Como evitar espinhas? 9 hábitos simples podem te ajudar

Ah, os cravos e espinhas.. quem está imune à eles? Ninguém. Todos nós temos, mas poucos procuram saber o que eles são, qual é o motivo do seu aparecimento e como evitar que isso aconteça. Durante minha pré adolescência minha pele se tornou um campo minado formado por acnes, desde então, não abro mão dos cuidados com a pele, porque foram hábitos simples que eliminaram as espinhas da minha. Nossa pele é cheia de glândulas sebáceas que produzem uma substância oleosa que tem como função lubrificar nossa pele, essa substância normalmente é eliminada por poros presentes em nossa pele. Quando nossos poros estão obstruídos ou quando há um aumento na produção da substância oleosa pelas glândulas, ocorre o aparecimento de cravos. Quando esse cravo sofre uma infecção por bactérias que são comuns em nossa pele, esse cravo se transforma na famosa e temida, espinha.

skin care gif

É fato: muitas pessoas ainda acreditam que para cuidar da pele é preciso investir horrores em produtos caros e em tratamentos estéticos, mas na verdade, cuidar da nossa pele é muito mais simples do que a gente pensa. Não precisamos de inúmeros produtos, também não precisamos gastar rios de dinheiro para conseguir cuidar da nossa pele, inclusive, foram produtos acessíveis e pequenas mudanças nos hábitos que tinha que fizeram com que minhas espinhas sumissem. Não foi como passe de mágica, mas foi um processo que me fez entender a importância de colocar os cuidados com a minha pele em primeiro lugar, ao invés, de ficar tentando camuflar o que não gostava nela.

Uma das maiores mudanças de hábito que tive foi que antes eu não hidratava minha pele por nada, porque como ela é oleosa pensava que hidratando ela ficaria ainda mais. No entanto, quando não hidratamos a pele, nosso corpo entende que isso é uma agressão e manda mais óleo como modo de defesa, intensificando assim o aparecimento de espinhas. Além do hidratante, também podemos usar o sérum, que é um composto líquido que previne os sinais, além de atuar também como hidratante, algumas gotinhas de manhã e à noite já são suficientes para você notar a diferença.

Pode parecer clichê, mas a água é um dos principais aliados da pele, isso porque, quando bebemos água, mantemos o nosso corpo hidratado de dentro para fora. Por isso, beba pelo menos 2 litros de água por dia. Você não verá diferença apenas na pele do seu rosto, como no seu corpo inteiro. Outro aliado é o protetor solar, poucas pessoas sabem mas existem dois tipos de protetores solar: o químico e o físico. O primeiro é fácil de espalhar e, apesar de não causar danos, permite que os raios solares entrem na pele. Já o físico, possui minerais em sua composição, como o óxido de zinco e o dióxido de titânio, que são facilmente absorvidos pela pele. O protetor físico mesmo sendo mais difícil de espalhar, funciona como bloqueador e ajuda na prevenção da acne. Não o deixe de fora da sua rotina de cuidados com a pele!

Por mais que seja importante limpar o rosto, também é necessário se atentar sobre quantas vezes você faz isso por dia. Se você lavar seu rosto de duas à três vezes por dia, com o uso de um sabonete especial, seu organismo entenderá como uma agressão e irá desenvolver oleosidade como forma de defesa, causando o famoso efeito rebote. Lave o rosto uma vez ao dia com um sabonete próprio para acnes. Ah, e não esqueça de tirar a maquiagem antes de dormir, é importante que você faça isso antes de dormir para evitar o entupimento dos poros.

Por mais que seja tentador, não esprema suas espinhas. Quando você espreme seus cravos e espinhas, você espalha os micro-organismos presentes na região para as áreas que estão saudáveis, ou seja, sem acne. Com isso, novos pontos de infecção podem surgir e há grandes chances de restarem marcas bem difíceis de saírem.

Opte por produtos que sejam livre de óleo, não comedogênico e para maior segurança, hipoalergênico. A qualidade dos produtos que você usa interfere diretamente na saúde da sua pele, uma vez que determinados compostos desencadeadores da acne podem estar na formulação. Dessa maneira, é essencial estar atento à procedência do cosmético, e isso vale para maquiagens ou cremes de tratamento.

Pode não fazer muito sentido, mas lave seus cabelos regularmente. Quando você fica muitos dias sem lavar os cabelos, é natural que o couro cabeludo produza e acumule oleosidade, o que consequentemente afetará a cútis, pois o óleo tende a “espalhar” pela face. Se você se maquia com frequência, também é importante que você dê dias de descanso para a sua pele. Reserve momentos apenas para deixá-la respirar, sem base, corretivo ou qualquer outro item de maquiagem.

Apesar dos cravos e espinhas aparecerem de forma natural na pele, também existem outros fatores que podem influenciar o seu aparecimento ou causar mais inflamação, por exemplo. Se a acne for um problema para você, é importante que você saiba que uma combinação de fatores que inclui seus hábitos do dia a dia, porém que deve ser analisado por um especialista. Assim, a indicação se você quer evitar espinhas é visitar um dermatologista. Apenas um profissional conseguirá te dizer se o melhor é fazer um tratamento dentro da clínica, como peeling ou exposição a luzes, ou se o melhor é seguir procedimentos em casa com os produtos que ele indicar de acordo com a necessidade de sua pele.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

32 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *