Instagram: como edito as minhas fotos e organizo o feed

O anfêmero cheiro de biscoito frito e café feito na hora fluindo pela casa, as pequenas brigas por conta da roupas espalhadas, a borboleta amarela que passeia pela estrada enquanto seguimos de ônibus para algum lugar,  os velhos pratos de porcelana riscados pelas inúmeras refeições saboreadas. Somos o nosso dia a dia, tudo o que a gente é mora nele, sem selfies perfeitas, sem roupas caras, somos apenas nós, como realmente somos. Em meio a tantos feeds irreais no Instagram, encontramos aqueles que realmente compartilham o lado bonito da vida, aquele que é trivial. Feeds reais, compartilhando através da fotografia pequenos relances do que vale a pena eternizar da vida.

Quando o Minuto de Bobeira foi criado nenhuma rede social foi vinculada à ele, até que criei meu feed pessoal no Instagram e decidi transforma-lo em uma extensão do trabalho que eu produzia. Meu amor por fotografia nasceu em 2011, quando morava em um sítio e comecei a fotografar tudo que via: os pássaros, as árvores, as flores. Logo depois, ganhei minha primeira câmera e comecei a fazer pequenos ensaios fotográficos das minhas amigas. Atualmente, produzo fotos do meu dia a dia, dos meus produtos favoritos, das roupas que mais gosto de usar e faço publicações diárias em uma rede social que já atingiu a marca de um bilhão de usuários ativos: o Instagram.

Meu Instagram não foi criado para uso pessoal, ele é minha ferramenta de trabalho. Todos os conselhos citados nesse post são baseados na minha forma de criar e editar fotos, para orientar outras criadoras de conteúdo ou pessoas que querem compartilhar de forma profissional o que fazem a diferença no dia a dia, sem perder a naturalidade e o lado sem filtro da vida.

Se você usa o Instagram para divulgar o seu trabalho é importante ter em mente o que você quer expressar com ele, para que ele possa ter o seu estilo e reflita o que você ou sua marca é. O que você gosta de fotografar ou de fazer? Qual é seu estilo de edição favorito? Eu, por exemplo, gosto de compartilhar looks, produtos que estou usando no momento, fotos da natureza, enfim.. Então isso é, basicamente, o que você encontrará no meu perfil.

Se você gosta de cozinhar, fotografe comidas apetitosas. Se gosta de maquiagem, fotografe os produtos que você mais usa. Se você gosta de diversas coisas diferentes e quer publicar um pouco de cada no seu feed, ele é seu, você quem manda. Mas, para ter um feed harmonioso você deve pensar nele como um todo, como uma galeria de arte e então decidir o que deve ou não ser mostrado e de que forma mostrar tudo isso.

Vai tirar uma foto? Pense antes no seu feed. Quando você pensa no seu Instagram e em como é sua estética você vai pensar em formar de fotografar que se encaixem naquilo. Não estou dizendo para pensar na sequência de fotos, mas no estilo delas. Se seu perfil é minimalista, todo colorido, em tons neutros, enfim. É limitante? É, um pouco. Mas com certeza isto vai exercitar sua criatividade! Você vai ter que encontrar elementos que encaixem no seu Instagram para criar um feed harmônico. Quer uma foto minimalista? Encontre um background que seja simples. Quer um feed monocromático? Pense em quais elementos você pode reunir e onde pode ir para fotografar desta forma.

Para ajudar o seu feed a ficar mais simétrico é interessante que você escolha os filtros que vai usar e permaneça com os mesmos. Às vezes uma foto fica melhor com outro filtro, mas como disse, é interessante pensar no seu feed como um todo. A foto vai encaixar? Ela é esteticamente parecida com as outras? Não uso um filtro específico no meu Instagram, uso apenas o brilho, saturação e realce para editar as minhas fotos, como fotografo sempre em tons e lugares similares, elas combinam entre si. 

Se você trabalha com o seu Instagram é importante que você planeje o seu conteúdo. Ou seja, antes de iniciar a semana saiba quais serão as fotos publicadas, quais trabalhos precisa entregar e o mais importante: varie as imagens, chega de só postar selfie. Intercale seu feed com fotos de paisagem, decoração, uma mensagem legal, entre outras coisas para dar um ar para o seu feed.

Seja chato seletivo, um feed harmonioso é aquele em que as fotos se encaixam. Se você tem um perfil claro e cheio de luz, uma foto escura vai parecer deslocada. Se tem um feed minimalista e quer colocar uma foto cheia de elementos, é muito provável que ela não vá combinar, não importa o quanto você edite! É chato, mas é o preço que se paga para ter um feed lindo! 

Um feed harmonioso é o que toda criadora de conteúdo precisa para apresentar seu trabalho, mas isso não vale a pena se você viver apenas para montar um feed. Minhas fotos são feitas com naturalidade e expressam o que realmente faz a diferença no meu dia, cada uma delas tem um pouquinho de mim e é isso que não podemos perder. É importante que eu tenha um feed organizado para apresentar o meu trabalho, é essencial que as pessoas saibam definir que tipo de informação eu compartilho, mas isso só é bacana se minha essência estiver ali e não se eu viver em uma eterna paranoia em busca de uma rede social perfeita.

Se você ainda estiver perdida e não sabe qual estilo seguir, indico que você passe a observar quais são os perfis que você mais gosta de ver. Um exemplo, antes compartilhava tudo no meu feed: meu dia a dia, minha alimentação, misturado com maquiagens.. não tinha um norte. Até gostava, mas quando entrava via que não me dedicava nem em compartilhar certinho minha alimentação, da forma que poderia ajudar outras pessoas, nem meu dia a dia, tão pouco as maquiagens que eu fazia. Pequenas mudanças geram grandes retornos e ainda preservam o que há de melhor em você: quem você é. Seu Instagram pode ser real, pode compartilhar o que você tem de melhor e ainda ser totalmente profissional e agregar o seu trabalho. Pense nisso e se divirta!

Você tem Instagram? Então deixa aqui nos comentários que irei passar por lá!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

73 Replies to “Instagram: como edito as minhas fotos e organizo o feed”

  1. Olá, Kaila

    Eu tenho somente o IG do blog e eu não sigo um padrão. Eu não gostava do Instagram justamente por achar que eu deveria seguir um estilo de foto/filtro e afins, e eu não funciono assim. Então ele é bem diversificado e o retorno é bacana, acho que depende do nicho essa atmosfera mais padrão.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

    1. Sem dúvida, Tamires. E tudo depende de gosto, eu amo seguir uma linha nas postagens do meu Instagram, mas também acompanho muitos feeds incríveis que postam fotos aleatórias e continuam incríveis! ❤

  2. ;D

    Gostei muito de todos esses conselhos!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    1. Que bom que gostou Amanda, fico feliz! ❤

  3. Eu uso o IG como extensão do blog apenas. Mas suas dicas estão ótimas para quem realmente foca nessa rede social. 😉

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Pathy! ❤

  4. É bacana um feed organizado, mas eu nunca me prendo a isso.
    Mas gostei das dicas e conselhos até porque tá complicado crescer no instagram 🙁

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    1. Que bom que gostou das dicas Váh, fico feliz! ❤

  5. adorei as dicas! o filtro que uso é sempre o mesmo, mas nem sempre coloco… só em algumas fotos!
    eu tento organizar, mas acho difícil! kkkkkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Luana! ❤

  6. Oi Kaila
    Adorei o post, gosto de posts de fotografia, edição
    Ah vou lá te seguir
    Beijos
    http://www.yasminsodre.com

    1. Vou explorar seu feed também! ❤

  7. Silvana Almeida Souza says: Responder

    Kaila amei suas dicas eu até tento organizar o feed mas nem sempre consigo!
    Beijos ♥

    http://www.silalmeida.com

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado, Silvana! ❤

  8. Oi Kaila, tudo bem?
    Ótimas dicas! Mantenho padrão somente nos filtros, mas não consigo organizar feed hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    1. Oi Priih, tudo bem e você? Fiquei muito feliz por você ter gostado das dicas!❤

  9. Amei as dicas, preciso ser mais ativa no instagram

    http://www.estiilocarol.com

    1. Que bom que gostou Amanda, fico feliz! ❤

  10. Amei as dicas Kaila, eu gosto de deixar meu feed bem harmônico também, sempre penso na disposição das fotos, nas cores e na edição delas mantenho o mesmo padrão pra todas ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    https://www.devoltaaoretro.com.br

    1. Eu amo entrar no meu feed e ver exatamente o que quero expressar com equilíbrio e harmonia. Sinto uma sensação de dever cumprido, sabe?

  11. Amo demais o Instagram, é a minha rede social favorita.

    achatadebatom.com

  12. Que dicas boas, realmente me fizeram pensar! Parabens pelo post Kaila <3

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Camila! ❤

  13. Adorei as dicas! Tenho apenas um insta, nele mesclo fotos da minha vida pessoal e conteúdo do blog (minha principal ferramenta é o blog, acho bom citar rs).
    A única dica que não sigo é a dos filtros. Como dito, nem sempre eles combinam com a foto e devemos pensar no feed como um todo, mas me incomoda DEMAIS ver fotos totalmente com a coloração distorcida e que poderiam ter um resultado diferente se o criador apenas trocasse por um filtro mais adequado e próximo daquele usado. Pelo menos é assim que eu faço: analiso a foto sozinha e qual filtro fica melhor para ela, levando em consideração como está o feed, e usando um filtro que não destoe do restante.

    :***

    Patty
    Blog Cute Nails

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Patricia! Não uso um filtro específico, mas tento editar sempre as minhas fotos com o mesmo padrão..

  14. Oi Kaila,tudo bem?
    Adorei as dicas,hoje eu uso o instagram pra tudo e não sei quase nada de edição de fotos,mas vou aprendendo aos poucos.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    1. Oi Carol, tudo bem e você? Fiquei muito feliz por você ter gostado! ❤

  15. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Gostei bastante da postagem. Bem informativa. Eu criei um Instagram para participar de sorteios na verdade e as vezes posto algumas fotos. Vou tentar seguir suas dicas.

    Prefácio

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Silvana! ❤

  16. Olá Kaila, tudo bom?
    Gostei das dicas!! Amo demais o instagram, mas não gosto de nada igual.. tenho o meu já algum tempinho e a galera gosta do modo que realizo as postagens.
    Um beijo,
    http://www.purestyle.com.br

    1. Oi Fernanda, tudo bem e você? O importante é isso, criar o seu feed da forma que você e as pessoas que te acompanham mais se identificam. ❤

  17. Estou querendo dar uma guinada na minha conta do Instagram porque é no minimo divertido! Vou aderir às suas dicas!
    Beijos!
    jenifercruuz.com

    1. Vou te seguir por lá! ❤

  18. Aaaaah que lindeza!!!!
    Gosto muito do seu feed e principalmente das mensagens que você nos transmite! *-*

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/2019/01/testei-mascara-facial-ricca-iluminou.html

    1. Ah Silvana, não sabe como fiquei feliz com o seu comentário. Obrigada!

  19. Oie
    Muito legal as dicas. Meu insta eu divulgo as resenhas e leituras, adoro. @nessaleitora

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado das dicas, Nessa! ❤

  20. Eu ainda tenho uma certa dificuldade de ter uma disciplina com o instagram. Mas quero conseguir seguir as suas dicas mais a risca.

    Mundo Perdido da Carol

    1. Fico feliz por ter gostado das dicas e por querer coloca-las em prática! ❤

  21. Thais Pereira Terra says: Responder

    Eu não organizo muito, mas tenho tentado postar fotos bonitas e todos os dias. Preparo todas as fotos e legendas num dia e depois vou só postando mesmo.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Gosto muito de criar as fotos e depois ir só postando também, facilita a vida!

  22. Eu acho que nunca vou conseguir ter um feed bom kkkk
    Agora to organizando por selfie + foto de suspiro, to amando!
    beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Claro que vai! Seu feed é mara! ❤

  23. Que dicas sensacionais vou usar as dicas pra dar uma organizada no meu.
    Beijos

    http://www.glamour2.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Mary! ❤

  24. Acho lindo quem se dedica assim como você a ter um feed organizado e bonito como o seu, eu uso meu Instagram de forma mais pessoal mesmo a acabo não me apegando aos detalhes.

    1. Obrigada, Cássia! ❤

  25. Gostei das suas dicas. Estou estudando sobre o instagram porque quero mudar e fazer algo diferente no meu feed. Só estou sem tempo pra fotografar, mas voltarei.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Adriana! ❤

  26. Achei muito legal as suas dicas.
    big beijos

    1. Que bom que gostou Lulu, fico feliz!

  27. Sou igual a você, não acho legal viver apenas para montar um feed perfeito mas tenho gostado muito do meu feed e da harmonia dele que flui naturalmente. Belo post <3
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Marcela! ❤

  28. Morro de vontade de ter feed organizado, mas nunca consegui…
    Niceness Beauty

    1. Organizar o feed é um caminho sem volta, no começo é um desastre, mas quando a gente encontra nosso rumo não queremos parar mais! rs.

  29. Você arrasou nas dicas, eu amo ter o feed organizado, mas requer muito planejamento mesmo..
    Beijo
    😉
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Gessica! ❤

  30. Ahhh antes eu não gostava muito do Instagram, no entanto com o tempo eu aprendi a externar o que mais gosto por lá que é a leitura. Sempre gostei muito de ler e sabendo que o público é mais presente no instagram a gente do Marshmallow começou a investir por lá, por isso suas dicas são muito úteis e ótimas para quem quer melhorar o feed!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    1. Muito obrigada, Yana. Fiquei feliz por ter gostado das dicas! ❤

  31. Amei as dicas! Meu IG é pessoal e uso tbm para divulgar o blog, mas como não é minha ferramenta de trabalho, não quebro a cabeça com ele. Ano passado até mantive o feed organizado, mas esse ano deixei pra lá de novo.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas

    1. Fiquei feliz por você ter gostado das dicas, Anete! ❤

  32. Que dicas maravilhosaaas! Eu acho lindo quando o feed é harmonioso, dá uma tranquilidade hahaha Adorei as dicas, ajudam muito!
    Beijos
    Our Constellations

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Ana! ❤

  33. Eu acho muito legal quem tem um feed todo organizadinho, harmonioso e que as fotos conversam entre si. Mas vou te dizer que eu não consigo… kkk
    Tenho o IG do Mundinho, já tentei várias e várias vezes manter o bendito ajeitado, mas só dá certo em duas fotos… depois eu mesma faço uma bagunça… acho que é minha personalidade mesmo ser assim… rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    1. Isso acontece muito comigo também, hahaha. Mas depois a gente corrige e finge que nada aconteceu.

  34. Adorei a publicação 🙂
    Confesso que gostava muito de ter um feed todo bonitinho, mas perco-me muito na harmonia, vou publicando o que gosto e quando vou a ver puff, lá se for a harmonia. Mas no final eu até gosto do resultado xD

    Beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Mó! ❤

  35. Que legal seu post! Confesso estou preguiçosa com meu instagram rssss, mas sempre tentei deixá-lo bem arrumadinho e harmônico… Beijão

    http://www.garotadoscremes.blogspot.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  36. Amei as dicas! beijos
    esmaltetodahora.blogspot.com

    1. Fico feliz! ❤

  37. Oi Kaila.
    Eu uso o Instagram como uma extensão do blog e por isso nem sempre consigo harmonizar as fotos. Eu não sigo um padrão, apesar de achar lindo quem consiga. Vou passar para conhecer o seu insta.
    Se quiser conhecer o meu, fica a dica: @docesletras
    Bjus

Deixe uma resposta