Papel de parede autocolante ou sem cola? Saiba quais são as vantagens e desvantagens de cada um

Quando nossa procura por um apartamento começou não tínhamos muitos pré requisitos, apenas queríamos um espaço que não precisasse de reformas e que expressasse um pouco da nossa personalidade, afinal, como estávamos buscando um imóvel para alugar, não queríamos investir nele quando entrássemos. Visitamos todas as imobiliárias da minha cidade, e como ela é bem pequena, quase não encontramos muitos imóveis disponíveis. Os poucos que visitamos ou não fazia o nosso estilo ou já tinham pessoas na nossa frente. Depois de duas semanas, sem nenhuma opção disponível e quase pensando que não era para ser, encontramos o apartamento que moramos hoje e parece que ele foi desenhado à mão para nós. Todas as referências que procurávamos encontramos aqui e conseguimos um aliado na hora de adicionar nossa personalidade sem investir muito dinheiro: os papéis de parede.

Os papéis de paredes são ideais para quem quer renovar a aparência da casa sem fazer grandes estardalhaços, além de dar uma diferença gigantesca em qualquer ambiente, ele é uma opção prática e barata. Com diferentes texturas e estampas, os papéis de parede podem dar um up desde o quarto, cozinha e até no banheiro. Mas qual a diferença entre o papel de parede autocolante e o sem cola? Algum é melhor que o outro? Qual devemos escolher?

Escolhi colocar o papel de parede autocolante em todos os quartos, o adesivo na cozinha e o papel de parede original que é o sem cola no corredor e posso dizer que existe muita diferença na aplicação e no resultado de cada um. Minha primeira experiência foi com um papel de parede autocolante, como nunca tinha trabalhado com esse tipo de material senti um pouco de dificuldade no início e depois fui pegando o jeito. Ele nada mais é que um adesivo em uma versão ampliada, onde você basicamente retira o papel que protege o adesivo e vai aplicando no local desejado com uma espatula para não gerar bolhas.

Já o papel de parede tradicional é aplicado com uma cola específica, ao invés de simplesmente retirar o papel e aplicar o adesivo diretamente na parede, você precisará fazer a cola e passar no papel antes de aplicar. Dessa vez, minha escolha foi feita na Lojas Dekor e eu não poderia ter feito escolha melhor, a marca cessou todas as minhas dúvidas e me ajudou muito no processo de aplicação, já que nunca havia feito o uso desse tipo de papel antes. Para começar, é preciso preparar a cola que é basicamente misturar o pó que vem com o papel de parede, com água e aguardar alguns minutinhos.

Em seguida, optei por cortar o papel de parede em pedaços menores para facilitar a aplicação. Espalhei a cola por todo o papel e fiz a aplicação com o auxílio de uma espatula, que comprei por R$ 2,00. Nessa hora já percebi a grande diferença entre o papel autocolante e o papel sem cola: é muito mais fácil corrigir um erro com o papel sem cola, já que o autocolante quando é aplicado, quando tentamos tirar para corrigir o erro, ele simplesmente tira a tinta da parede e não se fixa como antes. O papel de parede original, permite que a gente retire o papel e o reposicione com facilidade.

Outra diferença é que no papel de parede sem cola, você precisará esperar a cola secar para realmente ver o resultado da aplicação. Enquanto, o papel de parede autocolante já proporciona esse resultado imediato. Por fim, o resultado é muito semelhante, dependendo do papel que você escolhe, no corredor optei por um papel bege, com relevo, que causou uma diferença drástica, já que antigamente a parede era amarela e com o tempo o aspecto foi ficando feio. Parece que o corredor se ampliou, como os papéis de parede dos quartos já chamam muita atenção, ele deu um ar mais leve para o ambiente.

Os preços do papel autocolante e do papel de parede sem cola são bem parecidos, o que realmente muda é a forma como cada um é aplicado. Sua durabilidade também é parecida, os papéis de parede duram em média 10 anos, mas esse número varia de acordo com a forma como você cuida do seu papel de parede.

Papel De Parede Dekor Importado Vinílico Lavável Texturizado 8011

E você tem papel de parede em casa? Você optou pelo autocolante ou pelo sem cola?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

49 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *