Blogosfera: o que é certificado SSL e por que seu site precisa dele?

Li uma vez que em noite de tempestade, as árvores rígidas são as primeiras a quebrar, enquanto, as flexíveis se curvam e deixam o vento passar. Quantos negócios ou relacionamentos morrem constantemente por causa da nossa falta de flexibilidade? Uma pessoa flexível, além de abraçar novas ideias, busca aliados para o sucesso e aceita sair da sua zona de conforto. Com iniciativa e flexibilidade impulsiona-se a inovação. Felicidade, prosperidade e sucesso não combinam com rigidez. Quando uma blogueira entra em contato comigo e me questiona sobre formas de fazer seu blog evoluir, minha resposta é: fuja dos manuais básicos para site e explore o que está além da sua zona de conforto, as ferramentas que realmente agregam seu site são mais complexas, exigindo tempo, foco e dedicação. Se tornando a única diferença entre um site de sucesso e um site que se estagnou.

O mundo online é um dos passos mais importantes para o comércio eletrônico e para as transferências de dados online em geral, trazendo novas formas de negócios para as grandes e pequenas empresas e também para pessoas físicas. No entanto, o comércio eletrônico atraiu a atenção dos criminosos que começaram a atuar no mundo online, eles vão desde fraudadores, hacker e até terroristas cibernéticos. Por conta disso, sites e empresas redobraram a atenção e reconhecem a importância de proteger sites e lojas virtuais, para proporcionar o máximo de segurança à essas transações online.

Se você tem um site ou uma loja virtual, aposto que em algum momento você já ouviu falar do certificado SSL, acertei? No entanto, são poucas as pessoas que sabem o que é, e menos ainda como conseguir um. Os certificados digitais SSL, oferecem autenticidade, informando ao usuário que ele está acessando um site original da empresa, e também garante que, através de criptografia, os seus dados informados no site não poderão ser acessados antes que sejam descriptografadas.

Afinal o que é SSL?

O SSL é uma tecnologia de segurança que é usada em comum para fazer a codificação dos dados que estão trafegando entre o seu computador e o website que você acessa. Esse protocolo SSL, assegura que os dados que estão trafegando não sejam capturados ou até mesmo alterados por algum criminoso online, tudo isso através de criptografia dos dados. O SSL é uma forma de passar mais segurança aos usuários que realizam transações de compras, por exemplo, onde, são informados dados de cartão de crédito.

Como identificar um site/loja virtual que utiliza o SSL? 

Quando você acessa um site ou uma loja virtual que está utilizando o protocolo SSL, você irá notar que na barra de endereço de seu navegador que o endereço passa a ser https:// no lugar do http://, que é padrão. Junto a isso, a maior parte dos navegadores mostram um cadeado na barra de status no rodapé do navegador. Na presença deste cadeado, o usuário passa a ter mais tranquilidade, pois sabe que suas informações não poderão ser capturadas por pessoas mal intencionadas.

Por que você deveria ativar o certificado SSL no seu domínio? 

Segurança contra golpes online, como já foi citado, esse é o motivo principal pelo qual o SSL costuma ser adotado. É por causa dessa tecnologia que crimes como cybercrime e o phishing são evitados. Nesse tipo de crime online, hackers se apresentam como empresas ou pessoas próximas da vítima para colher informações confidenciais. O contato pode ser por e-mail, quanto através de um site que simula o ambiente virtual de uma empresa. Assim, é possível confundir o usuário, fazendo com que ele entregue dados sensíveis aos ladrões enquanto navegam. No entanto, ao navegar em sites com SSL, as chances desse tipo de trapaça acontecer é praticamente nula, pois uma das principais funções do SSL é a confirmação da autenticidade do local navegado ao usuário.

Relação de confiança com o usuário, ainda que muitas pessoas não conheçam o nome da tecnologia, ou mesmo como ela funciona, as características da navegação segura já são comuns e muitos usuários podem identificá-las. Se você possui uma loja virtual, por exemplo, é comum que antes de realizar qualquer pagamento os usuários verifiquem se o seu endereço web utiliza um “s” a mais, passando de http para https. Quem encontra tais características se sente acolhido em um ambiente que respeita a sua privacidade, cuidando e protegendo suas informações.

De acordo com o algoritmo do Google, são diversos os fatores que influenciam no ranqueamento dos sites junto ao buscador mais utilizado da web. Um deles, é o SSL. Em 2014, foi anunciado pelo blog oficial do Google que o https seria incorporado como sinal de ranqueamento. Para comprovar essa teoria, basta buscar por qualquer palavra-chave no Google e ver que os conteúdos que aparecem nas primeiras posições são de páginas seguras.Informação mais detalhada sobre os dados de navegação, o https permite que o Google Analytics identifique a fonte de tráfego de qualquer site para site. Diferentemente, se um site com navegação segura usa um link de referência para um site não seguro, as ferramentas de análise irão mostrá-lo como um acesso direto, ou seja, perde-se muita precisão nas informações coletadas quando o site não é um site com SSL. Se você tem um site que utiliza certificado SSL, poderá acompanhar esses detalhes de referência, não importando se os visitantes vêm de um site seguro ou não.

Como gerar um certificado SSL? 

Para você poder utilizar um certificado digital SSL é preciso informar seus dados sobre a propriedade do site ou loja virtual, como o endereço, documentação e a pessoa de contato. Tendo esses dados, é feita a geração de um par de chaves de criptografia que garantem a codificação dos dados. As chaves são: chave privada, que ficará no servidor e chave publica, que irá ser utilizada com as informações de cadastro para gerar um CSR (Certificate Signing Request). O CSR é validado por uma autoridade certificadora (CA), comprovando a autenticidade dos documentos e também confirmando a propriedade do site ou loja virtual. A CA gera o certificado definitivo, que precisa ser instalado pelo provedor contratado por você para a hospedagem de seu site.

Desde o primeiro dia que o Minuto de Bobeira foi criado ele tem o domínio e a hospedagem na Nuvem Hospedagem, e agora também, o certificado SSL. O certificado pode ser adquirido de forma gratuita para quem possui o plano de hospedagem com eles, e quem não tem o plano de hospedagem e quer contratar o trabalho, o certificado pode ser adquirido por R$ 110,00, por um ano. Após a contratação, eles se responsabilizam por toda as mudanças necessárias para que o certificado seja validado. Garantindo que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Conta para nós: você já conhecia o certificado SSL?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

62 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *