Você não é o problema, o problema é sua autoestima

Olhe-se no espelho por alguns minutos e responda: qual a avaliação que você faz de si mesma? Se você qualificar mais defeitos do que qualidades, é um sinal que sua autoestima pode estar estremecida. O jeito como você se vê pode influenciar o modo como você vive a sua vida. A autoestima é o valor que damos a nós mesmos e é baseada na forma como nos vemos. Ou seja, é uma opinião que formamos ao nosso respeito, não um fato em si. Uma pessoa que tem uma boa autoestima, é capaz de reconhecer seu próprio valor, identificar seu lugar no mundo e sentir-se amada e aceita pelos outros. Já as pessoas com problemas na autoestima tendem a sentir que ninguém gosta delas, que não são aceitas pelos outros e que não conseguem fazer nada direito. Desta forma, a forma como nos vemos influencia diretamente nossa capacidade de lidar com a vida e de sermos felizes.

Por que tenho uma autoestima baixa?

Em nossa vida enfrentaremos experiências, dificuldades e guerras internas que permitirão que a gente aprenda e avance. No entanto, às vezes, alcançamos o efeito contrário. Sem perceber, nos tornamos pessoas cinzentas, carentes de motivação e com uma clara falta de autoconfiança e segurança em nós mesmos. A razão pela qual você pode estar passando por isso é porque não se aceita como é, você busca a perfeição e não admite seus erros. Sendo que eles podem lhe ajudar a seguir em frente se os enxergar com uma outra perspectiva. 

Também, pode ser que você busque constantemente a aprovação das pessoas, isso faz com que sua motivação e sua felicidade se encontrem nas mãos dos outros. Além disso, é possível que você caia em algumas ocasiões nas terríveis comparações que não fazem mais do que lhe causar dano. No entanto, às vezes, não podemos escolher. Muitas vezes a falta de autoestima não é uma escolha nossa, em alguns casos, ela vêm de experiências que nos submetemos de forma involuntária.

Ter passado a infância em uma família desestruturada ou com pais pouco afetuosos pode ser um fator desencadeante. Casos de bullying na escola, também podem gerar graves problemas, como a falta de confiança e segurança. Expectativas muito elevadas por parte dos pais ou uma superproteção, também podem fazer com que sua autoestima se veja afetada no futuro. Como você pode observar, o que ocorre nos seus primeiros anos de vida repercutirá em seu futuro. Porém, existe alguma forma de modificar isso?

Se você se identificou com os tópicos citados, a melhor forma é procurar ajuda especializada, como a de um psicólogo, por exemplo. No entanto, algumas atitudes simples podem ajudar no seu equilíbrio emocional:

  • Compreenda seu histórico de vida, por qual motivo você se sente inferior? Não desista, compreenda suas dificuldades e procure enfrentar cada uma delas. Para isso, faça uso de outras ferramentas para olhar a situação. Se você está acostumado a se sentir inferior é porque seu cérebro já anda nessa direção. Identifique esse percurso e procure analisa-lo por outros ângulos. Descubra dentro de você o porquê das coisas, vasculhe sua infância e entenda que só você tem o poder de fazer diferente.

Enfrente seus medos, é essencial que você saiba lidar e enfrentar o medo que as pessoas ou situações provocam e compreender que a percepção de si mesmo está baseada na conseqüência de fatos que já passaram. Você não pode mudar seu passado, mas pode mudar seu presente para alcançar o futuro que almeja.

  • Reconheça seu valor, perceba que seu valor enquanto pessoa não pode e nem deve ser baseado na maneira como foi, ou ainda é tratado, ainda que isso tenha durado toda sua vida. Não permita mais ser desrespeitado, maltratado e não aceite menos do que você precisa, menos do que você pode e merece. Lembre-se ainda que seu valor deve ser baseado pelo que é e não pelos bens materiais que possui. Imagine o que quer ser. E faça ser.

Identifique suas necessidades emocionais. O que você espera receber dos outros pode ser aquilo que não recebeu quando criança de seus pais. Não espere receber dos outros o que só você mesmo pode se dar.

Lidar com as pessoas, com as adversidades, não é fácil e sua autoestima sempre será a primeira a ser afetada. Porém, isso não significa que você não possa amadurecer e crescer com isso. Quando nossa baixa autoestima se converte em uma oportunidade, podemos nos conhecer melhor, aceitar o que sentimos e tirar forças de onde acreditamos que não temos. Pense que, às vezes para podermos subir temos que descer, e é isso mesmo o que ocorre com sua autoestima. Ela colocará a prova sua resistência para que você se converta na melhor versão de si mesmo. No entanto, a verdadeira solução se encontra em nos amarmos e valorizarmos a nós mesmos. Nossas ações e como enfrentamos nosso dia-a-dia refletem como somos. Abra os olhos e comece a cuidar de sua autoestima. Quando assim o fizer você descobrirá que será muito mais feliz.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

54 Replies to “Você não é o problema, o problema é sua autoestima”

  1. Nós Somos Moda says: Responder

    Nossa! Muito lindo o que li! Parabéns!
    http://www.nossomosmoda.com

    1. Muito obrigada. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado! ❤

  2. FRANCIELE TAIS KLEIN says: Responder

    Recuperar a auto estima é um processo demorado e árduo, já me sinto muito pra baixo por conta da aparência. Procurei ajuda, li inúmeros relatos e com exercícios diários como tu propõe seu artigo consegui melhorar isso. 🙂

    Lindo texto, como sempre!
    Ótima semana pra ti! Grande beijo, Franci.
    http://www.delirioscotidianos.com

    1. Não é um processo simples, mas se dermos o primeiro passo e enfrentarmos essa batalha, conseguimos. Fiquei muito feliz por você ter gostado do texto! ❤

    1. Obrigada, Pathy! ❤

  3. Verdade Kaila, adorei seu texto! Beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  4. Eu tenho sério problemas com baixa autoestima. Me identifiquei com seu texto!
    Beijos
    Lily’s Nail
    Instagram @lilys_nail_

    1. Fiquei muito feliz por você ter se identificado, Liliane. Dê o primeiro passo para mudar isso! ❤

  5. adorei esse texto, a desconstrução de paradigmas e melhora da nossa auto estima é mesmo uma luta diaria

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Lívia! ❤

  6. Oi Kaila, tudo bem?
    Ótima reflexão. Muitas vezes não somos gentis com nós mesmos, e isso acaba afetando ainda mais nossa autoestima.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    1. Oi Prih, tudo bem e você? Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  7. Que post maravilhoso, precisamos parar e refletir em nossa vida, nos da o valor e enfatizar nosso melhor lado e conquistas para nos motivar
    Charme-se

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Simone! ❤

  8. Que texto lindo ♥
    Eu já passei por vários momentos complicados em relação a baixa autoestima e é horrível 🙁
    Hoje creio que estou melhor, consegui evoluir mas todo dia e toda situação é uma luta.
    Não é nada fácil enxergar meu valor e meu potencial…
    Mas tamo aí haha!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    1. É uma luta diária que nunca tem fim, né? Mas uma luta importante para sabermos viver a vida de uma forma feliz, realizada e preenchida.

  9. Textão super válido.
    Uma ótima reflexão.
    Quero desejar uma ótima semana pra você.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    1. Fiquei feliz por você ter gostado, Pam! ❤

  10. Não podemos deixar que a baixa autoestima venha prevalecer em nossa vida, mesmo que tenhamos problemas, Kaila gostei muito da reflexão bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Lucimar! ❤

  11. Que post ótimo Kaila amei, uma excelente reflexão para começar a semana.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Jana! ❤

  12. Oi Kaila
    Confesso que tenho baixa autoestima e as vezes é bem complicado de lida com isso ou reverter. Adorei seu texto, dá um empurrão no ânimo.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    1. Dê o primeiro passo para mudar isso, Nessa. Quando nossa autoestima está bem, tudo ao nosso redor faz mais sentido. Fiquei muito feliz por ter gostado do texto! ❤

  13. Oi, que texto sensacional, tava precisando ler algo assim.
    Beijos

    http://www.glamour2.com

    1. Obrigada, Mary. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

  14. Eu aprendi com a vida tudo que mencionou no post, você descreveu tudo perfeitamente.
    Adorei!
    Beijo
    😉
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Gessica! ❤

  15. Oi, Kaila!

    Maravilhoso o texto! Sempre tive muitos problemas com autoestima. Depois que ingressei no mercado de trabalho, passei a ocupar a cabeça com coisas mais importantes, mas esse ainda continua sendo um ponto fraco, só não tanto quanto antes. Sermos felizes com nós mesmos é o essencial pra superarmos qualquer medo ou dúvidas a respeito de si mesmo.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

  16. Meloren Moreira says: Responder

    eu aprendi e mudei muito, minha autoestima está ótima ultimamente, tenho adorado isso

    beijo
    Adoletas

    1. Incrível como tudo muda quando a gente muda!

  17. Excelente reflexão! 🙂 A auto-estima é a fonte de muitos problemas. Boa semana.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Que bom que gostou Inês, fico muito feliz! ❤

  18. Já tive muitas dificuldades com a minha baixa autoestima, hoje consigo lidar melhor com ela. Amei a reflexão ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    https://www.devoltaaoretro.com.br

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  19. Eu amo seus textos, tipo assim, demais <3 hahaha
    As vezes somos muito cruéis com nós mesmos… Temos que nos dar um tempo, nos reconectar, nos enxergar, por mais difícil que seja, é necessário!
    Beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    1. Ah Ana, não sabe como fico feliz por você gostar dos meus textos, sério! ❤

  20. Oi Kaila.
    Cuidar de nossa autoestima, nos manter firmes e fortes nesse sentido nunca é fácil. Eu sofro com depressão há muitos anos, e isto é um dos fatores que me prejudica em relação a minha autoestima. Mas. adorei seu texto e tenho certeza que de alguma forma ele vai ajudar a muitas pessoas.
    Bjus

    1. Eu imagino o quanto seja difícil, Lia. Minha mãe tem depressão desde que eu era pequenininha e sei o quanto os conflitos dela são infinitamente mais difíceis que os meus por conta da doença. Mas não desista, existe uma pessoa linda em você e um mundo incrível, lute para ver sempre o melhor dele e de você! ❤

  21. Oi Kai, esse texto só me fez pensar de como era uns anos atrás, o quão presa estava sob a minha mente, e cada diaa autoestima pior.Hoje em dia dou graças a Deus por ela estar melhor do que era uns anos atrás.

    Folhas De Netuno

    1. Essa guerra interna faz parte de nós, e acredito que sempre fará. No entanto, só depende de nós também mudar a forma como nos vemos e como vemos a vida! ❤

  22. A nossa autoestima é tudo! Adorei o seu texto
    http://www.achatadebatom.com

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! ❤

  23. Gostei muito do seu texto.
    big beijos

    1. Obrigada, Lulu!

  24. Você escreve tão bem, principalmente quando se trata de assuntos mais delicados. Para muitos é tão difícil aceitar que se está com baixa autoestima, e tentar melhorar isso. Mas é preciso enfrentar os medos mesmo, se valorizar, e enxergar todas as qualidades que temos, por dentro e por fora. Somos seres tão únicos e maravilhosos <3 Ameeeeeei o texto! Beijokas Kah 😉

    1. Não sabe como fiquei feliz com o seu comentário, Natz. Obrigada! ❤

  25. De fato, o texto é importante porque autoestima muda muito o nosso comportamento na vida, tanto de forma negativa quanto positiva. Comecei a trabalhar na minha em 2014 e percebi a ótima mudança que isso provocou em mim! Texto super válido <3

    Beijo da Yana,

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Yana! ❤

  26. Oi Kaila
    Gostei muito de ler o seu post, pois ele pareceu falar diretamente comigo. Minha auto-estima anda baixa ultimamente e é visível o quanto isso afeta o meu cotidiano, a forma como enfrento as adversidades e vejo o meu futuro.
    Essa era uma coisa que nunca tinha parado muito para pensar, que deveria não apenas cuidar do meu exterior mas também do interior, pois ele é uma das coisas mais importantes. Se você não está bem por dentro, isso se refletirá por fora, em suas relações com as pessoas, trabalho, estudos, etc.
    Atualmente estou indo a psicóloga para me ajudar a mudar meus pensamentos e conseguir reorganizar a minha vida. Espero que tudo corre bem!

    Parabéns pelo lindo post. Beijos!!

    1. Nosso interior é tudo, Nayara! Cuide bem do seu. ❤

Deixe uma resposta