6 opções de trocas saudáveis para incluir na sua reeducação alimentar

Logo que você acordava e sentava na mesa para tomar café da manhã, aquele pão francês fresquinho parecia ter marcado um encontro e estava ali esperando por você, no almoço as frituras e o refrigerante tinham espaço garantido, assim como os biscoitos recheados e os brigadeiros não podiam ficar de fora do seu dia a dia. Sua alimentação foi definida de acordo com as suas vontades por muito tempo, até que você decidiu mudar. No início da reeducação alimentar tudo é euforia, você está no auge do seu foco e todas as tentações passam despercebidas, porém, com o tempo as vontades ficam soberanas a sua vontade de mudar e você simplesmente desiste, mesmo sabendo que isso será prejudicial para o seu corpo e principalmente para a sua saúde. Isso aconteceu comigo há duas semanas, quando precisei passar por um procedimento cirúrgico e simplesmente desisti da reeducação alimentar por ter me rendido a facilidade das comidas prontas.

Um dia antes da cirurgia fiz algumas refeições saudáveis e as congelei em pequenas porções, e mesmo assim, não pude evitar a praticidade de pedir algo para comer ou de comprar algo semi pronto no supermercado, até porque meu marido optou por comprar marmita e coisas práticas para ele e eu sempre acabava comendo também. E se os impulsos me pegaram enquanto estava operada e nem podia comer tudo o que queria, imagina entrar em um supermercado e não se render aos doces e salgados calóricos durante a reeducação alimentar? Como não queria desistir no meio do caminho, fiz algumas pesquisas para me auxiliar e não foi difícil achar uma solução: o segredo é fazer trocas inteligentes! Por que não trocar um sorvete de massa industrializado por um picolé de fruta? Ou um frango frito por um assado e sem pele? Para todos os alimentos existe uma opção mais nutritiva, deliciosa e menos calórica.

No entanto, nunca se esqueça que nenhum alimento tem o poder de te emagrecer ou de te engordar. Se você segue uma reeducação alimentar, pratica exercícios, mas sentiu vontade de comer uma pizza, um brigadeiro ou uma batata frita, simplesmente coma. Não ceder aos seus desejos será pior no futuro e te fará desistir da reeducação alimentar. Seguir hábitos saudáveis não quer dizer que você precisa abrir mão de tudo que você gosta de comer, mas quando você sente necessidade de comer chocolate, batata frita, pizza, dentre outras coisas diariamente, as substituições são totalmente válidas.

Como posso substituir aquela pizza, aquele brigadeiro por uma opção mais saudável? 

Você está pensando naquela pizza há dias, mas ainda está indecisa se come ou não. Você não precisa abrir mão da sua pizza, mas que tal substituir aquela pizza gordurosa de quatro queijos (382kcal) por uma pizza integral de atum (182kcal)? Além de ser menos calórico, o atum é fonte de proteína, vitamina B6, vitamina B12 e ômega 3.

Se você não consegue ficar sem doce, saiba que há infinitas opções de doces saudáveis que são tão gostosos quanto aqueles extremamente calóricos. Um exemplo disso, são os doces da Doce Vida Diabetes. Esse mês já fiz um mini estoque com creme de avelã sem glúten, sem açúcar e sem adoçantes artificiais, marshmallow zero açúcar, pão de mel sem glutén e sem adição de açucares. Essa é uma excelente opção para quem não quer sair da reeducação alimentar, mas quer ter aquele docinho saudável quando a vontade bater. Nem preciso dizer que estão todos aprovadíssimos, né?

E se bater aquela vontade de tomar um sorvete? Bem, você pode! É só trocar o sorvete de flocos (202kcal), por exemplo, por um picolé de limão (50kcal). Os picolés de fruta são naturais e você pode fazer em casa. Além de diminuir as calorias, você também irá diminuir os gastos. Só não abuse do açúcar!

Se você tem o costume de sempre comer um pão francês no café da manhã, trate de mudar esse hábito, o substitua pelo  pão integral. Enquanto o pão francês, a cada 100g, possui 300kcal, a mesma quantidade de pão integral, facilmente encontrado em supermercados, possui 253kcal. Existem opções saborosas com sementes, ervas ou grãos, que podem se adequar facilmente ao seu paladar.

Você ama aquele pão de queijo com um café quentinho? Eu também. Mas ao invés do pão de queijo tradicional, opto pelo pão de queijo de tapioca ou pelo biscoito de polvilho, à base de água, leite, óleo e polvilho azedo. Só não vá exagerar na quantidade!

 E o café? Uma xícara, o que equivale a 50ml de café com açúcar possui 26kcal. Já a opção com adoçante possui apenas 2kcal, a mesma quantidade de calorias do café puro. E caso você prefira, pode intercalar o café, com cappucino light ou adoça-lo com óleo de coco.

Agora que vocês já sabem seis formas de substituir refeições extremamente calóricas com opções saudáveis que são tão saborosas quanto e ainda sabe onde comprar. Me diz, qual é sua desculpa para fugir da reeducação alimentar? Eu não tenho mais nenhuma, graças a Doce Vida Diabetes!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

65 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *