Como melhorar a qualidade das fotos e vídeos feitos com o celular

O francês Joseph Nicéphore Niépce utilizou placa de estanho, coberta com um derivado de petróleo fotossensível para registrar uma imagem. Depois de alguns anos, em parceria com outro francês, Louis-Jacques Mandé Daguerre Niépce, iniciou-se uma pesquisa em 1829 para desenvolver um método e um aparelho que realizasse este processo, criando-se assim a câmera rudimentar. Dois séculos de tecnologias e mudanças depois, chegamos as fotografias que temos hoje que podem ser feitas em qualquer lugar, apertando apenas um botão do nosso smartphone ou câmera. As fotografias se alavancaram ainda mais com o uso dos meios de comunicação, atualmente, não é preciso trabalhar com as redes sociais para querer ter fotos de qualidade, hoje todo mundo quer ter fotos bonitas para compôr o feed do Instagram ou do Facebook. Porém, nem sempre é possível investir em uma câmera fotográfica ou em um celular de alto padrão para realizar os cliques. No entanto, isso deixou de ser um problema depois que alguns truques para melhorar a qualidade das nossas fotos foram inventados.

como melhorar a qualidade das fotos

Sempre fui aquele tipo de pessoa que não podia ver uma folha, uma árvore ou uma flor diferente que tirava foto. Todas essas fotografias que tirava publicava no Orkut, depois fui para o Facebook, para o Instagram e por fim, para o blog. Nunca tive condições de trocar o meu celular com frequência, de ter um modelo mais avançado ou uma câmera. Por isso, sempre fiz as minhas fotos com o que tinha em mãos, tentando sempre buscar formas de aprimorar as minhas fotografias. Você pode ter um celular mais simples, onde a câmera não tem uma qualidade tão alta, no entanto, com alguns aplicativos e com alguns acessórios, a nitidez, a resolução e a qualidade das suas fotos podem ficar melhores.

Antes de fotografar, pesquise e conheça a câmera do seu celular. Tirar uma foto não consiste em apenas apertar um botão – não se você quiser qualidade -. Algumas ferramentas disponíveis na configuração da nossa câmera passam despercebidas, no entanto, elas são responsáveis por deixar a foto com mais nitidez, qualidade e resolução. Pesquise sobre o seu celular, busque saber o que a câmera dele faz e quais ferramentas da própria câmera podem estar sendo usadas para melhorar a qualidade da imagem.

fotos pelo celular

A luz é responsável por 80% da beleza da sua foto, por isso, valorize-a. Você pode ter uma câmera de alta resolução, um cenário bonito, disposição para fotografar, mas de nada adianta se você não tiver uma iluminação boa. Essa iluminação pode ser natural ou artificial, você escolhe. Uma solução para quem não quer gastar dinheiro com iluminação artificial, é fotografar externamente aproveitando a luz do dia, principalmente de manhã. Para quem quer investir em iluminação artificial, há muitas maneiras de construir uma Softbox em casa, sem gastar muito ou investir em um mini flash, que é conectado ao celular e gera uma luz, que auxilia na iluminação da fotografia ou vídeo.

Sua câmera não é muito boa? Baixe uma que é. Pode parecer absurdo, mas existem aplicativos de câmeras que você pode baixar no seu celular e que são melhores do que a câmera que vêm instalada no seu aparelho. Descobri isso depois que o meu celular atualizou e minha câmera ficou com uma sombra cinza. Como não podia desfazer a atualização, minha solução foi baixar uma nova opção de câmera e por incrível que pareça, o aplicativo que baixei acabou me proporcionando uma câmera melhor do que a que eu tinha.

mini flash

O tripé pode ser seu aliado, principalmente na hora de gravar vídeos. Gravei tutoriais de maquiagem por muito tempo sem um tripé e era um perrengue atrás do outro, o celular caia várias vezes, a imagem não ficava centralizada e isso me fazia perder vários vídeos. Quando comprei meu primeiro tripé, a qualidade dos meus vídeos mudaram, não pela resolução ou nitidez, mas pela imagem ficar centralizada. Porém, como ele era de um material inferior, logo ele quebrou. No entanto, comprei o Kit Youtuber da 99 Capas, que consiste em dois tipos de tripé, sendo um no modelo universal e outro como bastão de selfie, um mini flash e um kit de lentes. O tripé universal é meu aliado na hora de gravar vídeos, enquanto o bastão de selfie me ajuda muito na hora de fotografar maquiagens e selfies.

Você também pode usar lentes. Sim, elas não existem apenas para câmera. Existem muitas opções de lentes para o celular, no Kit da 99 Capas vêem três opções diferentes, a Lente Fish Eye aplica o campo de visão da câmera e proporciona o efeito olho de peixe. Enquanto, a Lente Wide é perfeita para fotografar quando você está muito perto de algo, mas precisa pegar mais do que a câmera possibilita. E a Macro é ideal para quem quer o fundo embaçado, perfeita para tirar foto de detalhes. Elas são indispensáveis para quem quer fotos divertas e com efeitos diferentes.

lente para celular

bastão de selfie

Edite suas fotos. Editar fotos é uma coisa que todo mundo faz. No entanto, alguns aplicativos, como o Lightroom (não é publicidade, eu realmente amo), conseguem realçar os efeitos da foto, destacando ainda mais seus detalhes, deixando o resultado ainda mais bonito. Algumas opções como o desembaçar, textura e a opção de mudar cada cor da foto são as minhas preferidas.

Para finalizar: inspire-se. Por mais que você goste de fotografar e sempre tem ideias para fotos é sempre bom se inspirar e abrir o seu campo de visão. Antes de fotografar, pesquise fotos parecidas com a que você quer e tire referências que podem deixar a sua foto mais bonita. Pegue sua câmera, não tenha vergonha e se joga!

tripé

Qual truque você usa na hora de fotografar para deixar as suas fotos mais bonitas?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

46 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *