7 hábitos saudáveis que ajudam sua vida financeira
O tempo não sabe aceitar brincadeiras, não gosta da nossa confusão. Então, ele apronta: domina as pessoas, momentos preciosos e inunda nossa existência com responsabilidades sem fim. Tínhamos tudo para viver numa briga: ele levando amores, amigos, trazendo rugas e entradas no cabelo. Mas, enquanto os outros se rendem à ele, nós corremos duas vezes mais. Projetamos uma imagem bem caricata dos adultos quando somos mais novos: nós, em alguma medida, imaginamos que vamos envelhecer, ter uma casa, filhos e um jardim florido. Crescemos e descobrimos que as coisas não são bem assim. A vida adulta é meio como andar na corda bamba, mas sem saber onde vai cair se algo der errado.
Há uma verdade sobre a vida adulta que muita gente acaba deixando passar batido: a organização é essencial para o sucesso financeiro. E ela não envolve apenas separar o dinheiro que vai para as contas e o dinheiro que vai para o lazer, mas a montagem de um esquema satisfatório de finanças pessoais e de novos hábitos. Não entendia muito bem a importância de se ter hábitos financeiros, até que fui engolida por faturas, boletos e contas fixas. Através de uma sequência de ações diárias, semanais ou mensais, conseguimos segurar a rédea da nossa vida financeira e, consequentemente, conseguimos também economizar e se aproximar de nossos planos e metas. Para te ajudar nessa empreitada, separei sete hábitos que vão te ajudar (e muito!) a organizar melhor suas finanças pessoais.
Você pode até estar contente com a sua renda, mas isso não significa que você não pode aumenta-la. Por mais que sua renda esteja sendo satisfatória você não sabe o que pode acontecer no dia de amanhã ou quais serão seus planos futuros, por isso, buscar maneiras alternativas para aumentar a sua renda nunca é demais. E há duas maneiras de fazer isso: poupando dinheiro ou encontrando novas formas de ganhar dinheiro. Tem uma propriedade ou algo que possa alugar? Alugue. Tem alguma habilidade que possa servir como freelance? Faça. Não usa a TV à cabo? Mude.
Quando você vai comprar algo, você sempre opta por parcelar ou pagar à vista? Os parcelamentos têm suas vantagens e em algumas situações, são inevitáveis. Porém, o mais indicado para ter uma vida financeira saudável é deixá-los para quando forem exatamente isso: inevitáveis. Tudo o que não for uma casa, um carro ou um equipamento mais caro, você pode tentar juntar o dinheiro necessário e comprar à vista. Assim, você não cria uma nova dívida, foge de juros abusivos e ainda se sente ótimo com um produto novinho em folha e totalmente seu. Pode ser difícil à princípio, mas, aos poucos, você vai se acostumar.
Quem segura as rédeas da sua vida financeira? Você sabe para onde vai o seu salário? Tudo o que entra e tudo o que sai? Até as pequenas contas precisam ser organizadas ou nunca iremos saber o quanto realmente gastamos, para onde o nosso dinheiro está indo e se onde o deixamos, realmente vale a pena. Separe, categorize e demonstre quais são os seus gastos e lucros mês a mês. Essa é uma regrinha básica, mas que faz toda a diferença.
Tudo o que você compra é realmente necessário? Não há lugares mais propícios para o desperdício de dinheiro que lojas de roupas, supermercados ou shoppings. Gastava horrores em lojas de departamento e parcelava tudo. Comprava tudo e mais um pouco no supermercado, e na maioria das vezes, nem consumíamos tudo. Quando não organizamos nossa vida financeira tudo parece necessário, mas na realidade não precisamos de metade das coisas que compramos. Reavalie seus investimentos.
Nossa maior motivação por trás de qualquer mudança nos nossos hábitos é a meta. Se tivermos um propósito, por maior ou menor que ele seja, temos uma inspiração maior do que qualquer outra para agirmos. Você pode querer trocar de carro, comprar um apartamento, economizar para o ensino superior dos seus filhos, fazer uma viagem dos sonhos ou até mesmo objetivos menores, como adquirir um computador ou celular novo. Depois de decidir onde chegar, você só vai precisar definir o caminho que vai percorrer: quanto por mês poderá guardar e quais tipos de gastos podem ser abandonados.
Não dá para sobreviver à vida adulta sem um fundo para emergências. Para poder seguir em frente com seus planos e metas você precisa, primeiro, separar um pouco do seu dinheiro para situações de necessidade. Pode demorar um tempo para que você comece a economizar para o que realmente quer, mas é muito melhor agir sem medo. Além do mais, quando falamos da nossa família, é muito difícil nos arriscar. Com um fundo de emergência você estará preparado para imprevistos financeiros, e assim poderá evitar transtornos e um possível pedido de empréstimo.
Reserve um tempinho para definir o que precisa fazer, efetivamente, para economizar. Você assiste todos os canais que estão inclusos no seu pacote de TV por assinatura ou poderia optar por outro pacote? Você consome tudo o que você compra no supermercado? Será que você não gastaria menos se contratasse outro serviço de internet? O objetivo é saber como cortar esses valores extras do seu orçamento e, de preferência, registrar esses cortes, o que torna a economia mais real para todos da família.
Com metas, paciência e força de vontade, suas metas financeiras ficarão ao seu alcance em muito menos tempo do que você imagina. Não deixe para começar depois, planeje e mude seus hábitos agora mesmo!
Compartilha com a gente: você consegue administrar sua vida financeira? Qual é o hábito mais constante que você tem para que tudo não saia do controle?
Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!
52 Comentários
Sabrina oliveratta
ótimas dicas!
Amei o post!
bjssabrinaoliveratta.com | Instagram
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Sabrina! 😀
Ariadne Rodrigues Machado
Oie Kaila, gostei muito do post e das dicas, desde 2015, depois que passei a computar meus gastos e ganhos em um app, tenho conseguido controlar e juntar dim dim. Eu sempre gostei de comprar as coisas a vista, e se não dá pra comprar a vista, prefiro comprar quando posso. Também passei a refletir mais nas coisas que comprava, se realmente era o que queria, se iria usar etc. Muito bom mesmo seu post!
bjs
Ariadne ♥
http://www.devoltaaoretro.com.br
Kaila
Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Ariadne! ❤
Natiele
Kaaaaaah, ótima dicas!
Eu sofro super com o parcelamento, virou basicamente uma mania de compras sabe?
Terrivel!!!
Quero melhorar isto!
Beijos da Nah
http://www.oxifalei.com.br
Kaila
Sim, é muito mais simples comprar parcelado, porque é como se a gente não estivesse vendo o dinheiro ir embora, sabe? Quando pegamos o valor integral e investimos em uma coisa damos mais valor para ela, pois vemos como foi difícil consegui-la.
Camila Goulart
Seu post é incrível, parabéns pela excelente escrita e reflexão. Sobre a vida e o famoso “salário” eu posso dizer que sempre gastei muito com bobagens e coisas inúteis e que sempre acabavam encostadas no guarda-roupa ou no lixo, hoje percebo isso em tudo que vou comprar, eu paro e penso: será que preciso mesmo disso, ou vai ser mais um objeto parado na minha vida?
Kaila
Penso muito nisso, já gastei muito com coisas que ficaram paradas e me arrependo muito, pois era um dinheiro que poderia ter sido gasto com viagem, lazer, dentre outras coisas.
Váh
Dicas de como se organizar financeiramente são sempre bem vindas.
Sem sempre é fácil, mas é bacana ler e tentar colocar em prática.
https://heyimwiththeband.blogspot.com/
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Váh! ❤
Estilo simples
Olha estou precisando desses hábitos ,menina minha vida financeira esta difícil
https://estilossimpless.blogspot.com
Kaila
Estamos vivendo um momento complicado, né? Sem hábitos saudáveis nossa vida financeira fica bem difícil!
Vacieni
Ótimas dicas Kaila!
Bjokas da Vaci :*
https://blogpapodeesmalte.blogspot.com
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Vacieni! ❤
Pamela
São todas ótimas dicas.
Principalmente a de compras, às vezes a gente gasta aquele dinheiro sobrando no banco com coisas desnecessárias.
Beijos!
http://www.pamlepletier.com/
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Pamela! ❤
Raquel
O planejamento é essencial pra ter uma boa vida financeira. Eu não tenho salário ainda mas tento controlar os gastos e sempreee pago tudo no dinheiro. Se não tenho o dinheiro agora, não necessito do gasto. E ter um fundo de reserva para emergências é muuuito necessário.
Beijinhos
tipsnconfessions.blogspot.com
Kaila
Muita gente não leva a sério, mas pagar tudo à vista e ter um fundo para emergências faz uma diferença danada!
Mari Zavisch
Oi, Kaila!
Eu sempre tive um pouco de problema para guardar dinheiro. Não porque nunca guardo, mas porque tudo o que eu guardo acaba sendo usado para alguma emergência e quando percebo estou sem nada de novo. Agora estou mais tranquila com isso, pois meu namorado é Consultor Financeiro, então nem preciso falar que ele está me ajudando pra caramba, né? Aliás, eu indico esse serviço pra todo mundo, pois os brasileiros não tem muito costume de cuidar de suas finanças da forma certa… E nunca é tarde pra começar, né?
Beijinhos.
Kaila
Nunca é tarde mesmo, Mari. É muito comum ver as pessoas com o pensamento ” se eu trabalhar e conseguir pagar as contas já está bom”, e não é bem assim, né? Todos nós queremos realizar sonhos, alcançar metas e ter uma vida estruturada. E para isso é necessário muito planejamento e hábitos saudáveis.
Wanessa de Almeida
Dicas excelentes Kaila. Acho primordial fazer um planejamento e balanço de gastos, organizar no papel o que precisa e o que deseja e saber separar isso.
bj http://www.diadebrilho.com
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Wanessa! ❤
Sheyla - DMulheres
Ai,ai, ai.. a tal da organização financeira.. Muito bom post! Muito encorajador e esclarecedor . Agora vivo em paz com minhas finanças ! Aprendi a poupar e a não comprar demasiado haha
Beijos /
DMulheres♥Instagram♥Fanpage
Kaila
Que bom que gostou Sheyla, fico muito feliz! ❤
Jessica Andrade
Oie,
Adorei as dicas, já utilizo algumas delas e sempre dá certo juntar uma certa economia.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Kaila
Fico imensamente feliz por você ter gostado, Jessica! ❤
Kleide Naira
Muito bom amore. Gostei bastante e já anotei fixamente, porque já estava pensando sobre. Com certeza mais um post seu que me ajudou. Obrigada linda. Xeruuh
http://www.kleidenaira.com.br
Kaila
Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Kleide! ❤
Virgínia Ferreira
Quando pretendo adquirir algo caro prefiro juntar o dinheiro e pagar tudo de uma vez do que pagar às parcelas. Nunca gostei de parcelar nada.
Adorei as dicas.
Beijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.com/
Kaila
Faz toda a diferença, né? ❤
Meloren Moreira
A maioria das coisas que ando comprando não são nada necessárias, mas não consigo me segurar mais, to completamente descontrolada kk
beijo
Adoletas
Kaila
kkkkkk, eita!
Juliana Ferreira
Ótimas dicas, hoje penso duas vezes em frente a algumas compras.
Beijos
http://www.pimentadeacucar.com
Kaila
Fico imensamente feliz por você ter gostado, viu? ❤
Lucimar da Silva Moreira
Kaila excelente o post com ótimas dicas, eu só compro o que é necessário, pois penso no futuro, suas dicas muito preciosas bjs.
http://www.lucimarmoreira.com/
Kaila
Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Lucimar! ❤
Lu Rosa
Oi! Como está?
Realmente uma das maiores provas da vida adulta é saber controlar as finanças. Principalmente com tantas opções de consumo por aí. Amei suas dicas!Beijos
Kaila
Oi Lu, tudo bem e você? Fico feliz por você ter gostado! ❤
Anete Oliveira
Sou bem controlada com dinheiro, gastando só com o necessário ou comprando em promoção, mas confesso que não contabilizo meus gastos. Até cheguei a fazer isso qdo comecei a trabalhar, porém depois de um tempo não aguentava +, rs. Preciso deixar a preguiça de lado e me organizar melhor.
Beijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Kaila
Chega uma hora que não aguentamos mais ver as contas, né? hahaha.
Di Monteiro
São dicas essenciais e estou mais que precisando, porque minha vida financeira de 2 anos para cá foi direto pro buraco! 🙁
Bjs!
Kaila
Tudo dará certo, Di! ❤
Jac Sohari
Dicas esplendidas! Vida financeira realmente é algo pra se organizar direito. Ainda mais nos dias de hoje!
Kaila
Fico imensamente feliz por você ter gostado, viu? ❤
Lulu
Só faço compras a vista e compro o que realmente preciso.
big beijos
http://www.luluonthesky.com
Kaila
Faz toda a diferença, né? ❤
Janaína Santos
Ultimamente estou menos consumista, agora sempre me pergunto se realmente eu preciso antes de adquirir algo.
Adorei seu post muito bom e útil.
Beijos
http://www.janamakesesmaltesecia.com.br/
Kaila
Fico imensamente feliz por você ter gostado, Jana! ❤
Ana Barros
Adorei as dicas, realmente, cuidar das finanças é algo essencial na vida adulta. Temos que nos preparar para o futuro e não sabemos o que vem pela frente 🙂
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Ana! ❤
Luli
Olá Kaila
Sabe que não sou muito “gastadeira”?
E sou razoavelmente organizada com as finanças, massssss ainda assim compro coisas que não preciso e que muitas vezes acabam encostadas e tb acho que poderia melhorar o desperdício com alimentos
Esse post é de utilidade pública todos deveriam ler.
Gratidão por compartilhar.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Kaila
Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Luli! ❤