8 problemas que você tem, mas não precisa ter
Ah, os problemas.. quem não convive com algum contratempo em sua vida cotidiana? Quando pequena achava que o maior empecilho da minha existência era quando minha mãe não me deixava brincar na rua até tarde. Depois meus problemas se tornaram outros: na minha pré adolescência queria ser dona do meu próprio nariz e tudo que consegui fazer foi me prender em uma bolha de cobranças e desaceitação. Com o tempo aprendi que existem dois tipos de problemas: aqueles que realmente precisam acontecer para que a gente consiga aprender algo e aqueles que nós mesmos criamos, dizendo histórias que nunca aconteceram e procurando soluções que elas não precisam, transformando um pingo em um tsunami que nem deveria existir. Fato é: nunca seremos imunes aos problemas, eles fazem parte da vida de todos nós, são reincidentes, devastadores e desestabilizadores. Mas será que todos os problemas que temos deveriam mesmo existir?
O tempo me mostrou que descomplicar, suavizar e retomar (ou tomar) o controle dessa experiência sobrenatural, única e extraordinária, que gostamos de chamar de vida é essencial para construir uma história que valha a pena contar e viver. São nossas ações que guiam os nossos dias, são nossas escolhas que definem as consequências do amanhã e somos nós que definimos o que é realmente significativo ou não. Dê o primeiro passo e descomplique eliminando esses oito problemas que provavelmente você tem, mas que não deveria ter:
O que os outros vão pensar de mim? Um dia você se questionará sobre o porque das opiniões externas terem tanta influencia sobre você, e nem você entenderá o motivo delas terem te afetado tanto. Afinal, o que os outros pensam de nós não muda nada na nossa vida. Quando entendemos que a opinião dos outros é apenas a opinião dos outros, abrimos espaço para sermos quem realmente somos e deletamos da nossa vida esse bloqueio de pensar no que os outros vão achar antes de agir. E tem mais, um mecanismo de projeção está envolvido: você imagina o que os outros pensam de você, sem perceber que isto é o que você pensa de si mesmo. Isto quer dizer que o que você está fazendo, na verdade, é culpar os outros do que acha de si mesmo.
Os outros vão me aceitar? Tentar ser aceito pelos outros, encontrar aceitação, amor ou conquistar alguém não vão te levar a lugar algum a não ser à perda de concentração e traição de seus ideais. O mundo é preenchido de pessoas distintas. Algumas delas são particularmente resistentes a mudanças. Portanto, esperar aceitação de uma pessoa que é focada somente em suas crenças é perda de tempo e energia. Existirão, também, pessoas que digam que você não é o que elas esperavam e que vão tentar lhe mudar até que você se encaixe no que elas consideram ideal. Na vontade de que outras pessoas gostem de você, inconscientemente você se torna uma pessoa comum. O problema é que uma pessoa comum, sem uma personalidade distinta, não será lembrada.
O mundo é tão ruim. Esse pensamento só fará com que você se sinta frustado, pois esse pensamento é baseado em dissonância cognitiva, ou seja, a diferença entre como você espera que as coisas sejam e como as coisas realmente são. O mundo é o que é.
Eu consigo evitar problemas. Você não pode porque problemas são mais causados pelo seu cérebro do que pelo mundo exterior. Afinal, você não pode escapar de si mesmo. Não há tal estímulo no mundo que possa matar, mas uma pessoa motivada por suas ideias e conceitos é até capaz de tirar a própria vida. Por exemplo, apesar de o risco de morrer num acidente de avião ser de 1 em 11 milhões, o risco de ser morto por um tubarão ser de 1 em 3.7 milhões e o risco de morrer num acidente de carro ser de 1 em 5000, as pessoas tem mais medo de viajar de avião do que de carro. Os problemas são maiores na nossa imaginação do que na realidade e evitá-los lhe trará mais problemas do que encará-los. A estratégia de perder benefícios para eliminar problemas (por exemplo: “eu não vou viajar de avião para não morrer”) não funciona e a quantidade de problemas na sua vida será sempre a mesma.
Os outros me irritam. Não são os outros, mas seu pensamento de que eles deveriam ser isto ou aquilo e o tipo de pessoa que você queria que eles fossem. É por isso que você está irritado. Manias como “se a pessoa X pudesse mudar…” não vão levá-lo a lugar nenhum, porque X não vai mudar ou vai ser substituído por um Y que, no final, vai ser a mesma coisa. Mesmo se olharmos para as coisas estatisticamente, é mais fácil mudar o mundo do que mudar você mesmo. Não são os outros os responsáveis por suas reações emocionais, porque é seu julgamento sobre as ações delas que vai gerar certas experiências emocionais.
Minha vida não corresponde às minhas expectativas. E nunca corresponderá, a menos que você cuide dela. Reclamando, resmungando, culpando os outros pelas suas falhas, culpando os políticos por regerem mal o seu país, xingando seu chefe porque ele paga pouco, ficar contra Deus porque está em uma maré de azar na vida ou se revoltar com seus pais pela educação que lhe deram – tudo isso lhe faz fugir da responsabilidade da vida. Se você não gosta dos políticos do seu país, entre para um partido político que o agrade. Se seu salário é muito baixo, arrume um novo emprego. Se você não gosta do seu país, deixe-o, etc. Você é a única pessoa responsável pela sua vida e, se ainda não se deu conta disto, existem pouquíssimas pessoas no mundo que realmente se importam com você. Se você não retomar as rédeas da sua vida, outra pessoa o fará. Nunca se arrependa de fazer alguma coisa, mas sim de não fazer.
Por que isso acontece comigo? Por que justo comigo? Por que minha esposa me deixou? Por que fui escolhido para passar por isso? Bem, de que maneira você gostaria que o mundo respondesse isso pra você? Se é da maneira Budista, tudo é determinado pelo tipo de pessoa que você foi em vidas passadas e isto é o Karma. Se é da maneira católica? Bem, é o que Deus reservou a você. De maneira intelectual? Porque isso é o efeito de uma certa causa. A verdade é que certas coisas estão além do seu controle e você não tem ideia de como nem porque algumas coisas acontecem. Talvez um dia você consiga a resposta. Mas até lá, você não pode controlar certas coisas. Se você desistir do seu senso de oposição e deixar que as coisas aconteçam, será capaz de se adaptar às novas situações mais rapidamente e agir de modo correto no futuro.
Compartilha com a gente: você se identificou com algum desses problemas? Qual?
Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!
64 Comentários
Cristina Barbas
Oi, Kaila!
Gostei muito do texto, difícil não se identificar com o tema…
Sobre este assunto, meu pai sempre me diz: não se preocupe por antecedência, espera o problema chegar. Acho que também é uma boa dica!
Abraços, Cris
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Cristina! ❤
Lívia Madeira
muito bacana seu post,com certeza tudo depende da nossa visao de mundo e como isso se reflete nos nossos sentimentos e pensamentos diários; temos que ver o mundo de forma mais positiva, sem tantas cobranças, ou se importar tanto com os outros
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado! ❤
Pathy Guarnieri
Eu já parei de me importar com que os outros pensarão de mim. xD
Beijo.
Cores do Vício
Kaila
❤
Ray Menezes
Como sempre, texto muito legal, Kaila. Eu me identifico com vários desses problemas, cada um com sua intensidade e momento. É difícil se livrar deles totalmente, mas a gente vai trabalhando no dia a dia, né?
Um beijo!
Hey, Maria! | Fanpage
Kaila
O importante é buscar melhorar e eliminar esses problemas, porque eles consomem muito de nós e não permitem a nossa evolução. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤
Vacieni
Oie!
Como não se identificar com um texto desses, em algum momento da vida já passamos ou vamos passar por uma situação dessas, de criar problemas que não existem, de tentar “mudar” o outro etc e tal.
Como sempre tu arrasa com as palavras.
Bjokas da Vaci :*
https://blogpapodeesmalte.blogspot.com
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Vacieni! ❤
Debora
Olá Kaila tudo bem???
Difícil se libertar desses 8 problemas… alguns parecem que estão grudados em nós!!!
Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.com/
Kaila
Oi Debora, tudo bem e você? Não é fácil, mas é necessário!
Fernanda
OLá Kaila, bom dia.
Ótima reflexão.. hoje em dia já não ligo para o que as pessoas vão pensar. Vou lá e faço!
Um beijo,
http://www.purestyle.com.br
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤
hellz
OI KAILA
realmente faz todo sentido. Quando a gente sabe quem é, não permite mais que os outros se intrometam, né?
adorei seu post <3
beijo
http://www.beinghellz.com.br
Kaila
Parece que nossa paciência para as opiniões alheias evaporam, né? hahaha.
Luana Carvalhoi
Ótima reflexão!
http://meuestiloe.blogspot.com/2018/09/estampa-do-dia-vichy.html
Kaila
Obrigada! ❤
FERNANDA LUCENA
Oi Kaila
Já começou a semana me fazendo refletir hein?!
hehehehehee
o que mais se encaixa cmg é: Minha vida não corresponde às minhas expectativas.
Nunca reavilei tanto minha vida como agora em 2018.
acho que já falei em outro post sobre cm tenho me cobrado e me decepcionado
enfim, tô bem distante do que eu imagino pra minha vida, mas eu tô trabalhando nisso
tô separando prioridades, analisando opções e tenho fé que até os 35 (n tá tão longe hahaha) eu consiga está organizada e pelo menos no caminho das minhas metas!
Bjooooos
Kaila
Fico feliz por isso, Fe! Você deu o primeiro passo: saber identificar que a vida não está como gostaria que fosse e querer mudar para torna-la diferente. Só quem pode mudar as coisas é você, então não deixe o tempo passar mais do que já passou. Faça, tente, arrisque.
Wanessa de Almeida
Alguns ainda permanecem na minha vida, tento ao máximo melhorar…
bj http://www.diadebrilho.com
Kaila
Buscar a mudança é o essencial, mesmo que a gente não se desprenda de todos os problemas. ❤
Luana
adorei o post! <3
me importar com o que os outros acham é algo que não me preocupa mais! porque não me importo! kkkk
xoxo
Guria do Século Passado
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Luana! ❤
Lucimar da Silva Moreira
Realmente são problemas que temos mais que não precisava ter, mais a gente tem a cabeça dura, Kiala bjs.
http://www.lucimarmoreira.com/
Kaila
E como temos, Lucimar.
Leidiana Pereira
Eu amo suas postagens Kai, sempre me inspiram e me ensinam de alguma forma;
Com custo, aprendi a me aceitar como sou, sem me importar com que os outros vão dizer de mim, além de ter minha pequena timidez, mas quando as pessoas se aproximam de mim, tudo flui e elas reconhecem a minha boa essência (desconstruindo o antigo conceito de mim).
Beijos. ♥
Diário da Lady
Kaila
Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Le. Sempre fui tímida e não gostava de quem eu era, foi um processo difícil desconstruir as ideias e conceitos que tinha de mim mesma para poder me aceitar, mas foi incrível como me aceitar mudou tudo na minha vida.
Tiemi
O que os outros vão pensar de mim é o que vc pensa de si mesmo, nossa nunca tinha pensado nisso!
Adorei o texto como sempre!
Bjoo
Tiemi
RoseBoxBlog
Kaila
Fico muito feliz por você ter gostado, Tiemi! ❤
Gessica Morais
Começou a semana com uma reflexão daquelas hein?
Nossa, me identifiquei demais!
Beijo
😉
Blog| Instagram| Canal no Youtube|
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter se identificado, Gessica! ❤
O diário da Inês
Sem dúvida que são problemas que temos e que não deveríamos ter, principalmente aquele do que os outros vão pensar de nós! Boa semana. 🙂
—
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Kaila
❤
Cristiana Nobrega
Kaila, você disse tudo! Amo seus textos, são tão inspiradores.
http://www.achatadebatom.com
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Cristiana! ❤
Carol Sweet
Realmente, as vezes ainda me pego no auge dos 20 anos me importando com o que os outros vão pensar, sendo que não muda exatamente nada na minha vida. Estou aos poucos me desprendendo disso e parando de criar os meus problemas, aprendendo a lidar com aqueles que surgiram naturalmente na minha vida.
Beijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Kaila
Não é fácil, mas é necessário. Até porque a gente se frusta tanto com algo que não muda nada.
Daniella Dias
“Os outros” são sempre um problema que achamos que é nosso.
E isso é um grande erro!
Belo texto!
bjO
Dany
Blog Breshopping da Dany
Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
Kaila
Exato, Dani. Fico feliz por você ter gostado! ❤
Luciana Rosa
Oi Kaila!
Tenho lido muito sobre mindset e seu texto me lembrou dos pensamentos limitantes. Realmente devemos mudar nossa perspectiva em relação ao mundo. Amo seus textos!
Beijos
Kaila
Não sabe como fico feliz por você gostar dos meus textos, Luciana. Obrigada!
Mari Zavisch
Oi, Kaila!
Eu sempre sou assombrada pelo “minha vida vida não corresponde as minhas expectativas”. Isso é um grande problema pra mim e estou aprendendo a lidar com isso.
Beijinhos.
Kaila
Dê o seu melhor e faça ela ser como você imaginou, se mesmo assim ela não superar suas expectativas você saberá que fez o seu melhor e que grandes coisas já foram conquistadas.
Lulu
Amei as suas dicas, hoje me aceito mais e não estou nem aí para que os outros pensam de mim. Dou o melhor de mim em tudo que faço.
big beijos
http://www.luluonthesky.com
Kaila
Fico muito feliz por você ter gostado, Lulu. Quando a gente se dedica mesmo que não alcancemos todos os nossos objetivos já estamos satisfeitos por estar dando o nosso melhor, né?
Thaty Cornelio
Eu adorei seu texto e me fez pensar muito em algumas questões da minha vida!! Você deu várias dicas muito significativas, e já vou divulgar para todos que conheço!!! Parabéns Kaila!!!
Um grande Beijo!
http://www.conselhosdathaty.com.br
Kaila
Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Thaty. Muito obrigada! ❤
Janaína Santos
Não me preocupo não com o que os outros vão pensar.
Sou mais eu!
Beijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
Instagram
Facebook
Kaila
❤
Juraci Moreira
Olá Kaila!!!
Excelentes dicas…parabéns pelo blog!!!
https://ficarbonita.com
Kaila
Muito obrigada, Juraci!
Jéssica
De fato não deveríamos ter, mas é difícil. Em algumas situações eu me vejo pensando no que os outros iram pensar. Isso está sendo um processo diário de ”ah, deixa eles pensarem o que quiser”, e graças a Deus está dando certo, é libertador.
Um beijo
Jéssica Andrews Blog
Kaila
Leva tempo, mas não é impossível! ❤
Natz Sodré
Que texto MARAVILHOSO Kaaah! Estou sem palavras, sério, você manda muito bem sua linda… Uma coisa que eu não suporto (e você falou sobre isso *—*) gente que reclama demais, acha a vida injusta, coloca culpas em tudo e todos, nada é bom o suficiente… Mas ao mesmo tempo não faz nada pra mudar a situação… gosta de continuar reclamando e aceitando a condição. Se não estamos felizes com algo, a mudança é necessária… Ameeei! Beijokas 😉
Kaila
Não sabe como fiquei feliz com o seu comentário, Natz. Muito obrigada! ❤
Sofia Moniz
Eu estou sempre a pensar “porque é que isto está a acontecer comigo???!!!”, porque realmente acho que nunca tenho sorte nenhuma! Mas tenho tentado cada vez mais dar valor às pequenas coisas da vida *.*
Beijinhos,
Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Youtube
Kaila
Gratidão muda tudo! ❤
Lani
Nossa me indetifiquei muito com seu texto ele fala bem da realidade que acontece co as pessoas bjs
Kaila
Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤
Aline Amo
Gostei desse post!
Eu já me preocupei muito com o que as pessoas pensariam de mim.. mas consegui mudar isso. Ainda bem né.
Beijos
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤
Fernanda Turri Braga
Me identifiquei com todos (pelo menos em algum momento da vida)! Eu não os chamaria de problemas, só de pensamentos/sensações negativos. Eles não nos fazem bem, mas não é fácil eliminá-los da nossa cabeça! É preciso maturidade e autoconhecimento para não ter nenhum deles.
New in Makeup
Kaila
Sim, são pensamentos que ficam em nós e que não sabemos lidar com eles e de certa forma, eles atrapalharam nossa vida. Fico feliz por você ter se identificado!