4 formas de ganhar dinheiro com o Instagram

O Instagram nasceu como um simples aplicativo de compartilhamento de imagens, no entanto, esse espaço virtual ganhou proporções maiores do que muitos imaginavam. O sucesso do aplicativo é um retrato da sociedade moderna, que une vaidade, redes sociais e uma mudança em direção a meios de comunicação mais visuais. Com mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias, não é de se estranhar que as pessoas estejam de olho no dinheiro que essa plataforma pode render. Afinal, geralmente, onde há pessoas, há oportunidade de negócios. Isso faz do Instagram uma incrível fonte de renda, para quem souber explorar esse canal.

No Brasil, um grande (e polêmico) exemplo de sucesso na monetização de redes sociais são as criadoras de conteúdo, que ganham em média de R$ 200,00 até R$ 30.000 por um post em seu perfil no site. Se você não é uma subcelebridade que arrasta multidões nas redes sociais, saiba que também existem formas de monetizar sua conta no Instagram. Você pode usar suas paixões, hobbies e conhecimentos específicos para criar uma conta na plataforma e ganhar dinheiro seguindo algumas dicas preciosas. Mas, antes de dizer quais são essas formas de monetização, é importante que você saiba que não será do dia para a noite que você começará ganhar dinheiro com elas.

Sem planejamento e estrategia de divulgação, não adianta publicar todos os dias no Instagram para divulgar um produto ou serviço. Dessa forma, você não alcançará resultado nenhum. Para começar, defina seu público alvo, assim você sabe exatamente quais conteúdos você criará e quais são as pessoas que você deseja alcançar. Quanto mais específico, mais fácil ficará para aumentar o número de seguidores e o engajamento deles.

Procure oportunidades de negócio nos lugares certos, se você quer fazer parceria com empresas para publicar conteúdo patrocinado, não adianta fazer propaganda dos seus serviços em posts no próprio Instagram. Crie formas naturais de entrar no radar de empresas do ramo, talvez por marcá-las em algum post ou interagir com suas publicações. Se deseja vender suas fotos, procure bancos de imagens confiáveis e se cadastre nos mais interessantes. Gastar energia nos canais errados só traz frustração e nenhuma renda. Fuja dessa armadilha.

Redes sociais são como clubes: você precisa seguir as regras de convívio para ter respeito e a confiança das pessoas. Algumas boas práticas do Instagram são:

  • publicar de uma a duas vezes por dia para não enjoar os seguidores com muitas publicações;
  • criar conteúdo que tem apelo visual, que ensine ou seja inspirador;
  • use hashtags para aumentar o alcance de seus posts e ganhar seguidores;
  • use o Stories para reafirmar sua marca e promover maiores interações com o público.

Use uma ferramenta de automação, investir em uma boa ferramenta de automação do seu perfil pode acelerar muito os seus resultados e aumentar a sua capacidade de ganhar dinheiro. Uma ferramenta de qualidade pode servir para multiplicar sua base de seguidores (com qualidade), promover um engajamento muito maior com seu conteúdo e abrir várias oportunidades de parcerias de negócios. Pode ser que hoje você não tenha condições de se posicionar como influenciador digital ou de promover produtos (próprios ou como afiliados). A automação de perfil pode mudar esse cenário em bem menos tempo que levaria de forma manual.

Recapitulando: agora que você tem seu perfil no Instagram, definiu seu nicho e está focado em crescer para alavancar o seu negócio, vamos conhecer as quatro formas mais eficientes de ganhar dinheiro com esse aplicativo:

  • Posts patrocinados, a primeira opção é promover produtos, iniciativas de outras empresas e instituições ou serviços. Essa é uma possibilidade exclusiva de criadores de conteúdo. Ou seja, se você tem uma base pequena de seguidores ou pouco engajamento em seus posts, essa não é a melhor alternativa para o seu caso.

Divulgação de produtos como afiliado, outra possibilidade de ganhar dinheiro com o Instagram é se tornar afiliado de empresas cujos produtos interessam ao público que segue você. Recomende esses produtos com seus links de afiliado e ganhe comissões por venda realizada a partir deles.

  • Talvez a opção mais óbvia, e que vai ser escolhida pela maioria das pessoas, é usar o Instagram assim como se usa a maioria das redes sociais: para cultivar uma audiência sólida e vender produtos ou serviços próprios. Não importa em que segmento de mercado você atua, pode impactar as pessoas certas com conteúdo de qualidade, e gerar vendas a partir disso.

Mesmo que você não tenha um produto ou serviço próprio, não seja influenciador digital e não entenda nada sobre marketing de afiliados, ainda pode ganhar dinheiro com o Instagram. Como? Vendendo suas fotos para bancos de imagens. Muita gente está disposta a pagar por imagens de qualidade, alinhadas com o conteúdo que produzem. Se você tem habilidade em compor fotos legais no seu perfil, provavelmente conseguirá vendê-las em um ou mais das centenas de bancos de imagens que existem.

Fala sério, depois desse post ficou fácil trabalhar com o Instagram, né?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

50 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *