Hidratação, nutrição e reconstrução: de qual seu cabelo precisa?

Meu cabelo já teve mechas loiras, mechas vermelhas e já foi loiro por inteiro. Meu cabelo já passou por alisamentos, secador e chapinha. Meu cabelo sempre foi meu, mas depois da primeira química, nunca foi o mesmo. Quando entramos em uma loja de cosméticos logo nos apaixonamos por diversos produtos capilares, alguns ficam, outros trazemos para casa. De imediato começamos a usar os novos produtos no cabelo e, por vezes, nos frustamos por não alcançar o resultado que queríamos, e por que isso acontece? Porque não procuramos saber qual é a necessidade do nosso cabelo antes de comprar, você pode até investir em produtos bons, mas talvez aquele produto em especial não é ideal para o que seu cabelo precisa. Provavelmente, você já ouviu falar sobre o teste da água – aquele que você coloca um fio de cabelo em uma bacia com água e vê se afunda ou se boia, no entanto, há infinitos testes, como o da QOD que não só diz o que nosso cabelo precisa, como já desenvolve a linha de produtos que se encaixa no que precisamos para alcançar o resultado que tanto buscamos.

Os processos químicos, o uso de secador e chapinha, a exposição diária ao sol e outros infinitos fatores contribuem para que nossos cabelos percam níveis de nutrientes e minerais importantes para a saúde deles. É por isso que nosso cabelo nem sempre vai precisar da mesma coisa – às vezes ele pode precisar de hidratação, outras de reconstrução, outras nutrição e por aí vai. Pode acontecer também de você hidratar hoje e daqui um mês precisar fazer uma reconstrução, porque as necessidades do seu cabelo mudam de acordo com as agressões que ele for passando. No início do mês passado, fui convidada pela QOD Cosmetics Brasil para fazer o teste Hair Checkup, nele respondi um questionário sobre o meu cabelo para identificar o problema e saber o que eu precisava para cuidar dele corretamente.

Você também pode fazer o teste da QOD, de forma gratuita, basta acessar o site da marca e clicar na página do teste, responder as perguntas e eles irão gerar o resultado. No entanto, também existem outras formas de identificar o problema, basta tocar nos seus fios e entender o que ele quer te dizer. Por exemplo, se o seu cabelo estiver sem brilho, áspero ou ressecado, ele precisa de hidratação. A hidratação repõe a água que é necessária para que o cabelo fique macio e brilhante. Dizem que o ideal é hidratar a cada 10 lavagens, mas cada caso é um caso, e nem sempre o nosso cabelo tem a mesma necessidade.

QOD Cosmetics

Se seu cabelo estiver com muito frizz, desalinhado e poroso, significa que ele precisa de nutrição. Ela serve para repor os lipídios e a oleosidade responsável por manter o cabelo saudável e alinhado. Quem tem cabelo oleoso geralmente corre da nutrição, no entanto, nem sempre a oleosidade produzida pelo nosso couro cabeludo está conseguindo chegar até as pontas do nosso cabelo, fazendo com que o fio fique poroso e com muito frizz. Esse foi o meu resultado na QOD, inclusive estou usando a linha deles que é especial para cabelos ressecados e com frizz, mas que também abrange outros aspectos, por exemplo, o shampoo, o condicionador da QOD ajudam no frizz, enquanto o spray finalizador e a máscara cuidam do brilho e da hidratação, já o óleo de argan, que é um reparador de pontas, ajuda a selar os fios.

Se seu cabelo estiver caindo muito, com aspecto elástico e frágil, significa que ele precisa de reconstrução. Ela serve para repor a queratina, os aminoácidos, as proteínas e a massa do cabelo que geralmente são perdidos nos processos químicos e nas agressões causadas pela chapinha e secador. Esse tratamento não deixa os cabelos brilhantes ou macios, pelo contrário, eles podem ficar até mais rígidos e isso acontece porque a estrutura do fio foi restabelecida.

Ei, você está esperando o que para descobrir o que seu cabelo precisa? Faça o teste e compartilha com a gente o seu resultado!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

39 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *