8 receitas deliciosas que são baratas e fáceis de fazer para o Natal!

Cada família guarda em sua história sua própria tradição de fim de ano. Enquanto, algumas reúnem a família inteira, outras preferem ficar perto apenas dos mais próximos. Algumas fazem amigo secreto, outras não. Tem aquelas que decoram a casa inteira e outras que não colocam nenhum enfeite. Tem famílias que comemoram essa data e tem famílias que não. Tem famílias que servem bacalhau, outras que não dispensam o chester. Na minha, nunca abrimos mão de algumas tradições, como algumas receitas e o amigo secreto, no entanto, nunca comemoramos essa data exatamente da mesma forma. Diferente, da família do meu marido, que todo ano se reúne no mesmo lugar. No entanto, independente da forma que cada pessoa escolhe para celebrar essa data, uma coisa se interliga na tradição da minha, da sua e de muitas famílias: alguns pratos, principalmente, os clássicos dessa data estarão presentes em nossa mesa: seja o peru, a rabanada ou o salpicão.

receitas natalinas

Dezembro é sinônimo de panetone e chocotone, de chester e peru, de arroz à grega e maionese com uva passa. Dezembro lembra ceia farta, almoços longos com a família reunida e muita conversa. Dezembro é amor, final e recomeço. Os pratos típicos dessa data costumam dividir opiniões, isso porque eles costumam brincar com os sabores, tornando a maioria dos pratos, agridoce. No entanto, por mais que muitas pessoas não gostem de encontrar uva passa ou castanha em tudo, se esses pratos não estiverem presentes em nossa ceia ou no nosso almoço de Natal, sentimos a sua falta. Pensando nisso, selecionei os oito pratos que estão sempre presentes na ceia da minha família para quem sabe, inspirar a sua.

● Você já provou rabanada de panetone? Para fazê-la, você vai precisar de: 1 xícara de leite, 1 ovo, 1 panetone canela em pó, noz moscada ralada, açúcar e canela a gosto para polvilhar. Para preparar, junte o ovo, o leite, a canela em pó e a noz moscada em um recipiente e mexa. Derreta um pouco de manteiga numa frigideira antiaderente. Passe as fatias de panetone na mistura e coloque na frigideira e deixe dourar os dois lados.  Retire, polvilhe com açúcar e canela e sirva.

● Biscoitos natalinos, é um verdadeiro clássico, né? Para fazê-los, você vai precisar de: 600 gramas de farinha de trigo, 200 gramas de manteiga ou margarina, 1 ovo inteiro, 1 xícara de açúcar, 3 pitadas de especiarias de sua preferência (canela, noz moscada, gengibre) e as raspas das cascas de 3 limões (só a parte verde). Para a cobertura você vai precisar de: 100 gramas de fondant comprado pronto derretido em banho-maria, granulados e confeitos variados. Para fazer os biscoitos, basta: misturar todos os ingredientes da massa até ficar uma bola de massa homogênea. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Após esse tempo, abra a massa e a corte com cortadores de biscoitos ou modele a mão. Asse em forno médio sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga sem untar até que eles fiquem douradinhos. Depois de frios, mergulhe cada biscoito no fondant derretido e decore com os confeitos. Espere a cobertura secar e pode servir!

Farofa natalina, é algo que está presente em muitas ceias. Para fazê-la, você vai precisar de: 50 gramas de manteiga, 2 dentes de alho, 200 gramas de linguiça calabresa cortada em rodelas, 1 xícara de azeitonas verdes picadas, 1/2 xícara de milho, 1 cenoura ralada, 1 pacote de farofa da sua preferência, 1 pimenta dedo de moça picada, sal à gosto. Essa receita é bem simples de ser feita, basta derreter em uma frigideira a manteiga e adicionar o alho, deixando refogar até dourar. Adicione a linguiça e deixe ela cozinhar até dourar. Em seguida, adicione as azeitonas, o milho e a cenoura. Para finalizar, coloque a farofa, a pimenta e o sal. Quando estiver bem dourado e sequinho, está pronto!

Lombo recheado, é aquela receita fácil de fazer e que todo mundo ama. Para ela você vai precisar de: 1 lombo de porco de 30cm, 1 xícara de queijo parmesão, 200 gramas de queijo emmental em fatias, 150 gramas de bacon em fatias, sal e pimenta à gosto. O preparo é simples: abra o lombo com uma faca e o tempere com sal e pimenta. Em seguida, coloque o queijo parmesão, o queijo emmental e o bacon. Enrole o lombo e feche bem com o auxílio de um barbante. Assar por 40 minutos em forno à 180° graus.

Salada natalina, une o sabor agridoce que é uma característica forte dessa data. Para fazê-la você precisa de: 2 talos de salsão ralado, 1/2 xícara de uva-passa branca, 1/2 xícara de nozes picadas, 2 maças verdes grandes com casca cortadas em cubo, suco de 1 limão, 3 colheres de azeite de oliva, 1 colher de salsa fresca picada, 15 pimentas biquinho inteiras, 1 xícara de chá de requeijão, 1 pacote de batata palha e sal à gosto. Em uma saladeira, misture o salsão, as nozes, as maças e a uva-passa. Tempere com suco de limão, pimenta moída, salsa, sal, pimenta biquinho, azeite de oliva e requeijão. Misture bem e leve à geladeira. Na hora de servir, coloque a batata palha e misture bem.

● Pudim de leite tradicional é clássico, barato e fácil de fazer. Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite – a mesma medida da lata de leite condensado e 3 ovos inteiros para fazer o pudim, e 1 xícara de chá de açúcar, 1/2 de xícara de água para fazer a calda. Primeiro bata bem os ovos no liquidificador, acrescente o leite condensado e o leite e bata bem. Para a calda, derreta o açúcar na panela até ficar com cor de caramelo, acrescente a água e deixe engrossar. Coloque em uma forma redonda e despeje a massa do pudim por cima. Asse em forno médio por 45 minutos em banho maria. Espete com um garfo após esse tempo para ver se está bem assado. Deixe esfriar e desenforme.

● O pavê não é só indispensável, como gera a piada do tal do pavê ou pacumé, rs. Para deixar ele ainda mais especial, selecionei uma receita que fez muitas pessoas pirarem esse ano, que é o pavê com morango. Para ele você vai precisar de: 1 pacote de bolacha champagne, 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite, 1 lata de leite, 2 gemas peneiradas, 2 xícaras de morango, 1 colher de baunilha, 1 colher de farinha de trigo ou maisena, morango e chocolate ou chantilly para decorar. Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite (reserve um pouco para dissolver o trigo), as gemas peneiradas levemente batidas, a baunilha e a farinha misturada no leite reservado. Mexa até engrossar – não pode parar de mexer. Desligue o fogo e junte o creme de leite com soro. Se necessário, bata o creme no liquidificador para desmanchar possíveis bolinhas que se formam no creme. Em um refratário, coloque na seguinte ordem: uma camada de bolacha (passe as bolachas no leite com açúcar rapidamente para que elas não desmanchem), uma camada de morangos picados e metade do creme. Repita as camadas até o creme acabar. Decore a seu gosto, você pode colocar uma camada de chocolate derretido e morangos, ou chantilly e morangos.

● Esse é um dos mais tradicionais e não poderia ficar de fora dessa lista: o arroz natalino. Você vai precisar de: 1 cebola ralada, 3 xícaras de arroz, 1 1/2 de xícara de cogumelo picado, 2 xícaras de presunto em cubos, 1 xícara de uva-passa preta sem caroço, 1 xícara de água, 2 xícaras de vinho (de preferência, use o branco), 2 xícaras de nozes, 1 colher de salsa, sal e azeite à gosto. Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Tempere com sal e acrescente o arroz. Mexa por 1 minuto e junte o cogumelo. Refogue, sem parar de mexer, por mais 1 minuto. Acrescente o presunto e a uva-passa e mexa mais um pouco. Derrame a água e o vinho. Espere ferver e deixe a panela semitampada até cozinhar. Se necessário, junte mais água. Quando estiver praticamente no ponto certo de cozimento, junte as nozes picadas. Misture tudo e cozinhe até secar de vez. Na hora de servir, polvilhe a salsa picada.

Essas receitas fazem parte da ceia ou do almoço de Natal de vocês? Qual é a receita mais marcante que vocês sempre comem nessa época? Compartilhe com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

65 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *