6 opções de trocas saudáveis para incluir na sua reeducação alimentar

Logo que você acordava e sentava na mesa para tomar café da manhã, aquele pão francês fresquinho parecia ter marcado um encontro e estava ali esperando por você, no almoço as frituras e o refrigerante tinham espaço garantido, assim como os biscoitos recheados e os brigadeiros não podiam ficar de fora do seu dia a dia. Sua alimentação foi definida de acordo com as suas vontades por muito tempo, até que você decidiu mudar. No início da reeducação alimentar tudo é euforia, você está no auge do seu foco e todas as tentações passam despercebidas, porém, com o tempo as vontades ficam soberanas a sua vontade de mudar e você simplesmente desiste, mesmo sabendo que isso será prejudicial para o seu corpo e principalmente para a sua saúde. Isso aconteceu comigo há duas semanas, quando precisei passar por um procedimento cirúrgico e simplesmente desisti da reeducação alimentar por ter me rendido a facilidade das comidas prontas.

Um dia antes da cirurgia fiz algumas refeições saudáveis e as congelei em pequenas porções, e mesmo assim, não pude evitar a praticidade de pedir algo para comer ou de comprar algo semi pronto no supermercado, até porque meu marido optou por comprar marmita e coisas práticas para ele e eu sempre acabava comendo também. E se os impulsos me pegaram enquanto estava operada e nem podia comer tudo o que queria, imagina entrar em um supermercado e não se render aos doces e salgados calóricos durante a reeducação alimentar? Como não queria desistir no meio do caminho, fiz algumas pesquisas para me auxiliar e não foi difícil achar uma solução: o segredo é fazer trocas inteligentes! Por que não trocar um sorvete de massa industrializado por um picolé de fruta? Ou um frango frito por um assado e sem pele? Para todos os alimentos existe uma opção mais nutritiva, deliciosa e menos calórica.

No entanto, nunca se esqueça que nenhum alimento tem o poder de te emagrecer ou de te engordar. Se você segue uma reeducação alimentar, pratica exercícios, mas sentiu vontade de comer uma pizza, um brigadeiro ou uma batata frita, simplesmente coma. Não ceder aos seus desejos será pior no futuro e te fará desistir da reeducação alimentar. Seguir hábitos saudáveis não quer dizer que você precisa abrir mão de tudo que você gosta de comer, mas quando você sente necessidade de comer chocolate, batata frita, pizza, dentre outras coisas diariamente, as substituições são totalmente válidas.

Como posso substituir aquela pizza, aquele brigadeiro por uma opção mais saudável? 

Você está pensando naquela pizza há dias, mas ainda está indecisa se come ou não. Você não precisa abrir mão da sua pizza, mas que tal substituir aquela pizza gordurosa de quatro queijos (382kcal) por uma pizza integral de atum (182kcal)? Além de ser menos calórico, o atum é fonte de proteína, vitamina B6, vitamina B12 e ômega 3.

Se você não consegue ficar sem doce, saiba que há infinitas opções de doces saudáveis que são tão gostosos quanto aqueles extremamente calóricos. Um exemplo disso, são os doces da Doce Vida Diabetes. Esse mês já fiz um mini estoque com creme de avelã sem glúten, sem açúcar e sem adoçantes artificiais, marshmallow zero açúcar, pão de mel sem glutén e sem adição de açucares. Essa é uma excelente opção para quem não quer sair da reeducação alimentar, mas quer ter aquele docinho saudável quando a vontade bater. Nem preciso dizer que estão todos aprovadíssimos, né?

E se bater aquela vontade de tomar um sorvete? Bem, você pode! É só trocar o sorvete de flocos (202kcal), por exemplo, por um picolé de limão (50kcal). Os picolés de fruta são naturais e você pode fazer em casa. Além de diminuir as calorias, você também irá diminuir os gastos. Só não abuse do açúcar!

Se você tem o costume de sempre comer um pão francês no café da manhã, trate de mudar esse hábito, o substitua pelo  pão integral. Enquanto o pão francês, a cada 100g, possui 300kcal, a mesma quantidade de pão integral, facilmente encontrado em supermercados, possui 253kcal. Existem opções saborosas com sementes, ervas ou grãos, que podem se adequar facilmente ao seu paladar.

Você ama aquele pão de queijo com um café quentinho? Eu também. Mas ao invés do pão de queijo tradicional, opto pelo pão de queijo de tapioca ou pelo biscoito de polvilho, à base de água, leite, óleo e polvilho azedo. Só não vá exagerar na quantidade!

 E o café? Uma xícara, o que equivale a 50ml de café com açúcar possui 26kcal. Já a opção com adoçante possui apenas 2kcal, a mesma quantidade de calorias do café puro. E caso você prefira, pode intercalar o café, com cappucino light ou adoça-lo com óleo de coco.

Agora que vocês já sabem seis formas de substituir refeições extremamente calóricas com opções saudáveis que são tão saborosas quanto e ainda sabe onde comprar. Me diz, qual é sua desculpa para fugir da reeducação alimentar? Eu não tenho mais nenhuma, graças a Doce Vida Diabetes!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

65 Replies to “6 opções de trocas saudáveis para incluir na sua reeducação alimentar”

  1. Oi, Kaila!

    Adorei as dicas… Gosto de ler sobre esse assunto, sempre fico motivada!

    Abraços, Cris

    1. Que bom que gostou Cristina, fico muito feliz!

  2. bacana conhecer esses snacks mais saudaveis pra quando dá aquela vontade de comer besteira

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido
    instagram:@liviaalli

    1. Que bom que gostou Lívia, fico feliz!

  3. Que mara essa marca de produtos , fiquei doida pelos doces e o bom que podemos comer sem culpa!
    Beijos
    Lily’s Nail
    Instagram @lilys_nail_

    1. Fico feliz por você ter gostado, Liliane!

  4. eu acho válido demais as opções saudáveis, ainda gosto mais de comer alimentos em si como frutas, proteínas e verduras, sabe?
    Estas opções servem para uma vida corrida e auxilia bastante.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    1. Sim, eu tento comer ao máximo alimentos naturais, tem muita receita legal com legumes, por exemplo, que são uma delícia. É importante investir nisso!

  5. Espero que você esteja bem depois desse procedimento cirúrgico, se cuida!!
    Adorei as dicas, eu amo doces e acho que nunca tinha pensado em substituir, vou começar a prestar mais atenção nos itens que posso substituir.
    Não sabia que dava pra adoçar o café com óleo de coco…. Legal!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    1. O melhor é substituir aqueles doces que a gente ama por doces tão bom quanto e que ainda não saudáveis. Obrigada Váh, estou totalmente recuperada! ❤

  6. Blog Mariana Leal says: Responder

    Estou precisando rever minha alimentação
    http://www.blogmarianaleal.com/

  7. Olá Kaila! Tudo bem?
    Nossa, esse post parece que foi para mim!! Estava no meio de uma reeducação alimentar, mas viajei e foi tudo por água abaixo.. mesmo tendo voltado agora não consigo retornar aos hábitos saudáveis.. está dificil! com certeza vou procurar essas alternativas ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    1. Oi Tamara, tudo bem e você? É muito tentador não aceitar alguma guloseima ou aqueles pratos calóricos, mas com substituições que são gostosas fica mais fácil! Espero que você consiga voltar para a sua reeducação alimentar.

  8. Já estou fazendo algumas escolhas mais saudáveis, mas ainda preciso melhorar muitas outras.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

  9. Também estou em uma reeduação alimentar, no começo achei que eu teria que restringir várias coisas que gosto de comer. Mas, minha nutricionista disse que eu posso comer o que gosto, basta que chocolate, pizza e doces não virem rotina. Então, também tenho optado por substituições saudáveis.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    1. Muita gente acha que para emagrecer é preciso cortar tudo o que gostamos de comer e não é bem assim, até porque dieta restritiva gera compulsão alimentar. Podemos comer de tudo, desde que seja em pequenas quantidades e com uma frequência menor! ❤

  10. Kaila dicas preciosas temos que sempre escolher bons alimentos saudáveis, gostei muito de conhecer os produtos muito bom pra quem está no processo de uma reeducação alimentar bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Lucimar! ❤

  11. É sempre bom procurar novos produtos que se encaixam né?
    Eu já fiz reeducação alimentar há alguns anos tipo uns 6 anos atrás e ficava confusa no que mudar.
    Hoje em dia tem tanta novidade que eu amo fico sempre testando novos produtos e incluindo coisas saudáveis no dia a dia.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    1. Sim, antigamente não tinha tanta variedade, hoje somos sortudos porque tem substituição para tudo! ❤

  12. Muito bacana Kaila, eu tenho que voltar a comer coisas saudáveis <3
    Adorei as dicas, beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Luana! ❤

  13. Acredito que seja difícil manter o foco quando se está numa reeducação alimentar! Mas essas opções que apresentas parecem uma delicia! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Quando não sabemos como agir diante das vontades é difícil, até entendermos que não é preciso se privar de tudo que gostamos, e sim que precisamos moderar, leva um tempo. Essas opções são excelentes, porque são gostosas e cessa aquele desejo de comer um doce, ou um salgadinho!

  14. Adorei as dicas, e fiquei morrendo de vontade de experimentar. Eu sou a louca do pão de queijo e sabendo que tem uma opção mais saudável é ótimo.
    Charme-se

    1. Fico feliz por você ter gostado, Simone. Amanhã vou postar no stories do Instagram uma receita de pão de queijo saudável! ❤

  15. Que dicas sensacionais, gosto muito de lê sobre coisas saudáveis.
    Falta colocar em pratica. Hehe
    Ótima semana.
    Beijos

    http://www.glamour2.com

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, viu?

  16. não conhecia essa marca!
    mas tem muita marca investindo em opções gostosas e saudáveis! isso é ótimo!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Sim, antigamente quase não víamos essas opções. Muito legal mesmo ver marcas investindo nesse segmento!

  17. Amei seu post, as vezes é difícil mesmo essa reeducação alimentar, mais s tivermos forca de vontade conseguimos, muito legal os produtos que mostrou..

    Um, beijo!!!
    http://WWW.INGRIDDACIO.COM.BR

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, viu?

  18. Quantas dicas maravilhosas! Eu adoro produtos mais saudáveis.
    http://www.achatadebatom.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu?

  19. Que poste maravilhoso.
    Bem explicado, ótimas dicas.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Gabriele! ❤

  20. Eu sempre busco fazer trocas inteligentes para ”enganar” o cérebro naquele momento de (preciso de doce) nem sempre eu faço, mas pelo menos eu tento. Adorei as comidinhas saudáveis, parecem ótimas.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    1. É muito legal fazer essas trocas e substituir aquele chocolate por um chocolate saudável que também seja gostoso como aquele calórico. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  21. Juliana Ferreira says: Responder

    Que delícia de dicas, aos poucos e com essas pequenas mudanças a gente consegue melhorar a alimentação. Fiquei desejando essas gostosuras.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu?

  22. Sempre fui magrela então engordar é algo que sempre quis, porém de um tempo pra cá tenho tentado comer + saudável pra me manter saudável, então suas dicas foram bem vindas.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado, Anete!

  23. Que maravilha esses produtos saudáveis amei saber desse marshmallow.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Fico feliz por você ter gostado, Jana! ❤

  24. Thais Pereira Terra says: Responder

    Adorei a postagem e conhecer esses produtinhos! É sempre bom conhecer produtos que podemos comer como uma opção saudável.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Thais!

  25. Gostei do post.
    Eu estou tentando parar de consumir açúcar, mas sempre tenho as minhas recaídas. Eu amo sorvete e chocolate. A parte boa é que já reduzi a quantidade.
    É sempre bom conhecer alimentos que sirvam para substituir outros.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Sim, esses por exemplo são zero açúcar. É uma boa opção para você que quer parar de consumir!

  26. Eu como e gosto de vários snakcs mais saudáveis, mas confesso que tem dias que só aquele bem gorduroso e calórico me satisfaz hahaha

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    http://www.fashionjacket.com.br

    1. E nesses dias a gente tem que se permitir, dieta restritiva causa compulsão, e dieta com moderação faz a gente feliz! ❤

  27. Gostei das suas dicas de alimentação.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Lulu!

  28. Oi Kaila, tudo bem? Eu adorei os produtos apresentados! Reeducação alimentar é a melhor coisa pra nossa saúde!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. Oi Michele, tudo bem e você? Fico feliz por você ter gostado! ❤

  29. Refrigerante eu não sou tão acostumada a tomar, então é mais fácil de tirar da minha alimentação. Agora a pizza, se deixar como todos os dias, hahaha! Gostei da ideia de substituir pela integral de atum. E quanto aos doces, vou começar a procurar esses que não tem açúcar. Esses que você mostrou na foto, parecem ser bons. AMO picolé de limão! Posso substituir sem dó, haha! Adorei as trocas! Já anotei mentalmente.

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Thami!

    2. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Thami!

  30. Olá Kaila
    Que post maravilhoso!
    Sem dúvida as trocas inteligentes sempre agregam ao nosso bem estar e você traz ideias ótimas e criativas.
    Vou favoritar aqui.
    Levo a indicação da loja, vou fazer uma visita agorinha.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Luli!

  31. Por causa da vida corrida, sempre nos rendemos as opções mais práticas para o dia-a-dia… trocas saudáveis são uma ótima pedida, mas nada melhor do que ter uma alimentação saudável, recheada de frutas e verduras…
    Beijos…

    >>Blog da Gio<<

    1. Sim, é uma pena que essa correria leve algo tão importante: nossa saúde.

  32. Kaila, eu adoro as ilustrações dos seus posts (além do conteúdo em si ♥). Suas fotos são tão bonitas, dá uma vontade louca de sair correndo para o mercado e experimentar. Eu sou louca por brigadeiro e pão de queijo, então imagine minha surpresa ao descobrir que eu posso substituir meu pãozinho querido… Continue fazendo sugestões como essa, você arrasa!

    1. Ah Sabrina, você não faz ideia do quanto fiquei feliz com o seu comentário. Muito obrigada!

Deixe uma resposta