7 motivos pelos quais você não ganha dinheiro com o seu blog

Quando conheci o universo das criadoras de conteúdo não imaginava que a maioria delas conseguiam viver somente com a renda gerada com seu trabalho online. Já tinha ouvido falar que isso era possível, mas como ganhar dinheiro com um blog virou quase uma lenda urbana do mundo moderno: enquanto muitos juram que é verdade, a maioria das pessoas ainda parece duvidar que é possível viver de blog, pensei que elas produziam conteúdo apenas por amor e que não recebiam um centavo por isso. Mas depois que criei o meu site, vi que existem muitas possibilidades de se trabalhar no mundo virtual e gerar uma renda como em qualquer outro trabalho, entendi que há pelo menos dois motivos para essa descrença: a quantidade de informações e promessas falsas sobre o assunto e a ideia de que isso é bom demais para ser verdade. Afinal, trabalhar com o que gosta, em horários flexíveis, ganhar bem e ser encarado como autoridade no mercado parece mesmo um sonho. Porém, basta olhar a questão com um ponto de vista objetivo e deixar os mitos que a cercam de lado para perceber que não tem motivo para desconfiar da ideia.

Errar é mais fácil do que acertar quando você não conhece as técnicas certas para ter resultados com o seu site. Há um conjunto de fatores que podem determinar se você vai ou não conseguir ser um blogueiro profissional e viver do trabalho gerado no seu blog, nem que seja tendo uma renda extra. Se você é uma criadora de conteúdo, em algum momento você já pensou em ganhar dinheiro com seu site, até porque para manter um site ativo é necessário investir dinheiro, tempo e dedicação. Para dar o primeiro passo você até usa alguns sistemas de monetização como o programa afiliados ou o AdSense. O problema é que você não tem os resultados esperados. Quais são os sete principais motivos pelos quais os blogueiros não conseguem ganhar dinheiro com o seu blog?

1. Não entende que isso é um trabalho como qualquer outro. Ganhar dinheiro anda lado a lado com trabalhar. E manter um blog é como qualquer outro trabalho, demandando tempo e dedicação constantes. Para conseguir gerar dinheiro com o seu site você precisa estar disposta a trabalhar nele como se você trabalhasse em um lugar com carteira assinada, pois a demanda de serviço é a mesma.

2. Você aceita qualquer parceria, afinal, melhor uma parceria pequena do que nenhuma. Quantas vezes uma marca entrou em contato contigo e te fez uma proposta vaga e você aceitou? Afinal, você não gera tantos cliques e a sua conversão de vendas é extremamente baixa, então, seria lucro para você. Mas, você pode estar errada. Quando uma marca entra em contato com um site e quer anunciar no mesmo, ela já analisou os seus dados e sabe qual é o seu alcance, posicionamento no Google, dentre outras informações. Então, saiba que se você não trouxesse ganhos, não seria contratado. Se está sendo, é porque você gera bons resultados.

3. Não usa o sistema de monetização correto. O tipo de blog que você tem, o seu estilo e a maneira como as pessoas chegam ao seu blog acabam afetando os resultados. Muitos criadores de conteúdo ficam insistindo, por exemplo, no AdSense e não percebe que essa não é a única forma de monetizar o site.

4. Não diversifica os métodos e técnicas de monetização, é comum ficar preso ao mesmo modelo de monetização, usando sempre os mesmos programas. Multiplique as fontes de receita do seu blog e experimente coisas novas para descobrir o que funciona melhor.

5. Não cria conteúdo útil e de qualidade, esse é o erro mais comum e evidente dos criadores de conteúdo. Sem conteúdo de qualidade fica impossível monetizar o blog, pois é isso que atrai as pessoas até sua página.

6. O que a aparência do seu site diz sobre o seu trabalho? Você já analisou se as cores, fontes e até a navegabilidade está passando a mensagem que gostaria de passar aos seus leitores? Lembre-se: você tem poucos segundos para convencer a pessoa a ficar ou sair correndo do seu site, além do conteúdo o layout é extremamente importante.

7. Além de todo o design e identidade visual do seu site, como está a sua imagem ou da sua marca? Quais são os valores, sua imagem na internet se interliga com o seu negócio? Ou você posta stories bêbada, brigando com o seu namorado e dançando até o chão no seu perfil? Há uma coisa na internet pela qual devemos zelar: nossa imagem. Ela é o que define o nosso trabalho e se queremos ser o rosto de uma marca, devemos prestar atenção no que compartilhamos por aí.

Poderia até colocar aqui um oitavo motivo para o fracasso da maioria dos blogueiros: falta de paciência. Para ganhar dinheiro com blog é preciso ter paciência, pois os resultados são a médio e longo prazo. Não existem métodos mágicos e nem automáticos quando se trata de monetização na internet.

Se você se mantiver fazendo o que sempre fez, continuará conseguindo o que sempre conseguiu. Não faz sentido nenhum fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Sucesso é algo que se aprende. Invista em cursos, domínio, hospedagem própria e em ferramentas que lhe auxiliem a crescer com o blog. O fato é que ter a sua própria empresa envolve riscos, mas se você não acredita nela a ponto de investir financeiramente, quem irá? Ser criador de conteúdo é um trabalho como qualquer outro, ele gera renda como qualquer outro trabalho, basta saber se isso é o que você realmente quer e batalhar todos os dias para alcançar os seus objetivos.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

66 Replies to “7 motivos pelos quais você não ganha dinheiro com o seu blog”

  1. oie
    Acho que toda blogueira sonha com isso. Eu mesma já pensei nisso, mas não entendo muito dessas coisas e acabo ficando só no hobbie. Mas eu gostaria de ter mais reconhecimento sabe?

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    1. Sim, parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Não é difícil e com um trabalho de qualidade, você pode sim trabalhar somente com o seu blog!

  2. Amei o post, Kai! Tenho certeza que vai ajudar muita gente que precisa dessas informações. Parabéns pelo blog lindo e sucesso <3
    espelho do Reino ♡/

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Erika. Seja bem-vinda! ❤

  3. Paciência resume tudo!
    Adorei o post.

    Beijo.
    Cores do Vício

    1. Que bom que gostou Pathy, fico feliz!

  4. Eu já tive o sonho de querer ganhar dinheiro com o blog e tentar me dedicar ao extremo para conseguir mas dai descobri que não ia ser feliz, sou uma pessoa que gosta de estabilidade e esse emprego é muito incerto, tenho meu cargo público e dele tiro meu sustento o blog e a lojinha e colocar o que amo em prática sem esperar muita coisa em troca! Beijão querida!
    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    1. Mesmo conseguindo gerar renda com o site é muito instável mesmo, a não ser que você se planeje e guarde dinheiro para pelo menos, um ou dois meses. Decidi arriscar, mas tem meses que são bem difíceis.

    1. Fico feliz por você ter gostado, Samanta! ❤

  5. Realmente se a pessoa deseja ganhar dinheiro com o blog é necessário muito empenho e paciência.
    Ótimo post.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    1. Que bom que gostou Rafaela, fico feliz! 😀

  6. Oi Kaila

    não entendo mt bem como funciona na real e nunca investi tempo p entender, a vdd é essa!
    Por enqt o Pedacinhos é só um hobby, meu diário virtual.
    Maaaas, meu grande sonho é ter parceria com alguma editora, acho q choro se um dia isso acontecer hehehehehe

    Bjooos

    1. Tenho certeza que você vai conseguir, Fe!

  7. Graças a Deus eu consigo ganhar uma graninha boa <3 adorei o post! Beijos Kaila
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Lu! ❤

  8. Arrasou nesta postagem!
    Eu tenho o blog a mais de 6 anos e só de um ano e meio pra cá consigo tirar dinheiro com ele, justamente porque errava muito antes. Hoje muitas lojas me procuram e percebo que a cada vez as propostas $$ tem aumentado e dobrado. Comecei enxergar o blog como trabalho e foi a chave para essas mudanças acontecerem.
    Um beijo,

    lesjoursdemarcela.blogspot.com

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Marcela. Atitudes simples fazem toda a diferença, errar queima o seu trabalho com as marcas e mesmo você tendo um site bom, te prejudica no futuro. É bom zelar e cuidar do blog desde o começo! ❤

  9. Kaila seu post falando sobre esse assunto vai ajudar muitos blogueiros, eu quando fiz o blog foi por hobby com o tempo consigo trabalhar com ele, pra ganhar dinheiro com o blog a pessoa precisa se dedicar muito a ele, Kaila bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Fico feliz por você ter gostado, Lucimar! ❤

  10. Amei o post e fiquei com gostinho de quero mais!! ❤

    xoxo,
    Jessica | New post: whattostyle.blogspot.com |
    Instagram @ what_to_style

    1. Que bom que gostou Jessica, fico feliz! ❤

  11. paciência, dedicação e vontade de aprender são segredos fáceis de vc criar um espaço seu!
    Acho que a disciplina é importante nessas horas também.
    bjs

    1. E como é, Wanessa. ❤

  12. Dicas bem úteis para quem pretende viver do blogue, obrigada pela partilha! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado, Inês! ❤

  13. Olá!
    Adorei o post, e principalmente pra quem esta começando é legal saber que é um trabalho suado e nada vem de mão beijada!
    Adoro o seu blog e o conteúdo de primeira.
    p.s: adorei a foto da luisa accorsi, eu adoro ela.

    ótima semana, beijos
    mandy

    http://www.depoisderoma.blogspot.com.br

    1. Ah Amanda, não sabe como fico feliz por você ter gostado, viu? Essa é a Viktoria Dalbergh, lembra muito a Luisa, né? haha. ❤

  14. Kai, que post MARAVILHOSO, sério! Acho que tudo o que você falou é essencial e importante demais pra todas as blogueiras que sonham com trabalhar com o que amam fazer aqui na blogosfera. Uma coisa que fiquei intrigada foi nessas outras formas de monetização, eu só conheço o AdSense (assim, que eu sei que é confiável), quais outras formas tu indica?
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Gabriela! O Adsense paga por cliques, mas é muito difícil você ganhar um dinheiro significativo. Gosto muito de investir em parcerias pagas com marcas e conheci recentemente um site chamado Workana, é excelente para freelancers, conseguimos muitos trabalhos através dele, de produção de conteúdo, edição de vídeos e etc. ❤

      1. Adorei, Kaila! Ainda não conhecia esse site, vou dar uma olhada. Obrigada, viu?

  15. OI, td bem?
    AAAA que post maravilhoso, amei as dicas e sim, é preciso muita paciência!
    Não sei se vc já fez ( se sim, ignore essa parte por favor), mas vc poderia por favor fazer um post sobre técnicas e formas de monetização?
    Obrigada!
    Beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=YfQcRlt7rCs

    1. Oi Ana, tudo bem e você? Não sabe como fico feliz por você ter gostado, viu? Já fiz um post sobre, mas irei escrever outro com outras formas que descobri recentemente. ❤

  16. Thais Pereira Terra says: Responder

    Achei extremamente útil e incrível essa postagem! Concordo com você em todos os pontos 🙂

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  17. Olá Kaila
    amei as fotografias e as dicas de como monetizar o seu site ou blog.
    Eu acho que sou aquela que “não tem paciência” só me identifiquei com esse probleminha hehehe mas, repensarei no assunto.
    beijão
    Karina Pinheiro

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Karina! ❤

  18. Nossa eu preciso conhecer os métodos alternativos do Adsense, porque a maioria paga só para você vender e ganhar porcentagem em vendas, sendo que usa seu espaço de propaganda de graça, enquanto você só ganha quando fechar algo.
    Ganho algum dinheiro, mas infelizmente, ainda não me sustento com ele.

    Zíper Chique

    1. Exatamente, nunca trabalho com comissão ou coloco banner que a empresa só paga por clique, porque os valores pagos são pequenos demais. Prefiro investir em publieditoriais, assessoria, que gera mais trabalho, mas também uma renda maior.

  19. Adorei as dicas e deve ser ótimo conhecer mesmo todas as ideias porque assim pode tirar sustento ou várias outros benefícios com blog.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    1. Fico feliz por você ter gostado, Pam! ❤

  20. Arrasou no post Kaila, super útil para nós que trabalhamos com o nosso blog.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Jana! ❤

  21. Adorei o post, principalmente porque foi bem completo. No mundo dos blogs realmente tem muita parceria que é furada, eu já cai nisso uma vez pensando que seria algo bom pra mim. Depois disso, nunca mais! Aprendi o meu real valor.
    Agora que estou correndo um pouquinho mais atrás de ganhar dinheirinho com isso :). Mas no início tudo é difícil mesmo.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    1. Sim, valorizar o nosso trabalho e definir os nossos preços é difícil, porque o que mais tem é parceria que quer pagar extremamente pouco pelo nosso trabalho. Mas, nada paga valorizar e se dedicar para alcançar grandes objetivos! ❤

  22. Amei o post. Eu bem gostaria de ganhar dinheiro com meu blog, mas o tenho + como um hobby mesmo porque como trabalho fora não tenho tempo suficiente de me dedicar.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado, Anete! ❤

  23. Obrigada! ;D

    Bem útil o seu post. Com certeza vai ajudar muita gente que quer ganhar dinheiro com Blog!

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Amanda! ❤

  24. Priscila Ferreira says: Responder

    Muito bom seu post, ótimas dicas Kaila!

    http://www.coisasdepriscila.com
    Instagram l Beijo.

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Priscila! ❤

  25. Juliana Ferreira says: Responder

    Maravilhoso o seu post e super concordo. É uma empresa, é um trabalho e temos que ver ele assim.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Exatamente, Juliana!

    1. Fico feliz por você ter gostado, Amanda! ❤

  26. Oie Kaila =)

    Acho que toda blogueira sonha ou já sonhou um dia viver de somente de blog. Porém, nos dias atuais isso está cada vez mais complicado, por que para ser vista você tem que investir em divulgação seja no Facebook, Instagram ou em qualquer outra rede social. E nem todo mundo possui uma verba x por mês para patrocinar o blog.

    Outro ponto é tempo. Se você trabalha 8 horas por dia fora, como é meu caso sobra pouco tempo para se dedicar ao blog e muitas vezes o tempo que tenho uso para ficar com a minha família, estudar ou dormir mesmo.

    Trabalho com Marketing Digital há 8 anos, e vejo cada vez mais marcas grandes tento que dobrar o orçamento de campanhas para manter o seu lugar no sol.

    Ganho um dinheiro o outro com o blog através do banners da Amazon e do AdSense, às vezes até consigo uma parceria o outro com alguma loja. Mas de verdade, hoje encaro o blog como um hobby, como algo que tenho e mantenho por que gosto de compartilhar minhas leituras e as coisas que gosto. Não tenho mais a ambição que ele se torne meu trabalho, por que depois de tantos anos trabalhando com Marketing sei que nos bastidores não existe nenhum glamour e sim muito cobrança por resultados. Sem falar que as pessoas só mostram no feed a parte bonitinha da vida delas a realidade, que muitas vezes não é nada bonita fica escondida.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    1. Oi Ane, concordo com tudo que você citou. Graças a Deus, tive a oportunidade de me dedicar somente ao blog por dois anos, e isso me ajudou a conseguir uma renda mensal que me faz trabalhar somente com ele. Então, é 24hrs me dedicando somente ao site. Mas, não é fácil e realmente, não existe nenhum glamour. É um trabalho como qualquer outro, exige muito de nós e precisamos batalhar todos os dias para conseguir mante-lo.

  27. Passos importantes e pertinentes que valem a pena parar e refletir sobre cada um deles.
    Adorei o post, Ka!
    Bjs
    Vidrinhos & Feminices
    Fanpage
    Instagram

    1. Que bom que gostou Anne, fico muito feliz! ❤

  28. Estou cometendo alguns desses erros. Entre eles, isso de não testar alternativas ao Adsense, preciso muito!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

  29. Muito boa as dicas, mulher! Queria saber o que você utiliza além do Adsense para gerar renda para o blog. Faz um post contando pra nós. Beijão.
    http://www.achatadebatom

  30. Olá Kaila
    Que post excelente para quem deseja profissionalizar o blog!
    As dicas e informações relevantes são um verdadeiro dossiê, completo e que com certeza vai ajudar muitos leitores.
    Gratidão por compartilhar
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Luli! ❤

  31. Oi kaila, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua postagem. Acho que pode ajudar muito a quem estiver iniciando. Eu tenho o Doces Letras há 7 anos e somente do ano passado para cá que resolvi pegar firme e fazer dele um trabalho. Quando criei era só um hobby, mas agora me dedico muito mais. Acho que ser criador de conteúdo, requer muita dedicação, paciência e é um eterno aprendizado.
    Bjus
    http://www.docesletras.com.br

    1. Oi Lia, tudo bem e você? Fico imensamente feliz por você ter gostado! ❤

Deixe uma resposta