Sierra Burgess é uma Loser: por que você deveria assistir?

Sierra Burgess não tinha o corpo perfeito, não era a mais popular da escola e também não era líder de torcida, mas ela se amava e não ligava para o fato de não ser notada, de não ser rodeada de amigos e de não se encaixar nos padrões que a sociedade impõe. Porém, quando se apaixonou, as coisas mudaram. Ela queria ser correspondida, e para isso acabou indo longe demais. Até onde você iria para ser aceita? Você fingiria ser outra pessoa? Você abandonaria seus antigos amigos, sua família? Você viveria ansiosa, festejando cada migalha de afeto e atenção? Até onde você iria para ser aprovada por alguém? Você rastejaria, como se o amor do outro fosse vital? Alguém valeria tudo isso? Alguém teria o poder de te desestabilizar por completo?

Sabe aquele tipo de filme que você sabe que é clichê, mas que depois que assiste fica refletindo sobre as realidades que ele mostra? Com Sierra Burgess é uma Loser é bem isso que acontece. Sierra é uma adolescente intelectual e totalmente fora dos padrões de beleza que sofre bullying das garotas populares do colégio, como a líder de torcida Veronica. Quando Jamey envia uma mensagem para Sierra acreditando ser Veronica, ela decide continuar o papo mesmo ciente de que ele pensa que é outra pessoa por trás da tela. E esse é o principal problema: o catfish. Por que Sierra continua enganando Jamye por tanto tempo e ultrapassando tantos limites para esconder a própria identidade?

O mundo de Sierra ficou de pernas para o ar depois que ela conhece Jamye, tanto que isso a fez mudar tudo que ela pensava de si mesma, fazendo-a entrar em uma bolha constante de não se achar bonita o suficiente para permitir que ele descubra sua verdadeira identidade. Isso me trouxe várias reflexões, visto que em algum momento da nossa vida, faremos o mesmo que a Sierra fez, porque temos o péssimo hábito de rejeitar quem somos, alimentamos a nossa baixa autoestima, nossas inseguranças e a ausentamos nosso amor próprio. E, embora seja mais comum atingir meninas como Sierra, todas nós sabemos que não é preciso estar fora dos padrões para ter esses sentimentos.

Por que você deveria assistir Sierra Burgess é uma Loser? 

Apesar do roteiro apressado – a produção foi filmada em vinte dias -, é interessante notar um elenco formado de pessoas reais, com problemas que eu vivo, que você vive. Em outros filmes, é possível ver atrizes com cara de modelo escondidas atrás de um óculos de armação esquisita e roupas estranhas. Neste não, Sierra tem os mesmos culotes que eu tenho, a mesma insegurança que já senti na minha adolescência e busca exatamente o que eu buscava naquela época: conhecer o amor e ser correspondida.

Vidas perfeitas são desconstruídas, não existe vidas falsas em Sierra Burges é uma Loser. Um exemplo disso, é a história da Veronica, uma das garotas mais populares do colégio, líder de torcida e uma beleza de dar inveja. Sua vida poderia ser perfeita, mas não é. Por trás de um rosto bonito, existe uma família desequilibrada e milhares de inseguranças.

Jamye não é o mais popular da escola, não é bad boy e não é o garoto mais bonito do mundo. Rotineiramente, encontramos garotos populares que conquistam e quebram corações, mas esse não é o caso de Jamye. Sierra não se apaixonou por um garoto popular, por um bad boy ou pelo mais requisitado. Jamye é apenas um garoto comum, que se encantou com a possibilidade de ficar com alguém como Veronica. Ele é tão real quanto Sierra e Veronica.

Sierra Burgess é uma Loser é sobre se arriscar, tentar sempre, até conseguir. Nem sempre seremos correspondidos ou amados como gostaríamos, e vamos ter que aceitar, mesmo que isso nos cause muita dor. Não somos perfeitos, mas agradamos a alguns e são esses que importam. Siga o seu padrão, ande no seu tempo,  respeite suas limitações, aceite suas imperfeições. Ouça sua voz, faça as pazes com suas curvas, seja leve com seu autojulgamento. Nem todos preferem as rosas, nem todos desistem dos cactos, mas quando você descobre a sua melhor versão e se ama assim, você ensina aos outros como quer ser amada. E isso basta…

Não é desejando ser rosas dentro de vasos de vidro que seremos perfeitas para alguém. Não é fingindo ser quem nós não somos que conquistaremos aquele alguém. Não é deixando de lado quem somos de verdade, abrindo mão de nossa espontaneidade, que estaremos à altura de alguém. Não é nos colocando à prova e duvidando de todas as nossas qualidades que conseguiremos nos relacionar verdadeiramente com alguém. Sierra Burgess é uma Loser é a prova de que ninguém pode enganar ninguém e que todos nós somos perfeitos do jeito que somos. Talvez, Jamye não notasse se Sierra tivesse passado seu próprio número, ou talvez, os dois teriam tido seus destinos cruzados da mesma maneira, quem é que sabe? O que tem que acontecer, acontecerá, não importa a maneira. Mas, são nossos atos que definirão o que acontecerá a partir dali.

Ei, compartilha com a gente: você já assistiu esse filme? O que você achou?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

72 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *