescente os demais ingredientes e vá mexendo sem parar até chegar à consistência de brigadeiro.

• Muffin de banana, você vai precisar de: 3 bananas amassadas, 3 ovos, 1 colher de sopa de pasta de amendoim, 1 colher de chá de fermento em pó e canela à gosto. Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e bata tudo com a ajuda de uma batedeira ou um mixer. Distribua a massa em forminhas untadas e leve para assar em forno alto pré-aquecido de 15 a 20 minutos.

sorvete fit

Gostou? Então não deixe de visitar o site da Terra Mantiqueira e garantir a melhor pasta de amendoim para as suas receitas!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

78 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *