
Não, você não precisa ser tão bonzinho assim!
Beatriz não conseguia dizer não para suas amigas, e por isso, ela atendia os mais diversos favores: desde cuidar do irmão mais novo de Laura, até emprestar suas maquiagens para Juliana, mas foi só ela não atender um desses pedidos, que ficou de fora do grupo. Lucas vivia em torno da sua família, não fazia nada sem convidar todo mundo e estava sempre tentando estar presente, mesmo assim, quando seus familiares se reuniam para fazer algo diferente do habitual, ele nunca era convidado. Mariana era o tipo de pessoa que estendia a mão sempre que alguém precisava, todos os seu redor sabiam que podiam contar com ela, mas quando ela precisou, ninguém fez o mesmo. Dizer sim para tudo não faz de você uma pessoa boa. Da mesma forma, que dizer não, não faz de você uma pessoa ruim. Da mesma maneira, que atender os pedidos de alguém não significa que a pessoa fará o mesmo por você.
Desde pequenos somos ensinados a levar tudo na esportiva, a não criticarmos as pessoas, a sermos prestativos o tempo inteiro, a não sentir raiva, a vermos sempre (só) o lado bom das coisas, mesmo que para isso, seja necessário engolir alguns sapos. No entanto, viver colocando filtros no que os outros fazem de ruim, apenas para ser aquela pessoa que não julga, que não questiona, que não bate de frente e é sempre serena, uma hora cansa. As palavras não ditas começam a se acumular. Os desgostos disfarçados, as contrariedades represadas, as raivas repreendidas, depois de um tempo, se torna um vulcão prestes a entrar em erupção e não é por menos.
Para evitar um conflito, concordamos em fazer coisas que não gostaríamos ou que não estamos dispostos à fazer. Quantas vezes, não conseguimos dizer ”não” para nada, não conseguimos defender nosso ponto de vista, expor os nossos conceitos, manifestar nossas vontades? Será que vale a pena não chatear os outros, mas viver frustado, por estar fazendo algo contra a sua vontade apenas para agradar alguém? Ninguém pode viver em torno de favores. Ninguém pode viver em torno de tornar a vida do outro um lugar melhor enquanto a sua é esquecida. Quando fazemos isso vivemos apenas pela metade, e não só esquecemos a nossa vida, como também não somos bons para os outros, como pensamos que somos.
Esse post não é para dizer que você tem que dizer ”não” para tudo e para todos. Esse post é para dizer que tudo bem respeitar as suas vontades, tudo bem dizer ”sim” quando quiser e ”não” quando quiser, isso não te fará uma pessoa boa ou ruim. O que você puder fazer para os outros, faça de bom coração sem esperar nada em troca. Quando não puder, tudo bem dizer não, sem peso na consciência. Por mais que a gente se desdobre, nunca conseguiremos atender todos os pedidos, realizar todas as vontades ou resolver todos os problemas. Não somos super heróis. Não somos responsáveis por tudo. Faça o seu melhor. Siga o seu coração. Se puder fazer, faça. Se não puder, tudo bem. Não se esqueça no meio do caminho. Você é tão importante quanto os outros.
Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!


52 Comentários
Lívia Madeira
mt bacana seu post, na vida tbm precisamos aprender a dizer nao
http://www.tofucolorido.com.br
Kaila
para o nosso próprio bem.
Gessica
Já fui desse tipo, mas hoje em dia eu já sei dizer não.
Beijo
😉
Kaila
❤
erika
ameiiiii demais seu post !! falou tudo cara , preciso ser mais assim , já sofri demais tentando resolver problemas dos outros e no fim ninguém comigo se importava !!
bjjoos amore
http://www.mundodasfashion.com
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Erika! ❤
Rafaela Oliveira
Texto inspirador.
http://www.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos
Kaila
Obrigada! ❤
Wanessa de Almeida
eu tenho uma sensação de quando tento resolver o problema dos outros, a energia fica mais pesada em mim, sabe?
Prefiro dar conselhos, dar uma visão positiva do que tomar as dores.
bjs http://www.diadebrilho.com
Kaila
Sim, isso acontece comigo também. Nada pior do que se meter no problema dos outros!
Pamela
Adorei o texto e realmente é assim, tem gente que tem medo de dizer não para uma pessoa da família por exemplo e não é bem assim. A gente não tem que dizer sim sempre e se encaixar em situações que não foram feitas pra gente.
Beijos
https://www.pamlepletier.com
Kaila
Pois é, eu era assim..
Tiemi
antes eu achava que tinha obrigação de ajudar, as vezes nem me pediam…mas depois eu vi que não, voce pode dizer não também e está tudo bem!
bjoo
Tiemi
RoseBoxBlog
Kaila
❤
Cristiana
Esse POST está maravilhoso! Acho que temos que avaliar bem o que dizer sim!
http://www.achatadebatom.com
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Cristiana! ❤
Nathalia Gabriela
Ah que texto ótimo! Também penso assim hoje em dia. Temos que ser bons primeiramente com nós msm, tem nãos que são super necessários.
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Nathalia! ❤
Silvana Almeida Souza
Kaila ainda estou aprendendo a dizer não pra muita coisa porque se dizermos sempre sim as pessoas nos acabam achando que pode fazer o que quiser conosco!
Amei sua reflexão!
Beijos
http://www.silalmeida.com
Kaila
Que bom que gostou Silvana, fico feliz! ❤
Camila Palmeira
Oi Kaila,
Primeiro, adorei o tema, claro que temos que dizer não de vez em quando né, se não fizermos adoecemos!
Eu sempre procuro pensar muito bem nas opções, para que meu sim ou não seja consciente.
Agora, segundo: Que foto maravilhosa é essa da mulher na estrada?! Pairou aquela sensação de liberdade no ar, gostoso demais, o que ela inspira e o local onde ela está!
Beijos Mila
Daily of Books Mila
Kaila
Essa foto é da Annaly Cook. Sempre deixo os créditos na foto, é só clicar que você é direcionado para a página de onde ela foi tirada! ❤
Blog Entre Garotas
Oii Kailaa!!
É verdade, eu já fui muito assim: dizia sim para tudo para não magoar os outros.
Porém nem sempre esse é o melhor para nós, graças a Deus a vida ensina que de vez em quando precisamos dizer não.
Tenha uma ótima semana, beijinhos!!
Blog Entre Garotas
Kaila
Crescendo e aprendendo, né? Sempre..
Lucimar da Silva Moreira
kaila muitas vezes dizer sempre sim acaba atrapalhando a nossa própria vida, temos que aprender a saber dizer não, bjs.
http://www.lucimarmoreira.com/
Kaila
❤
Bruna Martins
Oiee;) Realmente não é fácil dizer não, as vezes passamos por cima do nosso bem estar , pra não negar algo pra alguém, e isso não faz nenhum bem pra gente, sei bem como é!
adorei o texto!
beijos flor♥
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, Bruna! ❤
Luana
adorei a reflexão desse post!
tem que dizer sim ou não de acordo com a tua vontade, não só agradar os outros!
xoxo
Guria do Século Passado
Kaila
Que bom que gostou Luana, fico feliz! ❤
Bruna Domingos
Ótima reflexão, Kaila! Eu costumava ser muito passiva em relação aos outros e já entrei em situações desconfortáveis por isso. Hoje eu estou me policiando melhor e aprendendo a dizer não e sim quando quero.
Beijo
http://www.leiapop.com/
Kaila
É um processo, parece ser simples, mas não é fácil saber quando dizer sim ou não para alguém.
Ivy Lacerda Montiel
Oiii Kaila
Falou comigo praticamente esse texto, não é que eu seja super boazinha, mas tenho a tendência a evitar dizer não, o que é péssimo porque os mais espertos abusam, percebem de longe meus receios. Por muito tempo me senti triste, me sentia tonta na mão das pessoas, agora, aos poucos estou aprendendo a impor minha opinião,mas aidna é dificil, velhos hábitos são complicados de se tirar.
Beijos, Ivy
http://www.derepentenoultimolivro.com
Kaila
Estou nesse processo também Ivy, eu sempre fui uma pessoa que não conseguia dizer não, principalmente para as pessoas mais próximas. Só que isso já me deixou desconfortável em diversos momentos, porque nem todo mundo pede algo de bom coração, muitos se aproveitam. Por isso, é tão importante entender que o não é tão importante quanto o sim.
Natália
Gostei muito do seu post, de verdade!
Beijos amore. ♥
contornoperfeito.blogspot.com
Kaila
Fico feliz, Natália! ❤
Thaiane e Thalita
Infelizmente tem pessoas que acham que você tem obrigação de dizer sim para tudo e quando você decide falar não uma vez acabam achando ruim.
Beijos
http://onlyinspirations.blogspot.com/
Kaila
Pois é, mas o engraçado é que essas pessoas são as primeiras a dizer não quando precisamos delas.
Thais Pereira Terra
Esse texto me representa! Já fui uma pessoa que vivia pelos outros e dizia sim pra tudo. Hoje penso primeiro em mim e só digo sim quando não vou me sentir prejudicada, ou quando eu realmente quero.
https://www.biigthais.com
Beijoos ;*
Kaila
É muito importante seguir a nossa vontade, o não é tão importante quanto o sim.
Lulu
Já fui muito boba de dizer amém pra tudo, hoje em dia não faço mais isso e aprendi a dizer não.
big beijos
Kaila
Não tem nada melhor!
Rodrigo
Oi Kaila!
Suas palavras tocam num ponto importante para as pessoas refletirem, até que ponto vale a pena se vestir de aparências e deixar suas vontades e sentimentos de lado em nome de… uma boa convivência talvez…
O dizer “não”, ou assumir suas vontades, me lembrou de um texto que escrevi no meu blog – https://poiesis.online/dizer-nao/
Que as pessoas possam perceber cada vez mais o quanto é importante considerar a própria felicidade e autenticidade como fundamentais em suas vidas.
Ótima semana!
Bjos
Kaila
Não sabe como fiquei feliz com o seu comentário, quando escrevo não tenho ideia da dimensão que um texto pode atingir a vida de outro alguém. E quando recebo comentários assim percebo que estou no caminho certo!
Cristina Barbas
Oi, Kaila!
Gostei muito deste texto! Uma mensagem muito importante…
Abraços, Cris
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Cris! ❤
Pedro
Muito legal seu POST. Também já fui muito bobo, hoje não mais.
Blog S.O.S Pedro
Kaila
Que bom que gostou Pedro, fico feliz! 😀
Hanna Carolina Lins de Paiva
Eu levei muito “tapa na cara” da vida por causa disso. Fazia muito o que as pessoas pediam e quando eu dizia não era chamada de cabeça dura e mandona. Mas nem sempre eu tenho que fazer o que as pessoas dizem. Às vezes a felicidade delas está disfarçada de comodismo, quando nós sempre fazemos suas vontades, mas nunca podem fazer as nossas de vez em quando. Uma boa relação é quando alguém cede de vez em quando, se não a gente passa a ser o capacho infeliz de alguém…
Bjks!
Mundinho da Hanna
Kaila
É um processo: precisamos aprender a dizer não e entender que tudo bem. Acho que fomos criados com o ensinamento de sempre ajudar, e quando não o fazemos, somos ruins. E não é bem assim!
GIORSE SILVA
Concordo, precisamos mesmo saber dizer não… porquê tem hora que tem gente que abusa e faz a gente de trouxa, né?
Beijos…
>>Blog da Gio<<
Kaila
E como tem!