
O relacionamento que estabelecemos conosco determina como serão todos os outros
Vivia em busca da aprovação externa, porque sozinha não conseguia me aprofundar. Ouvir que era suficiente de mim mesma não era cabal, precisava ouvir dos outros para acreditar. Seguir os meus sonhos, simplesmente porque eles eram meus, não era o bastante, alguém precisava me dar aquele bom e velho empurrãozinho para que eu pudesse agir. Não me sentia confortável com a minha própria companhia. Nunca dava o primeiro passo. Mergulhava sempre em outras pessoas, ao invés, de mergulhar em mim. Engraçado como somos dependentes das opiniões alheias, como precisamos ser aceitos por alguém, como uma palavra negativa sobre nós é capaz de nos destruir por inteiro. Quando foi que ficamos tão dependentes? Quando foi que deixamos de nos bastar? Em qual momento, a gente se esqueceu que é o relacionamento que estabelecemos conosco que determina como serão os outros e não o contrário?
Engana-se quem pensa que existem aqueles que não sofrem batalhas internas. Todos nós passamos por isso. Desde pequenos, ouvimos repetidas crenças, palavras e frases que, de certa forma, nos limita e nos impede de agir de forma diferente. São conceitos que repetimos, sobre a vida ou sobre nós, porque as pessoas com as quais possuímos relações de afeto nos falaram, em vários momentos da vida, tornando-as uma verdade para nós. Quantas vezes você se sentiu egoísta por dizer ”não”? Quantas vezes você odiou o seu corpo simplesmente porque ele não é o que os outros consideram um padrão de beleza? Quantas vezes você se sentiu a pessoa mais inútil do mundo por ter mais de vinte e cinco anos e ainda morar com os seus pais? Quantas vezes você se perguntou o que tinha de errado por não conseguir ter um namorado? Quantas vezes você foi julgada por ser mulher e não querer ser mãe? Eu imagino que muitas. Infelizmente, ensinamentos vagos foram nos ensinados, e por mais vazios que eles sejam, eles fizeram parte da vida de muitos de nós. Mas isso não significa que eles sejam certos.
Se olhar no espelho e não se sentir bonita, fazer mil dietas malucas para vestir 36, baixar vários aplicativos de relacionamento no celular, querer enlouquecidamente se casar ou se sentir frustada por não saber qual faculdade cursar, nem sempre são sentimentos que vêm de dentro de você. Afinal, você pode se olhar no espelho e se sentir bonita exatamente do jeito que você é, mas você tem medo de expressar isso e ser julgada, justamente porque as pessoas só julgam bonitas as modelos das capas de revista. Você pode ter 30 anos e se sentir bem morando com os seus pais, mas tem medo de dizer isso e ser julgada. Você pode ser mulher e não querer ter filhos, afinal, quem disse que só porque você é mulher você deve ser mãe? Você pode ser o que você quiser e você não deve ter medo de expressar isso. Cada pessoa é de uma forma. Não existe apenas um molde. É preciso parar de querer se ver pelos olhos dos outros e começar a se ver pelos seus próprios olhos. É preciso entender o que realmente queremos e não se sentir pressionado a fazer diferente. É preciso entender que cada um é cada um, e que as nossas escolhas não afetam ninguém por ser diferente da escolha do outro.
O relacionamento mais importante que você deve ter é com você mesma, porque é a partir dele que você definirá todos os outros. Tudo bem querer ser aceito, querer fazer parte de alguma coisa ou se sentir feliz por causar orgulho em alguém. No entanto, é importante se perguntar se o que você tem feito também te faz feliz, também te deixa orgulhosa e te faz feliz por inteiro. Que graça ou sentido nossa existência tem se vivermos apenas para seguir os padrões ou para agradar os outros? Imagina chegar aos nossos 70 ou 80 anos, olhar para trás e pensar que tudo poderia ter sido diferente se fôssemos mais corajosos, se não tivéssemos vergonha de expor quem somos, se não tivéssemos receio de seguir o nosso coração. É importante pensar nos outros, se doar, ser empático. Também é importante parar e olhar para dentro, deixar ecoar as vontades do nosso coração. Você está aqui com milhões de oportunidades de ser quem você é, de buscar quem você é e de ser inteira dessa forma, podendo assim, ser uma pessoa melhor para as pessoas ao nosso redor. Pense nisso!
Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!


50 Comentários
Fernanda Rodrigues
É incrível que, quando a gente passa a se relacionar direito conosco mesmas, tudo melhora. A vida ganha um brilho que torna tudo mais leve.
Vale a pena investir nesse autocuidado genuíno, que ultrapassa as fronteiras dos cuidados exteriores.
Um beijo!
Kaila
Exatamente, quando temos consciência de quem somos, começamos agir com mais confiança, com mais segurança, tudo muda.
Wanessa de Almeida
amei sua reflexão Kaila, principalmente esse trecho: “O relacionamento mais importante que você deve ter é com você mesma, porque é a partir dele que você definirá todos os outros.” pura verdade!
bjs http://www.diadebrilho.com
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Wanessa! ❤
Cristiana
Que texto mais lindo!
http://www.achatadebatom.com
Kaila
Obrigadaa! ❤
erika
investir no nosso auto conhecimento é tudo !! e muito importante .. muita gente esquece disso ! bjoos amore
http://www.mundodasfashion.com
Kaila
❤
Camila Palmeira
Oi Kaila, ótima reflexão, e você está completa de razão, pena que só percebemos isso depois de certa maturidade e quando se percebe, é libertador!
Beijinho Mila
Daily of Books Mila
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, Camila! ❤
Váh
Não dá pra levar uma vida baseada do que os outros vão achar de nós né? Ou levar uma vida inteira apenas querendo aprovação de todos…
O importante é sermos felizes com a gente mesmo, mesmo que tenhamos batalhas internas, o importante é tentar melhorar e ser sempre uma versão de nós mesmos.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Kaila
É atraso de vida ficar vivendo em torno do que os outros pensam..
Stephanie Ferreira
Amei sua reflexão, eu estava pensando sobre minha relação comigo mesma o fim de semana inteiro porque foi meu aniversário e eu queria pensar em quem eu sou hoje e quem eu quero ser, Eu e não o que os outros esperam de mim sabe?
Um beijo,
Blog da Kitbox ♡
Kaila
Eu entendo, é muito difícil passar por essa desconstrução de ensinamentos e valores, e conhecer os ensinamentos que queremos manter, os valores que queremos ter, qual é a nossa essência. Mas vale muito a pena!
Leslie Leite
Me identifiquei muito com o texto, mas acho que hoje eu amadureci e consegui estabelecer um bom relacionamento comigo mesma, ainda há falhas, mas atualmente eu consigo me enxergar como um ser exclusivo e com opiniões e ideias que devem me mover antes das opiniões alheias.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Kaila
Sempre há falhas, ou o algo que precisa mudar, mas é importante que a gente se veja bem em um todo, tendo confiança e segurança para ser quem a gente é.
Pamela
Concordo que a gente tem que pensar no outro, mas também olhar para dentro.
Beijos
https://www.pamlepletier.com
Kaila
❤
Simone Cajá Torres
Muito bom o texto, me identifiquei em alguns trechos das suas palavras, quando não nos amamos e estamos bem conosco parece que não entramos em sintonia com nada e tudo fica errado rs
Gostei! beijos até o próximo!
Kaila
Exatamente, parece que vai tudo de mal a pior. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤
Jenifer
É triste o quão condicionados somos desde pequenos à ter que agradar os outros e nos anularmos. Fica difícil até saber qual nosso gosto para as menores coisas. Que bom que o tempo nos dá chance para a reflexão sobre isso!
Me identifiquei muito com suas palavras!
Beijos!
jenifercruuz.com
Kaila
Uma tristeza saber que isso acontece, mas por um lado que bom que estamos desconstruindo esses ensinamentos aos poucos!
sheyla xavier
Kaila , amore
São tantas coisas que nos fazem acreditar e pior, que nossa mente cria e acreditamos que é verdade… Essa mudança de auto aceitação, é bem doloroso e é um longo caminho a ser trilhado. Estou nessa fase de aceitação e amor comigo mesma e espero que continue assim por muito tempo. texto maravilhoso e enriquecedor, sem dúvida.
Bjokas,
Sheyla.
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Sheyla! ❤
Lucimar da Silva Moreira
Concordo com você quando você diz que o relacionamento mais importante é com nós mesmo, pois é daí que vamos nos conhecer, Kaila maravilhoso texto bjs.
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Lucimar! ❤
Monique Larentis
Com certeza precisamos aprender a nos relacionar com nós mesmos. Uma vida feliz depende de nos amarmos e nos aceitarmos. Lindo texto.
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Monique! ❤
Lulu
Em primeiro lugar a gente precisa se aceitar com as qualidades e conviver com os defeitos. O que não estiver agradando correr atrás para mudar. Temos que ser gratas mesmo nas dificuldades e saber conviver com as crises que passamos e elas são temporárias.
Maravilhoso seu texto.
Big Beijos,
Lulu on the sky
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Lulu! ❤
Juliana Ferreira
Gostei demais da reflexão, maravilhosa como sempre
Beijos
http://www.pimentadeacucar.com
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Juliana! ❤
Silvana Almeida Souza
Que reflexão mais incrível Kaila acredito que isso tudo muda pra nós quando vem, o amadurecimento pra mim aconteceu assim sabe me importo mais comigo mesma do que com o que os outros vão pensar!
Beijos
http://www.silalmeida.com
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Silvana! ❤
Thaiane e Thalita
Ótima reflexão realmente o relacionamento mais importante é o que estabelecemos com nós mesmos!!
beijos
http://onlyinspirations.blogspot.com/
Kaila
Que bom que vocês gostaram meninas, fico feliz! ❤
Gabi Ramalho
Achei ótimo esse texto! Às vezes a gente precisa de um lembrete para parar de viver a vida no automático e começar a prestar mais atenção em nós e nos nossos relacionamentos. Isso me lembrou muito da minha terapeuta (inclusive sdds) e em como deixei de lado alguns comportamentos negativos e autodestrutivos. Mas ainda assim é uma desconstrução diária, né? Seguimos 🙂
Kaila
Sim, é preciso se desconstruir, se conhecer para depois se reconstruir! ❤
Amanda
Belo texto, precisamos enxergar mais a nós mesmos!
http://www.estiilocarol.com
Kaila
Obrigada, Amanda! ❤
Yasmin Sodré de Araújo
Que texto lindo!
Eu super concordo, até mesmo por experiência .
Quando eu não possuía um bom relacionamento comigo mesma, os relacionamentos ao meu redor não eram saudáveis
http://www.yasminsodre.com
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Yasmin! ❤
Chris Ferreira
Kaila, não tem como não gostar dos seus textos. Sempre tão verdadeiros, cheios de emoção, carregados de sentimentos e com muito ensinamento. É mesmo importante nos aceitarmos, não ficarmos dependentes da opinião dos outros. Assim teremos a liberdade verdadeira.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Kaila
Gratidão imensa por receber um comentário assim, Chris. Obrigada! ❤
Vanessa
Quando foi que deixamos de nos bastar? Excelente reflexão. temos que parar de pensar no que o outro vai achar de nós, antes de qualquer coisa precisamos olhar no espelho e estar em paz e nos sentirmoe bem com quem estamos vendo, estar feliz conosco para ser feliz com outras pessoas é o primordial.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Vanessa! ❤
Ava
Oi Kaila, tudo bem?
que texto maravilhoso. Me vi em vários aspéctos dele e comecei a pensar sobre cobranças sabe. A sociedade nos cobra, nos nos cobramos, pessoas próximas a nós nos cobram, e eu queria entender o porquê. No fim ninguém vive e convive com você a não ser você mesma, e se amar e aceitar cada pequeno detalhe que te define transforma tanto a forma como você se enxerga e como você enxerga o outro.
Amei sua postagem e concordo com ele de mais.
Abraços,
Ava.
Kaila
Oi Ava, tudo bem e você? Fiquei tão feliz por você ter gostado! ❤
Rodrigo
Olá Kaila!
Bela reflexão! Como é importante valorizarmos a nós mesmos e aquilo que nos faz bem. Uma vida em que focamos os padrões dos outros e que tentamos aparentar o que não somos é a fórmula para a frustração e tristeza.
A partir do momento que nos sentimos bem conosco e entendemos que o que realmente vale são as pequenas coisas que nos realizam e fazem sentindo para nós, independente dos outros, então a vida se transforma para melhor.
Bjs
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Rodrigo!