Preciso deixar de comer tudo o que gosto para emagrecer?

Eu sei que daqui a pouco surgirão outras tendências de moda. Sei que as músicas que tocam hoje no rádio, não serão as de amanhã. Sei que mudanças surgirão na minha rotina. Sei, também, que fatores conquistarão os meus sorrisos e outros, o meu fracasso repentino. Sei que o tempo vai passar, o relógio vai girar. Eu sei que algumas coisas perderão o sentido, e outras serão reconhecidas. Sei que posso emagrecer ou engordar. Coisas vêm e vão, e a gente nunca sabe em que se fixar. Quando quis seguir uma alimentação regrada foi assim, vivia na corda bamba. Ficava horas pesquisando sobre o assunto e em cada site lia uma coisa, haviam aqueles que diziam que o carboidrato não era o vilão, outros diziam que era, outros indicavam os produtos lights, outros não, haviam aqueles que diziam que para emagrecer era necessário comer apenas proteína, frutas e legumes, e outros diziam que não precisamos nos abdicar de nada para emagrecer. Mas se cada um diz uma coisa, como saberemos o que é certo e o que é errado? Será que existe certo ou errado na hora de se alimentar?

O que é errado para mim, pode ser certo para você. Somos donos de metabolismos diferentes, comidas favoritas distintas, metas divergentes. No entanto, se você quer seguir uma reeducação alimentar para ter uma qualidade de vida melhor, para perder peso e se sentir bem consigo mesma, terá que entender que você não precisa abandonar as coisas que mais gosta de comer para conseguir perder peso. O segredo esta em saber dosar os alimentos que te dão prazer com os alimentos que são necessários para o seu corpo. Claro que isso não significa que os alimentos que são necessários para o corpo não vão ser de fato prazerosos para você, de maneira alguma. Na verdade, esse é o segredo da longevidade da dieta, ela deve ser composta por alimentos que te agradam ou você não vai conseguir seguir o plano alimentar.

Quando decidimos mudar a primeira coisa que fazemos é cortar tudo aquilo que gostamos de comer, e aderimos uma alimentação extremamente restritiva que dura no máximo um mês. Você não vai conseguir viver a vida inteira sem comer seu chocolate favorito, uma pizza ou um fast food. Então, não adianta elimina-los temporariamente da sua alimentação, você precisa apenas aprender a consumi-los com equilíbrio, e saber que não é porque você os consome que você não vai alcançar os seus objetivos.

Eu amo massas, o que eu posso fazer então para diminuir o impacto deste tipo de comida em meu hábito alimentar? 

Você poderá substituir um ingrediente por outro mais saudável, ou seja, troca-se o menos saudável pelo mais saudável. Um exemplo disso está no preparativo de uma lasanha, que você pode trocar a massa por abobrinha, o sabor delicioso ainda ficará preservado como se fosse utilizada massa. Use farinha integral ao invés da farinha branca, quando sentir vontade de comer chocolate opte pelo meio amargo. São nas pequenas escolhas que moram os grandes resultados.

Se sentir vontade de comer chocolate, apenas coma o chocolate que você estiver com vontade. Quando você se priva de comer alguma coisa que gosta porque você está em uma reeducação alimentar, logo sentirá um ataque de gula. Coma pequenas porções daquilo que te deixa feliz, isso ajudará a diminuir ansiedade e vontade descontrolada de comer. É mais simples comer um tablete de chocolate quando estiver com vontade, do que uma barra inteira depois.

Quando você não abre mão de nada por conta da reeducação alimentar, aquela autocobrança fica menor e você consegue seguir mais facilmente esse novo estilo de vida. Quando comecei a reeducação alimentar me permiti manter alguns alimentos nas minhas refeições e isso fez toda a diferença, por exemplo, amo tomar café e comer torrada no café da manhã, então apenas reduzi a quantidade que comia para a metade. Se comia quatro torradas, agora como duas e assim por diante. Outra coisa que me ajuda muito é conhecer novos alimentos, todos os dias estou testando receitas diferentes e ampliando as variedades do meu cardápio, antigamente por exemplo, não comeria panqueca feita com farinha de trigo integral e aveia e grão de bico como salada, hoje são coisas que amo.

