5 perguntas para fazer a você mesmo antes de comprar roupas novas

Luana não conseguia entrar em seu e-commerce favorito e sair sem comprar algumas roupas, no entanto, quando as peças chegavam, elas simplesmente ficavam estagnadas no armário. Por vezes, compramos por impulso, outras vezes só compramos para contrabalançar um dia ruim que tivemos que aguentar, ou simplesmente porque aquela roupa estava em promoção. Isso não acontece somente com a Luana, isso também acontece comigo, com você. Comprar uma roupa nova na hora do impulso, por conta do preço ou por ser uma tendência, origina alguns danos: um guarda-roupa superlotado, limite do cartão de crédito estourado e aquela sensação de não ter o que vestir mesmo tendo várias roupas.

Você não precisa comprar um caminhão de roupas novas para conseguir construir um guarda-roupa que reflita quem você é e que seja prático, funcional e confortável para o seu dia a dia. Você precisa apenas saber como trabalhar com o que você já tem no seu guarda-roupa e saber exatamente o que e onde comprar o que você precisa de forma consciente. Essas mudanças fazem parte de um processo que começa antes de você entrar em uma loja. Quando você vai comprar uma roupa, você se olha no espelho e se encontra com quem você realmente é? Você sabe quais são as peças que definem quem você é, mas que também sejam práticas e facilitem seu dia a dia?

Se a resposta for não, busque referências que te conecta com o seu estilo. Finalmente consegui encontrar um percurso certo para construir o meu guarda-roupa, e só encontrei esse caminho depois de perceber que me identificava muito com dois estilos, o da Vanessa Lino, que é mais básico, e o da Lu Ferreira, que tem o mesmo biotipo que eu e usa e abusa das estampas e detalhes nas roupas inferiores. Foi me inspirando nelas que encontrei a peça chave que faltava para me guiar nas minhas compras e criações de looks.

Se você gosta de salvar fotos de looks no Pinterest, ou gosta muito das combinações de alguma blogueira ou fashionista, comece a observar o que aqueles looks tem em comum, quais são suas referências e o que mais se repete nas fotos que você salva, porque isso pode ser o seu guia para construir o seu guarda-roupa. Talvez você tenha que sair do comum e começar a olhar para o seu armário com outros olhos, mas esse é um exercício que vai, inclusive, ajudar você a sair daquilo que você conhece.

Antes de comprar uma roupa, faça essas 5 perguntas para você mesma:

  • Essa peça vai fazer diferença no meu guarda-roupa? Se você estiver em dúvida entre comprar ou não uma calça jeans, por exemplo, pense no seu armário e reflita se você já não tem calças jeans o suficiente para duas vezes. Muitas vezes, compramos mais do mesmo sem perceber que podemos investir o dinheiro em outras coisas mais úteis. E não, não importa se está muito barato mesmo. Lembre-se: não é um bom negócio se você não precisa disso.

Essa peça combina com pelo menos outras três roupas que eu já tenho no meu guarda-roupa? O segredo de um guarda-roupa coordenado – versátil, inteligente e conciso – é ter a menor quantidade de peças com a maior possibilidade de combinações. Portanto, antes de comprar uma roupa nova pense se essa peça irá combinar com as suas outras roupas ou se ficará isolada por não haver nada que combine com ela. Nessa construção do meu guarda-roupa, estou buscando peças que valorizem a parte inferior do meu corpo e que sejam o destaque dos meus looks, como é o caso da calça flare na cor marsala, da Edress. Além de modelar o corpo, ela combina com 90% das blusas, camisas e regatas que tenho meu armário, facilitando o meu dia a dia e abrindo novas opções de combinações.

Três peças entraram no meu guarda-roupa esse mês: a calça flare na cor marsala, um cropped canelado na cor preta, que é básico e indispensável, e uma camisa com detalhes em chiffon também da Edress. Com essas três peças, consegui formar dois looks diferentes, que são esses do post e ainda posso criar outras combinações com roupas que já tenho no meu armário, como colocar a calça marsala com uma camisa jeans, com uma regata ou com um body. Usar a camisa com detalhes em chiffon, com uma saia ou calça jeans. O cropped preto com uma saia, com uma jardineira. Ampliando minhas possibilidades e tornando o meu guarda-roupa mais flexível e funcional.

Já tenho algo similar? Ninguém precisa de 5 saias pretas ou 10 pares de calça jeans. É muito mais proveitoso gastar dinheiro e tempo escolhendo uma peça que fará diferença no seu guarda-roupa do que comprar algo que você já tenha.

Essa peça combina com meu estilo? Muitas tendências podem causar euforia e te leva a acreditar que você precisa de uma peça como aquela, que não tem nada a ver com o seu estilo. Se você faz o estilo despojado e moderno, não adianta comprar um par de sapatos de salto alto finíssimos com estampa de onça que você não vai usar. Quando for comprar uma peça, verifique se ela faz o seu estilo, se você expressa sua personalidade com ela, e se ela será útil no seu dia a dia.

Será que não é melhor esperar até semana que vem para ter certeza de que preciso? Em casos em que a vontade de comprar é apenas um impulso, a espera pode fazer essa vontade passar e até mesmo ser esquecida. Esse é um bom exercício de autocontrole também.

Quando você vai comprar uma roupa, quais perguntas você faz a si mesma antes de fechar a compra?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

112 Replies to “5 perguntas para fazer a você mesmo antes de comprar roupas novas”

  1. Já fiz muito isso!
    Pra ser bem sincera tenho roupas que nunca usei ainda que estão na etiqueta. Mas tento sempre me corrigir sobre isso rs

    http://www.cuidadosevaidades.com.br

    1. Acho que todo mundo tem alguma roupa no armário que comprou e nunca usou, né? Mas além de desperdiçar dinheiro, ainda acumulamos peças que poderiam estar sendo usadas por outras pessoas, por isso, é importante que a gente se corrija e passe pra frente aquilo que não usamos mais! ❤

    1. Obrigada, Pathy! ❤

  2. amei os looks. Sempre procuro comprar peças que eu sei q vou usar várias vezes e com diversas combinações.
    Já comprei por impulso? JÁ, mas hoje em dia olho muito a qualidade e se vou usar a peça mesmo.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Wanessa! ❤

  3. Oi Kaila

    eu já doei tantas roupas e mesmo assim tenho tantas paradas no guarda-roupa 🙁
    preciso rever as peças e desafogar o espaço, que já n é tão grande hehehehe

    Ameeeeeeeei essa calça marsala, é lindíssima!

    Bjooos

    1. Por conta do blog e por gerar muito conteúdo, sempre compro e ganho roupas para divulgação, então sempre acumulo roupas no armário, tento fazer uma limpa todo mês, e é libertador a sensação de passar para frente aquilo que ficou parado e que pode ajudar outra pessoa! ❤

      1. Antigamente o que eu via eu comprava, muitas eu doei e jamais usei, hoje em dia eu compro o que realmente vou usar. Ameeei os looks.
        Beijinhoos. ❤️
        http://www.lewestinblog.com

        1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Letícia! ❤

  4. Oi Kaila, tudo bem?
    Ótimas dicas. Eu tenho tentado ser cada vez menos impulsiva comprando roupas, e tenho doado várias também.
    Beijos,

    Priih
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    1. Oi Prih, tudo bem e você? Faz um bem danado, né? ❤

  5. Amei os looks, antigamente eu fazia muito isso… mas com o tempo, a gente vai ficando mais consciente e comprando o que realmente precisa.
    Beijos…

    >>Blog da Gio<<

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Giorse! ❤

  6. Concordo com você, é de fato bem mais proveitoso gastar dinheiro escolhendo uma peça que fará diferença. Afinal, com uma peça diferente da pra variar look com as outras roupas que já temos rs

    It’s Lizzie

    1. Sem dúvida, uma peça certa pode fazer mais diferença que 5 peças que compramos por impulso! ❤

  7. Adorei Kaila! Arrasou no seu texto. Muitas vezes a gente compra sem necessidade,não só roupas como acessórios,cosméticos,calçados…eu estou numa fase de pensar muito antes de comprar algo,porque eu tenho vários e vários sacos de roupas e sapatos para dar embora,tem calçado novo aqui,enfim…é melhor economizar,né.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Carol! ❤

  8. Lindos os looks Kaila!
    Essas perguntinhas são essenciais. Ainda bem que não tenho muito problema com isso (não mais kkk).

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    1. Obrigada, Vacieni. Fiquei muito feliz por você ter gostado! ❤

  9. Amei os looks, menina preciso muito me fazer essas perguntas antes de comprar coisas só pra ocupar espaço ou por impulso de achar bonito na loja. Ótimas dicas!
    Beijinhos

    http://www.byglamour.com

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, Mary! ❤

  10. Oi, Kaila!
    Muito legal e útil seu post.
    Adorei as perguntas a se fazer.
    Eu até compro bastante roupas, mas não tanta a ponto de precisar pensar. Na verdade eu nunca nem comprei roupa em e-commerce.

    Beijooos

    http://www.casosacasoselivros.com

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Teca! ❤

      1. Olá Kaila
        Já fui beeeeem mais impulsiva nas compras.
        Aprendo muito aqui com vc sobre moda e economia.
        Confesso que ainda compro muito jeans, calçados e livros, mas estou melhorando 🙂
        Linda a calça flare, ficou maravilhosa em você! Lindos tb o cropped preto e a camisa branca.
        Looks lindos, versáteis, elegantes e estilosos.
        Bjs Luli
        https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

        1. Ah Luli, muito obrigada. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado! ❤

  11. Óptimas dicas, é que até eu que não sou muito de compras já errei a comprar alguma coisa. Por vezes gosto muito de uma peça e esqueço que depois não tenho nada que combine! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Que bom que gostou Inês, fico feliz! ❤

  12. São ótimas dicas.
    Eu estou encantada com essa calça que lindaa!
    Eu sou louca pra ter uma calça flare e gostei que na loja tem várias opções de cor.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, Pamela. O caimento dessa calça é perfeito, e todas as cores disponíveis também, você vai amar! ❤

  13. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Como não sou tão ligada em roupas e sim em livros eu tenho que me policiar na compra deles hehe.

    Prefácio

  14. Silvana Almeida Souza says: Responder

    Eu sempre compro uma peça pensando em usa-la com muitos outras composições, os dois looks estão lindos Kaila!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    1. Eu também, incrível como uma peça certa pode compor perfeitamente vários looks. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Sil! ❤

  15. Preciso urgentemente identificar meu estilo pra melhorar meu guarda roupas e não comprar peças inúteis, agora q saí de férias vou separar um tempo pra fazer algo que aprendi com uma consultora de estilo que tem um pouco a ver com isso q vc fez coma Lu e a outra pessoa.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas

    1. Faz toda a diferença, é muito difícil identificar qual é o nosso verdadeiro estilo, mas depois que descobrimos, nossas escolhas mudam completamente! ❤

  16. Luiza Helena Vieira says: Responder

    Oi, Kaila!
    Faz muito tempo que não compro roupa, mas anotei suas dicas
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. Fiquei feliz por ter gostado das dicas, Lu! ❤

  17. Compras consciente é tudo na nossa vida! Adorei as suas dicas.
    http://www.achatadebatom.com

    1. Que bom que gostou das dicas Cristiana, fico feliz! ❤

  18. minha gaveta de camisetas tá lotada! preciso fazer uma limpa, mas amo todas elas! kkkkkk
    o meu estilo é bem simples e básico, e amo porque é mega comfy!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Também amo peças mais básicas, é o que amo usar na parte de cima e busco diferenciar na parte de baixo, rs. ❤

  19. Que look estiloso!
    Ficou um charme essa combinação de cores!
    Beijos
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Gabriele! ❤

  20. As minhas compras de roupas sempre são sensatas
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

  21. Que look mais lindo. Eu adorei as dicas eu sempre faço isso e por isso quase não compro roupa sou muito minimalistas nesse aspecto! Beijão!

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Simone! ❤

  22. Lindo o look gostei da combinações das peças, gostei das perguntas são perguntas pra gente se fazer Kaila bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, Lucimar! ❤

  23. adorei seu post, com certeza temos que ter mais consciencia pra comprar novas peças; amei essa calça!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, Lívia! ❤

  24. Ótima reflexão sobre esse consumismo louco dos tempos atuais. Tenho peças que uso muito pouco, mas, no geral, só invisto meu dinheirinho em algo que sei que vou usar. Prova disso é que tenho um guarda-roupa compacto e peças que se eu deixar andam sozinhas, de tanto que uso.

    1. Um guarda-roupa compacto com peças que conversam entre si, vale muito mais que um closet inteiro com peças que brigam entre si. O que vale são nossas escolhas e escolhas acertadas mudam e muito o nosso modo de se vestir! ❤

  25. Eu sempre fui muito específica nas compras, principalmente de roupas, pois vem logo questionamentos na minha mente: Se a roupa que está ali é realmente necessário eu comprar? Se está dentro do meu orçamento? Se combina com meu estilo? Se está com tamanho ideal para meu corpo? E se mais tarde ainda vai caber em mim?
    Essas são perguntas que me faço, por isso são poucas as vezes que compro roupa por impulso.

    blogmarcymoraes.blogspot.com

    1. São perguntas valiosas para investir o dinheiro em peças que realmente serão usadas! ❤

  26. Eu só compro quando preciso, tenho tentado ser o mais sustentável possível e acredito que pensar assim faz uma grande diferença, inclusive, se questionar na hora da compra é uma dica incrível.
    Ótimo post, beijos <3

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Marcela! ❤

  27. Ultimamente tenho me feito muitas perguntas realmente antes de sair comprando. As peças certas fazem toda diferença na hora de montar um guarda-roupas funcional. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Fazem mesmo, Paula! ❤

  28. Oie!
    Adorei as dicas e reflexões!
    Eu também estou nessa vibe de comprar mais conscientemente, exatamente por ter tido uma fase extremamente compulsiva, em que comprei tantaaaa roupa, e ficaram todas encalhadas no meu guarda roupa. Hoje em dia já doei todas elas, inclusive algumas sem nem ter usado, e me sinto muito mais leve.

    bjão
    Início de Conversa

    1. Doei muita coisa também e agora tenho comprado roupas novas e que fazem parte de quem eu sou aos poucos, faz um bem danado promover essa mudança no nosso guarda-roupa, porque muito do que somos é expressado por ele! ❤

  29. Hey Kaila! Tudo bem?
    Eu me faço um monte de perguntas também antes de comprar roupas novas kkk

    Blog Misto Quente

    1. Oi Thamiris, tudo bem e você? É sempre importante avaliar bem antes de comprar qualquer coisa, né?

  30. Ficaram lindos os dois looks Kaila, adorei o post.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Jana! ❤

  31. Que post educacional! Obrigada por ele!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Juliana! ❤

  32. ótimas dicas, vamos começar a usar 😀

    Beijinhos 😀

    http://damselme.blogspot.com/

    1. Que bom que vocês gostaram, fico feliz! ❤

  33. Eu já comprei muita roupa por impulsividade, ainda mais na TPM. Era porque o preço tava em conta, ou porque a peça era linda no manequim, e daí, ela ficava lá vestindo o meu guarda-roupas.
    Mas, além destas perguntas, acho que o ideal é fazer uma limpeza em tudo o que se tem, doar o que está bom ainda ou que nunca foi usado e fazer uma lista do que falta para combinar parte de cima com parte debaixo. A lista deve andar sempre com você, no celular ou na carteira, assim, quando estiver para comprar algo, você olha na lista e vê se está como prioridade.

    Zíper Chique

    1. Sim, retirar tudo o que você não usa do armário e saber certinho o que você precisa faz toda a diferença, porque assim você não acumula coisa e usa tudo o que tem! ❤

  34. Tenho que fazer essas perguntas no mínimo duas vezes e insistir nelas hahaha

    1. Também me faço essas perguntas várias vezes e provo as roupas várias vezes também pra ter certeza, hahahaha.

  35. Tenho feito isso, analisar se realmente preciso e também pesquisar qualidade e preço. Amei as dicas
    Charme-se

    1. Que bom que gostou das dicas Simone, fico feliz! ❤

    1. Obrigada, Joana! ❤

  36. Em relação a roupas, eu sou bem controlada.
    Adorei a calça!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Alessandra! ❤

  37. Oi Kaila, se tem uma coisa que agora paro e penso duas vezes antes de comprar, são roupas… Pelo menos por aqui, as lojas estão metendo muito a mão nos preços e as peças nem são tão pomposas assim, sabe? Aí tenho realmente que pensar bem antes de comprar alguma peça…
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    1. Sim, na minha cidade é assim Hanna, uma blusa de R$ 20, eles cobram R$ 100. Sempre deixo para comprar minhas roupas quando vou em uma cidade próxima da minha ou compro pela internet! ❤

  38. Com desemprego, só comprava roupa nova final de ano, hj em dia nem isso. haha
    Mas, já tenho um estilo novo na mente, pra comentar e se livrar do antigo, quando $$ chegar.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    1. Tenho certeza que logo você estará empregada novamente e esbanjando esse novo estilo por aí, viu? ❤

  39. Olá,

    Ótimas dicas, sempre é bom pensar duas vezes antes de sair gastando kkk
    Beijos

    Abobrinha com Chocolate

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado! ❤

  40. Oi Kaila, eu adorei seu texto. Quando vou comprar roupas novas eu sempre em pergunto se eu realmente preciso e se realmente eu gostei da roupa.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Michele! ❤

  41. Denise Crivelli Nascimento says: Responder

    Oi
    gostei do poste, não vou negar as vezes eu compra roupa por estar barata, mas não tenho muitas roupas e só compro mais quando estou precisando que as que eu tenho estão ficando acabadinhas,
    agora sapato as vezes eu compro por impulso, mas a sempre tiro ao menos um do meu guarda roupa quando compro um novo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    1. Fiquei muito feliz pro você ter gostado, Denise. Sempre tento tirar coisas do meu guarda-roupa e passar pra frente também, evita o acumulo e ainda ajuda alguém! ❤

  42. Graças a Deus eu sou uma capricorniana mão de vaca. Sério, eu penso mil vezes antes de comprar algo e a minha indecisão me ajuda muito também, pois sempre penso tanto em comprar ou não que acabo desistindo.
    Essas perguntas são muito eficientes
    beijos

    1. hahahahaha. ❤

  43. Oie Kaila =)
    Entre roupas e itens para decoração e eletroeletrônicos eu sempre acabou deixando roupas para momentos de necessidade maior.

    Compro roupa uma vez por ano e se compro duas calças jeans, por exemplo, dou duas calças que estava no meu guarda-roupa.

    Sapato é a mesma coisa. Não gosto de ficar acumulando coisas. Isso faz com que a energia fique acumulada também.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    1. Também gosto de doar uma coisa quando outra entra no guarda-roupa! ❤

  44. Oi Kaila,

    As vees a gente acaba comprando por impulso e nem usa tal peça.
    Antigamente eu era muito assim, mas hoje melhorei e muito. Só compro o necessário.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

  45. Ótimos questionamentos. As vezes precisamos pensar duas vezes para ver se o que desejamos é mesmo necessário.

    1. Que bom que gostou Monique, fico feliz! ❤

  46. Deviam existir mais postagens tão úteis como esta na blogosfera, muito obrigada pela partilha!
    Muitos beijinhos

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    1. Ah Cherry, muito obrigada! ❤

  47. Leticia Santos Olegario says: Responder

    Sempre que quero comprar algo, sempre me questiono se realmente a compra é necessária e se preciso daquela peça . Adorei seu post.
    Beijos boa semana
    http://www.bellapagina.blogspot.com.br

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  48. Eu sou aquela que pensa: será que vai combinar com as que eu tenho e se eu tenho algo parecido.
    Meu estilo é bem básico, então não tenho problemas na hora de encontrar as peças.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    1. Comprar coisas pensando se elas combinam com o que já temos faz toda a diferença! ❤

  49. Kailinha,

    adorei as perguntas!
    Confesso que sempre fico pensando se combina com a roupa q eu to no momento ou em alguma que ja tenho em casa
    Recentemente comprei uma que deixam os ombros de fora e outra que é um body.. .Vamos ver srsrsr
    to esperando ele chegar
    Mas é bom olhaar no espelho e nos encontrarmos lá
    adorei as reflexoes <3
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Pâm! ❤

  50. Não tinha nunca questionado sobre isso, quando for compras roupas agora vou seguir as dicas rs

    http://www.estiilocarol.com

    1. Depois me conta se elas fizeram diferença! ❤

  51. Que legal essas suas dicas! Achei bem explicadinho, amei!
    Beijos
    Jaque
    http://www.quebreiaregra.com.br

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  52. Maravilhosa demais essas dicas, amei real. E que looks lindos, essa calça vermelha ta poderosa demais

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

Deixe uma resposta