6 pontos a se analisar antes de escolher a hospedagem do seu site

Suponha-se que você é dona de uma loja de roupas, e sem querer, você encontra um site que expressa os mesmos conceitos que a sua marca, no entanto, mesmo navegando por horas e consumindo aquele conteúdo, você fecha a página, porque você não faz ideia da dimensão que ela pode proporcionar para a sua loja. Vivemos em um mundo globalizado e altamente tecnológico, as empresas, sendo de grande ou pequeno porte, precisam estar cada vez mais inseridas no ambiente virtual e os blogs são o triunfo de qualquer negócio online que queira ter visibilidade. Se você precisa criar um site para o seu e-commerce ou quer dar vida ao seu projeto de blog, saiba que uma das primeiras coisas que você precisa contratar é a hospedagem, no entanto, dentre as que existem, qual é a melhor?

Com tantos serviços de hospedagem diferentes escolher apenas um é uma missão complicada e que leva tempo. Quando criei o Minuto de Bobeira, por exemplo, selecionei alguns sites de hospedagem que tinham os planos que buscava, mas quando pesquisava sobre eles quase não encontrava referências, tive que escolher uma dessas empresas na sorte, lendo apenas uma avaliação. Sorte que muita coisa mudou de lá para cá e agora é possível encontrar sites especializados, que desenvolvem resenhas confiáveis sobre as hospedagem de sites, com informações reais sobre as empresas, com as características, vantagens, desvantagens, preços e conselhos, como o “Hospedagem de Sit.es”.

Mas afinal o que é hospedagem de site?

Hospedagem de sites é o serviço responsável por disponibilizar um site, serviço na internet ou aplicativo, 24 horas por dia. Uma melhor hospedagem de site vai fornecer toda infraestrutura necessária para o site, blog ou loja virtual permanecer online, com o mínimo de interrupções e um elevado padrão de segurança física e lógica. Além disso, ela também pode ser usada para hospedar lojas virtuais, blogs e outros tipos de serviço.

O que devo avaliar antes de contratar um serviço de hospedagem de site? 

Sua hospedagem será o coração do seu site. Portanto, ela é a responsável por tudo que é preciso para colocar um site no ar e permitir que as pessoas o acessem de qualquer lugar do mundo. Por isso, antes de contratar um serviço de hospedagem, preste atenção nesses seis requisitos:

  • Disponibilidade (Uptime), não existe nada mais frustante que clicar em um link e o site de destino não abrir. Isso é um problema que não irrita o usuário, como também irrita o próprio Google, que passa a dar menos valor nos resultados de buscas orgânicas para aquele endereço. Por isso, certifique-se que o serviço de hospedagem de sites que você está contratando oferece a melhor qualidade de disponibilidade.

Armazenamento disponível, dependendo do objetivo do seu site, você precisará de muito ou pouco espaço de armazenamento para os arquivos que inserir nele. Independente de qual seja, é sempre recomendável que você contrate o serviço mais adequado às suas necessidades.

  • Tráfego mensal, você pode não saber, mas existem serviços de hospedagem de sites que possuem limite de tráfego mensal. Na prática, isso significa que após uma quantidade limitada de acessos, o servidor irá cobrar um valor adicional por “visitante extra” ou deixará de exibir o seu site na web. Por isso, sempre fique atento às informações oferecidas pelas empresas e garanta aquelas com tráfego de dados ilimitado para não correr o risco de ficar na mão.

Velocidade de carregamento, se você entende um pouco de SEO sabe que o Google irá sempre priorizar as páginas que carregam mais rapidamente, buscando sempre oferecer a melhor experiência para seus usuários. Por isso, pesquise se o serviço de hospedagem de sites que você está contratando oferece uma boa velocidade de carregamento.

  • Segurança dos seus dados, confiar a hospedagem do seu site e o conteúdo dele a alguém não é uma tarefa fácil. Portanto, certifique-se de que o provedor escolhido consegue proteger completamente os seus clientes,  oferecendo sistema de redundância de informações e backups constantes.

  • Suporte ao cliente, mais do que oferecer todas as condições para o sucesso da sua página, um serviço de hospedagem de sites tem também que ser eficiente para auxiliá-lo. O suporte aos clientes é um fator fundamental para muitos usuários e a disponibilidade do provedor em ajudá-lo pode ser a diferença entre uma crise resolvida rapidamente ou boas horas de site offline.

Se você prestar atenção a essas seis dicas, você terá muito mais confiança na hora de escolher seu provedor. Contudo, vale sempre lembrar a informação mais importante: existem diversos serviços de hospedagem de sites diferentes e você tem que entender profundamente quais são as suas necessidades para contratar o tipo de plano que mais se encaixa com seu perfil. Faça uma boa pesquisa, lembre-se de todos os pontos que trouxemos neste post e comece a produzir seu conteúdo!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

71 Replies to “6 pontos a se analisar antes de escolher a hospedagem do seu site”

  1. Eu estava esses dias procurando um lugar para contratar para ajeitar hospedagem e domínio do blog e eu sempre via críticas a alguns pontos da empresa. Por isso prefiro muito o blogger, por ter essa segurança de que o conteúdo vai continuar lá e os acessos também (mesmo ele já tendo excluído meu blog).
    Hospedagem tem que ser muito bem pesquisado para não perder nada
    beijos

    1. É muito complicado escolher uma empresa, quando fiz a hospedagem do meu blog fui por uma indicação da Bruna Vieira, mas antes disso, sem informação contratei uma empresa que tentou clonar o cartão do meu marido. Por isso, gostei da Hospedagem de Si.tes, porque lá você pode avaliar as empresas de hospedagem mais comentadas, qual a diferença entre elas, as vantagens, as diferenças, os preços..

  2. Eu não sabia que os domínios tem um limite de tráfego mensal. Uso da GoDaddy, vou já pesquisar sobre. Eu confesso que fui pelo preço, pois custou só 7,99 o primeiro mês.
    Blog NicenessBeauty | 400 receitas FIT + bônus

    1. Já ouvi muitos comentários positivos sobre a GoDaddy, inclusive o Hospedagem de Si.tes fez a avaliação dele! ❤

  3. Não conheço a empresa, mas parece bem boa! Gostei das dicas.

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Pathy! 😀

      1. Olá! Eu pesquisei muito para poder contratar um. E isso fez com que eu achasse um muito bom e qur valeu a pena.
        Adorei o post!
        Beijinhoooos. ❤️
        http://www.lewestinblog.com

        1. Pesquisar faz toda a diferença, analisar as comparações, ver quais os benefícios. Fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

  4. Oie.
    Engraçado que todos os motivos que você citou me fizeram escolher o wordpress como site para hospedar meu blog. Muito embora ainda não seja um domínio, tenho tudo isso e um pouco mais. É sempre bom pensar nos layouts e nas formas como você quer colocar seu conteúdo. Afinal, um bom visualizador também chama bastante atenção.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    1. Realmente, foi por isso que também escolhi o WordPress. Além dele ser muito fácil de mexer, né? ❤

  5. Ahhh… essa falta de informação sobre as hospedagens mata a gente, viu!
    Desde que fiz meu blog já passei por 3 hospedagens diferentes, e todas por indicação… agora finalmente encontrei a ideal!

    Beijos…

    >>Blog da Gio<<

    1. É muito complicado, principalmente no início onde é tudo muito novo, né? ❤

  6. Armazenamento conta muito! Foi o que mais me preocupei na hora de comprar uma hospedagem. Ainda bem que o que eu escolhi o HostGator que tem um suporte ótimo para cliente e isso já ajuda muito!

    1. O HostGator hoje é considerado o melhor para hospedar sites, né? O meu é em outra empresa, mas se um dia precisar mudar, escolheria ele.

  7. Ótimas dicas, pois nunca sabemos o quanto o serviço é confiável. Precisamos estar sempre prestando atenção. Adorei o post.

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Monique! ❤

  8. Excelentes dicas. Trafego mensal, armazenamento, suporte e carregamento são muito essenciais. Eu demorei tempos para achar uma hospedagem que me agradasse rs
    Eu uso namecheap pra tudo desde domínio à hospedagem, o atendimento é excelente e o preço é muito bom ♥

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Lizzie! ❤

  9. Eu amei a dica! eu uso hostgator e pago anual e nunca tive problemas com eles!

    Beijinhos :*

    http://www.blogsunshinee.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Eryca! ❤

  10. Escolher a melhor hospedagem é fundamental, porque deixa o trabalho até mais profissional.
    Charme-se

    1. Faz toda a diferença! ❤

  11. Adorei as dicas, realmente escolher uma boa hospedagem é fundamental
    http://www.achatadebatom.com

    1. Que bom que gostou Cristiana, fico feliz! ❤

  12. Que dicas maravilhosas, me ajudou muito!
    Beijo
    😉
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Gessica! ❤

  13. Dicas importantíssimas, vejo muita gente com dúvida hoje em dia sobre isso.
    Eu troquei a minha recentemente, o serviço tá em ótima qualidade. A minha antiga deixou a desejar com mal atendimento e blog instável algumas vezes.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    1. É tão ruim quando o blog sai do ar e a empresa simplesmente não te dá atendimento nenhum, é péssimo! Que bom que agora esse novo serviço que você contratou está sendo bom! ❤

  14. Confesso que sou meio desligada pra essas coisas, mas creio que seja essencial analisar bem e ver comentários de outras pessoas antes de decidir investir no blog.

    1. Com certeza, Paulina! ❤

  15. Oi Kaila
    Antigamente eu usava a do UOL mas tinha dificuldade para mexer e colocar no blog, agora eu to usando o da Nuvem Hospedagem, acho. Bem melhor!
    Valeu as dicas 🙂
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    1. Uso o serviço da nuvem desde que criei o blog e até hoje tem sido ótimo! ❤

  16. Oi Kaila, tudo bem?
    AMEI? AMEI.
    Quando fui escolher a minha não pensei em nada disso e são pontos extremamente necessários pra se pensar… Já salvei o post <3
    beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    1. Oi Ana, tudo bem e você? Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

    2. Adorei as dicas, super importantes

      Bjss

      Blog Adriane Araujo

      1. Que bom que gostou Adriane, fico feliz! ❤

  17. Óptimas dicas Kaila, bem úteis! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Que bom que gostou Inês, fico feliz! ❤

  18. Quando trocamos o serviço de hospedagem aqui da firma, tivermos que analisar todos esses pontos para avaliar o custo x benefício porque faz toda diferença, não só pra gente mas para o cliente também, que não quer um site instável e lento.
    Beijão

    1. Faz muuuuita diferença mesmo para ambas as partes! ❤

  19. Que ótimo post pra quem não entende nada do assunto, tipo eu! kkk Obrigada pelas informações =)

    Beijos,
    Gábi

    Blog @gabrielaer

    1. Que bom que gostou Gabi, fico feliz! ❤

  20. Olá Kaila,
    Eu sempre usei o blogger como hospedagem do site e o dominio.br que é pago e nunca sofri nenhum danos. Mas adorei as suas dicas!!

    Um beijo,
    http://www.purestyle.com.br

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Fernanda! ❤

  21. Oi Kaila, como eu trabalhei em uma empresa de hospedagem eu tenho várias experiência sobre ferramentas e outras coisas, porém, eu fiquei desempregada e não consigo hospedar o site em um lugar melhor. Mas quem sabe um dia eu não sigo suas dicas, até mais!
    https://www.depoisdaleitura.com.br

    1. Espero que logo você possa encontrar uma hospedagem melhor, Lídia! ❤

  22. Oi, Kaila! tudo bem? Eu tenho muita vontade colocar um dominio próprio no blog, ainda uso a hospedagem do blogspot, mas é tanta coisa para pensar, estou começando a trabalhar com SEO agora, obrigado pelas dicas <3 Bjss
    https://blogagarotadossonhos.blogspot.com/

    1. Oi Tuane, tudo bem e você? Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado! ❤

  23. Leticia Santos Olegario says: Responder

    Adorei as suas dicas, acredito que seja muito relevante a velocidade de carregamento das paginas e do site em si, pois é um pouco frustante quando entramos em um site e demora pra carregar todas as informações.
    Beijos boa semana ,
    http://www.bellapagina.blogspot.com.br

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Leticia! ❤

  24. Ótimas dicas, Kaila.
    É importante pesquisar para encontrar uma boa empresa de hospedagem e ver qual oferece melhor custo/benefício.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Que bom que gostou Adriana, fico feliz! ❤

  25. post super informativo!
    não sabia do tráfego mensal! :O

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, Luana! ❤

  26. Ótimas dicas, não sabia disso de tráfego mensal.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas

    1. Que bom que gostou Anete, fico feliz! ❤

  27. Muito boas as dicas, temos que levar muitas coisas em conta em relação a isso.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Juliana! ❤

  28. Gostei das suas dicas, mas no momento esse é um investimento que não posso fazer.
    big beijos

    1. Que bom que gostou Lulu, fico feliz! ❤

  29. Oi Kaila,
    Ótimas dicas. Ainda mantenho tudo no blogger sem domínio próprio porque, apesar de ter o adsense pra tentar ganhar algum dinheiro, esse não é o meu intuito, portanto não quero investir financeiramente nisso por enquanto. Mas se um dia mudar de ideia, lembrarei das suas dicas!

    Beijus;

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Helaina! ❤

  30. Oi Kaila,

    Ainda não fiz hospedagem, mas sempre fico de olho nas dicas para acertar quando fizer.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros

  31. Eu sempre alerto assim que possível todo mundo sobre isto! Não tem nada mais chato que perder dados! Já perdi comentários, sei que não teve relação com a hospedagem, mas foi muito chato! Eu uso Hostinger e eles já me ajudaram demais em momentos bem difíceis pois uso wordpress.org que às vezes tem seus perrengues! Mas a gente só sabe se nosso serviço é bom mesmo nessas horas!

    1. Realmente, já passei por maus bocados e se não fosse minha hospedagem me dando suporte acredito que já não teria o blog mais!

  32. Oi Kaila,
    Eu nunca tinha parado pra pensar da importância disso, sério.
    Quando estava lendo seu post, fiquei bastante preocupada pensando se tinha feito no local certo a hospedagem do meu. Espero que sim.
    Muito obrigada pelas dicas!
    Com certeza, serão muito úteis.
    Beijos!
    BorboletraInstagram

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Hozana! ❤

  33. Não conhecia essa empresa, gostei das informações que você passou.
    Tenho mais um blog novo, e provavelmente vou precisar de um bom serviço.
    Bjinhos,
    http://www.prosaamiga.com.br

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

    2. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

Deixe uma resposta