Inveja: tendência a perceber com desprazer o bem dos outros

Gente que tem no sorriso curvas de arrogância. Gente que tem olhos sagazes que captam cada movimento seu, para mais tarde, usar fragmentos da sua vida em comentários vazios, enfeitados com comentários mentirosos, maldosos e cheios de malícia. Gente que precisa diminuir o outro para alimentar seu despeito. Gente que nunca fica satisfeita com o que possui e que sempre vai querer mais e, de preferência, o que for seu. Gente embrulhada numa gentileza falsa para esconder sua verdadeira cara azeda, disfarçada em doces gestos artificiais. Abra seus olhos. Há quem não mereça o seu jeito desarmado de amar. Há quem não faça jus à sua confiança. Há maldade nesse mundo. Há pessoas que, caso você não estabeleça limites, invadirão a sua vida, quebrarão o seu emocional e contaminarão a sua mente te fazendo pensar que nada do que você faz é suficiente.

pinterest

Desde cedo sofremos comparações do tipo: ”aquela é mais bonita”, ”esse é mais inteligente”, ”aquele é mais doce”. Essas críticas, muitas vezes, ”sutis” e ”inocentes” deixam marcas de competitividade no subconsciente e geram adultos dispostos a tudo para conseguirem o que querem. Nesse linha de ações, a sociedade também inventou um tal de ”não grite sua felicidade que a inveja tem sono leve”, fazendo com que a gente tenha medo de compartilhar as coisas boas que acontecem na nossa vida. É ridículo, mas real. Os conselhos são sempre: ”Viajou? Não comente!”, ”Vai casar? Não fale para ninguém!”, ”Comprou uma casa? Ninguém pode saber”. Sejamos realistas, ninguém conquista nada sem batalhar, se você conquistou alguma coisa é porque lutou para ter aquilo. Se a inveja tem sono leve, ela que tome sonífero. 

Quando você não tinha nada, ninguém invejou sua miséria. Quando você foi ferido, ninguém invejou sua dor. Pelo contrário, você mesmo sangrando, precisou se curar. Nos piores momentos das nossas vidas, nenhum sentimento negativo teve poder sobre você, então.. o que te faz acreditar que depois de todo o sofrimento vencido, você voltaria à estaca zero por causa da inveja de quem não conseguiu chegar ao topo? Não tenha medo da inveja alheia, as lutas foram iguais para ambos, mesmo que pareça que não. A diferença é que os invejosos se estagnaram diante as adversidades e preferiram ficar na plateia invejando quem atingiu seus objetivos.

moon

6 sinais que podem apontar que existem pessoas com inveja de você ao seu redor:

– Quando você alcança uma meta ou consegue realizar um sonho, a pessoa se afasta de você.

– Quando a pessoa não guarda um segredo que você lhe confiou.

– Se a pessoa fala mal de outras pessoas, provavelmente, ela fala mal de você também.

– Só estão com você nos momentos bons, mas nos momentos ruins deixam você sozinho.

– Não respeitam sua opinião.

– Quando falam mal das pessoas que você ama.

Respire e inspire. E principalmente, expire toda e qualquer ação que tenha vindo encaixotada com uma etiqueta explícita de destruição. Jamais ofereça aos outros o direito de julgar suas escolhas, seus conceitos e sua conduta, a menos que esse outro conheça, respeite e tente entender suas dificuldades, dores e limitações. Tente cercar-se de pessoas que sinceramente aplaudem suas pequenas e grandes conquistas, que não se sentem ofuscados quando você está no seu melhor e que conseguem reconhecer seus esforços, sem tirar os seus méritos. Há muitas pessoas por aí. Não desista do amor, porque ele é o mais poderoso escudo contra a maldade alheia. Não ofusque sua vida por causa da inveja, até o mais venenoso e ardiloso dos escorpiões, um dia, acaba provando do seu próprio veneno.

trânsito

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

36 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *