10 truques de câmera para deixar suas fotos com efeito profissional

Fotografar é uma forma de eternizar aquilo que nenhuma palavra seria capaz de descrever. Fotografar é a forma mais bela que alguns encontram para se expressar. É guardar. É tornar eterno. É ver além. Nenhuma foto é tirada por acaso, todas elas são criadas a partir da visão que temos do mundo, daquilo que está na nossa frente. Sou o tipo de pessoa que não consegue sair de casa sem o celular ou sem uma câmera, porque tudo o que vejo acaba se tornando um registro. Meu amor por fotografia me seguiu da infância, para a adolescência e por coincidência, acabou se tornando a principal função do meu emprego atual. Nesses três anos criando registros, se tem uma coisa que aprendi é que não tem fim quando o assunto são truques para melhorar o resultado dos nossos cliques.

calça flare

Se antigamente com toda a dificuldade que tínhamos já fazíamos infinitos registros, imagine hoje, com a amplitude das redes sociais e com a facilidade que é para tirar uma foto. Tudo ficou tão avançado que nem precisamos investir em uma câmera para se realizar bons registros, com o nosso celular podemos fotografar, editar e já publicar em todas as nossas redes sociais. Se você já tirou fotos com o seu celular, provavelmente, já percebeu como o ângulo, a luz e o posicionamento da sua câmera são fatores que mudam completamente o resultado final daquele registro. Detalhes singelos mudam uma foto por completo. Foi pensando nisso que listei quais são os truques que uso na hora de criar as minhas fotos, para você que também ama esse universo, possa criar fotos com efeito profissional.

Inspiração, como foi citado, nenhuma fotografia é feita por acaso, nós críamos fotos e para que elas sejam criadas, nada melhor que estarmos inspirados na hora de fazê-las. Busque inspirações no Tumblr, no Instagram, no We Heart It e até no Pinterest. Fotografar se torna simples quando temos em mente o que queremos expressar com aquela fotografia, e nada melhor que ter referências nesse momento para nos ajudar.

lua

Verifique a resolução, normalmente, os smartphones possuem resolução Full HD ou 4K em suas câmeras, no entanto, muitos deles ficam com uma resolução menor ativada no padrão. Como não temos o hábito de configurar nossa câmera antes de fotografar, acabamos fotografando com uma resolução ruim, por achar que ela é a única disponível em nosso aparelho. Por isso, certifique-se de olhar as configurações da sua câmera antes de começar a tirar as fotos.

Esse é aquele truque todo mundo já sabe, mas que vale a pena repetir: se preocupe com a iluminação da sua foto, a melhor luz para se fazer uma foto é a natural, especialmente, a luz do sol da manhã ou do fim da tarde. Preste atenção e escolha a luz que melhor favorece a sua fotografia, pois ela é um dos fatores primordiais para deixar sua foto com o resultado esperado.

Não use o auto-foco da sua câmera, ele já vêm ativado nos smartphones modernos, mas não é o melhor amigo de quem quer uma foto com efeito profissional. Isso porque o aparelho pode dar foco em qualquer elemento da fotografia, afinal, ele está no modo automático. Pode ser que você quer tirar uma foto sua e ele foque no fundo da fotografia, proporcionando um resultado totalmente diferente do que você queria. Configure o seu aparelho para o o foco manual.

hair

Limpe a lente do seu celular antes de fotografar, por fazer parte do corpo do smartphone, muita gente não se importa muito com a lente da câmera do aparelho. Porém, ela é a base de qualquer foto. Antes de fotografar, sempre limpe a lente do seu celular e tente sempre mantê-la protegida.

Use o enquadramento, quase todos os celulares atuais possuem a opção de adicionar uma grade na tela para que você tenha uma noção melhor do enquadramento das suas fotos. É imprescindível usar essa funcionalidade para tirar fotos profissionais com o celular. Com ele, você pode ajustar melhor o ângulo das suas fotos e decidir o que pode ficar centralizado. Também é uma boa maneira de impedir que as pessoas ou objetos da sua foto fiquem tortas ou com partes faltando sem querer.

Finja que o flash não existe, e não o use. Mesmo sabendo que os olhos ficam vermelhos, as cores estranhas e o resultado final ruim, muitas pessoas ainda insistem em ligar o flash na hora de tirar as fotos. Finja que ele não existe no seu celular e não o use.

Use o modo HDR, esse é um recurso que pode melhorar bastante a qualidade das suas fotos. Ele te ajuda a conseguir cores mais vibrantes, mais contraste e um detalhamento bem melhor que o normal. Para fazer isso, ele tira três fotos automaticamente em diferentes níveis de exposição para alcançar um melhor aspecto, apresentando o resultado de maior qualidade. Fotos feitas com este recurso demoram um pouco mais, mas valem a pena.

Diferentes ângulos e distâncias, se você não experimentar as suas possibilidades nunca saberá como acertar a distância da foto e do objeto fotografado. Ficar muito perto ou muito longe acaba sendo um grande problema. Tire fotos com distâncias e ângulos diferentes, para que você possa ir ganhando uma noção melhor de espaço.

O cenário contribui e muito para a sua foto, para criar uma foto bonita é importante que você não olhe apenas para você ou para o objeto que será fotografado, olhe a foto como um todo. Ajuste o enquadramento da fotografia e preste atenção no que deve ser modificado no cenário. Por exemplo, se vai fotografar no seu quarto, as roupas espalhadas não precisam aparecer.

mule

Use quantos truques quiser nas suas fotografias, desde que, você não se esqueça de que o foco da sua fotografia é a sua essência e o que você quer expressar. Não se prive de fotografar porque a luz não ficou boa ou porque você não encontrou o seu ângulo. Isso são apenas detalhes. Fotografe com o coração. Fotografe coisas que você ama. Fotografe o que há de melhor em você.

Quais truques vocês usam na hora de fotografar? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

58 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *