
Fim das curtidas do Instagram: como isso afeta o trabalho das criadoras de conteúdo?
Quando foi que a gente abriu mão de ser a gente para se tornar números? Desde quando somos categorizados pela quantidade de curtidas que temos em uma foto no Instagram? Será que vale a pena viver em torno de um feed e se tornar apenas um número? Não. Não podemos resumir tudo o que somos em algo tão pequeno, tão passageiro. Há alguns meses atrás, o Instagram anunciou que não veríamos mais a quantidade de curtidas que a foto de uma pessoa teve, e para o desespero de alguns, isso entrou em vigor nesta quarta-feira. Depois que as curtidas chegaram ao fim, ficou visível a dependência que criamos pelos números. Afinal, quantas pessoas não viviam em torno de tirar fotos e esperar as curtidas aparecerem? Quantas pessoas não ficavam se comparando o tempo todo e se vangloriando por ter mais curtidas que fulano ou ciclano? Vidas que mais eram comparações, do que vida. Vidas que só existiam em um feed do Instagram. E que agora, chegaram ao fim.
Poderia escrever por horas sobre como essa fixação pelos números afeta nossa vida diariamente. Entretanto, um ponto nesse mudança me chamou mais atenção: como o nosso trabalho de criadora de conteúdo irá mudar por conta dessa atualização no Instagram. Depois de criar as contas comerciais e permitir que os influenciadores patrocinassem suas postagens para que elas tivesse mais alcance, agora o Instagram também decidiu mudar a aparição das curtidas das publicações, deixando esse número restrito ao proprietário da conta que fez a postagem. O objetivo, segundo eles, é que as pessoas se concentrem mais no conteúdo do que eles postam nas mídias sociais e menos no número de curtidas que isso gera. Mas, não foi só por isso que essa mudança aconteceu.
O fim das curtidas, segundo o Instagram, é porque muitas pessoas baseiam-se naquele número para denominar sua auto-estima. Isso chegou em um nível, que muitas fotos são descartadas por não estarem perfeitas e por não gerarem curtidas. Ou seja, o Instagram se tornou um lugar competitivo e isso o saturou. Tirar as curtidas é uma forma genuína da rede social de melhorar a ansiedade e a necessidade de aceitação dos seus usuários. No entanto, a mudança não aconteceu apenas por causa da saúde mental de seus usuários, a rede social de Zuckerberg também deseja intermediar e controlar um pouco mais essa facilidade que os criadores de conteúdo possuem de capitalizar na rede social com o objetivo de redirecionar esses anúncios para a própria plataforma.
Prova disso é que outra mudança anunciada pelo Instagram é que, indo além de simplesmente marcar a empresa que estão vestindo ou os produtos que estão naquela fotografia, os influenciadores poderão direcionar o seguidor imediatamente para o site da marca para comprar o produto, assim como já acontece nos perfis empresariais. Essa é mais uma forma do Instagram saber quantos anúncios aquele criador de conteúdo fez, quanto ele ganha com aqueles anúncios e quantas vendas ele gera para cada empresa. Inegavelmente, nós criadores de conteúdos, somos analisados pelas nossas métricas, antes de uma empresa chegar até nós, ela avalia nosso número de seguidores, curtidas e comentários. Sem esses dados expostos, pode ser mais difícil para as empresas e suas equipes de marketing escolherem com quem vão trabalhar. Mas é importante ressaltar alguns pontos:
Um criador de conteúdo pode ter muita influência com poucos likes. Da mesma forma, que um criador de conteúdo pode ter zero influência e milhões de likes. O engajamento se tornou a métrica mais importante para determinar a popularidade de uma postagem. Alguns perfis, usaram da compra de seguidores e das curtidas, porque não conseguiam números de forma orgânica para conseguir fechar trabalhos e parcerias com a rede social. Até hoje muitas marcas e agências desavisadas contratam influenciadores com milhares de seguidores e curtidas, mas sem nenhuma interação verdadeira de seu público. Por isso, não se preocupe, números não definem o seu trabalho, nem seu engajamento.
Você não será mais contratada pelos seus números, será contratada pelo seu conteúdo. O fim das curtidas trouxe consigo um contato mais humano entre empresas e influenciadores, agora não seremos contratados apenas por termos bons números, seremos contratados porque teremos nosso conteúdo reconhecido. Se antes éramos analisados pelo número de curtidas e comentários que tínhamos, agora seremos analisados pela nossa interação, impressões, conteúdos, alcances e cliques.
Ainda teremos acesso ao número de curtidas que nossas publicações tiveram. Ou seja, não muda muita coisa para nós que trabalhamos com números. As agências ainda podem ter acesso aos dados, desde que solicitem ao criador de conteúdo. Nosso trabalho se tornará mais analítico, mais qualitativo e menos quantitativo.
Os comentários ainda serão públicos. Mais que curtidas, os comentários autênticos poderão ser uma excelente maneira de avaliar rapidamente o quão engajado é aquele criador de conteúdo. Se as pessoas comentam, você sabe que elas foram afetadas e essa é uma boa maneira de analisar conexões entre público e criador de conteúdo.
Se você também trabalha com as suas redes sociais, você sabe que criar conteúdo afeta diretamente nossa vida real, afinal, é ela que é compartilhada o tempo todo com centenas de pessoas. Sem as curtidas, estaremos mais abertos a compartilhar conteúdos espontâneos, menos propensos às comparações com outros usuários. Mudanças são sempre bem-vindas, se não fossem por elas, estaríamos sempre no mesmo lugar. Desfrute dessa mudança para sair da sua zona de conforto. Explore novas ideias, novos conteúdos, novas formas de trabalhar. Não tenha medo do novo, algo muito melhor acabou de chegar, basta querermos explorar.
O que vocês acharam do fim das curtidas do Instagram?
Espero muito que vocês tenham gostado do post. Um super beijo!


56 Comentários
Nessa
Oi Kaila,
Adorei seu texto e me fez pensar muitas coisas que eu não tinha pensado sobre o assunto.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, Nessa! ❤
Júlia Barroso
Oi kaila, o seu texto ficou incrível.
Eu acho que não vá mudar nada para as influenciadoras, como você mencionou as marcas irão pedir prints sobre tudo. Como já pedem em mídia kit.
http://www.blogresenhando.travel.blog
Kaila
Fiquei tão feliz por você ter gostado, Júlia. Acredito que as marcas ficarão mais críticas, mas, que não mudará nada significativamente.
Amanda
Amei o seu posicionamento!
http://www.estiilocarol.com
Cristiana
Sinceramente na acho que as pessoas se comparam pela questão de curtidas e sim por querer está na vida do outro.
http://www.achatadebatom.com
Kaila
Acredito que as pessoas se comparam com as curtidas, mas também com outras coisas, como por exemplo, se compara com o corpo da pessoa daquela foto, com o cabelo, com a vida que aquela pessoa tem, enfim.. tudo é motivo para comparações.
Leticia
Olá! Achei muito interessante seu posicionamento e temos a mesma visão!
Adorei demais seu post.
Beijos,
http://www.lewestinblog.com
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, Leticia! ❤
Kaila
Fico feliz! ❤
Júlia Evelyn
Confesso que foi um baque essa notícia.
Kaila
:/
Silvana Almeida Souza
Kaila acho que com essa mudança as pessoas podem relaxar mais afinal o que são esses números definitivamente não precisamos deles para melhorar o ego, já que não serão mais exibidos ótimo assim muita gente não precisa viver em função de curtidas!
Beijoss ♥
http://www.silalmeida.com
Kaila
Realmente, muitas pessoas se sentirão melhores por não poder se comparar com outra em número de curtidas, mas infelizmente, ainda existirá comparações.
Stephanie Ferreira
É preciso entender que o Instagram é uma empresa e empresa visam lucros, eles não estão ligando de fato para nossa saúde mental, eles estão tentando parar um mercado que lucra milhões com venda de likes e eles não ganham uma parte disso, então cortou o mal pela raiz
Isso com certeza vai mudar o jeito que as pessoas produzam conteúdo e quem saiba, mais gente caia na real que não da pra investir tudo em uma única rede social. Você por exemplo, mantem o blog aqui maravilhoso, sempre vai ter seu conteúdo aqui… que é ótimo por sinal.
Um beijo,
Blog da Kitbox ♡
Kaila
Realmente, muitas pessoas ainda acreditam na boa intenção do Instagram de pensar na saúde mental dos usuários, mas não é bem isso que ele tem visado. Ele quer ganhar uma parte do que as pessoas que trabalham com o Instagram ganham. Mas, acredito que eles pecaram até nisso. Porque muita gente promovia os posts, pagando um valor do Instagram para ter mais curtidas e visualização, e agora isso não compensa mais. Realmente, a forma dos criadores de conteúdo irá se modificar e acredito que para melhor. Obrigada, fiquei tão feliz pela forma que citou meu cantinho! ❤
Silvana Crepaldi
Olá, Kaila.
Vai fazer zero diferença na minha vida. Se quer saber eu nem sei a quantidade de curtidas e seguidores tenho em nenhuma rede social porque não produzo conteúdo visando isso. Se vier alguma parceria, é lucro, se não também estou de boa. Agora tem gente que vai morrer co isso porque até comprar curtida sei que o povo comprava hehe.
Prefácio
Kaila
Pois é, agora não irão precisar mais, rs!
Monique Larentis
Eu adorei essa mudança. Um exemplo são os blogs. Nunca teve curtidas nas postagens, e mesmo assim as blogueiras fecham parceria. Acho que o pessoal ficou muito desesperado por nada.
Os números ainda existirão para a empresa que quiser, como você falou, os comentários são uma das coisas.
E agora as pessoas pensarão mais no conteúdo, e não em números, o que é muito bom!
Kaila
Exato, os conteúdos das criadoras de conteúdo se tornarão muito mais relevantes agora!
Ana Carolina Domingues
Acho que essa mudança vai favorecer as contas de quem compra seguidor porque agora os número de seguidores vai ser o parâmetro mais fácil para as empresas analisarem o perfil de um influenciador 🙁
Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube
Kaila
Mas tem um porém, agora toda empresa irá pedir as informações daquele feed, e não importa ter um feed cheio de seguidores, se não tiver engajamento. Ou seja, aquele perfil que compra seguidor ao mostrar seus gráficos para uma empresa, irá também mostrar que a maioria dos seus seguidores são fantasmas e ele não tem interação com o seu público.
Thais Pereira Terra
Eu achei bacana pelo lado psicológico das pessoas, porque confesso que tinha amigos que quando não conseguiam uma quantidade de likes específica, apagavam a foto. Também aquela questão de comparações. Mas pra mim não mudou muita coisa, porém tenho percebido as pessoas mais engajadas em comentar e interagir nas publicações. Os efeitos mesmo só vamos perceber em mais tempo.
https://www.biigthais.com
Beijoos ;*
Kaila
Sim, também percebi que as pessoas começaram a interagir mais depois da mudança! ❤
Adriana Leandro
O instagram é uma grande empresa e como empresa vai em busca de lucro. Como alguns estavam ganhando dinheiro, através da venda de curtidas, sem que eles fizessem parte disso, resolveram mudar as regras. Não tem nada haver com a saúde mental de ninguém. Isso é só um discurso bonito. Agora haverá a competição por quem tem mais comentários e seguidores, algo que eu acho muito bobo.
Mas acho muito válido que as pessoas comecem a ter uma preocupação com o conteúdo de qualidade.
Bjus!
galerafashion.com
Kaila
O pior é que eles fizeram isso até pela publicidade que as blogueiras tem, não só pela venda de curtidas. Por exemplo, uma marca me contrata para divulga-la no blog e no Instagram, eu faço as publicações e ganho dinheiro com elas, enquanto o Instagram não vê a cor desse dinheiro. Essa mudança que eles fizeram foi para justamente saber quantas vendas cada perfil faz, consequentemente, quanto mais ou menos aquele influenciador ganha com seu feed. Espertos, né? Sim, acredito que o conteúdo das influenciadoras ficarão muito melhor agora!
Anete Oliveira
Amei o texto! Pra mim não está influenciando pq nunca visei as curtidas.
Beijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Kaila
Fiquei feliz por você ter gostado, Anete!
Pâmela Possani
Interessante, Kaila
Eu não havia pensado mt pela ideia de q gerar poucas curtidas, ainda assim, pode gerar um destaque na rede
Interessante e bom também pra gente parar de querer se comprar ao outro, pq mtas vezes é assim, né?
Adorei a postagem
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Kaila
Sim, essas comparações são inevitáveis, não ter as curtidas ajuda um pouco!
Leslie Leite
Apesar de achar bom o fim das curtidas visíveis para as outras pessoas. Ainda assim nós temos acesso a elas, o que não diminui nossa necessidade de curtidas. Além disso, no geral acho que isso tudo é apenas uma forma de o Instagram mascarar os algoritmos que não entregam as nossas publicações de forma abrangente.
Gostei muito do seu post.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Kaila
Pois é, é só mais uma tacada do Instagram. Infelizmente!
Pamela
Essa mudança não está me afetando em nada e nem as grandes blogueiras.
Lembrando que o número de curtidas ainda aparece se você entrar pelo site então a loja, marca ou empresa pode digitar o link do perfil no google, na página da internet e vai ver os números de likes de qualquer jeito.
E essa mudança é apenas um teste no Canadá durou 3 meses, aqui não saberemos como vai ser então o melhor é acostumar e seguir postando conteúdo.
Beijos
https://www.pamlepletier.com
Kaila
Pois é, acho que vai ser uma mudança definitiva!
Simone Benvindo
Resumindo, é importantíssimo ter um conteúdo relevante e ter engajamento de verdade. Amei o post kaila ♥
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, Simone! ❤
Luana
eu não entendo o porque do mimimi, sérião!
concordo com tudo o que falou!
agora o conteúdo e engajamento serão muito mais importantes na hora de escolher o influencer!
xoxo
Guria do Século Passado
Kaila
Realmente, é algo pequeno que gerou bastante burburinho!
Prosa Amiga
Amei seu post com explicações bem claras para quem ainda não entendeu as mudanças, também acho que a falta das curtidas não interferem nas parcerias.
Acho que vai ser bem legal não ter preocupação com a quantidade de curtidas em cada foto postada.
Bjinhos,
http://www.prosaamiga.com.br
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤
Carol
Oi Kaila,
Confesso que eu curti essa atualização do instagram, pois muitas pessoas acabam focadas demais nos likes e deixavam de viver por conta disso, já vi casos até de obsessão.
Espero que essa atualização seja permanente.
Bjs e um bom fim de semana!
Diário dos Livros
Kaila
Eu também, vai acabar com essa fixação que as pessoas tem pelos números.
Denise Crivelli Nascimento
Oi
gostei do texto, confesso que para mim não vai fazer tanta diferença isso de curtida, pois sou daquelas que não da muita importância para isso, nem posto foto todos os dias no instagram, posto só quando tenho vontade mesmo.
momentocrivelli.blogspot.com
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu?
Luiza Helena Vieira
Oi, Kaila!
Pra mim não mudou tanta coisa porque, mesmo tirando as curtidas, o próprio dono da conta pode olhar.. então acho que essa questão de sanar a ansiedade não muda muita coisa
Beijos
Balaio de Babados
Kaila
Pois é, na verdade tudo não passa de uma estratégia do Instagram..
Priih
Oi Kaila, tudo bem?
Eu sempre acho que qualidade supera quantidade, então não fiquei nada chateada com a mudança. Espero que as pessoas parem de ligar tanto pra isso.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Kaila
Oi Prih, tudo bem e você? Pois é, Prih. Também não achei que teve mudanças significativas!
Tay Ribeiro
Amei o post. Sou totalmente de fora do Instagram, eu posto raras vezes e até evito entrar muito por causa que eu sempre fico me comparando e mesmo me policiado, não mudo o comportamente. Até agora eu não vi uma mudança real com a retirada dos likes, mas espero que se torne um experiência mais agradável
Beijos
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, Tay. Também não vi uma mudança significativa no fim das curtidas.
Juliana Rabelo
Olá kaila! Que texto incrível!
Achei a iniciativa do instagram muito boa e creio que irá beneficiar muito os criadores de conteúdos. Assim não preocuparão com números e sim com conteúdos.
Ótimo post!
Blog da Juh
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Juliana! ❤
Leticia Santos Olegario
Eu gostei dessa nova reviravolta do instagram, o fim do aparecimento das curtidas ajuda a valorizar ainda mais os artigos que criamos sem precisarmos nos preocupar se determinado assunto teve mais curtida do que o artigo de outras pessoas relacionadas. Gostei do post!
Beijos boa semana,
http://www.bellapagina.blogspot.com.br
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, Leticia! ❤
Marcela Miranda da Paixão
Confesso que não tinha pensando na questão de não ser mais contratada pelos likes mas sim pelo conteúdo porque, de certa forma, vai abrir porta para muitas meninas que hoje em dia são pequenas nesse meio por conta de likes.
Beijinhos,
https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/
Kaila
Realmente, porque tem muita gente gigante em conteúdo mas que não recebe tanto valor por não ter muito like. Feliz que isso vai mudar!