Diga-me o que você é, uma lagarta ou uma borboleta?

O que você é? Uma lagarta ou uma borboleta? Alguém que destrói ou alguém que edifica? Durante nossa vida, algumas pessoas farão moradia em nós, enquanto outras, virão apenas para nós mostrar exemplos de como não ser. As pessoas que eu admiro cabem nos dedos de uma mão, ainda que não se deem conta, elas fazem de mim uma pessoa melhor, tornam o meu mundo um lugar melhor. Elas estão longes de serem perfeitas e é isso que me faz aprecia-las ainda mais, apesar de cometer falhas como todo mundo, elas possuem um dom especial, que é o de saber tocar a minha alma. Existem milhares dessas pessoas no mundo, talvez você seja uma delas, talvez você seja essa referência a outros, não por ser perfeita, mas por saber oferecer o refúgio, a compreensão e o afeto que o outro precisa. Quem tem uma pessoa assim ao seu redor, sabe bem o que é receber afago na alma, o que é ter em alguém o abrigo para as horas em que o mundo se torna mais hostil do que já é.

Entretanto, da mesma forma que existem pessoas que ainda que não digam uma única palavra conseguem cativar outras pessoas, apenas com as suas atitudes ou com seu sorriso, existem as que tem o ”estranho dom” de afastar outras pessoas. É como se fosse um imã partido quando tentamos juntar os polos, os pedaços na mesma peça. Elas estão sempre carregando em si algo negativo. Por isso, me atrevi citar o exemplo das lagartas e das borboletas. Enquanto as lagartas destroem as plantas, aquelas mais viçosas, a borboleta, com sua beleza admirável, transmite vida ao contribuir com a polinização.

No entanto, apesar do seu papel importante como agentes polinizadores, esse não é o real motivo de admirarmos as borboletas, elas encantam por carregar consigo um colorido diversificado, que serve como um documento de identidade. É interessante observar que apenas os pesquisadores querem ter contato com lagartas, considerando o fato de algumas serem tóxicas. Por outro lado, qualquer pessoa, mesmo quando não se interessa em tocar, quer ao mesmo admirar a beleza da borboleta, com curiosidade. E tudo isso devido a uma metamorfose.

Todo mundo deveria passar por esse processo de metamorfose, enfrentar uma transformação que mudasse o exterior e o interior. Pessoas que são como lagartas são tóxicas, quando aparecem, muitos sentem vontade de saírem do recinto. Mas, quem é borboleta, contagia o recinto. Então, para muitos, esses pequenos seres são a representação daquilo que existe no interior das pessoas com as quais convivemos. Trazendo influência positiva ou negativa ao local onde estão. Trazendo cheiro de vida ou não, dependendo do modo de ser e agir de cada uma delas, individualmente. Muitas pessoas se esquecem de que a borboleta e a lagarta são o mesmo ser. Elas se diferem apenas por um ciclo da vida, e que para acontecer a metamorfose, a lagarta precisa se trancar num casulo. Então devemos parar de hostilizar as pessoas enquanto estão trancadas nos seu mundo, pode ser que depois de recebem ajuda, elas se transformem numa linda borboleta.

Quando entendemos que mudar é preciso tudo fica mais leve, mais bonito, inclusive o processo de metamorfose a que nos submetemos ainda que doa, ainda que sofra, ainda que assuste. Quer coisa mais bonita do que a borboleta que deixa de rastejar para levar leveza e esperança pelos ares? Viva a vida sem medo de virar borboleta e sem receio de deixar o que não transforma para trás é uma forma justa de amor com a gente mesmo. Metamorfosear-se é uma forma nobre de amar aqueles que nos rodeiam e merecem o que de melhor podemos ser.​

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

48 Replies to “Diga-me o que você é, uma lagarta ou uma borboleta?”

  1. Que texto incrível!
    Te desejo uma ótima semana.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    1. Muito obrigada, Rafaela. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  2. thenotsogirygirl says: Responder

    que texto bonito! muito inspirador!
    acho que todos somos um pouco borboleta e um pouco lagartinha XD

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado. Também acho que existe um pouco dos dois em nós, mas é importante que a borboleta prevaleça!

  3. Lindo esse texto! Mais uma vez a natureza nos mostra que só depende de nós pertencer ao lado bom da vida ou ao mau.

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Cidália!

  4. que reflexão mais linda Kaila!!
    Eu to no processo de transformação, eu sempre busco renovar para melhorar por dentro, sabe?
    bjs http://www.diadebrilho.com

    1. Sim, acredito que sempre iremos estar nesse busca constante pela melhora, sabe? Ela nunca pode ser cessada. O que é ruim é fácil, não precisa de sacrifícios, mas se conhecer, seguir os percursos do bem, é transbordar gratidão o tempo inteiro, mesmo sendo o caminho mais árduo!

    1. Oi Ana, tudo bem e você? Fico feliz por você ter gostado! ❤

  5. Mudar é realmente necessário. Faz parte da nossa evolução, né?! E desenvolvimento interno é essencial!

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    1. Faz, Amanda. E nada é tão essencial na vida como as mudanças!

  6. Ai que lindo esse texto!!! Mudança é sempre necessário, temos que mudar para evoluir, mas muitas pessoas parece que resistem a mudança e continua sempre a mesma coisa, fazendo as mesmas coisas, e depois reclamam que nada muda.
    Amei, acho que todo mundo deveria entender que mudar é preciso! kk
    Beijoos
    Yanna Karim

    1. É bem assim mesmo, é muito mais fácil falar do que agir para fazer diferente, sabe? Permanecer no mesmo lugar é cômodo. Mas, só quem decide se mover conhece o quanto é renovador se autoconhecer!

  7. adorei o texto! <3
    mudar é bom, mas quando tu decide fazer, e não só pq os outros querem!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Luana!

  8. Que linda reflexão, tu és sem dúvida uma borboleta! 🙂 Boa semana.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Ah Inês, muito obrigada! ❤

  9. Nequeren Reis says: Responder

    Texto maravilhoso!

    1. Obrigada, Nequeren! ❤

  10. This is a very nice post.
    Thank you for sharing
    new post
    https://www.melodyjacob.com/

  11. Saber quem somos é o maior desafio (e a maior liberdade) dessa vida. Bom ver teus textos me reconectando comigo mesma. Suas reflexões mudam vidas, sabia? ♡

    1. Não sabe como fiquei feliz com seu comentário, Sabrina. Muitas pessoas passam por aqui e só comentam, enquanto outras realmente filtram as mensagens que escrevo. E só de saber que você é uma dessas que filtram me deixa extremamente feliz e grata! ❤

  12. Não podia ter concordado mais. Tenho uma amiga que disse-me uma vez que eu era como uma metamorfose porque estou sempre mudando. A mudança, quando para melhor, é sempre algo bom. A dor muitas vezes, faz-nos ver as coisas de perspectivas diferentes, mudam-nos e fazem-nos estar mais atentos a todos os sinais. Apesar de ser algo mau, também é bom. Basta sabermos tirar algumas lições dessa fase em que dói muito. Beijinho

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter se identificado. Se metamorfosear é se conhecer, é amadurecer, é enxergar novas possibilidades. Bendito aqueles vivem na constante mudança! ❤

  13. Seus textos Kaila. <3
    Sempre me deixam com o coração e a mente leves, gostosos demais!

    Tentando ser uma influência positiva na vida das pessoas por aqui, viu? 🙂

    1. Ah Camila, meu coração transborda gratidão com comentários assim. Obrigada!

    1. Fico feliz por você ter gostado, Juliana! ❤

  14. Thais Pereira Terra says: Responder

    Eu adorei esse texto!

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Que bom que gostou Thais, fico feliz!

  15. Oi Kaila! Que incrível a metáfora, adorei! Acho que todo nós devemos mesmo passar por uma boa transformação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Michele! ❤

  16. Eu diria que sou uma lagarta tentando me transformar em borboleta.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

  17. Eu acredito que toda pessoa que passa por nossa vida traz uma lição, uma experiência que podemos usar para o bem ou para o mal. Eu sou o tipo de pessoa que gosta de sempre ver o lado bom das pessoas, mas já me ocorreu de ter de me afastar de algumas porque eu caí por mim de que a relação não estava me fazendo bem e nem eu conseguia ajudar a pessoa a crescer. Lógico, que não vamos nos relacionar com ninguém perfeito e jamais seremos perfeitos para os outros, mas existem relacionamentos danosos e esses devem ser repensados. Gostei do seu texto! Boa reflexão!
    Beijos!!! Borboletra

    1. Sem dúvida, existem relações que são tóxicas, sejam elas com um namorado, uma amiga ou com a nossa família, e mesmo sendo difícil o melhor é se afastar mesmo. Fico feliz por você ter gostado!

  18. Que post ótimo, Kaila. Adorei!

    Beijo.
    Cores do Vício

    1. Fico feliz por você ter gostado, Pathy! ❤

  19. Olá Kaila
    Sempre digo o quanto me surpreendo com sua sabedoria e sensibilidade.
    Mais um texto extraordinário.
    Curioso mesmo como algumas pessoas tem o “dom” de afastar outras pessoas enquanto as “borboletas” trazem em si a benção de agregar com sua generosidade e luz.
    Assim como vc que é uma pessoa iluminada.
    Parabéns pelo post.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Ah Luli, muito obrigada. Não sabe como fico feliz com os seus comentários!

  20. Lindo texto Kaila!
    Boa semana! 😉
    Beijooo
    Jake
    Blog Jake Badulake

    1. Obrigada, Jake! ❤

  21. Eu procuro ser borboleta todos os dias. Essa transformação é necessária em todos nós.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    1. Que você consiga ser borboleta todos os dias, precisamos de mais pessoas assim no mundo!

Deixe uma resposta