Instagram: como edito as minhas fotos e organizo o feed

O anfêmero cheiro de biscoito frito e café feito na hora fluindo pela casa, as pequenas brigas por conta da roupas espalhadas, a borboleta amarela que passeia pela estrada enquanto seguimos de ônibus para algum lugar,  os velhos pratos de porcelana riscados pelas inúmeras refeições saboreadas. Somos o nosso dia a dia, tudo o que a gente é mora nele, sem selfies perfeitas, sem roupas caras, somos apenas nós, como realmente somos. Em meio a tantos feeds irreais no Instagram, encontramos aqueles que realmente compartilham o lado bonito da vida, aquele que é trivial. Feeds reais, compartilhando através da fotografia pequenos relances do que vale a pena eternizar da vida.

Quando o Minuto de Bobeira foi criado nenhuma rede social foi vinculada à ele, até que criei meu feed pessoal no Instagram e decidi transforma-lo em uma extensão do trabalho que eu produzia. Meu amor por fotografia nasceu em 2011, quando morava em um sítio e comecei a fotografar tudo que via: os pássaros, as árvores, as flores. Logo depois, ganhei minha primeira câmera e comecei a fazer pequenos ensaios fotográficos das minhas amigas. Atualmente, produzo fotos do meu dia a dia, dos meus produtos favoritos, das roupas que mais gosto de usar e faço publicações diárias em uma rede social que já atingiu a marca de um bilhão de usuários ativos: o Instagram.

Meu Instagram não foi criado para uso pessoal, ele é minha ferramenta de trabalho. Todos os conselhos citados nesse post são baseados na minha forma de criar e editar fotos, para orientar outras criadoras de conteúdo ou pessoas que querem compartilhar de forma profissional o que fazem a diferença no dia a dia, sem perder a naturalidade e o lado sem filtro da vida.

Se você usa o Instagram para divulgar o seu trabalho é importante ter em mente o que você quer expressar com ele, para que ele possa ter o seu estilo e reflita o que você ou sua marca é. O que você gosta de fotografar ou de fazer? Qual é seu estilo de edição favorito? Eu, por exemplo, gosto de compartilhar looks, produtos que estou usando no momento, fotos da natureza, enfim.. Então isso é, basicamente, o que você encontrará no meu perfil.

Se você gosta de cozinhar, fotografe comidas apetitosas. Se gosta de maquiagem, fotografe os produtos que você mais usa. Se você gosta de diversas coisas diferentes e quer publicar um pouco de cada no seu feed, ele é seu, você quem manda. Mas, para ter um feed harmonioso você deve pensar nele como um todo, como uma galeria de arte e então decidir o que deve ou não ser mostrado e de que forma mostrar tudo isso.

Vai tirar uma foto? Pense antes no seu feed. Quando você pensa no seu Instagram e em como é sua estética você vai pensar em formar de fotografar que se encaixem naquilo. Não estou dizendo para pensar na sequência de fotos, mas no estilo delas. Se seu perfil é minimalista, todo colorido, em tons neutros, enfim. É limitante? É, um pouco. Mas com certeza isto vai exercitar sua criatividade! Você vai ter que encontrar elementos que encaixem no seu Instagram para criar um feed harmônico. Quer uma foto minimalista? Encontre um background que seja simples. Quer um feed monocromático? Pense em quais elementos você pode reunir e onde pode ir para fotografar desta forma.

Para ajudar o seu feed a ficar mais simétrico é interessante que você escolha os filtros que vai usar e permaneça com os mesmos. Às vezes uma foto fica melhor com outro filtro, mas como disse, é interessante pensar no seu feed como um todo. A foto vai encaixar? Ela é esteticamente parecida com as outras? Não uso um filtro específico no meu Instagram, uso apenas o brilho, saturação e realce para editar as minhas fotos, como fotografo sempre em tons e lugares similares, elas combinam entre si. 

Se você trabalha com o seu Instagram é importante que você planeje o seu conteúdo. Ou seja, antes de iniciar a semana saiba quais serão as fotos publicadas, quais trabalhos precisa entregar e o mais importante: varie as imagens, chega de só postar selfie. Intercale seu feed com fotos de paisagem, decoração, uma mensagem legal, entre outras coisas para dar um ar para o seu feed.

Seja chato seletivo, um feed harmonioso é aquele em que as fotos se encaixam. Se você tem um perfil claro e cheio de luz, uma foto escura vai parecer deslocada. Se tem um feed minimalista e quer colocar uma foto cheia de elementos, é muito provável que ela não vá combinar, não importa o quanto você edite! É chato, mas é o preço que se paga para ter um feed lindo! 

Um feed harmonioso é o que toda criadora de conteúdo precisa para apresentar seu trabalho, mas isso não vale a pena se você viver apenas para montar um feed. Minhas fotos são feitas com naturalidade e expressam o que realmente faz a diferença no meu dia, cada uma delas tem um pouquinho de mim e é isso que não podemos perder. É importante que eu tenha um feed organizado para apresentar o meu trabalho, é essencial que as pessoas saibam definir que tipo de informação eu compartilho, mas isso só é bacana se minha essência estiver ali e não se eu viver em uma eterna paranoia em busca de uma rede social perfeita.

Se você ainda estiver perdida e não sabe qual estilo seguir, indico que você passe a observar quais são os perfis que você mais gosta de ver. Um exemplo, antes compartilhava tudo no meu feed: meu dia a dia, minha alimentação, misturado com maquiagens.. não tinha um norte. Até gostava, mas quando entrava via que não me dedicava nem em compartilhar certinho minha alimentação, da forma que poderia ajudar outras pessoas, nem meu dia a dia, tão pouco as maquiagens que eu fazia. Pequenas mudanças geram grandes retornos e ainda preservam o que há de melhor em você: quem você é. Seu Instagram pode ser real, pode compartilhar o que você tem de melhor e ainda ser totalmente profissional e agregar o seu trabalho. Pense nisso e se divirta!

Você tem Instagram? Então deixa aqui nos comentários que irei passar por lá!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

73 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *