6 pontos a se analisar antes de escolher a hospedagem do seu site

Suponha-se que você é dona de uma loja de roupas, e sem querer, você encontra um site que expressa os mesmos conceitos que a sua marca, no entanto, mesmo navegando por horas e consumindo aquele conteúdo, você fecha a página, porque você não faz ideia da dimensão que ela pode proporcionar para a sua loja. Vivemos em um mundo globalizado e altamente tecnológico, as empresas, sendo de grande ou pequeno porte, precisam estar cada vez mais inseridas no ambiente virtual e os blogs são o triunfo de qualquer negócio online que queira ter visibilidade. Se você precisa criar um site para o seu e-commerce ou quer dar vida ao seu projeto de blog, saiba que uma das primeiras coisas que você precisa contratar é a hospedagem, no entanto, dentre as que existem, qual é a melhor?

Com tantos serviços de hospedagem diferentes escolher apenas um é uma missão complicada e que leva tempo. Quando criei o Minuto de Bobeira, por exemplo, selecionei alguns sites de hospedagem que tinham os planos que buscava, mas quando pesquisava sobre eles quase não encontrava referências, tive que escolher uma dessas empresas na sorte, lendo apenas uma avaliação. Sorte que muita coisa mudou de lá para cá e agora é possível encontrar sites especializados, que desenvolvem resenhas confiáveis sobre as hospedagem de sites, com informações reais sobre as empresas, com as características, vantagens, desvantagens, preços e conselhos, como o “Hospedagem de Sit.es”.

Mas afinal o que é hospedagem de site?

Hospedagem de sites é o serviço responsável por disponibilizar um site, serviço na internet ou aplicativo, 24 horas por dia. Uma melhor hospedagem de site vai fornecer toda infraestrutura necessária para o site, blog ou loja virtual permanecer online, com o mínimo de interrupções e um elevado padrão de segurança física e lógica. Além disso, ela também pode ser usada para hospedar lojas virtuais, blogs e outros tipos de serviço.

O que devo avaliar antes de contratar um serviço de hospedagem de site? 

Sua hospedagem será o coração do seu site. Portanto, ela é a responsável por tudo que é preciso para colocar um site no ar e permitir que as pessoas o acessem de qualquer lugar do mundo. Por isso, antes de contratar um serviço de hospedagem, preste atenção nesses seis requisitos:

  • Disponibilidade (Uptime), não existe nada mais frustante que clicar em um link e o site de destino não abrir. Isso é um problema que não irrita o usuário, como também irrita o próprio Google, que passa a dar menos valor nos resultados de buscas orgânicas para aquele endereço. Por isso, certifique-se que o serviço de hospedagem de sites que você está contratando oferece a melhor qualidade de disponibilidade.

Armazenamento disponível, dependendo do objetivo do seu site, você precisará de muito ou pouco espaço de armazenamento para os arquivos que inserir nele. Independente de qual seja, é sempre recomendável que você contrate o serviço mais adequado às suas necessidades.

  • Tráfego mensal, você pode não saber, mas existem serviços de hospedagem de sites que possuem limite de tráfego mensal. Na prática, isso significa que após uma quantidade limitada de acessos, o servidor irá cobrar um valor adicional por “visitante extra” ou deixará de exibir o seu site na web. Por isso, sempre fique atento às informações oferecidas pelas empresas e garanta aquelas com tráfego de dados ilimitado para não correr o risco de ficar na mão.

Velocidade de carregamento, se você entende um pouco de SEO sabe que o Google irá sempre priorizar as páginas que carregam mais rapidamente, buscando sempre oferecer a melhor experiência para seus usuários. Por isso, pesquise se o serviço de hospedagem de sites que você está contratando oferece uma boa velocidade de carregamento.

  • Segurança dos seus dados, confiar a hospedagem do seu site e o conteúdo dele a alguém não é uma tarefa fácil. Portanto, certifique-se de que o provedor escolhido consegue proteger completamente os seus clientes,  oferecendo sistema de redundância de informações e backups constantes.

  • Suporte ao cliente, mais do que oferecer todas as condições para o sucesso da sua página, um serviço de hospedagem de sites tem também que ser eficiente para auxiliá-lo. O suporte aos clientes é um fator fundamental para muitos usuários e a disponibilidade do provedor em ajudá-lo pode ser a diferença entre uma crise resolvida rapidamente ou boas horas de site offline.

Se você prestar atenção a essas seis dicas, você terá muito mais confiança na hora de escolher seu provedor. Contudo, vale sempre lembrar a informação mais importante: existem diversos serviços de hospedagem de sites diferentes e você tem que entender profundamente quais são as suas necessidades para contratar o tipo de plano que mais se encaixa com seu perfil. Faça uma boa pesquisa, lembre-se de todos os pontos que trouxemos neste post e comece a produzir seu conteúdo!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

71 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *