
Reeducação alimentar: a importância de adotar hábitos saudáveis
Refém do efeito rebote e de hábitos que não queria abandonar. Do 38, fui para o 40 e do 40 fui para o 42. Fui de 58kg para 72kg. Quando chegava no limite do meu peso, começava uma dieta e logo que alcançava o meu objetivo voltava a comer da mesma forma de antes. Não foi apenas a imagem refletida no espelho que sofreu com essas idas e vindas, minha disposição, minha produtividade, minha respiração e até o meu humor estavam sendo afetados pelos meus hábitos ruins. Chegou uma hora em que foi preciso mudar, mas dessa vez de uma forma diferente. Tirei da minha cabeça que precisava seguir dietas milagrosas, mudar drasticamente a minha rotina e deixar de comer tudo aquilo que gostava e finalmente entendi que para uma mudança concreta é preciso se reeducar, é preciso reaprender, recomeçar.
Mudar é essencial, desde que isso seja feito de forma leve, respeitando os nossos limites, sem cobranças ou pressão. Antes de começar alguma mudança, é preciso entender o que realmente precisa ser mudado. No meu caso, precisei reorganizar os meus horários, voltar a praticar exercícios físicos e recomeçar a reeducação alimentar. O primeiro passo que dei para essa mudança permanente foi organizando os meus horários. Antes de dormir, faço um cronograma do meu próximo dia, defino o horário que irei acordar, qual será o meu horário de trabalho, o horário que irei praticar exercícios e assim por diante. Dessa forma, consigo fazer tudo o que preciso, sem me sobrecarregar e sem criar desculpas para pular alguma função.
Fazer um cardápio semanal ou organizar os alimentos, para evitar o desperdício, para economizar e estar sempre comendo coisas diferentes, faço as compras no supermercado toda semana. No domingo faço o cardápio da semana, onde defino quais serão as refeições e o que iremos comer, dessa forma, sei o que preciso comprar no supermercado, aproveito o que tem na geladeira e administro melhor o meu tempo por saber quais refeições irei preparar. Além de nos manter na reeducação alimentar, ter essa programação também faz com que a gente coma coisas diversificadas, fazendo com que a alimentação saudável seja prazerosa.
Comer o que tiver vontade, mas com consciência. Nada na vida pode ser restrito, nós podemos comer o que quisermos, desde que seja com consciência. Eu mesma, sou viciada em chocolates. Deixei de comer o meu chocolate? Não. Mas não o como com tanta frequência. O que eu faço? Durante a semana, opto por consumir doces que sejam mais saudáveis, como essas três opções da Snackout que sempre tenho em casa e procuro consumir o chocolate ao leite, por exemplo, em um dia no final de semana de forma moderada.
Faça exercícios. Comecei caminhando por 40 minutos e pensei em desistir por diversas vezes no meio do caminho de tanta dor que sentia nas pernas. Depois de algumas semanas, percebi que a dor passa. Atualmente, faço uma caminhada de uma hora e apesar da queimação (que chega a ser uma sensação gostosa), não sinto nadinha de dor. Além dos benefícios na aparência, a caminhada também me ajudou a não sentir dores fortes nas pernas que eu tinha com frequência (tenho pé plano e mesmo depois da cirurgia, ainda tinha dias que precisava tomar remédio de tanta dor que sentia nas pernas). Faça exercícios. Será difícil nos primeiros dias? Será. Mas passa!
Procure um profissional capacitado. Cada corpo é um corpo. Cada corpo tem necessidades diferentes. Por isso, procure alguém para te acompanhar, te instruir e que te ajude a alcançar seus objetivos durante o processo da reeducação alimentar. O nutricionista irá te ajudar a organizar a sua rotina e indicar os alimentos que não podem ficar de fora da sua alimentação, fazendo com que não haja nenhuma deficiência de nutrientes, acarretando outras complicações.
Por fim, lembre-se: não se prive de bons momentos, apenas saiba dosar. Excessos nunca são bons. Equilibre-se. Comer é um prazer, uma alegria. Não faça disso um obstáculo na sua vida. Afinal de contas, precisamos comer para viver.. que a gente viva feliz, sem culpas ou perturbações, fazendo escolhas boas, mas também permitindo-se viver.
O que você faz para ter uma qualidade de vida boa? Compartilha com a gente!
Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!


44 Comentários
Leyanne
Adorei conhecer mais sobre você e sua trajetória, pode apostar como sua iniciativa ajuda muita gente. Eu sofro pra comer coisas saudáveis por não gostar de frutas em geral. Mas sei que preciso ter consciência. Seu post me deixou muito bem.
Beijos
Imersão Literária
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Leyanne. Comer saudável é um processo, onde precisamos encontrar o nosso equilíbrio. Você não precisa gostar de tudo integral, de todos os legumes, verduras e frutas. Encontre soluções saudáveis para te manter nesse processo com as coisas que você gosta de comer. Eu mesma, só como morango, abacaxi, melancia e pêra. Apesar de comer as outras frutas, não gosto tanto. No entanto, tento seguir minha reeducação com as que gosto de comer! ❤
Jake
Confesso que meu problema (e meu ponto fraco) são os doces e principalmente os chocolates! rs
E é isso mesmo… o segredo é saber moderar. Nada de exageros!
Beijooo
Jake
Blog Jake Badulake
Kaila
Isso não é um problema. É impossível não amar chocolate. Isso se torna um problema quando não temos controle do nosso consumo de chocolate, que era o meu caso. Por isso, substitui o chocolate ao leite pelo amargo (passei a gostar tanto do amargo que é raro eu comer o ao leite agora, rs), mas se sinto vontade também como uma Nutella, um chocolate ao leite, um M&M, mas não com a mesma frequência e com o mesmo exagero que fazia! Tudo pode com moderação! ❤
Treesje
Hey. Interesting post!
Kaila
Thank you!
Ariadne Rodrigues Machado
De fato esse tipo de mudançã deve ser leve, se não a pessoa desiste rápido. Eu fui diminuindo o açúcar aos poucos, comecei pelo café, hoje em dia não consigo mais comer algo tão doce, fez diferença demais no meu corpo. Gostei do post Kaila ^^
bjs
Ariadne ♥
De volta ao retrô | Instagram
Kaila
Também comecei aos poucos e fui intensificando, mudando aos poucos a forma como eu me alimentava. Incrível como pequenas mudanças geram grandes diferenças!
Pathy Guarnieri
Não conhecia essa marca, parece boa!
Beijo.
Cores do Vício
Kaila
Que bom que gostou Pathy, fico feliz! ❤
Jenifer Cruz
Reeducação é melhor caminho! Nunca acreditei em dietas malucas! Não conhecia a marca vou pesquisar!
Beijos!
Jenifer Cruuz
Kaila
Sim, é uma mudança para a vida e não uma coisa momentânea como a dieta, que gera resultados, mas que não nos ensina comer.
Leslie Leite
A reeducação alimentar requer foco e mudança de hábitos é sempre díficil no começo, mas não impossível.
Gostei de saber mais sobre as suas mudanças e as dicas são muito válidas.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, Leslie! ❤
Priih
Oi Kaila, tudo bem?
Ótimas dicas, muito mais duradouras e reais que simplesmente seguir dietas.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Kaila
Oi Prih, tudo bem e você? Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado! ❤
Vanessa
Olá Kaila, tudo bem?
É sempre bom manter a reeducação alimentar e saber que reeducar não é se privar e sim colocar limites com as quantidades e escolhas dos alimentos. Eu por exemplo já faz quase um ano que não como várias coisas devido a uma alergia e isso me fez perder 13kg (estou bem mais magra do q eu imaginava, mas não estou achando ruim), é diferente rs
E, é bom cuidar da saúde.
Amei seu post e espero que sua reeducação seja ótima com muitas novas opções criativas no cardápio.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Kaila
Oi Vanessa, tudo bem e você? É muito bom cuidar da saúde mesmo, depois que começamos percebemos que isso vai muito além da estética! Fiquei muito feliz por ter gostado do post! ❤
Gabi Ramalho
Nossa, me identifiquei muito com a primeira frase do teu post só que, no meu caso, eu cheguei no máximo e não estou conseguindo diminuir por nada 🙁 quer dizer, “por nada” não né, eu não faço por onde também hauha minha maior dificuldade também é chocolate e já tentei algumas vezes fazer reeducação alimentar (sempre orientada por profissionais), mas parece que minha ansiedade aumenta sabe? E com isso eu consumo mais chocolate que o normal.
Eu estou em uma fase um pouco ruim da vida, desempregada e tal, então meu ânimo está bem bosta pra começar a fazer essas coisas. Mas já estou me planejando pra fazer as coisas diferentes assim que começar a trabalhar e o dinheiro vai me possibilitar voltar com alguns hábitos bons que eu tinha antes.
Não conhecia essa marca, mas vou dar uma procurada. Achei a granola deles linda demais ♥ e parece deliciosa também.
Kaila
Eu entendo, voltei para a reeducação alimentar no início de Agosto, estava com 72kg. Apesar de caminhar, não me controlei na alimentação. De lá até agora, perdi 4kg. Mas, confesso que demorou um tempo nesses dois meses para que eu pudesse realmente ver o porque de fazer uma reeducação alimentar. Também amo chocolate e esse é minha maior dificuldade, tente seguir um planejamento nutricional que o tenha, não precisamos deixar de comer tudo o que gostamos. Eu mesma, me mantive na dieta de segunda-feira até hoje, quinta-feira, sem dar uma escapulida. Mas hoje vou comer cachorro quente. E tudo bem! Nada de cortar tudo o que gostamos de comer, mas também nada de exageros. ❤
Lulu
Eu to evitando doces, pão, mas preciso voltar as caminhadas. O problema é o frio que tem feito esses dias e estou me recuperando de uma otite.
big beijos
Kaila
Espere seu corpo se recuperar e não se cobre por não estar fazendo sua caminhada, Lulu. Foca na alimentação e não perca seu foco por isso! ❤
Eliana Cerqueira
Oi, Kaila!
Adorei as dicas. Estou passando por essa fase de reeducação alimentar e ás vezes é bastante difícil prosseguir.
Mas também comecei a fazer exercício e estou gostando da disposição que surge com o tempo.
Beijos
Construindo Estante || Promoção no Instagram
Kaila
Sim, faz um bem danado! Fiquei feliz por ter gostado, viu? ❤
Kleide Naira
Eu tento ao máximo comer muito mais alimentos saudaveis. Adorei a postagem minha flor. Xeruuh
http://www.kleidenaira.com.br
Kaila
Que bom que gostou Kleide, fico feliz! ❤
O diário da Inês
A verdade é que um estilo de vida saudável implica uma reeducação alimentar, não serve de nada fazer dietas malucas, o ideal é mesmo aprender a comer! 🙂
—
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Kaila
Não adianta mesmo, Inês!
Thais Pereira Terra
Adorei as dicas! Acho super importante se alimentar bem e fazer exercícios.
https://www.biigthais.com
Beijoos ;*
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, Thais! ❤
Simone Benvindo
Semana passada eu tive intoxicação alimentar o que me fez parar para pensar em tudo o que eu andava comendo e percebi que não estava cuidando tão bem da minha alimentação, amei suas dicas.
Charme-se ♡
Kaila
Não tem nada pior que intoxicação alimentar, tive uma ou duas vezes e não quero ter a experiência outra vez!
Lizzie
Verdade, a redução deve ser feita de forma leve. É bem mais saudável!
Aqui em casa, eu e a mãe, evitamos comer açúcares e frituras em excesso. Vez ou outra a gente saí da ‘dieta’, digamos assim, mas sempre nos controlando. Suas dicas são maravilhosas e as levarei comigo sempre ♥
https://itslizzie.space/
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Lizzie! ❤
Carol Sweet
Ainda não conhecia a marca, mas sei bem como uma reeducação alimentar é difícil. Que bom que tu está conseguindo atingir teu objetivo e no final adorei a dica, pois foi super sensata, temos e precisamos sim de procurar um bom profissional da área para isso. Se privar nunca é bom, nem tentar receita de dieta milagrosa.
Beiijos,
Mundo Perdido da Carol
Kaila
Exatamente e só um profissional pode dizer o que nosso corpo precisa e dar a orientação que precisamos para fazer qualquer mudança! ❤
Michele da Silva Lima
Oi Kaila, eu também estou mudando meu hábitos alimentares e amei saber do produto eu já quero aqui em casa!
BJs, Mi
O que tem na nossa estante
Kaila
Se experimentar me conta o que achou! ❤
Tay Ribeiro
Amei o post. Cuidar da alimentação ajuda não somente com o peso mais com todo o funcionamento do corpo, é incrível as mudanças que faz.
Beijos
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, Tay! ❤
Gabriele Rafaela
Que poste maravilhoso.
Bem explicado, ótimas informações e dicas.
Beijos.
http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/
Kaila
Que bom que gostou Gabriele, fico feliz! ❤
Rodrigo
Oi Kaila!
O segredo pra mudança efetiva é a reeducação alimentar, mas realmente não é fácil. O ideal é ir mudando aos poucos e buscando mudanças que sejam boas, nada forçado, ou não dá pra manter por muito tempo.
Que bom que você está encontrando boas estratégias para reformular seus hábitos de forma leve 🙂
Ótimo fim de semana!
Bjos
Lary Zorzenone
Olá
Eu não diria que fiz uma reeducação alimentar, mas eu mudei vários hábitos. Eu não me privo de nada, mas diminui quantidades e diminui bastante minha ingestão de açúcar, o que já deu uma diferença gritante no meu peso e na minha disposição.
Vidas em Preto e Branco