Não se esqueça que: se você quer emagrecer deve comer menos calorias do que aquelas que são queimadas durante o dia, por exemplo, se seu corpo queima 2.500 calorias por dia, você deve consumir apenas 2.000 calorias. Se você quer manter o seu peso, você deve comer a mesma quantidade de calorias queimas, se queima 2.500 você pode comer 2.500. E se você quer engordar, você deve comer mais calorias do que as que são queimadas – e se você está engordando e não quer, é porque você come mais do que você elimina do seu corpo.

Você pode mudar para uma dieta diferente das outras que possam te deixar com fome, uma que te restrinja menos e te faça sentir bem ao saborear comidas que gosta. Obtenha autocontrole e evite impulsos que não queira ter. Para que você consiga perder peso comendo de tudo, você tem que garantir que vai controlar os seus impulsos alimentares. O que quero dizer é que você vai sim, ser livre na escolha de comer apenas o que gosta, só que você deverá ter o controle de uma frequência diminuída e uma quantidade bem mais inferior do que se comia habitualmente. Se sua vontade é comer uma pizza, sirva-se apenas de uma fatia, por exemplo. Ou seja, você pode comer tudo que deseja, é só não exagerar na quantidade.

Ei, conta para nós: o que você não consegue ficar sem comer e qual a maior dificuldade que você tem para seguir uma reeducação alimentar?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

84 Replies to “Preciso deixar de comer tudo o que gosto para emagrecer?”

  1. Eu não deixo de comer o que quero por causa de dieta não. Me controlo, mas como de tudo.

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Tudo é equilíbrio, né? ❤

  2. Excelentes dicas, eu nunca fiz dieta na vida…rs

    Beijo
    😉
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    1. Fico feliz por você ter gostado, Gessica! ❤

  3. Muitas pessoas fazem uma dieta e por isso deixa de comer as coisas que gosta, mas eu acho que não precisa deixar de comer, apenas tem que haver um equilíbrio nas coisas que se come, uma das coisas que não consigo deixar de comer são as massas principalmente as pizzas, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Quando se tira tudo não conseguimos seguir uma dieta, pois sentimos muita falta do que comíamos antes. O essencial é se permitir comer o que tem vontade, mas em doses menores e com menos frequência.

  4. A substituição de ingredientes é realmente muito importante. Estou na luta para melhorar minha alimentação. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Faz toda a diferença e no fim o sabor é o mesmo! ❤

  5. Olá Kaila, estou adorando o seu stories cheio de comidinhas saudáveis!! É isso aí!! Preciso manter esse foco tbm. xD

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

    1. Ah Fe, fico muito feliz por você estar gostando. Antes tinha muita vergonha de postar o meu dia a dia, mas estou me soltando mais! ❤

  6. Adoreeei as dicas! Meninaaa, como eu amo massas hahaha Adoro! Pizza, lasanha.. tudo de bom! kkkk Mas gostei das idéias de substituir, por exemplo a massa da lasanha por abobrinha *-* rsrs

    Beijão amore 🙂

    https://pimentacommenta.blogspot.com/

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Dálity! Substituir os alimentos muda muito, porque torna a refeição mais saudável, mas quando sentir vontade de comer aquela pizza, aquela lasanha, sem substituições, precisamos nos permitir também. ❤

  7. Meio termo! Para mim essa é a chave… Mas devo confessar que ainda dou muitas escorregadas.
    Outra coisa que para mim é fundamental nessa luta é o querer… passei anos “dizendo” querer… mas só agora, QUERO então as mudanças estão mais tranquilas. Poderia dizer fácil, mas não é.
    Adorei seu post!
    xoxo

    1. Com certeza, Adriana. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  8. Óptimas dicas! 🙂 O segredo está mesmo em comer tudo de forma equilibrada. Bom fim de semana.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado, Inês! 😀

  9. Quando eu precisei mudar minha alimentação por causa da saúde, parei de comer tudo que gostava ;/ Mas as vezes quando estava com muita vontade, comia <3 ahaha amei o post Kaila!
    Beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Acho que o equilíbrio mora aí, tentar seguir ao máximo uma alimentação melhor, mas não se culpar ou se restringir quando tem vontade de comer algo! ❤

  10. É aquele famoso ta com vontade come, mas antes para pra pensar na quantidade.
    Não devemos nunca nos privar de comer algo que gostamos, mas tem que ter o limite, a substituição e tudo mais.
    Eu por exemplo tento comer tudo saudável e em menores porções durante a semana ai no final de semana na janta escolho uma besteira fora do comum como pizza, sorvete e ou doce como chocolate.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com/

    1. Sem dúvida, Pam. Comer é um dos maiores prazeres da vida, e com consciência podemos comer bem e o que gostamos! ❤

  11. Amei as dicas, o ideal é equilíbrio e disciplina na hora de uma reeducação alimentar
    Charme-se

    1. Fico feliz por você ter gostado, Simone! ❤

  12. Quantas ótimas dicas! Emagrecer com saúde é a melhor forma.
    http://www.achatadebatom.com

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Cristiana! ❤

  13. Uma reeducação alimentar não é restrição, além disso não é nada correto fazer dieta restritiva. O corpo necessita de todos os nutrientes, proteína, carboidrato e vitaminas. A reeducação vai ajudar a balancear e distribuir todos esses nutrientes nas refeições. Algo que muita gente não sabe é que o carboidrato tem dois tipos, o bom e o ruim. O ruim afeta até nosso cérebro depois de um tempo. Por isso geralmente é recomendado comer farinha integral, arroz integral, pois são carboidratos bons, saudáveis. E falo por experiência, eu achava que sera muuuuuito ruim trocar pelas coisas integrais e agora eu só consigo comer assim. Quando a gente sente a diferença dos alimentos no nosso organismo e a melhoria que dão, não queremos mais voltar a antes. Ah! Lembrando que o que faz mal de certas comidas é a rotina. O problema está em comer todos os dias. Uma vez ou outra não é problema. Por isso é mais que fundamental consultar um nutri, ele vai analisar toda a alimentação, fazer um plano alimentar de acordo com teus objetivos e vai colocar somente coisas que tu gosta de comer. Nenhum nutri pode te obrigar a comer algo que tu não gosta, existem muitos tipos de comidas com os nutrientes que vai precisar, por isso é bom consultar um profissional para fazer esse plano.

    1. Sem dúvida, Gaby. Não entendia o porque das pessoas buscarem uma vida mais saudável, sendo que fast food, chocolate, pizza, eram tão bons. Até que vi o poder da comida saudável na nossa qualidade de vida, no presente e no futuro, nosso corpo, nossa disposição mudam completamente. Além da satisfação de estar bem diante do espelho. É um estilo de vida que muitos torcem o nariz para começar, mas depois que começam, não trocam mais.

  14. Adorei as dicas, Kaila.
    Na verdade, não é nada que a gente não saiba. Muitos só tem preguiça de cumprir haha.

    Não consigo largar massa, chocolate e doce após o almoço.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    1. São regrinhas básicas, mas que todos vêem como um bicho de sete cabeças.

  15. Oi, Kaila!
    Eu tenho um problema imenso com peso. Era muito magra até uns 17 anos e depois só engordei, engordei e engordei. Sei que não é necessário parar de comer tudo o que gosto para emagrecer, mas é tão difícil acertar a alimentação, né? Estou tentando e espero conseguir voltar ao peso normal.
    Beijinhos.

    1. Tenho certeza que você vai, Mari. Não é fácil, é uma briga diária entre balança, espelho e pensamentos. Mas é possível!

  16. Ótimo post Kaila, adorei!
    E penso assim também podemos comer de tudo mas tendo um certo limite para não ter exageros.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Jana! ❤

  17. Depois da gravidez e principalmente com a amamentação, eu sinto muuuuuita fome. É inexplicável!
    Aqui em casa tudo é integral, sem sódio e o açúcar mais light possível. Mas o meu problema é quantidade. Eu tenho que parar de comer com os olhos e comer somente pela boca. Rs.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    1. Todo mundo diz que a fome é absurda, você já deu o primeiro passo que é a substituição, que além de ajudar na perca de peso, ajudará você passar somente nutrientes bons para o seu bebê! ❤

  18. Olaa Kaila! Tudo bem?
    Ótimas as suas dicas! Eu comecei uma dieta série há algumas semanas e tem feito bastante efeito! Mas quando eu tenho vontade de comer algo, como mesmo e isso não tem prejudicado não!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com/

    1. Oi Tamara, tudo bem e você? Fiquei muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  19. Que legal o post! Eu, até uns meses atrás, fiz uma mudança de hábitos alimentares e andei cortando algumas coisas da minha alimentação, mas comia tudo que queria, porém de forma reduzida e deu certo! Acho que é por aí, afinal é muito bom comer rssssssss
    Beijos
    https://garotadoscremes.blogspot.com/

    1. Pois é, um dos maiores prazeres da vida, né? Fico muito feliz por você ter gostado!

  20. Olá Kaila!
    Com certeza manter as coisas que mais gostamos na dieta vai interferir diretamente na longevidade dela. Até porque, quanto mais nos privamos forçadamente de algo que queremos muito isso nos tortura e causa um sentimento desenfreado de obter aquilo. Em algum momento cedemos e o exagero acompanha e não saíra tão facilmente.
    Tudo na vida é equilíbrio e a mente tem que acompanhar, é preciso existir uma vontade que vai além de perder ou ganhar peso, é preciso que haja prazer e vontade de viver de forma mais saudável e se sentir bem com as mudanças que vão surgindo.
    Ótimo fim de semana!
    Beijos

    1. Sem dúvida, Rodrigo. Comer saudável é uma transformação por inteiro, que vai muito além da balança. Mas que precisa acontecer com tranquilidade e sem mudanças extremamente drásticas para fluir!

  21. Confesso que aprendi a gostar de muitas outras coisas quando decidi me reeducar, eu tinha um paladar muito infantil

    1. Meu paladar é muito infantil também, mas quando estou na reeducação sigo uma alimentação muito mais saudável e tento substituir as coisas que gosto de comer por opções mais saudáveis que são tão gostosas quanto as hipercalóricas!

  22. Amazing post, dear! A big hello from Germany!
    Hugs ♥
    LIANA LAURIE | My new video

    1. Hello Liana, thank you. A big hello from Brazil! ❤

  23. Oi Kaila, então… eu não deixo de comer as coisas que gosto em nome de corpinho bonito. Se me der vontade de comer batata frita, vou sem culpa… Mas para minha sorte, não é algo que eu fique viciada… Amo chocolate, massas e batata frita, mas se comer por dois dias seguidos eu acabo enjoando… Ainda bem que “já vim com esse mecanismo de fábrica”, rsrsrs. Aí fica mais fácil de controlar a dieta… Mas também complemento com exercícios, então estou sempre gastando o que como, o que também ajuda… =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    1. Comer todos os dias batata frita, pizza, fast food é uma coisa que me incomoda muito, porque a diferença no meu corpo, na minha disposição é nítida. Exercícios faz toda a diferença e beber água também. ❤

  24. O correto seria todo mundo ir ao nutricionista para ver a quantidade exata de alimentos que podemos ingerir. Eu já consegui eliminar o leite de caixinha e o suco da minha alimentação, mas o meu problema é o chocolate e o sorvete. O meu objetivo é não comer mais doces, mas não consigo, então como em uma quantidade menor.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Também não consigo ficar sem doce, Adriana!

  25. equilíbrio é tudo na vida!
    preciso voltar a comer direito! mas sem dietas loucas como fiz um tempo! kkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. e como é, Luana!

  26. Olá Kaila
    Acho que tenho sorte de não gostar muito de doces, não gosto do sabor do açúcar, café e chá, por exemplo, só bebo sem açúcar.
    Tb tenho sorte de gostar muito de frutas, verduras e legumes, masssss sou fã número um de massas e é onde procuro não exagerar.
    Amei suas dicas especialmente as de substituição.
    Vou favoritar aqui.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Luli. ❤

  27. Equilíbrio é a palavra chave!
    Bjos.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com.br
    insta: @juliamodelodemodelo

  28. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Faz quase três meses que mudei minha alimentação. Hoje como mais verduras, legumes e frutas e menos doces e frituras, mas quando tenho vontade como algum doce sim. E já emagreci dez quilos sem passar fome. Acho que antes de tudo deve se procurar um médico, como eu fiz.

    Prefácio

    1. Antes de tudo, sem dúvida, é preciso procurar um profissional. Sem esse acompanhamento é impossível conhecer o nosso corpo e saber o que é melhor para nós.

  29. Boa noite Kaila! Tudo bem?
    Ótimas dicas pra quem está a fim de perder uns quilinhos!

    1. Oi Thamiris, tudo bem e você? Fico feliz por você ter gostado! ❤

  30. Nequeren Reis says: Responder

    Que maximo foça, foco que consegue, obrigado pela visita, bom final de semana.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

  31. Tem que ter bom senso na hora de comer e claro praticar exercícios, mas eu adoro um doce.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

  32. Tbm sou fã de massas. Na semana, pelo menos 4 dias eu como massa. Mas se eu preciso perder peso – como há pouco tempo engordei por conta de tratamento médico – eu fecho a boca até voltar ao normal. Nada de massas, docinhos, refri e outras gordices rsrs Mas para uma reeducação alimentar, acredito que deve ser mais difícil pq tm coisas q a gente fica meio viciada em comer todo dia. Por exemplo, eu comia um brigadeiro todos os dias e tinha que ter Coca-Cola no almoço e na janta. Perder esse hábito foi difícil, mas não impossível.

    Bjs!

    etudovaidade.com

    1. Não é fácil, pelo contrário, mas é possível com esforço e dedicação. E depois que conseguimos, é mais fácil se desprender de alguns costumes e não ficamos dependentes dos alimentos.

  33. Acho que a reeducação alimentar é algo muito importante para a saúde e é uma maneira de fazer uma dieta sem radicalizar.
    Adorei suas dicas!
    Beijinhos da Jacky.

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado, Jacky! ❤

  34. muito bom, Kaila. é o que dizer, nenhum alimento tem o poder de emagrecer ou engordar sozinho. a chave é o equilíbrio.

    Beijinhos
    n. // http://www.fashionjacket.com.br

    1. Fico feliz por você ter gostado, Nathália! ❤

  35. Adorei a reflexão, Kaila!
    Bom domingo pra você. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    1. Que bom que gostou Prih, fico muito feliz! ❤

  36. Oi Kaila,
    Disse s verdade. Tudo é questão de equilíbrio.
    No começo é difícil, mas depois de um tempo você se acostuma.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

  37. Amo tanto seus textos <3
    É isso mesmo, ninguém precisa parar de comer (afinal comer é maravilhoso e uma das felicidades da vida), é só saber dosar, porque senão de que adianta ficar sem comer o que gostamos né? Só vamos ficar infelizes!
    Beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=k6vVqxqJmuU&feature=youtu.be

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Ana! ❤

  38. Que ótimas dicas *.* Também ando a mudar a minha alimentação, não para emagrecer, mas para me tornar mais saudável *.*
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    1. Fico feliz por você ter gostado, Sofia! ❤

  39. Disse tudo! Eu acho muita loucura aquelas dietas “milagrosas”, dá até dó, né? É cada coisa que a gente lê na internet, e muitas vezes são dietas que, a longo prazo, fazem muito mal! Gostei de saber essa informação no fim do texto pra quem quer engordar, eu já tinha procurado sobre isso mas nunca achei nada direito, sabe? Adorei o post!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    1. Essa informação me ajudou muito, porque não sabia como manter e acabava sempre engordando de novo. Assim a gente consegue controlar melhor o tanto de calorias que consumimos. Mas é bom procurar um profissional para saber exatamente quantas calorias você perde e quanto você pode consumir para emagrecer, manter ou engordar. Essas dietas são a maior enganação, você emagrece enquanto segue, e não come quase nada e quando volta a comer engorda tudo outra vez e se frusta, aí tenta achar uma dieta ainda mais milagrosa, essas coisas não funcionam, só fazem mal.

  40. Oie Kaila =)

    Como uma pessoa que já sofreu com anorexia nervosa e que até hoje quando passar por qualquer pico de stress e ansiedade não consegue comer, não me submeto a nenhuma dieta restritiva.

    Me controlo bastante é claro. Tipo se no final de semana eu dei aquela exagerada, durante a semana evito doces, por exemplo. Acho triste ver esse povo que vive contanto calorias =(

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    1. Acho que tudo vai além faz mal de alguma forma, né? É sempre bom querer buscar uma vida saudável, um corpo bonito, mas entender que isso não é tudo e que a gente precisa explorar tudo sem preocupação. Afinal, estamos aqui para isso. Se limitar é cortar as próprias asas!

  41. O difícil é achar esse equilíbrio depois de passar um tempão nos excessos né. Quero e preciso muito mudar minha alimentação, pretendo buscar ajuda profissional 😉

    Beijos
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

    1. Sim, é a parte mais difícil, mas com o passar dos dias vai ficando mais fácil! ❤

Deixe uma resposta