Por que manter a rotina é tão importante para as crianças?

Você pode ser uma pessoa comum, como eu, ou ter sangue amarelo. Você pode trabalhar como recepcionista ou como comissária de voo. Você pode ser um jogador de futebol, um vendedor de loja ou um garçom. Não importa. Uma coisa é certa: ter um filho muda exatamente tudo. Não entendo como esse processo acontece, não sei em que momento uma pessoa deixa de ser quem ela sempre foi para se tornar uma pessoa totalmente nova. Um filho faz o amor mais forte, os dias mais curtos, as noites mais longas, a conta bancária menor, a sua casa mais feliz, as suas roupas mais apertadas, o passado esquecido e o futuro digno de ser vivido.

As necessidades de um bebê não são nada complicadas, e poderiam ser resumidas em horinhas de sono, muita brincadeira, alimentação e carinho. Só que nem sempre é fácil entender o que a criança precisa. Sem falar que você precisa equilibrar as necessidades do bebê com as suas próprias e as do resto da família. Para muitos pais, organizar o dia numa rotina diária facilita muito a vida com o bebê. É como criar um manual de instruções personalizado com tudo aquilo que a criança precisa. A vantagem é que você terá um padrão previsível de atividades e horários, e seu bebê saberá o que esperar ao longo do dia. Por exemplo: depois da soneca, tem o lanchinho ou que, antes de dormir, tem a história.

Os pediatras garantem que os bebês gostam de saber que certas coisas acontecerão em determinados horários. E para os pais, as rotinas preestabelecidas também trazem muitos benefícios. Desde cedo, os pequenos vão entendendo e assimilando os horários e regras do cotidiano. Quando maiores, tornam-se crianças e adolescentes com maior senso de organização e responsabilidade, conseguindo estabelecer os horários de estudos e de obrigações, como ajudar a família nas atividades da casa. Além disso, as rotinas também colaboram na organização da vida dos pais. Ter horários estabelecidos para as refeições, sonecas, banho e brincadeiras, faz com que a família toda possa se organizar melhor e tenha mais tempo para aproveitar os momentos juntos.

Lembre-se que o excesso nunca é bom e, portanto, não vale transformar a casa em um quartel. Rotina não é horário, mas sequência. É saber o que tem que ser feito em cada situação. O objetivo de ter rotinas é garantir que tudo o que precisa ser feito seja efetivamente feito, sem você se esquecer de nada, além de dar segurança e sentimento de controle. Rotina não é seguir um cronograma rígido, mas ser flexível e adaptável. É preciso saber a hora de ser flexível para que a rotina não se torne algo imposto e negativo.

Quais são os primeiros passos para estabelecer uma rotina com os pequenos? 

Hora de dormir é a primeira ideia de rotina dos pequenos, eles precisam saber a diferença entre o dia e a noite:

  • Sonecas durante o dia devem ser sempre em ambiente claro, sem evitar barulhos ou mudar a rotina da casa.
  • Para o sono da noite é necessário que os pais realizem uma sequência de hábitos constantes, que acontecem todos os dias. Como dar o banho, deixar a luz do quarto mais amena enquanto troca o bebê, depois o colocar em seu berço e lhe contar uma história. O quarto deve estar pouco iluminado e sem barulho.

Hora das refeições costuma ser um momento delicado, de descobertas para o bebê e correria na vida dos papais, principalmente se na rotina não houver organização:

  • Não tem nada melhor que fazer as refeições em família, todos sentados à mesa e degustando alimentos variados.
  • Procure estimular o seu filho com objetos criativos ou de seus personagens favoritos, um pratinho de coelho, por exemplo, pode ser o que seu filho precisa para comer uma cenoura. Tornar esse momento especial e divertido ficou simples com os produtos da loja Meu Amorzinho, as opções de pratos, talheres e copinhos são extremamente criativas e podem ser suas aliadas na hora de introduzir um novo alimento ou criar essa rotina na hora das refeições.
  • Aproveite a oportunidade para conversar e perceber que seu pequeno está crescendo. Você também pode aproveitar para montar um novo cardápio para a semana seguinte.

Estabelecer horários é essencial independente da idade do seu filho, não tem nada pior que acordar sem saber o que você fará naquele dia, quais compromissos você tem, o que você precisa organizar na casa, qual será seu horário de descanso, com seu filho é a mesma coisa, imagina acordar sem saber que hora irá tomar o café da manhã, que hora pode brincar, assistir televisão ou dormir.

  • É importante que os pequenos tenham horários para acordar, realizar as atividades, brincar e dormir. Seguir os horários faz com que a criança se acostume e estabeleça uma rotina.
  • Você pode montar para seu pequeno um quadro de horários com desenhos, mostrando como será a ordem do seu dia, isso trará mais segurança para ele.
  • Tenha em casa brinquedos compatíveis com a idade do seu filho e tente o estimula-lo. Um brinquedo aliado dos bebês são os mordedores e, disso a Meu Amorzinho entende bem. Imagine ter todos esses brinquedos no horário das brincadeiras para se distrair, coçar os dentinhos e brincar? Não há bebê que resista!

Mantenha os ambientes organizados, isso auxiliará os pequenos. Para que isto aconteça é muito importante que eles saibam que:

  • Depois de brincar devem guardar seus brinquedos;
  • Roupas usadas devem ser colocadas no cesto;
  • Desde muito cedo os pequenos podem e devem auxiliar nas tarefas domésticas, afinal eles também fazem parte da casa.

Independente de qualquer coisa, aproveite os segundos em que sua casa estará com as paredes rabiscadas, com os brinquedos espalhados por todos os cantos da casa, os horários trocados, as situações hilárias. Será no meio do caos que você entenderá o sentido da vida, vale mais a pena rir e agradecer por ter essas coisinhas fofas que fazem a vida ficar de cabeça para baixo do que querer estar no controle de tudo o tempo todo.

Prato Raso com Divisórias de Sapinho 

Brinquedo Biel e as Corujinhas Latoy 

Brinquedo da Galinha Pintadinha Mini Latoy

Mordedor Disney Tigre

Compartilha com a gente se você já é mamãe: o que é primordial na sua rotina com o seu filho?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

50 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *