Não conte às pessoas mais do que elas precisam saber

João rejeitou todas as mensagens de Ana, que contou para Paula, que em questão de segundos fez a notícia viralizar. Lúcia disse para Felipe que iria fazer uma entrevista de emprego, justo ele que sempre quis trabalhar naquela empresa, coincidência ou não, ela não foi contratada. Todos diziam para Luís que ele não deveria se casar com Beatriz, palavras foram ditas até que seus destinos deixaram de ser o mesmo, só então Luís percebeu o quanto Beatriz o preenchia, pena que já era tarde demais. Você já parou para pensar que tudo o que as pessoas sabem verdadeiramente sobre você ou sobre o que acontece na sua vida, é você quem conta? E se elas não soubessem? Será que o que acontece ao seu redor seria diferente?

Existem pessoas que são extrovertidas e bastante transparentes, em um minuto de conversa elas já entregam de bandeja cada detalhe da sua vida, simplesmente porque sentem a necessidade de compartilhar o que possuem dentro de si. Essas pessoas não conseguem esconder o que sentem e apenas pela sua expressão conseguimos identificar se estão tristes, felizes, chateadas ou quando estão bem. Quando compartilhamos com alguém o que está nos engasgando é como se dividíssemos o peso, tornando aquele problema menos denso, menos pesado, à medida que vão saindo um pouco de dentro de nós. Além disso, quem ouve pode ter uma visão totalmente diferente da situação, orientando-nos. Por outro lado, quem assegura que aquela pessoa não usará todas as nossas palavras de uma forma negativa? 

Algumas pessoas são incapazes de guardar segredo e, pior ainda, destorcem o que sabem e transmitem aquilo de uma forma negativa e descontextualizada, para simplesmente sujar a imagem do outro. Ninguém sabe realmente o que o outro tem no coração, quais são suas reais intenções, é preciso muito tempo para conhecer minimamente alguém. Sabe aquelas pessoas que se aproximam com mil perguntas já formadas sobre a sua vida? Elas estão em busca de munição para ser usada de forma distorcida e cruel. Afinal, saber ou não saber da sua vida, muda o que na vida dela?

 O mundo anda por demais superficial e materialista, portanto, nossos sentimentos devem ser preservados e não expostos a qualquer um. Cuidado com seus sentimentos, eles são preciosos, verdadeiros tesouros que não merecem ser violados pela maldade e pela falsidade de quem não sabe fazer nada mais do que destruir tudo o que toca. Não conte às pessoas mais do que elas precisam saber. Na verdade, a maioria delas não tem que saber nada sobre nós.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

89 Replies to “Não conte às pessoas mais do que elas precisam saber”

  1. Muito bom o post! Eu sou muito espontânea e comunicativa, acabava por falar demais. Mas o tempo passa e a gente aprende que tem hora pra falar e hora pra ficar calada. Hoje observo mais do que falo, principalmente do meu sentimento. Sempre é bom ser cauteloso, por que é cada vez difícil ter amigos verdadeiros.
    Beijos

    https://garotadoscremes.blogspot.com/

    1. É triste refletir sobre isso e perceber que a gente não pode nem conversar sem pensar na consequência ou confiar em alguém, mas é a nossa realidade, infelizmente.

  2. Ahhh! Post super necessário. O que mais acontece ultimamente são fofocas, muitas delas sem pé nem cabeça. O que mais me dá raiva são as pessoas má intencionadas que resolvem distorcer tudo, isso pode acabar com uma pessoa. Com o tempo a gente acaba vendo que não vale a pena compartilhar certas coisas.
    As pessoas precisam começar a utilizar mais da empatia! Adorei a sua reflexão.
    Beijos
    http://our-constellations.blogspot.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Ana. Fofoca é o mal do mundo!

  3. Eu sou adepta dessa filosofia de vida, não sou e nem nunca fui “um livro aberto”.
    Ótima reflexão. Beijos!

    1. Que bom que gostou Priscilla, fico feliz! ❤

  4. muito bom esse post, principalmente coisas que ainda estao a acontecer eu nao conto pra ninguem até que de tudo certo

    http://www.tofucolorido.com.br

    1. Que bom que gostou, fico feliz Lívia! ❤

  5. Ótimo post!
    Também sigo essa filosofia e dá super certo comigo.

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Obrigada, Pathy! ❤

  6. Com certeza tem coisas que devemos guardar só para a gente, porque sempre têm energias de todos os lugares, e dependendo da situação não faz bem para a gente ou para os outros.

    1. Pois é, Monique. Nem sempre a energia que o outro amena fará bem para nós!

  7. Eu tenho tentado muuito fazer isso: Não contar mais do que as pessoas precisam saber. De fato precisamos guardar alguns sentimentos e realizações só pra gente, como você disse no post. Eu sinto que sempre que estou prestes a conquistar algo e conto pra alguém, essa coisa dá errado hahah Não sei se é impressão minha mas tenho tentado desapegar disso de ficar contando tudo.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    1. Comigo também acontece isso, rs. Quando vou falar demais escuto até uma voz na minha cabeça dizendo: se você contar sabe que vai dar tudo errado, haha. E é dito e feito!

  8. Kaila
    Você me descreveu acertadamente no primeiro parágrafo kkk Pior, que às vezes, as pessoas são tão falsas e tão envolventes que acabamos falando tudo kkkk Acredito piamente, nessas coisas de contar o quevamos fazer …. e já mudei bastante em relação a isso , mas ainda me pego falando um pouco a mais jkkkkk
    Mil beijos, gata!
    Uma excelente semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    1. Tem pessoas que são assim mesmo, em poucos segundos elas tiram todas as informações que elas querem de nós. Por isso é importante ficar atento!

  9. Super concordo não precisamos falar tudo para os outros pois muitas vezes acaba gerando fofoca, e quem sai prejudicado somos nós, gostei muito do texto é uma reflexão para nós, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Lucimar! ❤

  10. Antes eu falava tudo, agora guardo pra mim, ninguém precisa saber de tudo 😉 beijos e amei o post!
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Luana!

  11. Realmente não devemos contar tudo para as pessoas. Um exemplo disto é a minha vida universitária que até então não dava certo, depois que parei de contar para algumas pessoas a coisa começou a fluir..

    1. Incrível como tudo muda, né? Infelizmente nem todas as pessoas emanam coisas boas e isso de alguma forma, afeta nossa vida.

  12. Sou desse modo de vida também, e quero ser cada mais silenciosa.
    Nem todo mundo torce pela gente no fundo.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    1. É aquele ditado, todo mundo quer ver a gente bem, mas não melhor que eles!

  13. Eu sou muito extrovertida, tenho que me policiar pra não falar mais do que devia!

    >>Blog da Gio<<

  14. Concordo com tudo, muita coisa deve ficar só com a gente mesmo.
    Charme-se

  15. Concordo plenamente contigo, excelente post!

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    1. Obrigada, Vacieni! ❤

  16. É aquele ditado né, quando a gente conta nossas coisas, seja elas os sentimentos ou planos, as pessoas normalmente não te apoiaram e poderão até torcer contra! Então, concordo, o melhor é não contar nada a ninguém 🙂 adorei o texto!
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Luana! ❤

  17. Acredito demais nisso, já quebrei muito a cara falando e me abrindo para pessoas erradas.. Hoje fico na minha, adorei o post!
    Beijo
    😉
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Gessica! ❤

  18. Concordo a gente acaba expondo demais e o outro quer isso que a gente não esteja tão bem, que esteja com problemas igual eles e essas coisas.
    Eu aprendi a não contar com a vida mesmo.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    1. É aquele ditado, o outro quer te ver bem, mas não melhor que ele!

  19. Reflexão muito boa, Kaila! Eu sou de guardar as coisas pra mim, e mesmo quando saio da minha “natureza” de guardar tudo e decido contar as coisas, isso só me prova que sair contando tudo não dá certo mesmo hahahah

    xoxo,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Gabriela! ❤

  20. Uma grande verdade amore. Conte o básico e deixem as coisas fluir do jeito que tem q ser.
    Xeruh lindonaa

    http://www.kleidenaira.com.br

  21. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Essa lição eu já aprendi faz tampo hehe. Não conto nem coisa ruim para não saírem aumentando, nem coisa boa para não colocarem olho gordo hehe. Só confio em poucas pessoas para isso.

    Prefácio

  22. Adorei o post, conheço muitas pessoas que acabam por abrir/expor a vida dela para qualquer pessoa no ato de estar com o psicológico abatido, algo que acho muito ruim se expor para pessoas que acredita ser sua amiga/o e no fundo ser o primeiro jogar negatividade por cima da pessoa. Acredito que temos que falar apenas o básico.

    Folhas De Netuno

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

    1. Obrigada, Karina!

  23. Oie Kaila =)

    Atualmente eu só conto algo para alguém depois que já deu certo. Antes disso evito comentar qualquer coisa. Publico o mínimo possível da minha vida pessoal nas redes sociais também. Afinal, nem todo mundo que se diz seu amigo quer seu bem realmente.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    1. É aquele ditado, as pessoas querem te ver bem, mas não melhor que elas.

  24. Eu super concordo. Tento sempre contar o mínimo possível da minha vida para as outras pessoas, primeiro porque elas não precisam saber, segundo porque isso pode causar inveja.

    Abraço e ótima semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

  25. Olá!
    Isso é algo que venho praticando há uns anos, quando algo de bom acontece tento guardar para mim e compartilhar apenas com quem estava comigo. É como aquela frase do Twitter diz: “O que ninguém sabe, ninguém estraga”.
    Amei o texto, você escreve muito bem.

    Beijão!

    1. Muito obrigada, Maria. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  26. Que texto maravilhoso.
    Ótima reflexão!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    1. Que bom que gostou, fico feliz Gabriele! ❤

  27. Oi Kaila,tudo bem?
    Estava pensando sobre isso hoje,como a gente ás vezes fala demais,não é? O gato morreu pela boca,como minha mãe sempre fala…mas eu estou nessa de tentar não ficar espalhando meus planos pra ninguém.
    beijos
    http://blogcarolarruda.blogspot.com

    1. Oi Carol, tudo bem e você? Realmente, muitas vezes nem percebemos e já contamos até nossos segredos, é sempre bom ficar atento e prestar atenção no que se fala!

  28. Verdade. Nossos inimigos na hora certa vai usar aquilo que um dia contamos em uma conversa amigável na nossa cara!
    Beijos
    Lily’s Nail

  29. Ameeeeei esse texto e me identifiquei!
    Acredito muito nisso de “não conte às pessoas mais do que elas precisam saber”, eu mesma gosto de compartilhar minhas coisas, mas tem assuntos e questões que realmente não gosto e não quero falar com ninguém mesmo que seja alguma amiga, porque é algo meu e sei lá, não vejo a necessidade de ficarem sabendo.
    O ruim mesmo é quando as pessoas insistem de uma maneira até chata pra saber da nossa vida, aí é complicado…

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Váh. Tem pessoas que falam e questionam algumas coisas na lata mesmo, sem noção nenhuma. É o pior tipo de pessoa!

  30. Adorei o post Kaila
    Isso é muito fato
    Eu mudei bastante quanto a isso de expor informações
    além do que devia
    Beijos
    http://www.yasminsodre.com

    1. Que bom que gostou Yasmin, fico feliz! ❤

  31. Aprendi a duras penas a guardar as coisas só pra mim, nem sempre é bom noticiar as coisas da sua vida, nunca sabemos as reais intenções das pessoas, mesmo as mais próximas. Ótima reflexão!

    Ariadne ♥
    https://www.devoltaaoretro.com.br

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Ariadne! ❤

  32. Oi, Kaila!

    Adorei o texto! Hoje em dia as pessoas realmente distorcem tudo, e a informação chega toda deturpada nos outros. Eu nunca fui de compartilhar muito da minha vida além do trivial, e sempre que surgem coisas importantes, como uma entrevista de emprego, eu guardo só pra mim e divido no máximo só com quem eu tenho certeza absoluta que vai torcer por mim, ao invés de desejar mal. Temos mesmo que tomar cuidado e conhecer bem quem temos ao lado e em quem podemos confiar

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Carol. Quando contamos algo para alguém e a pessoa ainda distorce a informação é ainda pior, né?

  33. Eu sou bem extrovertida, mas ao mesmo tempo bem reservada com relação à minha vida. Aconteceu algo bem chato com uma amiga essa semana por que ela resolveu contar algo da sua vida para uma pessoa, e essa por sua vez contou para outras pessoas, que descontextualizaram a situação e transformaram minha amiga em alguém que ela não é. Daí meu amigo comentou comigo sobre essa necessidade das pessoas de contarem sobre a sua vida, isso é desnecessário e nada inteligente, acho que por isso que nós preferimos ser mais reservados, só nos abrimos com amigos e familiares realmente confiáveis.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    1. É complicado e chega a ser triste saber que o ser humano está em um nível tão ruim que o outro não pode nem se abrir, porque suas palavras serão distorcidas e sua vida será afetada.

  34. Realmente não podemos alimentar atitudes de certo tipo de pessoa. Na maioria das vezes, nós nos boicotamos ao abrir a boca demais. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

  35. Eu amei sua mensagem Kai, uma coisa que aprendi faz tempo é compartilhar com as pessoas somente o necessário. Ajuda também na realização dos nossos sonhos. hehe
    Beijos.
    Diário da Lady

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Le! ❤

  36. Oi Kaila
    Adorei seu texto e estas últimas frases são bem o que eu penso, não precisamos contar tudo para os outros.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    1. Fiquei feliz por você ter gostado, Nessa! ❤

  37. Esse post veio em ótima hora. Amei! Sempre me questiono sobre isso, se eu não contar o que acontece na minha vida, será que vai ser diferente os acontecimentos? To começando a testar isso aos poucos e é bom. Eu sou esse tipo de pessoa transparente e extrovertida, em 5min de conversa a pessoa já sabe tudo da minha vida. Acho que é por isso que algumas coisas não vão pra frente na minha vida, porque é muita gente sabendo demais o que não tem necessidade de saber.

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Thami. As vezes, também acabo contando mais do que deveria, porque não consigo acreditar que o outro tem tamanha maldade de desejar apenas o mal. Mas, eles desejam e isso afeta e muito nossa vida. Infelizmente é melhor guardar as coisas para si, do que jogar aos quatro ventos!

  38. É algo que tenho aprendido aos poucos, a medir as coisas que eu conto e para quem eu divido. Não que todo mundo ao redor seja ruim, mas às vezes, é melhor só contar coisas concretas e evitar que haja inveja ou até mesmo, frustração.

    Zíper Chique

    1. Sim, por existir pessoas que emanam apenas o mal, passamos a não confiar nem nas que realmente tem o bem no coração. Uma tristeza, mas infelizmente é nossa realidade.

  39. Oi Kaila, tudo bem?
    Ótima reflexão. Eu sou bem transparente, mas estou me cuidando para não ser tanto. Acho que existe muita inveja e energia ruim que podem afetar, sabe.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    1. Oi Prih, tudo bem e você? Fiquei muito feliz por você ter gostado! ❤

  40. Adorei o texto. Realmente eu evito ao máximo falar muito de mim, principalmente meus planos, para os outros. Ás vezes a pessoa comenta com alguém e nem faz por mal, mas consegue colocar tudo a perder. Por outro lado, não falar muito de mim, tem feito as pessoas me enxergarem conforme o padrão esperado para mulheres da minha idade e quando ouço perguntas sobre quando vou me casar ou ter filhos me magoa um pouco. Se a pessoa conhecesse minha história, não faria esse tipo de pergunta.

    Beijinhos;

    1. É complicado, se não contamos e não expomos muito de quem somos, as pessoas podem criar uma visão da gente, diferente da que somos. Mas se contamos estamos atraindo coisas negativas para a nossa vida. Uma pena saber que precisamos dosar as nossas palavras.

  41. Kaila, eu sou o tipo de pessoa que me abro inteira com as pessoas e as vezes percebo que eu falo de mim e das coisas que acontecem comigo sem pensar. Tem dias que até penso “hoje não vou falar tal coisa/tal ideia que tive” não dá 5 minutos e eu já estou contando. Serio, é uma coisa que tenho que me policiar o tempo inteirinho porque como você disse no texto, as pessoas não precisam saber.
    Amei real o texto, salvei para ler e reler e tentar me policiar sobre isso.

    (Sim, ja senti que se eu não tivesse falado tal coisa ela teria dado mais certo…isso é bizarro)
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado do texto, Marcela. Já fui assim e em algumas situações, confesso que ainda sou. Mas já me dei muito mal e muitas coisas já deram muito errado por eu ter contado aquilo para alguém. Isso me tornou mais fechada e me ajudou a aprender a guardar as coisas para mim!

  42. Oi Kaila.
    Gostei muito do seu texto! Ele reflete bem o momento que estamos vivendo nas redes sociais com tantas mentiras e desafetos. Eu sempre priorizei minha sanidade e meu bem estar acima de tudo e sou uma pessoa muito reservada. Aprendi a duras penas que tudo que planejamos e só contamos ou deixamos as pessoas saberem depois de realizado flui sempre melhor. Um grande abraço.

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Lia! ❤

  43. Hoje em dia, eu só conto as coisas importantes quando acontecem e estão certas.
    Já percebi que quando conto minhas expectativas e vontades, elas miam 🙁 isso é muito estranho, mas é real!

  44. Eu tenho a PÉSSIMA mania de contar as coisas da minha vida
    Planos, sentimentos… é uma necessidade de dividir com alguém essas informações
    mas odeio fazer isso, tento me policiar mas qd vi, já ‘entreguei o ouro ao bandiudo’
    tô tentando ser mais reservada nesses quesitos mas vez ou outra falo demais
    lkkkkkkkkkkkkkkk

    1. É bem assim mesmo, rs. Fazia muito isso, hoje tento me controlar e compartilhar apenas com o meu marido!

Deixe uma resposta