Por que dormir de maquiagem faz mal para a pele?

O despertador toca, você desperta e o seu dia começa: você organiza o quarto, escova os dentes, troca de roupa, faz uma maquiagem e vai para o trabalho. Depois de ter trabalhado por longas horas, de ter pegado trânsito, você ainda precisa chegar em casa, preparar o jantar, dar uma organizada na casa, tomar banho, para só então poder descansar. Em meio aos compromissos do dia a dia, acabamos passando batido por um passo importante, que é considerado um dos maiores pecados de beleza que uma mulher pode cometer: dormir de maquiagem. Não importa se você chegou tarde da balada ou se chegou cansada em casa, quem não abre mão da maquiagem conhece bem a regra de ouro: nunca ir para a cama sem limpar o rosto. Poucas coisas são tão nocivas para a saúde da nossa pele como esquecer este passo essencial na rotina de beleza, mas afinal de contas, por que dormir de maquiagem faz tão mal para a pele?

sleep gif

O problema não é usar maquiagem, é ficar com ela na pele por mais de doze horas ou dormir com ela no rosto. Você pode usar à vontade bases, corretivo, pós, batons, máscaras de cílios e delineador, desde que adicione à sua rotina de cuidados com a pele retirar toda a maquiagem doze horas após a sua aplicação ou antes de dormir.

Não tirar a maquiagem pode causar a obstrução dos poros e das glândulas sebáceas do rosto, aumentando as chances do aparecimento de cravos e espinhas. Para não correr esse risco, tenha o hábito de limpar o seu rosto com produtos adequados ao seu tipo de pele. Tenha sempre um sabonete próprio para higiene do rosto, que controle a oleosidade e reduza as imperfeições da acne.

sete anões gif

Dormir de maquiagem ajuda na desidratação, falta de viço e luminosidade da pele. Ficar o dia inteiro maquiada e ainda dormir com ela na pele, deixa seu rosto ressecado. Isso acontece porque a pele passou por um longo período sem ser limpa e hidratada. Por esta razão, reserve alguns minutinhos antes de dormir para realizar a higiene e uma nutrição no seu rosto, para mantê-lo viçoso. Além de ocasionar o aspecto ressecado na pele, dormir com a maquiagem acentua os riscos do envelhecimento precoce. Por mais que exista maquiagens de alta qualidade, que possuem textura leve e até mais benefícios para além de cobrir imperfeições do rosto, como a proteção solar, se elas não forem retiradas, podem gerar danos à pele, como os primeiros sinais do envelhecimento precoce, ou seja, rugas, flacidez e manchas.

Sua pele pode ficar irritada e sensível com o acúmulo de impurezas. Você pode até usar demaquilante antes de dormir, mas se você não seguir todo o passo a passo de cuidados com a pele, ela irá gerar um acúmulo de impurezas, tornando a pele mais sensível e, consequentemente, proporcionando sinais de irritação. Antes de aplicar a maquiagem, aplique um pouco de água termal ou hidratante no rosto. Isso ajudará a acalmar e fortalecer a pele, dessa forma ela também estará preparada para lidar com as agressões externas.

branca de neve gif

Dormir com máscara e sombra pode deixar os cílios enfraquecidos e quebradiços, além de favorecer irritação, desenvolvimento de dermatites e o risco de infecções na área ocular, dormir de máscara e/ou sombra acaba deixando os cílios ressecados e quebradiços. Para que isso não aconteça, aplique sempre uma água micelar, pois ela tem ação calmante e suavizante, que é ideal para limpar todo o rosto. Ah, não são só os olhos que sofrem se ficarem com produtos de maquiagem, os lábios também ficam secos e descamam se você não retirar toda a maquiagem. Além de obstruir os poros da região, dormir com batom também abre espaço para aqueles cravinhos pretos ao redor da boca.

Agora que você já sabe o quão prejudicial é dormir de maquiagem é importante que você também aprenda a seguir as quatro etapas da limpeza da pele, o primeiro passo é usar um demaquilante para amolecer a maquiagem e tirá-la com mais facilidade.  Depois vem a limpeza da pele com o sabonete, escolhido a partir do seu tipo de pele. Em seguida, vem a tonificação, é importante que você use um tônico que ajude a equilibrar o ph da sua pele, de preferência um que não tenha álcool em sua composição. Por último, vem a hidratação. Se você ainda quiser complementar essa rotina de beleza, você pode adicionar a esfoliação, que pode ser feita uma vez na semana ou a cada 15 dias, caso sua pele seja sensível.

branca de neve gif

Vocês tiram a maquiagem para dormir? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

54 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *