Como usar presets do Lightroom para editar suas fotos do Instagram

Os presets são uma coletânea de ações compiladas e registradas que têm o objetivo de agilizar e automatizar processos repetitivos. Ou seja, se você usa o mesmo efeito em todas as fotos do seu Instagram para criar um feed harmônico, com os presets você não precisará repetir o mesmo processo sempre que quiser editar uma foto, economizando tempo e cliques. O contraste que você sempre adiciona, a textura, a mudança nos tons das fotos, podem ser unidos em uma automação, que une todos esses efeitos em um único módulo do Lightroom, que pode ser executado com apenas um clique. Apesar de gostar de ter um feed harmônico no Instagram nunca me prendi em usar o mesmo efeito em todas as fotos, no entanto, após assistir um vídeo que ensinava editar fotos no Lightroom foi impossível não testar os efeitos nas minhas e não me apaixonar.

como editar foto no Lightroom

Minhas fotos são uma junção do que quero expressar através do meu trabalho, nelas reúno coisas que fazem a diferença no meu dia a dia, as roupas que gosto de usar, maquiagens fáceis que todo mundo consegue fazer e sempre tive em mente que se eu fizesse uma edição elaborada no meu conteúdo ele deixaria de ser real. O que mais me chamou atenção no Lightroom é que ele não tira a essência da foto, suas mudanças não são drásticas, elas apenas adicionam na foto cores, luz e efeitos que gostaríamos de ter registrado durante o clique, mas não conseguimos. Esse artigo não é patrocinado, é apenas um compartilhamento de uma descoberta que fiz e que mudou a qualidade do meu trabalho e das minhas edições.

Existe um aplicativo do Adobe Lightroom que é gratuito e foi ele que baixei no meu celular para editar as minhas fotos. Para começar, baixe o aplicativo e adicione as fotos que você quer editar. Em seguida, selecione a primeira foto que ganhará os efeitos e clique em ”cor”. Nessa página, você encontra duas opções, a primeira é a ”P e B” que é indicada para fotos preto e branco e a segunda é a ”MIST” que é para fotos coloridas e é ela que uso nas minhas fotos.

presets para fotos

Quando você clica no ”MIST” abre uma nova janela que permite que a gente edite a foto por cor, ao contrário da saturação que modifica todas as cores da foto de uma vez, a função ”MIST” do Lightroom permite que a gente edite cor por cor da foto. Nas minhas fotos gosto que as cores sejam quentes, e não consigo alcançar isso no cenário que fotografo, onde o verde bem vivo prevalece. Um exemplo, se na sua foto tem um tom de verde bem intenso e você quer que ele fique puxado para os tons mais quentes, clique no verde, diminua a matiz e aumente a saturação. Caso queira que a foto fique com o tom de verde ainda mais intenso, faça ao contrário. O mesmo para as outras cores.

Tudo o que quiser que apareça com mais intensidade aumente a matiz e a saturação. Tudo o que quiser ofuscar, diminua a matiz e aumente a saturação. Para conseguir visualizar e testar, baixe o aplicativo, selecione uma foto e use os efeitos para ver a diferença. Depois que altero todas as cores que eu queria que fossem diferentes na minha foto, vou para o próximo passo.

editando as fotos no Lightroom

edição no lightroom

Para finalizar a edição no Lightroom, clico em ”efeitos” e uso o efeito ”textura” e ”desembaçar”. O efeito que proporciona textura para a foto evidencia os pontos que mais chamam a atenção naquela fotografia, e o desembaçar dá mais qualidade para a imagem, deixando uma imagem mais realçada e limpa. São efeitos que finalizam a foto de maneira impecável e que sinto que fazem toda a diferença. Quando alteramos os tons da foto já é nítida a diferença, no entanto, é só depois de usar esses dois efeitos que vejo o quanto essas edições fizeram a diferença na fotografia.

Confesso que sempre que edito uma foto no Lightroom faço passo por passo, e dificilmente uso o preset. Na minha concepção, nenhuma foto é igual, mesmo quando é tirada no mesmo local. Por isso, nem sempre o mesmo efeito que usei em foto x ficará bom na foto y, mesmo sendo parecidas. Priorizo os efeitos que foram usados, mas os refaço sempre que vou editar, mudando a quantidade dos filtros para ficar mais harmônico com a fotografia. No entanto, se você quiser salvar o seu preset para usar o mesmo efeito em todas as suas fotos, siga esses passos:

  • Primeiro passo: na tira de imagens, selecione a imagem que você deseja copiar os ajustes.
  • Segundo passo: selecione a foto que você deseja colar os ajustes.
  • Terceiro passo: no painel da direita do módulo de revelação, clique sobre o botão ”anterior” e pronto!

Não é fácil aprender e entender sobre os efeitos do Lightroom apenas lendo esse post, você só irá aprender depois de baixar o aplicativo e explorar suas infinitas possibilidades. Teste o desembaçar, as cores, a textura, até encontrar o efeito  perfeito para a sua foto. Ah, e não deixe de me contar como foi sua experiência com o Lightroom! Qualquer dúvida deixem nos comentários que irei responder.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

92 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *