Cuidado ao falar mal dos outros: quem garante que não falarão mal de você também?

Há pessoas que são como um livro aberto, sem pudor, elas revelam sua história, seus segredos mais profundos, elas simplesmente, não conseguem esconder nada. Já fui assim, duas frases eram suficientes para que eu começasse a revelar minha vida inteira para quem quisesse ouvir. Até que as coisas que eu contava para familiares – na maioria das vezes, era para eles que me abria -, começaram a vir à tona, em forma de piadas em almoços ou reuniões de família. Depois disso, aprendi a fechar o livro. Foi uma mudança sutil, mas que me mostrou que as vezes, a melhor forma de viver é ficando de bico calado, seja sobre nossa vida ou a de outro alguém. Afinal, se alguém fala dos outros para você, quem garante que ela não falará de você para os outros?

Vivemos em meio ao caos, batalhamos o tempo inteiro para vencermos cada dia, portanto, se não pudermos espalhar boas energias, bons pensamentos a favor das pessoas, então, que a gente possa se silenciar. Afinal, há tanta coisa a ser feita na nossa casa para apontarmos o dedo para a sujeira do vizinho. Silenciar é um gesto de sabedoria, de encontro com o que é realmente importante e deve ser levado adiante, de retomada de equilíbrio, de regeneração das mágoas. Ninguém sabe como será o dia de amanhã, e por mais clichê que seja, a vida realmente dá voltas, e pode ser que aquilo que você tanto recriminou e condenou na vida alheia, venha acontecer na sua própria vida.

Por mais que você conheça uma pessoa, você jamais conhecerá sua verdadeira história. Só quem vive sua vida é você, não são seus pais, seus irmãos, seu namorado, nem ninguém, somente você sabe o que você realmente vive. Portanto, não participe e nem dê ouvidos para quem julga ou narra uma história que foi revelada por acaso ou descuido, porque isso pertence à privacidade de alguém e, esse é um lugar que ninguém deve entrar sem o consentimento do outro.

A hipocrisia se revela se você souber distinguir seus detalhes, se alguém faz ou fez algo que te incomodou, te irritou ou te magoou, você deve resolver isso com aquela pessoa. Caso contrário, em vez de resolver o problema diretamente, você só irá levar as falhas daquela pessoa até os ouvidos de terceiros, que apenas irão repassar a história, que nunca terá fim. Contar as coisas que te fazem se sentir mal, e depois agir como se nada tivesse acontecido não resolve a situação. Pelo contrário, você intoxica os outros e a si mesmo.

Quando a hipocrisia se eleva e se torna o verdadeiro mal, mentiras completamente elaboradas, rumores infundados, detalhes íntimos contados em uma mesa de bar, são estratégias que algumas pessoas usam para atrair e obter a atenção do restante. Eles não ligam se aquela notícia irá ofender, magoar ou se é verdade ou mentira. Eles não ligam se estão julgando ou narrando uma história que nem conhecem. Eles apenas espalham palavras, sem se preocupar com os efeitos que elas terão. Nem sempre é fácil, mas devemos escolher entre estar no meio dessas pessoas, que as vezes são pessoas que confiamos, familiares ou alguém muito especial para nós, ou se afastar, para o nosso próprio bem.

Viver e cercar-se de pessoas autênticas é a recompensa por não praticar a deslealdade. Ninguém vai recompensá-lo por não querer falar da vida dos outros. Ninguém vai decorar você com uma medalha por não entrar em um jogo sujo que alguém coloca em uma bandeja de pratas. Pelo contrário, você pode perder o contato com algumas pessoas, você será vítima de dúvidas e muitos questionarão sua atitude. No entanto, no final do dia, quando você estiver longe de qualquer hipocrisia, você receberá uma recompensa escondida dentro de si: você vai viver mais cercada pelo oposto.

Devemos ter cuidado com quem fala e prejudica os outros pelas costas. Logo você poderia se ver com a mesma adaga nas costas, sem saber quem te fez sangrar.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

56 Replies to “Cuidado ao falar mal dos outros: quem garante que não falarão mal de você também?”

  1. Ótimo post!
    Esse negócio de falar mal pelas costas não leva a lugar nenhum. Se tiver de falar, que seja na cara. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    1. Exatamente, rs. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  2. Poxa que chato, você se abrir lá para pessoa e depois virar chacota.
    Temos que conhecer bem com quem vamos conversar, porque o mundo ta cheio de falsidade e hipocrisia.

    Adorei o texto!

    Abraço e ótima semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    1. Exatamente, o pior é quando as fofocas vem da onde a gente não espera. Fiquei feliz por você ter gostado! ❤

  3. Realmente devemos ter cuidado com o que falamos para outras pessoas,porque elas podem estar falando de nós para as outras pessoas.
    Ótimo texto.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Rafaela! ❤

  4. Silvana Almeida Souza says: Responder

    Aprendi com o tempo que ás vezes o silêncio é a melhor resposta, falar mal não está com nada!
    Amei essa reflexão Kaila!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, Silvana! ❤

  5. No decorrer da vida aprendi a contar somente o necessário e que as pessoas não precisam saber de tudo. Boa reflexão!
    beijinhos kaila.
    Blog Entre Garotas

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

      1. Guardar é o melhor remédio, silêncio! As vezes quando vem com um papo pra cima de mim, me faço de surda! Haha beijos
        http://www.blogbelezamake.com

        1. ahahahahaha, o melhor caminho nessas horas é o da demência!

  6. Falar na cara é sempre melhor mesmo, por mais que a verdade doa né?
    Seu texto deveria ser lido por muitos, viu?
    bjs http://www.diadebrilho.com

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, Wanessa! ❤

  7. Concordo plenamente, quando alguém começa a falar mal de outra pessoa pra mim, já tenho certeza que ela tbm fala mal de mim pra essa mesma pessoa. Me distancio desse tipo de gente.
    Gostei do texto Kaila.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    1. Fiquei feliz por você ter gostado, Leslie! ❤

  8. Que texto maravilhoso.
    Ótima reflexão!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Gabriele! ❤

  9. Daniella Dias says: Responder

    Por isso prefiro mesmo é não falar nada.
    Até ouço, mas falar… rsrs…
    Excelente post.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  10. wow! adorei!
    eu tento me controlar na parte de ser um livro aberto! pq eu sou! hahaha
    sobre falar mal, também estou me policiando… pq não leva a nada e ainda gasta minha energia! :p

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Fiquei feliz por você ter gostado, Luana! ❤

  11. Eu acredito muito na energia das coisas sabe? Então falar mal de alguém, reclamar, essas coisas só atraem mais energia negativas, mais coisas ruins e não traz nada de bom ;/
    Eu amei este post!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    1. Também acredito muito em energia, Stephanie. Fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

  12. Depois que virei adulta eu comecei a questionar algumas coisas, inclusive a diferença entre falar mal, fofocar ou dar sua opinião sobre alguém a outra pessoa. Para mim, o falar mal tem a maldade, a intenção por trás que aquilo que você vai fazer ou fez vai dar errado.

    Isso de falar algo sobre sua vida e ainda virar chacota é até pior que falar mal, é inveja. Muitas vezes as pessoas não têm a nossa coragem, ou fazem graça para se sentir superiores. O conselho de manter certas coisas para si é muito sábio, e evitar julgar o próximo também. Seu blog podia ser uma coluna de reflexão diária!

    Zíper Chique

    1. Ah obrigada, Vânia! ❤

  13. É bem isso, quanto mais participamos desse tipo de “leva e trás” mais parte disso fazemos. Não importa q seja apenas ouvindo. A melhor coisa mesmo é ficar na sua e, se alguém insistir, fingir demência! Esse é meu lema! rs

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    1. Exatamente, rs.

  14. Oi Kaila.
    Texto perfeito. Geralmente quem gosta de ficar falando mal dos outros, com certeza em algum momento irã fazer o mesmo com a gente. Tenho horror de pessoas assim.
    Precisamos estar sempre alertas de quem deixamos se aproximar e fazer parte da nossa vida.
    Bjus

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Lia! ❤

  15. Oi Kaila,

    Mais um texto inspirador ♥
    Acho que quem planta colhe, e devemos sempre fazer boas ações para as coisas boas voltarem para nós. Pois, muitas pessoas hoje se preocupam mais com a vida do outro do que com a delas.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    1. A lei do retorno é implacável!

  16. Exatamente o que aviso para pessoas a minha volta, de uma pessoa que fala mal de todo mundo pra todo mundo, hahaha. O mundo de volta contra ela e todos falam mal dela.. Isso é péssimo!!
    Niceness Beauty Blogger

    1. A lei do retorno não falha!

  17. Também não achamos certo isso de falar pelas costas , por que da mesma maneira que você
    fala da pessoa a pessoa pode falar de você, temos que ter muito cuidado com o que falamos porque qualquer palavra má compreendida pode gerar problemas futuros.

    Beijos

    onlyinspirations.blogspot.com

    1. Sem dúvida, nossas palavras tem poder.

  18. Kaila você tem razão tem pessoas que parecem um livro aberto, temos que tomar cuidado com quem falamos dos nossos problemas bjs.

  19. Kah, que texto forte, marcante e cheio de sabedoria. Há um tempo atrás eu também era um livro aberto, mas aí comecei a perceber coisas assim como você, de pessoas destorcendo e usando coisas que você disse achando que não sairia dali… Ou pior, as vezes as pessoas são negativas e colocam pensamentos negativos em nossos desejos, quantos sonhos espalhamos aos quatro cantos e não conseguimos realizar depois? Olho gordo existe sim, e bobos somos nós se não acreditarmos. Então a melhor coisa realmente é o silencio e a sabedoria. AMEI o texto <333

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Natz! ❤

  20. Olá Kaila
    Sim concordo plenamente com vc.
    Quem fala mal de alguém pra nós, tb fala mal de nós para os outros.
    Passa pela fofoca e o mau-caratismo.
    Às vezes em que acontece eu corto de cara e digo: Por favor não fale pra mim de alguém que não está presente para dar o seu ponto de vista. Sempre funciona
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Fiquei feliz por você ter gostado, Luli! ❤

  21. É esse o negócio, quem fala mal dos outros pra vc com certeza vai falar de vc para os outros. Procuro me afastar de pessoas assim.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    1. O melhor é se afastar mesmo, para nosso próprio bem.

  22. Exatamente! É muito chato conviver com pessoas que vive falando mal dos outros pra você. O jeito é não fazer o mesmo e não conviver mais com esse tipo de gente.
    Não vai te acrescentar em nada.

    Precisamos parar de falar mal e de julgar os outros e fazer coisas boas. O mundo já está cheio de maldade.

    Que possamos ser diferentes.

    http://www.heylou.com.br

    1. Exatamente, se cada um de nós der um pouquinho de amor, boas energias, nosso mundo se tornaria melhor!

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  23. Não sei por que as pessoas inventaram isso de falar mal da outra.. Uma das piores coisas que existem!

    1. Também não sei..

  24. Amei o post. Eu costumo não guardar segredo sobre nada, geralmente falo abertamente para evitar disse não disse depois. Entretanto, eu percebi que muita gente desviada a história e aumentava demais que agora evito falar sobre certas coisas.
    Eu não me importo tanto quando alguém vem me falar sobre alguém fofocando sobre mim, e sim sobre a pessoa que ouviu a fofoca. tipo, pq alguém falaria mal de mim pra um amigo meu? só se esse amigo deu abertura pra isso.
    Quando pessoas fofocam perto de mim, eu costumo me fazer de surda. pq gente é muito complicado de se lidar.
    beijos

    1. Realmente, não é fácil lidar com as pessoas. Fiquei feliz por você ter gostado! ❤

  25. Oi Kaila, adorei a última frase, muito bem colocado heimm
    Eu procuro sempre estar ao lado de pessoas do bem, positivas, isso atrai coisa boa e claro, sempre sendo o mais positiva possível, nunca esquecendo de nossas metas e objetivos, isso nos faz evoluir!

    Beijos

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Camila! ❤

  26. OI Kaila, amei o texto. Às vezes é melhor mesmo nos preservarmos e falarmos menos. Certamente quem fala mal dos outros para uma pessoa, faz o mesmo para outras pessoas. É sempre bom nos cercamos de pessoas boas e autênticas.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

Deixe uma resposta