7 motivos pelos quais você não ganha dinheiro com o seu blog

Quando conheci o universo das criadoras de conteúdo não imaginava que a maioria delas conseguiam viver somente com a renda gerada com seu trabalho online. Já tinha ouvido falar que isso era possível, mas como ganhar dinheiro com um blog virou quase uma lenda urbana do mundo moderno: enquanto muitos juram que é verdade, a maioria das pessoas ainda parece duvidar que é possível viver de blog, pensei que elas produziam conteúdo apenas por amor e que não recebiam um centavo por isso. Mas depois que criei o meu site, vi que existem muitas possibilidades de se trabalhar no mundo virtual e gerar uma renda como em qualquer outro trabalho, entendi que há pelo menos dois motivos para essa descrença: a quantidade de informações e promessas falsas sobre o assunto e a ideia de que isso é bom demais para ser verdade. Afinal, trabalhar com o que gosta, em horários flexíveis, ganhar bem e ser encarado como autoridade no mercado parece mesmo um sonho. Porém, basta olhar a questão com um ponto de vista objetivo e deixar os mitos que a cercam de lado para perceber que não tem motivo para desconfiar da ideia.

Errar é mais fácil do que acertar quando você não conhece as técnicas certas para ter resultados com o seu site. Há um conjunto de fatores que podem determinar se você vai ou não conseguir ser um blogueiro profissional e viver do trabalho gerado no seu blog, nem que seja tendo uma renda extra. Se você é uma criadora de conteúdo, em algum momento você já pensou em ganhar dinheiro com seu site, até porque para manter um site ativo é necessário investir dinheiro, tempo e dedicação. Para dar o primeiro passo você até usa alguns sistemas de monetização como o programa afiliados ou o AdSense. O problema é que você não tem os resultados esperados. Quais são os sete principais motivos pelos quais os blogueiros não conseguem ganhar dinheiro com o seu blog?

1. Não entende que isso é um trabalho como qualquer outro. Ganhar dinheiro anda lado a lado com trabalhar. E manter um blog é como qualquer outro trabalho, demandando tempo e dedicação constantes. Para conseguir gerar dinheiro com o seu site você precisa estar disposta a trabalhar nele como se você trabalhasse em um lugar com carteira assinada, pois a demanda de serviço é a mesma.

2. Você aceita qualquer parceria, afinal, melhor uma parceria pequena do que nenhuma. Quantas vezes uma marca entrou em contato contigo e te fez uma proposta vaga e você aceitou? Afinal, você não gera tantos cliques e a sua conversão de vendas é extremamente baixa, então, seria lucro para você. Mas, você pode estar errada. Quando uma marca entra em contato com um site e quer anunciar no mesmo, ela já analisou os seus dados e sabe qual é o seu alcance, posicionamento no Google, dentre outras informações. Então, saiba que se você não trouxesse ganhos, não seria contratado. Se está sendo, é porque você gera bons resultados.

3. Não usa o sistema de monetização correto. O tipo de blog que você tem, o seu estilo e a maneira como as pessoas chegam ao seu blog acabam afetando os resultados. Muitos criadores de conteúdo ficam insistindo, por exemplo, no AdSense e não percebe que essa não é a única forma de monetizar o site.

4. Não diversifica os métodos e técnicas de monetização, é comum ficar preso ao mesmo modelo de monetização, usando sempre os mesmos programas. Multiplique as fontes de receita do seu blog e experimente coisas novas para descobrir o que funciona melhor.

5. Não cria conteúdo útil e de qualidade, esse é o erro mais comum e evidente dos criadores de conteúdo. Sem conteúdo de qualidade fica impossível monetizar o blog, pois é isso que atrai as pessoas até sua página.

6. O que a aparência do seu site diz sobre o seu trabalho? Você já analisou se as cores, fontes e até a navegabilidade está passando a mensagem que gostaria de passar aos seus leitores? Lembre-se: você tem poucos segundos para convencer a pessoa a ficar ou sair correndo do seu site, além do conteúdo o layout é extremamente importante.

7. Além de todo o design e identidade visual do seu site, como está a sua imagem ou da sua marca? Quais são os valores, sua imagem na internet se interliga com o seu negócio? Ou você posta stories bêbada, brigando com o seu namorado e dançando até o chão no seu perfil? Há uma coisa na internet pela qual devemos zelar: nossa imagem. Ela é o que define o nosso trabalho e se queremos ser o rosto de uma marca, devemos prestar atenção no que compartilhamos por aí.

Poderia até colocar aqui um oitavo motivo para o fracasso da maioria dos blogueiros: falta de paciência. Para ganhar dinheiro com blog é preciso ter paciência, pois os resultados são a médio e longo prazo. Não existem métodos mágicos e nem automáticos quando se trata de monetização na internet.

Se você se mantiver fazendo o que sempre fez, continuará conseguindo o que sempre conseguiu. Não faz sentido nenhum fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Sucesso é algo que se aprende. Invista em cursos, domínio, hospedagem própria e em ferramentas que lhe auxiliem a crescer com o blog. O fato é que ter a sua própria empresa envolve riscos, mas se você não acredita nela a ponto de investir financeiramente, quem irá? Ser criador de conteúdo é um trabalho como qualquer outro, ele gera renda como qualquer outro trabalho, basta saber se isso é o que você realmente quer e batalhar todos os dias para alcançar os seus objetivos.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

66 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *