Fique com alguém que você aceite. Ninguém muda ninguém.

Em uma quarta-feira qualquer, Luana encontrou o perfil de Paulo no Instagram. Os olhos castanhos, as poucas fotos e o sorriso encantador foram suficientes para que ela se encantasse. Enviou um direct e logo recebeu sua resposta. Dias depois, o primeiro encontro, semanas depois, o pedido de namoro. Tudo parecia perfeito. Até que ela começou a perceber que mesmo juntos, ele ainda recebia inúmeras ligações de amigas, saia com os amigos e desligava o celular, simplesmente sumia e não dava sinal de vida. Paula não dizia nada, afinal o namoro era recente e ela tinha convicção de que depois do casamento tudo mudaria. O casamento aconteceu e agora não era apenas as ligações e as saídas com os amigos que incomodava, era uma infinidade de atitudes. Nada mudou e sabe porque? Porque ninguém muda ninguém.

Quantas pessoas não namoram e até se casam com a falsa ideia de que o outro irá mudar? Eu acredito na mudança do ser humano, mas também acredito que essa ideia que a gente tem que podemos salvar o outro, de que devemos suportar todas as atitudes que nos causam dor porque podemos ajudar o outro a melhor deve ser esquecida. Porque nós não vamos. Ninguém muda da noite para o dia. Imagina se mudaria por alguém. Mudamos quando a vida bate tão forte que a única saída é enrijecer para não sucumbir. Por isso, preste atenção no que você tolera e não admite em alguém.

Se você detesta mentiras, por exemplo, não se case com alguém que minta na ilusão de achar que com o casamento, o namoro ou até mesmo o amor irá proporcionar essa mudança. Casamento e namoro não salvam e nem mudam ninguém. Pior, com a convivência os defeitos e as coisas que incomodam tendem a se realçar cada vez mais. Gerando brigas, cobranças e desgaste no relacionamento. Preste atenção no namoro porque o casamento não irá ser uma fórmula mágica que simplesmente irá transformar essa pessoa. Case-se com alguém que você aceite. Seja a toalha molhada em cima da cama, o jeito desorganizado ou a mensagem visualizada e não respondida no Whatsapp.

O que uma pessoa aprende no convívio com outra pode ser capaz de fazê-la mudar. Somos seres em contante movimento e, de repente, novas ideias e comportamentos podem surgir em quem nunca havia imaginado. Porém, essas sementes só crescem em solo fértil. Essa mudança só surge em quem já pensava, mesmo que bem no fundo, em deixá-la acontecer. Você pode ser a mulher mais magnífica que ele encontrou na vida, a nora que a mãe dele pediu aos céus, mas ainda assim, se ele não quiser parar de viver a vida de solteiro, ele não irá parar. Ele não vai parar de beber porque a ama. Ele vai parar de beber porque o fígado dele irá gritar que não aguenta mais. Ele não vai parar de ir em festas porque você insistiu para que ele fizesse isso, ele vai parar porque cansou. 

 Todos mudam, mas no seu próprio tempo. Acredito até, que mudamos mais por medo do que por qualquer outro motivo. Mudamos por medo de perder quem amamos. Mudamos por medo de perder o emprego. Mudamos por medo de morrer. Mudamos por medo de sofrer. Mudamos por medo do novo, mas mudamos. Ou você aceita quem ele é, ou cai fora. Ninguém é obrigado a ficar onde não se lhe convém. E acredite: nossos defeitos e qualidades quem constrói ou desconstrói somos apenas nós mesmos.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

64 Replies to “Fique com alguém que você aceite. Ninguém muda ninguém.”

  1. Oi Kaila!
    Ninguém é perfeito, mas é importante ponderar o que há no outro que me incomoda ao ponto de eu poder viver com isso ou não.
    Como você disse, ninguém muda depois do casamento.
    Ninguém tem o poder de mudar ninguém.
    É preciso fazer boas escolhas para si.
    Beijos!
    Borboletra

    1. Exatamente! ❤

  2. Concordo com você, Kaila. E também não vale a pena mudar alguma característica nossa, só por outra pessoa.

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Não mesmo Pathy, a gente deve mudar só quando essa vontade vir de dentro de nós e se for para melhor.

  3. Thais Pereira Terra says: Responder

    Gostei muito do texto! Também acho que mudanças não ocorrem assim e devemos sempre nos relacionar com pessoas que nos aceitem do jeito que somos.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Thais! ❤

  4. Oi Kaila, tudo bem?
    Acho que defeitos devem ser ditos, mas a pessoa em si precisa querer mudar e melhorar. Não conseguimos forçar isso.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    1. Oi Prih, tudo bem e você? Sim, os defeitos devem ser ditos, mas é como você disse, a pessoa só vai melhorar se ela quiser.

  5. Nossa que mensagem linda sobre relacionamentos, eu concordo plenamente
    Charme-se

    1. Que bom que gostou Simone, fico feliz! ❤

  6. Que texto sensacional. Gostei muito!
    Beijinhos

    http://www.glamour2.com

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, Mary! ❤

  7. Foi inevitável ler o título e lembrar de uma história que eu mesma vivi.
    Às vezes essa esperança de mudar o outro nem é consciente. surge em forma de várias emoções distorcidas e dinâmicas de codependência. Mas uma coisa afirmo (e superconcordo com você): ninguém é feliz sem ser livre.
    Nem quem espera mudança, nem quem tenta ser “mudado”. Tem uma liberdade no amor que, como você disse, só a aceitação traz, né?

    1. Que comentário, Sabrina. O amor precisa ser livre, sem cobranças, sem querer ter alguém que não existe. Por isso, a gente precisa observar as qualidades e os defeitos do outro, para saber se estamos realmente prontos para aceitar aquilo na nossa vida ou não.

  8. Texto incrível, como sempre, Kaila. É uma coisa que muita gente tem dificuldade de aceitar, né? Que ninguém muda ninguém, a não ser a própria pessoa. Na minha pouca experiência de namoro, aprendi que relacionamento é um negócio muito sério e temos que trabalhar muita coisa pra sermos plenamente felizes num. Que aprendizados será que o casamento vai me reservar, daqui há alguns anos? xD

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

    1. Pode saber que serão muito maiores que o namoro, rs. Estou casada há três anos e todos dias o casamento deixa uma lição. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  9. Tem muita gente que casa na ilusão de mudar outra pessoa! E acaba só se frustrando!
    Bjoo

    Tiemi
    RoseBoxBlog

  10. Oi Kaila,tudo bem?
    Concordo em tudo no seu texto,principalmente a gente que é mulher acaba tendo aquela criação de que a gente da jeito em homem,como se fossemos uma extensão da mãe,mas hoje em dia com o feminismo e empoderamento da mulher,estamos enxergando tantas coisas que antes a gente deixava pra lá. É muito importante observar e ver as qualidades e defeitos da pessoa enquanto namoramos,porque depois que casa tudo fica muito mais difícil.
    Adorei o seu texto,aposto que vai ajudar muitas pessoas.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    1. Oi Carol, tudo bem e você? Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

  11. Eu amei seu post Kai, eu sinto até falta de um companheiro. hehe
    Mas sempre quando eu escolhia alguém para estar no meu lado, eu optava por quem eu mais tinha afinidade e na qual conseguia lidar com seus defeitos.
    Beijos.
    Diário da Lady

    1. Fiquei feliz por você ter gostado, Le. Encontrar e escolher estar com alguém que a gente combine e saiba lidar com os defeitos é o ponto chave para o relacionamento fluir!

  12. Quando a outra pessoa não é capaz de abrir mão de certas atitudes quando está em um compromisso, é por que ela não merece estar ao nosso lado. Ótima reflexão Kaila. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Fiquei feliz por você ter gostado, Paula! ❤

  13. Ka, que texto incrível.
    Acho que não existe sensação melhor, do que gostar de alguem e aceita-la como ela é. Suas qualidades, defeitos e gostos.

    Muito bom!
    Beijos da Nah
    http://www.oxifalei.com.br

    1. Ah Na, muito obrigada. Fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

  14. Texto perfeito Kaila. A união é aprender e amar as diferenças, as incertezas e inseguranças.
    Adorei essa frase que vc pontuou: nossos defeitos e qualidades quem constrói ou desconstrói somos apenas nós mesmos.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, Wanessa! ❤

  15. é bem verdade. Ninguém muda ninguém! No entanto, se realmente gostamos da pessoa, vamos gostar tal como ela é e não mudar nada.
    Beijinhos

    Rafaela BorgesKnightLaand

    1. Sim, mudanças pequenas acontecem no dia a dia para um convívio melhor, mas não podemos ditar que a pessoa precisa passar por essas mudanças, elas devem acontecer por vontade própria, porque a pessoa quer ser melhor.

  16. Realmente temos que gostar de uma pessoa como ela é e não como queremos que ela seja.
    http://www.achatadebatom.com

  17. Que reflexão maravilhosa! ❤️ Realmente… Ninguém muda ninguém!

    http://www.heylou.com.br

    1. Que bom que gostou Louise, fico feliz! ❤

  18. Com certeza ninguém muda ninguém. As vezes nos adaptamos em alguns pontos, mas tem que ser leves, que não nos modifiquem, pois se não ninguém consegue suportar. Precisamos achar pessoas que nos completem e não nos anulem.

    1. É exatamente isso! ❤

  19. Oi Kaila,

    Texto inspirador.
    Ninguem muda ninguem, nós temos que mudar quando achamos necessário e não pelos outros.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, Jessica! ❤

  20. Oi Kaila
    Nossa, amei o post
    Isso é de extrema importancia , e motivo de muitas brigas em relacionamento imaturos.
    Acho que quando entendemos que defeito todos temos, é bem mais fácil lidar com qualquer pessoa, não é mesmo?

    1. E como é, Yasmin. Ninguém é perfeito, o outro tem defeitos, assim como qualidades. Precisamos aprender a filtrar e observar se esses defeitos e qualidades devem fazer parte da nossa vida ou não, porque ninguém tem o direito de querer mudar ninguém.

  21. Luiza Helena says: Responder

    Oi, Kaila!
    Adorei o post! O meu último relacionamento foi bom nesse sentimento; um aceitava o outro do jeito que era.
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Luiza! ❤

  22. Concordo totalmente! Por muito tempo quando eu dizia isso falavam que eu não ia encontrar um homem perfeito igual eu estava procurando. Mas eu nunca procurei um “homem perfeito” até mesmo porque isso é muito subjetivo. Cada um se sente bem, ou não com uma gama de características específicas. Isso vale tanto para relacionamentos amorosos quanto para amizades!

    1. Realmente, é muito subjetivo. As vezes, homem perfeito para você é apenas um cara respeitoso, que saiba te tratar bem e tenham os mesmos objetivos que você, as vezes, pro outro, homem perfeito é apenas aquele que queira estar em um relacionamento, mesmo não te respeitando, mesmo te oprimindo. Acredito que não exista homem perfeito, existe o homem certo para cada uma de nós.

  23. concordo demais! muda quem quer mudar, o outro não muda.
    e acho que essa ideia que a gente tem de que podemos mudar o outro, nos mantém em relacionamentos que, muitas vezes, não são tão legais assim… é uma esperança que não morre, mas que machuca.

    um beijo!
    http://www.blogmodelando.com

    1. Essa é a pior parte, ninguém tem o direito de mudar ninguém, apenas nós mesmos podemos nós mudar.

  24. Menina, infelizmente muita gente tem essa ilusão de que depois que casar o(a) parceiro(a) vai mudar, enquanto que é justamente no namoro que a gente precisa detectar essas coisas. Namoro não é só pra beijar na boca (e algo mais), é pra isso se conhecer como casal tb. É uma prévia de como será a vida a dois num casamento. Se no namoro (em que geralmente tudo são flores e todos mostram o seu melhor lado) já não está legal, infelizmente no casamento a coisa tende a piorar, essa é que é a verdade!

    =)

    Suelen Mattos

    ______________
    ROMANTIC GIRL

    1. É isso que acontece mesmo, Suelen. No namoro a gente já percebe muita coisa, e precisamos prestar muita atenção, porque depois é no casamento que a gente conhece ainda mais a fundo aquela pessoa e aquele comportamento!

  25. Realmente, a mudança é uma coisa difícil. Bem raro uma pessoa mudar, ela pode até ‘disfarçar’ ou mentir pra si mesma que não gosta mais de tal coisa, por exemplo.

    nicenessbeauty.com

  26. Oie!
    Nossa, a parte do “mudar por medo” foi um tapa na minha cara. Parece que isso está no automático do ser humano. Medo de ser julgado.
    Gostei muito do seu texto e concordo. Uma pessoa é diferente da outra, e a gente precisa começar a perceber isso e buscar harmonia. Forçar uma mudança não dá certo.
    Ótima reflexão.
    Beijos
    Our Constellations

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, viu? ❤

  27. Oi Kaila! Eu só posso concordar com vc, a gente não muda ninguém, o melhor é ficar com alguém que a gente aceite os defeitos mesmo e que nos faça bem!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. Pequenas mudanças acontecem no cotidiano, mas é muito mais fácil pedir para alguém guardar a toalha molhada da cama, do que pedir respeito, fidelidade e a pessoa conseguir fazer isso por nós, sabe? Se isso já não existe desde o começo do relacionamento, provavelmente nunca existirá.

  28. Oi, Kaila

    Adorei o texto! Realmente ninguém muda por ninguém e nem é uma coisa saudável. Em contrapartida, sempre acho válida a vontade de melhorar. Claro que há casos e casos, defeitos e defeitos, mas o importante é não nos iludirmos achando que temos o poder de mudar alguém.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

    1. Sim, muitas pessoas mudam por si mesmas e consequentemente, isso melhorá outros aspectos, como o relacionamento. Mas essa mudança sempre vêm de dentro! ❤

  29. É aquela máxima que temos que respeitar o grau evolutivo de cada um. Achar que o outro vai mudar pela gente ou exigir isto do outro, na minha opinião é perda de tempo. Ótima reflexão em formato de texto como sempre!
    Beijos!
    jenifercruuz.com

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

  30. Gosto de textos assim ”tapa na cara” hahaha Acordar pra realidade da vida.
    Xeruuh amore

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Fiquei feliz por você ter gostado, Kleide! ❤

  31. que texto maravilhoso! <3

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Obrigada, Luana! ❤

  32. Concordo plenamente com o texto, eu sou do jeito que sou e as pessoas devem gostar de mim assim mesmo…

Deixe uma resposta