Hidratar a pele antes da maquiagem: entenda porque esse hábito deveria estar na sua rotina de beleza

Se vocês me pedissem para descrever em três palavras como era minha pele durante minha pré adolescência diria: espinhas, oleosidade e desespero. Naquela época, não sabia como cuidar do meu tipo de pele, nem como tratar as espinhas e o desespero prevaleceu. Na minha cabeça a única solução para sumir com as espinhas e com a oleosidade era manter minha pele o mais seca possível, e para isso, usava todos os produtos que encontrava que prometiam eliminar a oleosidade da pele. Resolveu? Não. Minha pele ficou ainda mais oleosa e as espinhas permaneceram nela. Depois de longos anos cuidando da minha pele, percebi que não é atoa que existem os cinco passos essenciais de cuidados com a pele: limpar, tonificar, esfoliar, hidratar e proteger. Enquanto teimarmos em buscar alternativas para cuidar da nossa pele, nunca encontramos a verdadeira solução.

hidratar a pele antes da maquiagem

Limpar, tonificar, esfoliar, hidratar e proteger são passos indispensáveis na rotina de beleza de qualquer mulher, mas muitas ainda pulam as etapas, principalmente a da hidratação, por pensar que isso irá agravar a oleosidade da pele, ou por achar que esse passo é desnecessário. No entanto, esse é um grande erro. Descubra agora o por quê!

Por que é essencial cuidar da pele antes da maquiagem?

Na rotina de cuidados com a pele, algumas etapas prévias são indispensáveis para garantir não só uma maquiagem duradoura, como uma pele bonita: limpar o rosto com um sabonete específico, tonificar a pele com um produto sem álcool na composição, usar um hidratante, protetor solar e primer – que, além de preparar a pele para receber a maquiagem, ainda garante fixação, minimiza os poros abertos, o relevo e disfarça as ruguinhas. Ter esses cuidados com a pele garante uma melhor textura, fixação da maquiagem e ainda necessita de menos cobertura. Pare de camuflar o que você deve tratar. Pare de tentar esconder o que não irá sumir de um dia para o outro sem os cuidados necessários. Cuide da sua pele e perceba a diferença não só no resultado da sua maquiagem, mas também na aparência, textura e aspecto da sua pele.

cuidar da pele

Além da exposição solar, a falta de hidratação é um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele, uma vez que atrapalha a renovação celular e consequentemente a produção de colágeno. Quando não usamos um hidratante adequado para a nossa pele, ela sofre ressecamento, criando linhas finas e evidenciando as já existentes. Quando terminar a limpeza da sua pele, de manhã e à noite, aplique um creme rico em antioxidantes e agentes rejuvenescedores para nutrir a sua pele e prevenir assim o seu envelhecimento precoce.

Hidratar a pele não a deixa mais oleosa. Quem tem pele oleosa e pensa que o hidratante só vai agravar o problema engana-se: pelo contrário, ele ajuda a regular os níveis de produção de sebo no rosto. Quando a pele não recebe a hidratação necessária e ainda é tratada com produtos que eliminem a oleosidade, ela entende que precisa aumentar a produção da oleosidade para compensar o ressecamento, por isso é essencial sempre aplicar um hidratante depois de lavar o rosto. Hoje em dia, existem várias opções de fórmulas leves e livres de óleo para quem sofre com o excesso de brilho, que além de nutrirem a pele, ainda a deixam sequinha durante o dia todo.

cuidar da pele

Outro motivo para nunca abrir mão do hidratante é que ele cria uma camada protetora contra os radicais livres presentes no ar. Por outro lado, a maioria dos tratamentos contra acnes, rugas ou textura irregular, tendem a ser bastante agressivos. Por isso, a dica é trocar os produtos por um creme hidratante específico de manhã e à noite para acalmar e regenerar a pele.

Lembre-se: o hidratante para o rosto não é o mesmo que você usa no corpo. Eles são formulados de forma bem diferente. Embora todos devam repor a hidratação perdida e restaurar as ceramidas da barreira protetora da pele, corporais tendem a ser mais densas que as faciais. Isto se deve ao fato de a pele do rosto ser mais rica em glândulas sebáceas que o restante do corpo, o que a torna mais oleosa. Dessa forma, um creme mais espesso pode pesar nessa região. O melhor é investir em uma loção leve, de rápida absorção que seja indicada para o seu tipo de pele.

cuidados básicos com a pele

Pele hidratada é sinônimo de pele uniforme e aveludada. É impossível ter uma pele luminosa, uniforme e lisa sem a hidratar adequadamente. O hábito promove a renovação celular, ajuda a reduzir a aparência de manchas escuras e linhas de expressão e ainda suaviza a textura superficial da pele, deixando-a aveludada e viçosa. Além de investir em um bom hidratante, uma ótima dica é procurar formas alternativas de promover a hidratação da pele, como investir em água termal ou em um protetor solar nutritivo.

Vocês tem o hábito de hidratar a pele? Você sente diferença nos dias que você hidrata e nos dias que você não hidrata? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

70 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *