Como montar uma árvore de natal gastando menos de R$ 50,00?

25 de dezembro não é apenas um dia como todos os outros. 25 de dezembro não se limita apenas as luzes, as árvores, as compras, aos presentes e a ceia. 25 de dezembro é o dia em que muitos celebram o nascimento de Jesus. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial da comemoração. Na Roma Antiga, essa era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma conexão entre esse fato com a oficialização da comemoração do Natal. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, visto que esse foi o tempo que três reis Magos precisaram para chegar até a cidade de Belém e entregarem os presentes ao menino Jesus. Porém, onde que o papai noel, a árvore de natal e o pisca pisca entram nisso tudo?

árvore de natal

Estudiosos afirmam que a figurado bom velhinho foi inspirada em um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas podres deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal. Mas, e a árvore de natal, onde entra nisso tudo?

Essa tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança. O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.

árvore de natal criativa

Apesar de ser uma tradição, nem todo mundo tem condições de investir em uma decoração natalina. Foi por isso que pensei em algumas opções que podem ser feitas com coisas que temos em casa, que ficam tão lindas quanto as que encontramos prontas em lojas por um preço que pode ser inviável. Dessa forma, você não deixará o seu espírito natalino de lado esse ano e ainda fará a sua decoração com as próprias mãos, deixando-a ainda mais especial. Para nossa primeira inspiração, você irá precisar apenas de pregos, martelo, uma estrela e pisca pisca. Marque onde o pisca pisca deverá ser pregado, formando o desenho de uma árvore, finalize com a estrela, com os presentes e um tapete branco se você tiver. Fácil, rápido e barato!

árvore apenas com pisca pisca

Essa segunda inspiração segue a mesma linha da primeira, mas ao invés de ser feita com o pisca pisca, será feita com fotos. Essa é uma forma de reviver os momentos que foram importantes para você durante o ano e o melhor, é que as fotos podem ser guardadas após essa data para manter aqueles instantes sempre presentes na sua memória. Cole algumas fotos com fita adesiva na parede, formando o desenho da árvore de natal. Se tiver uma estrela, coloque-a na ponta para finalizar, se não, você pode revelar a foto de uma estrela e colocar.

árvore natal fotos

Você já pensou em criar uma árvore de Natal com galhos secos? Sim, é possível, desde que você tenha paciência para encontrar os galhos ideais para a sua árvore. Escolha galhos que estejam em boa condição e que sejam de tamanhos diferentes para conseguir criar o desenho da árvore. Para finalizar, decore com decorações natalinas que você tiver, com pisca pisca, fotos ou você pode recortar os símbolos do Natal em um papelão e depois pintar da cor que você gostar.

arvore com galhos

Para fechar com chave de ouro também podemos usar folhagens e pisca pisca para criar a nossa árvore de Natal, essa é a minha opção favorita, porque ela também vai na parede, perfeita para quem não tem espaço em casa, e precisa apenas de dois produtos para ser feita. Como a primeira, você precisa medir onde irá pregar ou colar as folhagens para que ela fique no formato de uma árvore de Natal, em seguida, posicione o pisca pisca e pronto!

árvore natal feita com folhagem

Qual foi sua opção favorita? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

71 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *