Por mais difícil que seja, é preciso admitir: a maldade existe
Se te pedisse para me descrever uma pessoa má, o que você me falaria? Todos nós temos uma ideia de como pode ser uma pessoa assim, de como a gente se protegeria caso ela quisesse nos fazer algum tipo de mal e que é preciso tomar distância se por acaso ela surgir em nossa vida, porém, nem sempre estamos preparados para identificar alguém que é mau, mas que não parece ser. Acredito que isso aconteça pelo fato de ser muito difícil identificar algo que não faça parte efetiva da nossa rotina. Logo algumas possibilidades absurdas, mas possíveis, passam bem longe da nossa cabeça e, eventualmente, para nosso espanto, acabam se concretizando. Para exemplificar para vocês, escolhi duas histórias diferentes que mostram como as pessoas más tiram nosso foco, perturbam nossa vida e às vezes, até conseguem acabar com ela.
”O escorpião aproximou-se do sapo que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu uma carona para chegar à outra margem. Desconfiado, o sapo respondeu: “Ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais! Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno e eu vou morrer.” Mesmo assim o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que se picasse o sapo ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar. Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou ileso em terra firme. Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente: – Porque essa é a minha natureza!” (Trecho retirado do livro “Mentes Perigosas” da Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva)
Como um passe de mágica entregamos as chaves da nossa vida nas mãos da pessoa errada e muitas vezes somos nós mesmos que a convidamos para entrar. A história do sapo e do escorpião demonstra bem isso. Tudo acontece rápido e sem que a gente perceba, ficamos mais enroscados que um inseto em uma grande teia de aranha. É importante que a gente saiba que nem todas as pessoas são iguais. Existem as pessoas boas, que se colocam no lugar do outro e que não fariam ou desejariam mal nem para uma barata. Mas também existem aquelas que não sentem empatia, nem amor, ou sequer entendem o que é respeito.
Talvez vocês estejam estranhando as imagens do filme ”Possuídos” ilustrando esse post, mas foi essa história que me inspirou a escrever esse post, ela me fez refletir sobre como o mal está na onde a gente menos se espera e como ele é mais poderoso do que a gente imagina. Após a execução de um serial killer, John Hobbes ((Denzel Washington), um detetive, acredita que parte dos seus problemas terminaram, mas logo repara que pessoas na rua cantam a mesma melodia que o criminoso cantou na câmara de gás. Gradativamente o policial conclui que todos estavam possuídos por Azazel, um anjo amaldiçoado que não tem forma mas que com um simples toque consegue penetrar em quase todas as pessoas. Quando Hobbes é forçado a matar um professor, que estava possuído por Azazel, fica claro que ele precisa proteger as pessoas desta entidade demoníaca.
O mal está em todos os lugares, quase sempre ocupando posições de poder onde poderão exercer maior influência sobre as pessoas. Mestres do convencimento sempre conseguem inverter o jogo a favor deles, dizendo que a culpa de seus aborrecimentos é dos outros. Fazendo suas vítimas pensarem ter culpa pelo que não fizerem e agirem diferente de como sempre agiram. Saber da existência do mal é o primeiro passo para se prevenir. Afinal, ninguém está imune a ele em um mundo tão competitivo e cheio de valores deturpados como o nosso, mas eu diria que a nossa intuição ainda é a nossa maior e melhor aliada na detecção de pessoas efetivamente más, mas que se vestem com uma linda pelagem de cordeiro. A nossa intuição quase sempre, movida pelo que há de mais genuíno e sentimental em nós, nos alerta acerca da conduta errática do outro. Só cabe a nós dar ouvidos a ela com carinho, mesmo diante daquela vontadinha de subestimá-la frente ao que nos parece quase irresistível.
Vocês já assistiram esse filme do Denzel Washigton? Compartilha com a gente!
Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!


50 Comentários
Amanda
Nunca assisti esse filme, mais fiquei interessada!
http://www.estiilocarol.com
Kaila
Se assistir me conta o que achou! ❤
Alessandra Salvia
Oi Kaila,
Não assisti ao filme, mas a mensagem nos passada é bem importante.
Precisamos ficar atentos àquilo que nos faz mal.
beijo
https://estante-da-ale.blogspot.com/
Kaila
Sim, me fez refletir muito, às vezes a gente age naturalmente, no modo automático e uma simples atitude pode mudar o percurso da nossa vida inteira, simplesmente porque nos deixamos afetar por alguém que tem maldade no coração!
Váh
Com toda certeza a maldade existe, infelizmente 🙁
Eu acho o Denzel Washigton um super ator, os filmes dele são muito bons, mas eu ainda não assisti esse filme 🙁
Preciso ver, me interessou e eu adoro dicas de filmes!
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Kaila
Também adoro o trabalho dele, não teve um filme dele até hoje que eu não gostei. Se assistir esse me conta o que achou!
Priih
Oi Kaila, tudo bem?
Eu não acredito que o mal seja causado por entidades, só penso que tem gente que é ruim porque é mesmo, nasceu da pá virada.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Kaila
Oi Prih, tudo bem? Também não acredito em mal que vem por entidades, como o filme mostrou, no entanto, refleti muito com ele pois tudo aconteceu por causa de uma coisa comum que aconteceu no trabalho dele, mas que infelizmente, aconteceu porque ele cruzou o seu caminho com alguém que tinha essa maldade. Às vezes, agimos naturalmente no trabalho, ou no dia a dia, até em modo automático, e não percebemos que nem sempre todos que cruzam o nosso caminho é do bem, e uma brechinha faz toda nossa vida mudar.
Ana Murari
Oie Kaila, tudo bem?
Nunca assisti esse filme, mas fiquei mega interessada depois do seu post! E concordo totalmente! A maldade é real, ela existe e precisamos aprender a lidar com ela (em alguns casos, é claro)
beijos
http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Kaila
Oi Ana, tudo bem e você? Você vai adorar, se assistir me conta o que achou! ❤
Juliana Rabelo
Eu não cheguei a assisti o filme, mas que texto interessante. Me fez refletir muito.
Ótimo post!
Blog da Juh
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤
Monique
Nunca assisti esse filme. O mal está em todo lugar com certeza, e as vezes ele assume rostos que a gente nem imagina…
Kaila
Pois é!
Caverna Literária
Oi, Kaila!
Sem dúvida, o mal existe e está presente em muitos lugares. Como você disse, muitas vezes inclusive em posições de poder e em certos sorrisos falsos. Temos que ter cuidado sempre!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Kaila
E como temos!
Thalita
Não assistir ainda, mas quero assistir!
Beijos,
http://www.thalitamaia.com
Kaila
Se assistir me conta se gostou! ❤
Silvana Crepaldi
Olá, Kaila.
Como sou evangélica eu acredito que existem demônios que levam sim as pessoas a fazerem o mal. Mas tem gente sem caráter que usa isso de desculpa para fazer coisas erradas também hehe. Não conhecia o filme mas fiquei interessada.
Prefácio
Kaila
Sim, também não acredito em demônios que atingem a gente e fazem mal, mas o filme me fez refletir porque tem pessoas que são como essa entidade do filme, elas entram na nossa vida só para destruí-lá!
Ariadne Rodrigues Machado
Como sempre ótimas reflexões. Ainda não vi esse filme Kaila, mas já anotei a dica. Seu novo layout ficou lindo *_* parabéns!
bjs
Ariadne ♥
https://www.devoltaaoretro.com.br
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Ariadne! ❤
Adriana Leandro
O mal existe e muitas vezes em alguma situação, quem o pratica, acredita que não está fazendo algo tão ruim assim.
Não assisti ao filme, mas parece muito bom.
Bjus!
galerafashion.com
Kaila
Pois é, infelizmente muitas pessoas não percebem o mal que causam, e a culpa não é delas, a culpa é nossa que insiste em ver o bem onde ele não existe.
Cristiana
Mais um texto incrível! É realmente triste que a maldade possa interferir nas nossas vidas.
http://www.achatadebatom.com
Kaila
Que bom que gostou Cristiana, fico feliz!
Pâmela Possani
Kaila,
eu não vi esse filme , mas interessante e sim, a maldade existe em todo lugar, né?
Intressante o texto e nossa… Imaginei no filme, e trazendo pra vida real… É…. Fogo. Tem dentro da gente também, mas a gente precisa escolher, né?
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, viu? Sim, todos nós temos esses dois lados dentro de si e é a gente que escolhe quem quer ser.
Stephanie Vasques
Lembrar que existe muita maldade nesse mundo me deixa sempre tão triste… É até difícil pra mim falar sobre. Precisamos TANTO de amor! Nossa…
Nunca assisti a esse filme, na verdade nem o conhecia. Fiquei interessada pela história, vou anotar aqui pra ver depois!
Com amor,
Steph • Não é Berlim
Kaila
Se você assistir me conta o que achou! ❤
Gabriela Soares
Ainda não conhecia o filme, mas gostei da reflexão que ele te proporcionou. Com certeza o mal existe e é importante que a gente esteja prontas pra lidar com ele, mas meu coração sentimental insiste em acreditar que o bem é muito maior que o mal hahaha
Um beijão,
Gabs | likegabs.com.br
Kaila
Ah, o meu também, rs.
Hanna Carolina Lins de Paiva
Oi Kaila, nunca assisti esse filme, mas tenho vontade. E, por mais que a gente teime em dizer que não, a maldade existe sim, e está bem mais perto do que imaginamos… infelizmente… Mas precisamos estar atentos e fortes para combater o que se aproxima de nós, ainda mais quando somos nós que abrimos a porta para o dito “lobo em pele de cordeiro”… =/
Bjks!
Mundinho da Hanna
Kaila
Esse é o pior, né Hanna?
Jessica
Oi Kaila,
Um ótimo tema a ser abordado, não tinha lido sobre isso antes, mas realmente o mal aparece quando menos esperamos e até mesmo de pessoas que nem imaginávamos.
Bjs e um bom fim de semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Kaila
Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤
Fernanda Rodrigues
Oi, Kaila!
Ainda não assisti ao filme, mas sempre que me deparo com uma pessoa má, a primeira pergunta que me faço é “o que posso fazer com essa situação?”. Tenho consciência de que não posso mudar as outras pessoas, mas sei que posso mudar a minha postura em relação ao mundo. Se for alguém de quem eu possa me afastar, eu me afasto. Se não, crio meios de me relacionar de forma prudente com tal pessoa.
A vida é cheia de aprendizados e lidar com pessoas ruins é um deles.
Um beijo,
Fê
Kaila
Exatamente Fernanda, não podemos mudar o outro, podemos apenas mudar as nossas atitudes, e isso já basta.
Luiza Helena Vieira
Oi, Kaila!
Não sabia do filme, mas agora fiquei curiosa.
Infelizmente eu sempre acreditei que a maldade existe. Não acredito que alguém possa se redimir daí..
Beijos
Balaio de Babados
Kaila
Vale a pena assistir! ❤
Larissa Zorzenone
Olá
Não vi o filme que lhe impulsionou, mas compartilho da ideia de que existe a maldade em todo lugar e devemos ter cuidado. Já sofri muito por sempre acreditar no melhor das pessoas. Tendo a ser mais cética agora.
Vidas em Preto e Branco
Kaila
Não podemos desacreditar das pessoas boas, porque elas existem, mas devemos ficar atentos, porque também existem pessoas más.
Thaiane e Thalita
Não assistimos a esse filme, mas infelizmente temos que admitir que a maldade infelizmente existe e nem sempre é fácil descobrir da onde ele vem.
Beijos
http://onlyinspirations.blogspot.com/
Kaila
Pois é!
Vidrinhos e Feminices
Claro que existe!!! Maravilha um filme com essa temática!!! Já quero assistir!
Vidrinhos & Feminices
Kaila
Se assistir me conta o que achou! ❤
Lulu
Parece bom esse filme. Infelizmente como tem gente que quer nosso bem, tem outras que possuem prazer em prejudicar o próximo.
big beijos
http://www.luluonthesky.com
Kaila
Ele é muito bom, vale a pena assistir!
Tami
Oi, Kaila
A maldade está em quem e onde a gente menos imagina!
Sobre este filme, nem sabia da existência dele. Vou procurar, pois parece interessante e eu adoro o Denzel!
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Kaila
É muito bom, você vai adorar!