5 passos para fazer uma festa infantil sem gastar muito

Quando tiro minhas memórias de infância do baú exploro o lado mais nostálgico do meu ser. Uma das melhores lembranças que tenho é de quando planejávamos as nossas festinhas de aniversário, passava dias pensando e idealizando como tudo seria, mesmo sabendo que aquela data se consistia numa mesa com bolo, docinhos, as crianças da minha rua, cachorro quente e refrigerante. Dificilmente havia um tema específico, aproveitávamos o que tínhamos e no fim, alcançávamos uma decoração improvisada, mas completamente especial. Quando olho para as fotos dos meus aniversários de um, dois, cinco, dez anos, vejo que nada poderia ter sido mais extraordinário que aquilo. São instantes como esses que fazem a nossa história ter sentido, que nos conecta com a melhor parte de nós e que não nos permite esquecer que afeto, paz e felicidade valem muito mais que qualquer bem material. E são desses momentos que a sua e a minha história se preenchem.

Festas infantis fazem parte da história de todos nós, e são muito importantes para o crescimento de uma criança. Afinal, são nelas que são feitas as maiores, melhores e mais especiais lembranças do ano, assim como em outras datas comemorativas. O que os pequenos não sabem é o quanto os pais se esforçam para conseguir encaixar a festinha no orçamento. Se o aniversário do seu filho está se aproximando e todas as preocupações com dinheiro começaram a rondar a sua mente, mantenha a calma: tem como fazer uma festa inesquecível e ainda assim economizar.

Você já pensou em fazer a festa de aniversário em casa? É muito tentador celebrar em um buffet e não precisar se preocupar com praticamente nada na organização. Entretanto, se você quer economizar essa não é a melhor opção. Receba os convidados em casa e não se preocupe com o aluguel de nada, nem com preços pré-definidos de comida. Se não puder fazer a festa em casa, você pode ainda utilizar o espaço de festas do seu prédio ou até mesmo fazê-la na escola da criança.

  • Eu sei, você vai querer chamar todo mundo, mas quanto mais pessoas vierem, maiores serão os gastos. Tente fazer a sua lista baseada nas pessoas que foram importantes naquele ano do seu filho. Além do mais, se a festa for em casa, torna-se até meio complicado acomodar muita gente. Então, escolha convidar aqueles que fazem a diferença na vida do seu pequeno e que fazem questão de estar ali.

Você já sabe onde, quando e quem vai vir, então é hora de estabelecer um orçamento. Anote todos os gastos em categorias, como alimentação, lembrancinhas, decoração, etc.. e coloque um limite para cada. Você pode ter de tudo na festa do seu filho e mesmo assim não sair desse orçamento, basta fazer escolhas mais sensatas e explorar opções mais em conta.

  • Nossas festinhas eram simples, mas não abríamos mão de uma coisa: das nossas roupas. Um exemplo disso, é minha festa de um ano, minha mãe fez um bolo de frutas e colocou muitas balas em volta e me vestiu de marinheira – não é porque sou eu não, mas as fotos são uma explosão de fofura. Esse pequeno detalhe já muda tudo, imagina que sua filha sempre quis uma festa de princesa, você pode fazer uma festa econômica e deixa-la uma princesa com o vestido de festa infantil da Morebaby. Dessa maneira, a festa fica especial para os pequenos e barata para os papais!

Você já ouviu falar do termo DIY – Do It Yourself? Significa ”faça você mesmo” e é uma tendência em muitos eventos, como as festas de aniversário. Com uma boa dose de criatividade, materiais baratos e alguns tutoriais na internet, você consegue decorar o ambiente como se fosse um profissional. Você pode usar fitas e papel crepom, bandeirinhas de papel com letras, pompons de seda, pisca-piscas e muito mais. Basta deixar a criatividade aparecer e soltar a imaginação!

E se você preparar a comida? Uma das formas mais infalíveis de economizar em uma festa de aniversário é preparando a comida. Você pode até comprar algumas coisas prontas, mas porque não se arriscar em fazer o bolo, os docinhos ou o cachorro quente? É fácil e seu bolso irá agradecer muito. Além disso, os docinhos não precisam fugir muito dos tradicionais brigadeiros e beijinhos, mas se quiser incorporar a mesa, você pode pensar em balas de goma e marshmallows. O principal gasto será com bebidas, mas tente oferecer suco também e não só refrigerantes.

Compartilha com a gente: quando você faz uma festa de aniversário, quais métodos você usa para economizar?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

48 Replies to “5 passos para fazer uma festa infantil sem gastar muito”

  1. Não conheço a loja, Kaila! Mas vou dar uma fuçada, já para procurar um vestido para minha sobrinha. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    1. Espero que ache um lindo para ela! ❤

  2. Kaila ótimas as dicas para as mamães economizar na hora de fazer a festa dos filhos, é muito bom fazer uma festa para os filhos e economizar ainda, maravilhosa a indicação da loja bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Lucimar! ❤

  3. Eu amo suas dicas Kai, você sempre arrasa e mesmo sem gastar tanto, vale a pena se esforçar e fazer uma linda festa para os anjinhos.
    Vou mostrar seu artigo para minha amiga que está gravidinha. *–*
    Beijos.
    Diário da Lady

    1. Ah Le, obrigada. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, espero que ela goste também!

  4. Não conheço a loja mas adorei as dicas.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Vacieni! ❤

  5. Muitas dicas muito úteis, acredito que até para festas de adulto.
    http://www.achatadebatom.com

    1. Sim, elas funcionam para ambas as festas. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  6. Oi Kaila, eu acho festa de criança uma coisa tão especial, algo bem único da infância mesmo que acaba se perdendo com o tempo, então com certeza vale a pena aproveitar e celebrar. Suas dicas são muito boas, adorei!

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Aléxia! ❤

  7. Com bom senso dá para economizar MUITO na hora de planejar uma festinha infantil, né Kaila? Amei suas dicas (e queria te ver vestida de marinheira, imagino a fofura!). Beijo, beijo :*

    1. hahahahahhahaa, é uma fofura mesmo. Me chama no direct do Instagram que te envio a foto!

    1. Que bom que gostou Bruna, fico feliz!

  8. Silvana Almeida Souza says: Responder

    Kaila eu adoro fazer festas de aniversários aqui em casa até fiz um curso de confeitaria para trabalhar com essa área, amei a dica do vestido de festa!
    Beijos vou conhecer!
    http://www.silalmeida.com

    1. Sempre vejo seus bolos no Instagram e fico babando, você tem muito talento! Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  9. Oi Kaila

    senti falta da foto de marinheira hehehe deve ser uma fofura!

    esse ano qse fiz a festa do Arthur em casa mas EU NÃO SEI FAZER FESTA PEQUENA
    kkkkkkkkkkkkkk sério, sempre tenho mil ideias p por em prática e n conseguiria deixar algumas pessoas de fora, mas a casa é pequena então acabou sendo na escolinha msm!
    mas existem mts formas de economizar, inclusive economizei na comida, n na qualidade mas na mão de obra pq eu msm fiz do bolo as marmitinhas!

    Bjooooooos

    1. Me chama no direct do Instagram que te envio a foto Fe, hahaha. Tem como economizar muito, independente do tamanho da festa, acho que se a gente gasta muito de um lado, dá para economizar no outro, né? ❤

  10. Não tem nada melhor que economizar para depois da festa não se frustrar! A loja é muito fofa! Vou indicar com certeza!
    Beijos!
    Blog Jenifer Cruuz

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  11. Amei as dicas, quero ver essas suas fotos de um aninho haha

    http://www.sabiave.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Sabrina. Me chama no Instagram que envio para você, haha.

  12. As festinhas da minha filha foram todas no salão de festas do prédio mas dá trabalho demais no outro dia pra limpar, nas próximas vou investir nas festas menores usando essas diquinhas ótimas! Vou visitar esse site quando for comprar roupa pra minha Luna <3

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Gabe!

  13. Pensando seriamente em fazer uma festa de criança mesmo no meu aniversário de 21 anos, porque não sou obrigada a passar essa data sem me entupir de bolo, brigadeiro e piscina de bolinhas, né? hahaha

    1. hahahahahha, ninguém é. Acredita que no meu aniversário meu marido comprou uma vela de Barbie para mim? hahahahaha, tenho guardada até hoje

  14. 😉

    Adorei esses passos. Minha irmã sempre faz as festas dos meus sobrinhos na casa dela e sempre ficam bem legais!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    1. São as mais especiais, né? Adoro festa de aniversário em casa!

  15. Óptimas dicas! 🙂 A verdade é que antes as festas eram feitas assim, em casa, com coisas simples e feitas pelas nossas mães. Hoje em dia é que cada um quer fazer uma festa mais chique e mais cara que o outro!

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Exatamente, e elas parecem ter perdido aquela essência gostosa, né? Uma pena!

  16. Kaila, novamente parabéns pelo artigo!

    1. Obrigada, Jailson. Gratidão pela oportunidade!

  17. Que dicas ótimas para as mamães.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Lulu! ❤

  18. Eu sou um pouco chata quando o assunto é festa, deve ser porque já trabalhei com isso. Não aguentava ver a cara de certos adultos na festa e a maioria com muita pressa de ir embora. Acho que se é festa para as crianças, deve ter mais crianças que adultos. Por isso, o ideal é fazer a festinha na escola ou em buffet especializado e com os amigos da criança e não dos pais. Dá pra fazer a festa em casa também e só com as crianças.
    Festa de criança com adultos, só se as crianças forem muito pequenas.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Realmente, Adriana. Muitos adultos comparecem para cumprir tabela, o legal é reunir as crianças mesmo, são elas que aproveitam..

  19. Muito boas as dicas, me lembrou as festinhas que minha mãe fazia a um tempo atrás!

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Simone! ❤

  20. Era assim mesmo que fazíamos as minhas festas infantis. Até a minha comemoraçãozinha de formatura foi bem simples, na minha casa, porém foi bem legal xD.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    >

    1. Simples, porém cheias de significado!

  21. Gostei muito das possibilidades. Sempre tem muitas opções para quem quer fazer sua festa.
    Bom fim de semana!

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  22. Adorei as dicas amiga. Eu faço as lembrancinhas, a comida, e se conseguir a decoração também hehehe. Adoro participar do processo, porque festa é muito bom!

    1. E como é, Monique. Fico feliz por você ter gostado!

  23. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    As festas de antigamente eram muito diferentes das de agora. Lembro que sempre ajudava enrolar os brigadeiros e mais comia do que enrolava hehe. Mas eram tão boas.

    Prefácio

    1. hahahahaha, eram mesmo Silvana!

Deixe uma resposta