Como criei meu blog do zero gastando apenas R$ 26,90

Parece que foi ontem que estava sentada no sofá da sala pesquisando sobre sites de hospedagem, referências para criar minha identidade visual, descobrindo o que era plugins, pesquisas orgânicas, widgets e tudo que envolve desenvolver um site. Quando tomei a decisão de ter um site tinha como meta ter algo profissional, mesmo que aquele espaço não fosse minha fonte de renda. No entanto, tinha zero conhecimento e zero capital para começar. Foram dias de pesquisas, dias tentando criar uma logo, dias tentando escrever meu primeiro post, dias tentando entender o que era esse universo, até finalmente, chegar ao que eu queria naquele primeiro momento. Desenvolver um site do 0, não é um bicho de sete cabeças, mas também não é tão simples como parece, principalmente se você for desenvolver tudo sozinha.

É normal se sentir perdida e sem direção no início, principalmente se você está desenvolvendo o seu primeiro site. Respire fundo, tenha paciência e dê um passo de cada vez. Primeiro você deve conhecer uma plataforma para criar o seu blog, não escolha um serviço de hospedagem por impulso ou porque você quer começar logo, porque é a sua hospedagem que definirá a aparência e navegabilidade do seu site, otimizando sua página para obter mais acessos e garantindo a segurança da sua página. Há serviço de hospedagem grátis, no entanto, optei por pagar um serviço de hospedagem e domínio e esse foi o único gasto que tive com a criação do meu site.

Depois que você hospedou o seu site, faça um planejamento. Defina qual será o seu nicho, em quais dias serão publicados posts novos, qual será o formato dos seus textos, quais assuntos serão abordados. No início, escrevia sobre os mais diversos assuntos, não tinha dia certo para publicar e isso não atrapalhava apenas o leitor – que nunca sabia o que encontrar por aqui – como não me dava segurança. Planeje-se, isso não só tornará o seu site mais profissional, como também ajudará na sua produtividade, foco e organização.

lua moon pinterest

Seu layout demonstra o que seu site é, pense nele com carinho. Antes desse, tive outros dois modelos de layout e foi só depois de chegar nesse resultado que realmente expressa a essência, que descreve os conteúdos e transmite o que o Minuto de Bobeira é, que percebi o quanto um layout é a cara de qualquer site. Há muitos modelos incríveis de layout gratuitos que atende tudo o que a gente precisa. Quando for escolher o seu, leve em consideração que além de ser primordial que ele expresse o que o seu site é, ele também precisa ser responsivo – ou seja, adaptado para ser visto tanto em computador, como em tablet ou celular.

Não importa quão incrível seja o seu site, o quanto seus conteúdos são bem escritos e originais, sem as estratégias de marketing, ele não será visto. Um dos seus melhores aliados é o SEO, que é um conjunto de técnicas e estratégias de otimização, que resulta em um melhor posicionamento nas pesquisas orgânicas dos mecanismos de busca, como o Google. O Pinterest também é um mecanismo de busca com algumas características de rede social que pode resultar em um aumento significativo do seu tráfego em poucos meses. Além do Instagram e Facebook que também são outros meios de atrair as pessoas para o seu blog.

blog pinterest tumblr

Quando acessamos um site como leitor dificilmente paramos para imaginar quão trabalhoso é manter um site relevante, com conteúdos originais, todo programado pensando no SEO. Não é fácil, se fosse todo mundo teria um e ganharia dinheiro com ele. No entanto, ter um site também não é algo impossível, principalmente se você fizer o seu pelos motivos certos: por amor, sem pensar na renda que pode gerar com ele. Se esse é o seu sonho, dê o primeiro passo, pesquise sobre serviços de hospedagem, vá desenvolvendo seu layout aos poucos, escreva bons conteúdos e não desista, ter um blog de sucesso não é algo que acontece do dia para noite, é algo que você constrói aos poucos com amor, dedicação e perseverança!

Quando você criou o seu blog, quais gastos teve e quais dificuldades você encontrou até chegar ao resultado que queria?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

38 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *