Como descobrir seu estilo: dicas para você se expressar através do guarda-roupa

Você já abriu seu guarda-roupa e sentiu que nenhuma peça refletia sobre quem você é? Ou percebeu que aquilo que você veste todos os dias não combina com seu jeito de viver a vida? Depois que essa ficha cai, você se questiona sobre qual, afinal, é o seu estilo: essa dúvida constante acontece principalmente quando olhamos cabides cheios de roupas que quase nunca são usadas ou que não combinam entre si. Nosso interior tem a capacidade de se exteriorizar para o mundo. Sendo assim, somos capazes de nos expressar por meio do humor, das músicas que ouvimos, das roupas que vestimos, das tatuagens que fazemos. Quando buscamos o auto conhecimento conseguimos transmitir essa autenticidade com segurança, transformando não só a nossa forma de se vestir, como diversos aspectos que preenchem a nossa vida.

Quando a vida muda, as experiências se somam e evoluímos – o jeito que nos vestimos acompanha esse processo. Quando não sabemos o que queremos, gastamos mais tempo e dinheiro: ficamos horas vagando em lojas para escolher uma roupa, depois de comprarmos, chegamos em casa e ela simplesmente fica parada no roupeiro. Para mudar isso e tornar o seu guarda-roupa funcional e recheado de peças que possam ser combinadas com facilidade e que expressam a sua essência é preciso explorar os seus gostos. Pense no que você gosta de comer, os filmes que gosta de assistir, os lugares aos quais gosta de ir: é importante entender quais são as particularidades que formam o seu jeito de ser.

Olhe para o seu guarda-roupa: ele pode ser uma fonte de descobertas. Todas as roupas que você já tem possui um significado, não é atoa que elas estão no seu armário. Preste atenção nas roupas que você já tem, identifique as cores que mais se repetem, as estampas, as formas. Verifique quais são as peças que você mais se sente bem e quais são aquelas que fazem falta no seu guarda-roupa, um exemplo é, amo calças destroyeds, e ela por si só já chama a atenção, ter blusas básicas no meu armário me possibilita a criação de diversos looks para o dia a dia com facilidade. E isso era algo que não tinha e que passei a investir mais quando percebi a diferença que elas podem fazer.

Busque três palavras que te definam e, a partir delas, perceber o que você quer mostrar. Esses termos podem te ajudar: fica mais fácil escolher o que usar se você sabe como se vê. Uma pessoa criativa, expansiva e ousada aposta em looks diferentes de alguém que seja clássica, tímida e pragmática, por exemplo. Depois de saber o que quer expressar, busque referências. Tire um print dos looks daquela sua blogueira preferida, salve combinações que te agradam no Pinterest e veja o que há de mais comum entre elas, o certo é não copiar, mas identificar o que te atrai e incorporar essas referências no seu estilo.

Sabe aquelas roupas paradas no seu guarda-roupa?  Muitas delas podem sair da sua vida, mas outras tantas podem voltar para a sua rotina. Experimente, descubra combinações, explore o que você tem. Guarde aquilo que você se identifica e passe para frente aquilo que por tanto tempo ficou parado enquanto poderia ajudar um outro alguém.

Depois que você identificou qual é o seu gosto e qual é a melhor maneira de se expressar, fica mais fácil se vestir todos os dias – aquele momento de desânimo em frente ao guarda-roupa vai ser mais raro. Mas não se engane pensamento que esse é o tipo de processo pelo qual se passa uma vez na vida. No ano passado passei por uma transição imensa e isso refletiu muito no meu armário, tirei várias coisas e fiquei usando por muito tempo o que ficou. Até que em Dezembro fui ao shopping e me aventurei em uma experiência: pegar todas as roupas que sempre quis usar e provar. Fui mais de quatro vezes ao provador experimentar roupas e descobri que muitas peças que nunca pensei em usar expressam muito do que sou.

Doei muita coisa e outras vendi para pessoas conhecidas – como estavam novas, algumas até com a etiqueta não foi difícil vender tudo. Com o dinheiro passei a investir em peças que me expressam minha personalidade, que me sinto confortável e que podem ser combinadas com facilidade, como as peças da FM Modas. Todas as peças da loja são feitas com fabricação própria e custam cerca de R$ 30,00 até R$ 100,00. O ponto mais positivo da loja é que eles tem muitas peças únicas – que é o que mais tenho gostado de usar – já que elas podem ser usadas de diferentes formas, e em todas as ocasiões e estações. Que tal começar a se descobrir e explorar o seu estilo hoje? Todas as dicas necessárias você já tem, basta você querer!

 Qual é a roupa que você tem mais gostado de usar?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

83 Replies to “Como descobrir seu estilo: dicas para você se expressar através do guarda-roupa”

  1. Nunca ouvi falar na loja, mas as peças são bem bonitas.

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Olá pathy, sou a Fabyola, proprietária da FM Modas.,. Agradeço pelo comentário bjo

    2. Fiquei feliz por você ter gostado, Pathy! ❤

  2. adorei as dicas!
    eu fiz uma limpa no meio do ano e preciso fazer de novo!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Olá Luana, sou a Fabyola, a proprietária da FM Modas, qualquer coisa é só entrar em contato, bjo

    2. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Luana! ❤

  3. Yasmin Araújo says: Responder

    Não conhecia essa loja, mas vou lá no site conferir

    1. Olá Yasmin, sou a Fabyola, proprietaria da loja, ficarei muito feliz em te atender

    2. Depois me conta o que achou! ❤

  4. Yasmin Sodré says: Responder

    Que bacana Kaila, não conheço essa loja dita no fim
    do post. Mas vou lá no site conferir

    http://www.yasminsodre.com

    1. Olá Yasmin, sou Fabyola, a propeprietaria da FM, ficarei feliz em te atender

    2. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Yasmin! ❤

  5. Maravilhosa a loja as peças são incríveis, super confortáveis, adorei conhecer a loja muito boa, é muito bom encontrar uma loja com looks lindos, Kaila bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Olá Lucimar, sou Fabyola, a proprietária da FM, fiquei muito feliz com seu comentário, qualquer coisa é só entrar em contato, beijo

    2. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Lucimar! ❤

  6. Oi! Menina amei suas dicas, minha irmã sempre tem dificuldade nisso e ao longo dos anos eu meio que coloquei nela o meu estilo, e agora está mais que na hora dela descobrir o dela, já que em vida de adulta a família ás vezes quase não vemos.
    E essa loja? Que barato, vou dar uma olhada com certeza!
    Seu post está maravilhoso como sempre, Linda.
    Um abraço.

    1. Olá Melissa, sou a Fabyola, proprietária da FM, precisando é só entrar em contato

    2. Lembro que usava muito o que minha irmã usava, quando sai de casa comecei a descobrir qual era meu estilo e não foi uma transição fácil.. Fiquei muito feliz por você ter gostado do post, viu? ❤

  7. gostei mt desse post, eu to precisando renovar meu guarda roupa e tbm meu estilo

    http://www.tofucolorido.com.br

    1. Olá Lívia, sou Fabyola a proprietária da FM Modas, qualquer coisa é só entrar em contato bjo

    2. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Lívia! ❤

  8. Eu acho meio engraçado isso de descobrir o estilo, porque acho que em muito a ver com o estilo de vida que você leva.
    Eu por exemplo sempre fui influenciada pelo estilo musical que eu gosto e isso desde os meus 14 anos, então sempre soube o que eu gosto e tals no quesito de me vestir, claro que a gente evolui, começa a entender mais de moda e tudo isso, mas a essência permanece a mesma.
    Aí fico tipo “hã?” como a pessoa não sabe o estilo dela? Haha…

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    1. Olá vah, sou Fabyola a proprietária da FM Modas, qualquer coisa é só entrar em contato bjo

    2. No meu caso foi diferente, um exemplo é que sempre usei as mesmas roupas que minha mãe e minha irmã, como vestimos o mesmo tamanho compartilhávamos tudo, quando sai de casa percebi que não tinha peças com meu estilo próprio, e passei por essa transição de começar a descobrir o que realmente gostava de usar.

  9. Já me peguei várias vezes pensando nisso.
    As roupas que eu quero usar são caras. Adoro roupas clássicas. Mas, o verão do RJ e até o meu trabalho me impossibilitam de usar muitas vezes. Ai acabo optando pelo básico o qual eu não gosto por ser mais confortável e combinar com o clima tropical que infelizmente eu vivo.
    Adorei o texto, Kailinha
    Bjo
    Karina Pinheiro

    1. Olá Karin, sou Fabyola a proprietária da FM Modas, da uma olhada lá no site, todas as peças são fresquinhas e estou sempre renovando meu estoque bjo

    2. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Karina! Eu entendo, amo roupas de inverno, mas moro em uma cidade que faz muito calor. Então, passei a tentar experimentar e conhecer mais as peças que posso usar no dia a dia, e descobri que gosto de roupas que nunca imaginei que usaria, rs.

  10. Identificar nosso estilo é realmente importante, principalmente quando prezamos por um consumo consciente como meu caso. Adorei as dicas e a indicação, indo correndo dar uma conferida na loja. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Olá Paula Lopes, sou a Fabyola Moreno, a proprietária da FM Modas. Obrigada por você ter gostado da loja. Estou te esperando lá. Qualquer coisa é só entrar em contato pelo telefone ou e-mail que tem no site.

    2. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Paula! ❤

  11. Meninas Boa tarde!

    Sou a Fabyola Moreno, a proprietária da FM Modas. Estou muito feliz com o comentário de vocês porque a FM surgiu disso, da necessidade de levar roupas de ótima qualidade, peças lindas e a um baixo custo para todas as brasileiras. Estou aguardando vocês lá no site. Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail ou telefone existente no site.

    Beijos,

  12. Oi, Kaila

    Eu demorei um bom tempo para encontrar meu estilo. Geralmente vamos na onda da moda, mas não é bem assim.
    Hoje em dia sei o que cai e o que não cai bem em mim, e tenho amado usar vestidos longos, porque sou bem alta e eles ficam ótimos.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

    1. É muito bom explorar novas peças e descobrir o que mais gostamos de usar ao invés de seguir apenas a moda.

  13. Olá Tamires Marins na FM você vai encontrar vários modelos de vestidos longos… bjo

  14. Olá Kaila,
    Eu sou muito ruim em relação a estilo, eu sou muito senso comum, não porque quero mais porque eu nunca pesquisei mais sobre o que eu gostaria de vestir. Obrigada pela dicas eu estava precisando mesmo ter uma inspiração.
    Até mais!

    http://www.depoisdaleitura.com.br

    1. Olá Lídia, sou Fabyola a proprietária da FM Modas da FM Modas, se quiser da uma olhada no nosso si tem que terei o maior prazer em tentar te ajudar, bjo

    2. Espero muito que você possa se encontrar e explorar novos horizontes, Lídia! ❤

  15. Que dicas maravilhosas. Não conhecia a loja, ótima sugestão!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Gabriele! ❤

  16. Olá Gabriela, sou Fabyola a proprietária da loja, ficarei muito feliz em poder te atender, bjo

  17. Eu adorei as dicas Kai, eu sou bem eclética com estilo, gosto de tudo um pouco.
    Ultimamente tenho usado bastante look formal por conta do estágio, mas gosto mesmo é da moda fitness. kkk
    Adorei essa loja, tem roupas lindas e bem estilosas, vou só esperar receber do estágio para poder comprar.
    Beijos.
    Diário da Lady

    1. Olá Leidiana, sou a Fabyola, proprietária da FM Modas, fiquei muito feliz com o seu feedback sobre a minha loja 🙂 Caso necessite pode entrar em contato comigo pelo e-mail ou pelo telefone que está no site. Abraços,

    2. Olá Lidiane, sou Fabyola a proprietária da FM Modas da FM Modas, fiquei muito feliz com o seu comentário sobre a minha loja… Qualquer assunto é só entrar em contato através do email ou telefone que tem no site… ficarei muito feliz em poder te atender… abraços

    3. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Le! ❤

  18. Ótimas dicas, eu adorei e uso/usei muito delas.
    Amei esse primeiro short do FM Modas, que lindeza <3 amei a loja
    Beijos,
    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Marcela! ❤

  19. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Confesso que quando o assunto é roupa, sou do tipo que compra porque não dá para andar pelada por ai hehe. Porque não sou muito ligada nisso não. Uso o que servir e for confortável hehe. Mas achei bem legal sua postagem e vou ver se consigo seguir as dicas.

    Prefácio

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Silvana! ❤

  20. Oi Kaila,
    Adorei as dicas. Tenho vontade de mudar meu estilo, até fico de olho em uns perfis no insta, que são da maneira que quero adotar. Mas preciso de um emprego primeiro, pq sem grana não dá hahaha.

    Muito obrigada por suas palavras lá blog.
    Também te desejo um 2019 repleto de realizações.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    1. Estou tentando construir o meu armário aos poucos, tentando não gastar muito. Uma das maneiras que achei foi vender o que ficou parado no meu guarda-roupa, assim gerei um dinheiro e comecei a comprar algumas coisas novas! ❤

  21. Amei as dicas, de vez enquanto sempre faço uma limpa no meu guarda-roupa para doar ou vender. Saber nosso estilo facilita muito e evita a gente sair comprando coisa que não vai usar depois
    Charme-se

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Simone! ❤

  22. Adorei as suas dicas! É bem difícil achar o nosso estilo, né?
    http://www.achatatadebatom.com

    1. Sim, é um processo difícil, mas que trás um bem-estar único. Fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

  23. Oi, Kaila!
    Eu tenho um pouco de dificuldade de encontrar meu estilo, porque sou um pouco de cada coisa hahaah pelo menos eu me vejo assim. Preciso me analisar melhor para saber o que mais me agrada.
    Beijinhos!

    1. Tente experimentar roupas que talvez você não usaria, talvez você se descubra ainda mais! ❤

  24. Eu gosto de renovar e doar o que não faz mais parte do meu estilo. Deixa um espaço bem legal no guarda-roupa e ainda ajudo quem está precisando.
    Gostei de conhecer a loja.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Adriana! ❤

  25. Olá Adriana, sou a Fabyola proprietária da FM Modas, fiquei feliz por vc ter conhecido a loja, seja bem vinda, precisando é só entrar em contato… bjo

  26. Oi, Kaila!
    Até que meu guarda-roupa reflete bem meu estilo…
    Beijos
    Balaio de Babados

  27. Amei as dicas, eu preciso mt descobrir meu estilo, embora eu ache que tenho alguns, rs.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas

    1. É sempre bom se descobrir, né? Uma dica é provar roupas que talvez você não experimentaria nas lojas, assim você pode se ver fora da sua zona de conforto e ver se gosta de algo! ❤

  28. Adorei o post Kaila e realmente é isso mesmo, eu olho pro meu guarda roupa e vejo quem eu fui nas peças mais velhas (blusas de banda, tudo preto e coisas de rock) e nas peças novas quem eu to me tornando alguém mais eclética que busca apenas o conforto sem exageros depois que me tornei minimalista eu mudei meu guarda roupa também! beijão!

    1. Estamos sempre mudando e nos redescobrindo, né? Acho que é uma mudança que não tem fim. ❤

  29. Esses dias mesmo olhei pro meu guarda-roupa e vi que ele precisava de uma geral, sabe?
    Gosto de aproveitar as trocas de estações pra fazer isso e sempre que posso doou para alguma instituição da minha cidade.
    É sempre bom poder ajudar também né? Se um dia me fez feliz, pode fazer outras pessoas felizes 🙂

    Rivière du Souvenir

    1. Não tem nada melhor que poder ajudar alguém, coisas que para nós são pequenas, para outro alguém podem ser tudo!

  30. Leticia Santos Olegario says: Responder

    Adorei as dicas, é tão bom quando nos encontramos em nossas roupas, é como se fossemos únicas no mundo.
    Beijos boa semana
    https://bellapagina.blogspot.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Leticia! ❤

  31. Oie!
    Adorei demais as dicas. No passado foi bem difícil encontrar um estilo só meu, mas quando eu encontrei também… Ninguém me parou hahaha Nao conhecia a loja, parece ter muita coisa linda.
    Beijos
    Our Constellations

    1. É renovador, né? Fiquei feliz por você ter gostado da loja! ❤

  32. Thais Pereira Terra says: Responder

    Eu amei essa postagem! Estou tentando fazer novas combinações, mas acho super difícil. Bem legal a loja, não conhecia.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Entre em uma loja e tente provar várias roupas que você não experimentaria, isso amplia muito as nossas possibilidades. Outra dica é sempre que você for comprar uma roupa, compre um look: ou um short com uma blusa, ou uma blusa com uma calça. Assim você sempre tem uma combinação a mais para chamar de sua!

    2. Olá Thais… sou Fabyola a proprietária da FM Modas da FM Modas… fiquei muito feliz por vc ter gostado da loja… abraços

  33. Eu me sinto meio perdida em relação ao meu estilo as vezes, mas sempre que compro algo ou qdo escolho roupa pra vestir eu tento pensar se aquele look me faz feliz no momento 😉

    Beijos,
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

    1. É essencial pensar e repensar se aquela roupa realmente trás a tona quem a gente é! ❤

  34. Eu ando me redescobrindo mais este ano quando a questão é estilo. Agora que trabalho em escritório, abri a cabeça para novas descobertas e roupas que antes não pensava em usar e assim, acabo consumindo com mais consciência.

    Um beijo

    1. É sempre bom estar aberto para novas possibilidades! ❤

  35. Adorei as dicas, não sou muito boa com esse tipo de coisa e me ajudou bastante. Vou dar uma olhadinha nessa loja, fiquei inspirada.
    Abraços

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Fabiana! ❤

  36. Boa noite Fabiana, sou Fabyola, a proprietária da FM Modas, ficaremos felizes em poder te atender. Abraços

  37. aprendi a perguntar antes de comprar uma peça de roupa, se ela combina com alguma coisa que já tenho! As vezes compramos algo que achamos bonito, mas quando vemos, não combina nada com o que a gente já tem, aí encalha!
    Bjoo

    Tiemi
    RoseBoxBlog

    1. Sim, meu maior erro era comprar tudo que estava na promoção, mas nada combinava entre si, resultado: várias peças novinhas paradas no meu guarda-roupa!

Deixe uma resposta