10 erros comuns que danificam o cabelo (e que você comete!)

Fiquei apreensiva por mais de uma semana, era a primeira vez que iria fazer uma tintura no meu cabelo, minhas mãos tremiam, já tinha imaginado o resultado mil vezes e quando tudo aconteceu me senti tão diferente que não consegui deixar o loiro para trás. Quando minha mãe abriu seu próprio salão de beleza foi o auge da química no meu cabelo, sempre que sobrava um tempinho fazia algo: um mês alisava, no outro cortava, no outro deixava os meus fios ainda mais loiros. Sempre hidratava, mas não abandonava o secador e a chapinha. Com o tempo os meus fios foram ficando fracos e sem vida, afinal qual cabelo conseguiria suportar vários processos químicos e poucos tratamentos? Há dois anos eliminei todos os processos químicos e comecei reconstruir o meu cabelo, mas até hoje é possível ver o quanto ele sofreu e ainda está danificado. Para destruir os nossos fios basta um piscar de olhos, mas para reconstruí-los leva anos.

Você vai no salão todo mês, investiu em linhas profissionais e mesmo assim não consegue obter bons resultados, então, questiona-se: será que estou jogando meu dinheiro no lixo? Cuidar da saúde dos fios e do couro cabeludo vai muito além de investir em linhas profissionais, os cuidados começam desde o banho, até a dose que você usa de um shampoo anti-resíduo e até na forma como você o penteia. Conheça os dez pecados capilares que você provavelmente faz ou já fez e como elimina-los da sua rotina:

Lavar o cabelo todos os dias não causa queda, a menos que você seja adepta de banhos fervendo. Tomar banho com a água muito quente estimula a oleosidade do couro cabeludo, portanto, mesmo no inverno, opte sempre pela água morna. Além disso, o ideal é que se lave o cabelo a cada dois ou três dias. Fazer o mesmo processo todos os dias coloca o seu cabelo em risco de descamar e perder seus óleos naturais, proteção que os mantém brilhante e saudável.

Sempre achei que lavar o cabelo com shampoo e máscara fosse suficiente e não, o condicionador é indispensável na lavagem dos fios. O shampoo limpa, a máscara hidratada e é o condicionador que fecha as cutículas do cabelo. Mas, lembre-se: nunca aplique o condicionador na raiz do cabelo, o ideal é que ele seja aplicado somente nas pontas do cabelo.

Você sabia que o seu cabelo acostuma com o shampoo, máscara e condicionador? Depois de um tempo, os produtos começam a deixar muito resíduo e isso é péssimo para a saúde dos fios. O ideal é que você sempre tenha duas linhas diferentes, no meu caso, lavo os meus fios de três a quatro vezes por semana e reservo uma dessas lavagens para fazer uma hidratação mais profunda nos meus fios, nos outros dias uso uma linha mais simples.

Nas fotos fica difícil vocês conseguirem visualizar como os meus fios estão, as pontas do meu cabelo estão completamente danificadas, elas ainda possuem a tintura que fiz e por isso são a parte mais danificada do meu cabelo. Se você puxar a ponta dos meus fios ela se desmancha, olhando ele como um todo ele aparenta estar totalmente saudável, mas não. Senti a necessidade de investir em uma linha profissional, que me trouxesse um resultado mais significativo e a linha Absolut Repair Cortex Lipidium da L’oreal me fascinou. Quem já usou os produtos da marca sabe o quanto eles são bons, então não hesitei. Fiz minha compra na loja Nikkey Cosméticos e não poderia ter tido experiência mais positiva, além da entrega rápida, os produtos vieram muito bem embalados. Se o seu cabelo precisa desse resultado mais intenso, anote a dica, porque vale muito a pena!

Evite escovar o cabelo quando ele estiver molhado, seus fios ficam frágeis quando úmido e, ao desembaraçá-lo, a tendência é puxar os fios e quebrá-los. O trauma pode afetar a raiz, ocasionando a queda. Para evitar problemas, não penteie o cabelo no chuveiro. Seque-o com uma toalha e, só depois então desembarace com um pente de dentes largos, começando o movimento pelas pontas. Prenda o cabelo apenas quando estiver seco e, se possível, não todo dia, nem por muito tempo.

Você esfrega o cabelo na toalha? Esse ato é tão comum depois do banho, né? Mas, não é o mais saudável para os seus cabelos. Isso só faz com que a cutícula do seu cabelo se quebre e fique áspera. Resultado: o indesejável frizz. Você pode usar uma toalha de papel para secar o cabelo ou apenas pressionar a toalha sobre os fios. Não é tão prático, mas é uma solução possível.

Tente não abusar da chapinha, secador ou modelador, isso não quer dizer que você não pode usar estes itens, e sim, que em excesso eles podem afetar a saúde dos seus fios. Antes de usar qualquer ferramenta quente, não se esqueça (nunca!) de apostar no leave-in e no protetor térmico, que vão manter a disciplina e a integridade da fibra mesmo com o calor do secador.

O mousse, a cera ou a pomada podem até parecer essenciais, mas, na verdade, eles não são. Por isso, você precisa selecionar o que realmente vai ajudar a saúde do seu cabelo: um protetor térmico, um mousse para dar volume (ou creme para evitar o frizz) e, quem sabe, um spray finalizador. Lembre-se que o uso de cremes e óleos deve ser moderado.

Quer fios saudáveis e bonitos? Então, você não deve deixar de cortar o cabelo. O ato é ótimo para o fortalecimento e também evita as famosas pontas duplas. Por isso, visite o seu cabeleireiro a cada três meses.

Quem tinge, faz relaxamento ou alisamento precisa esperar um tempo até fazer o próximo procedimento químico. Não, você não precisa deixar de fazê-los. O importante é respeitar o período.

Saiba quais são os produtos adequados para o seu cabelo, você já deve ter visto nos rótulos dos produtos que cada um deles são formulados para um tipo de fio, para cabelos oleosos, secos, cacheados, lisos… Não adianta usar um produto específico para cabelos lisos na intenção de alisar o seu cabelo. Isso não funciona. Se você tem cabelo cacheado, use produtos para esse tipo de textura. Se você tem cabelo liso, use produtos para cabelo liso. Se você tem cabelo loiro, use produtos para cabelo loiro.

Compartilha com a gente: você pratica alguns destes hábitos?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

90 Replies to “10 erros comuns que danificam o cabelo (e que você comete!)”

  1. Cara eu adooooro essa linha da loreal!! Não fico sem. Sempre achei que fosse mito que os cabelos acostumam com os produtos, mas volta e meia eu revezo o shampoo e faz toda diferença. Curti as suas dicas, principalmente a dica da água quente, porque no inverno eu tomo banho com a água muito quente. HAHA Beijo

    1. Ela é maravilhosa, né? Meu cabelo se acostuma muito rápido com os produtos, mudo sempre. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  2. sao super boas dicas! com certeza a gente comete alguns desses erros sem nem perceber que está fazendo mal aos fios, adorei o post e essa linha da l’oreal deve mesmo ser ótima!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Lívia! ❤

  3. Oi Kaila

    coitidinhos dos meus cabelos, cuido nada deles 🙁
    Faço tudo errado kkkkkk

    Adorei o post, super útil!

    Bjooos

    1. Eita Fe, hahaha. Fico feliz por você ter gostado!

  4. Eu, infelizmente, faço algumas desses coisas e não devia!

    Agora estou a tentar lavar o cabelo dia sim, dia não….primeiro lava-o todos os dias 🙁

    E também não passo sem o secador (na potência mais quente!)

    Beijinhos e bom fim de semana <3
    http://demantanosofa.blogspot.com/

    1. Lavava meu cabelo todos os dias também, comecei lavar um dia sim e um não e agora consigo lavar a cada dois dias!

  5. Esse da toalha é impossível não fazer kkk
    Amei as dicas!

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    1. Que bom que gostou Vacieni, fico feliz!

  6. Eu esfrego a toalha na cabeça, já tentei parar mas sempre esqueço. Escovar os cabelos molhados é uma coisa que parei! Um beijo,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

  7. Eu adorei as dicas amiga, eu tenho uma velha mania de molhar meus cabelos na água quente… ainda mais no frio. kkk
    E também não uso condicionador… Mas vou parar com essas manias e cuidar mais dos meus cabelos.
    Adorei a linha que você recebeu, por isso é que suas madeixas estão cada vez mais lindas.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    1. O condicionador faz toda a diferença, na hora que você usar você vai sentir a diferença de cara! Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  8. Excelentes dicas!

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  9. Que cabelo lindo!!
    Eu uso muito a linha anethum, é bb, bom e barato hahahaha.
    Beijo

    http://www.depoisderoma.blogspot.com.br

    1. Muito obrigada, viu? Já usei os produtos da marca e são maravilhosos mesmo. ❤

  10. Olá Kaila, boa tarde.
    Confesso que cuido dos cabelos apenas no salão e de vez em quando em casa, mas é muito raro fazer um tratamento e ficar com touca o dia todo para ele ficar lindo e macio. Gosto de praticidade, chegar no salão e ficar linda. Mas, adorei a dica dos cuidados que você toma.. vou entrar no site e conhecer a marca.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, viu? ❤

  11. Acho que os meus piores erros são o lavar o cabelo todos os dias, usar água muito quente e cortar poucas vezes. Tenho que tentar melhorar. 🙂 Bom fim de semana.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

  12. São ótimas dicas a da toalha não tem como é inevitável. rs
    Eu não conseguiria secar com toalha de papel, mas eu não sacudo a toalha vou pressionando pra sugar a água.
    Gostei de conferir as dicas.
    http://www.pamlepletier.com/

    1. O problema não são as toalhas e sim a forma como secamos, se esfregar, danifica o fio, mas se formos dando leves apertadinhas com ela no cabelo, não danifica e seca da mesma forma! ❤

  13. Eu tb amo essa marca, uma das melhores no mercado

    Bjss

    Blog Adriane Quaresma

    1. Ela é muito boa mesmo!

  14. São dicas maravilhosas e muito úteis, adoreeeei! <3
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    http://www.pequenomuffin.com.br

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, viu? ❤

  15. Eu lavava o cabelo todos os dias, nossa… destrói mesmo. Não sei não tomar banho quente, mas sempre tento, porque sei que danifica muito o cabelo 🙁 Eu sempre lavei só com shampoo e condicionador mesmo, uso a máscara só pra hidratação 1x por semana. Quando descobri isso que o cabelo se acostuma com os produtos, comecei a ir mudando sempre que um acaba, não fico sempre no mesmo. Só uso o secador quando é muuuito necessário. Adorei esse post informativo!

    1. Que bom que gostou Thami, fico muito feliz! ❤

  16. Eu cometo vários dos erros e assumo!
    É vicio menina?
    O da toalha então… é sair do banho e enrolar o cabelo. kkk…
    O secador e chapinha eu reduzi bem.
    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    1. hahahaha, é vício mesmo, é automático.

  17. Tem erros que cometemos diariamente, infelizmente. Eu parei de usar a chapinhas já faz um ano e meio e olha… foi a melhor coisa que eu fiz. Ainda mais eu que tenho luzes e preciso de cuidados ao extremos. Não conhecia essa linha da Loreal, eu amo os produtos deles e estou louca para comprar o de Reconstrução que no meu caso é o ideal no momento.
    Adorei as fotos!

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Jéssica!

  18. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Eu cometo um monte desses erros ai hehe. Que consegue lavar o cabelo em aguá menos que pelando nesse frio? E sempre esfrego a toalha e penteio em seguida molhado hehe. Mas são erros que tenho que parar de cometer.

    Prefácio

    1. Quando você parar você vai sentir a diferença de cara, o que mais cometo é o da água quente, mas evito ao máximo.

  19. Caraca, eu amei as dicas! E que cabelo maravilhoso, moça! Meu cabelo é enorme e natural, então eu quase não cuido muito dele. Apenas os cuidados necessários.

    Agora me diga como lavar o cabelo com agua morna nesse frio de SP? haha Eu tento, eu tento. Vou tentar não cometer esses erros.

    Beijão,
    Querida Cretina

    1. Ah Manu, muito obrigada. Confesso que o da água morna é o erro que mais cometo, amo aqueles banhos pelando, haha. Mas, evito ao máximo!

  20. Thais Pereira Terra says: Responder

    Eu sempre corto meus cabelos pra ver se fortalece, mas confesso que sou uma pessoa meio relaxada com eles (por ser preguiçosa).

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

  21. Ai, eu tenho tomado banhos BEM quentes nesse inverno, não consigo viver sem. E acabo penteando o cabelo molhado também… Esses hábitos são difíceis de mudar, né? Tenho que ficar de olho… Beijo, beijo :*

    1. É automático, né?

  22. È em dias de frio confesso que o meu maior erro é a água quente, sei que isso faz mau tantos para as madeixas tanto para a pele. 🙁
    Beijos lindona

    https://www.vempracablog.com.br/

    1. Pois é, tento evitar ao máximo, mas as vezes é inevitável!

  23. Oie,

    O meu maior problema é o banho quente, nesse frio é difícil deixar uma água mais morna.
    Sempre penteio os cabelos molhados :O Essa eu não sabia.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

  24. Oi, Kaila!
    Pelo menos metade desses erros eu faço direto haahhah Pior é que eu sou ciente desses erros.
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. Incrível como tem coisas que a gente sabe que é errado e que é simples fazer o certo, mas mesmo assim a gente faz o errado, haha.

  25. Gostei das dicas, esse produto eu nunca usei, mas parece ótimo mesmo, seu cabelo está lindo.
    Charme-se

    1. Muito obrigada Simone, fico feliz por você ter gostado! ❤

  26. Amei as dicas! Preciso parar de esfregar os fios com a toalha pra remover o excesso de água.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Que bom que gostou Anete, fico muito feliz! ❤

  27. Ainda não usei esses produtos.
    Eu deixei de usar o secador e a chapinha. Agora estou investindo em produtos liberados e comprando vários produtos para o meu cabelo não se acostumar.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Faz toda a diferença, né?

  28. Eu tenho um amor pelos meus fios, mas às vezes eu tenho que me questionar o que estou fazendo de errado, nunca repito xampu e condicionador, quando uma marca acaba, testo outra.
    Agora uma outra dica é evitar usar prendedor de elástico muito apertado, fiz isso uns meses nesse ano e criei uma onda lateral no cabelo que não existia.
    Tô até agora tentando consertar com cremes alinhadores de cabelo liso.

    Zíper Chique

    1. Já tive essas ondinhas também, e é muito difícil terminar com elas. Hoje uso prendedores bem maleáveis e que não apertam, quando solto meu cabelo nem marcado fica, é mara!

  29. Eu sempre fui muito desleixada com meus cabelos e por incrível que pareça eles sempre foram saudáveis. Mas acho que só por eu nunca ter feito química nenhuma e nem ter usado tinturas. Mas no resto, mal cuidava. Foi de uns 5 anos para cá que comecei a tomar mais cuidado. Eu parei de usar chapinha, coisa que eu fazia sempre. Eu só seco e mal faço escova, só para deixar ele com volume mais baixo e alinhado. Eu nunca fui de lavar todos os dias, mesmo quando criava mais oleosidade que o normal. O que ainda peco muito é a água quente, só que moro no sul, então fica meio difícil evitar isso no inverno. Antes, quando eu usava só uma linha de produtos eu trocava a cada tantos meses, quando via que meu cabelo não tava mais se adaptando aos efeitos, ou melhor, já não tinha mais efeito por terem acostumado, agora eu uso várias linhas e produtos, então nunca acostuma. Eu torcia muito meu cabelo na lavagem, também escovava no banho e esfregava na toalha, agora eu só aperto até sair o máximo de água possível, mas sem muita força. Também uso pouca pomada ou óleos, só mais nas pontas e quando vejo que meus fios estão ficando bem ressecados, uso uma ou duas vezes, é raro precisar muito mais que isso até precisar usar novamente. Infelizmente eu prendo muito meu cabelo, que é o que mais quebra ele, só que meu trabalho me obriga a prender e meu cabelo é pesado, então eu acabo apertando muito para não ficar caindo toda hora. Mas uso elástico de meia calça, o que diminui a quebra, só que eu usava aquelas outras que tinham o elástico de etílio dentro e sempre que o tecido rasgava ele me arrancava um maço de cabelo junto, kkk por isso troquei.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    1. Não cuidava do meu cabelo quando ele era natural e ele era lindo, bate até saudades daquela época. Acho que poucas coisas destroem os fios como a tintura. Evito ao máximo ficar com o cabelo preso, porque quebra muito, principalmente quando usamos algo apertado.

  30. Gostei do post e a maioria eu pratico. Só não deixo de pentear o cabelo com ele ainda molhado, porque danifica bem menos, no meu caso – é um cabelo crespo de tipo 4.

    XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    1. Fico feliz por você ter gostado, Helena! ❤

  31. Dicas maravilhosas, Kaila! Essa de não esfregar o cabelo na toalha eu aprendi há pouco tempo e sempre esqueço hahaha tenho que me policiar mais!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    1. Que bom que gostou Gabi, fico muito feliz! ❤

  32. Silvana Almeida Souza says: Responder

    Oi Kaila os produtos da Loreal são excelentes teus cabelos estão maravilhosos, com brilho intenso incrível!
    Eu preciso cuidar mais dos meus cabelos!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    1. Ah Sil, muito obrigada. Não sabe como fico feliz por você ter gostado! ❤

  33. Essa série eu nunca vi! hehehe!

    Cometo alguns desses erros (como a do banho fervendo). Mas acho que no geral trato bem as minhas madeixas! 😉

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

  34. Dicas super úteis para quem quer um cabelo saudável. Os meus são cacheados e são naturalmente mais secos, então sofro um bocado com frizz… Aí tenho sempre que evitar um monte de coisa para que eles não apareçam. O condicionador é meu amigo fiel e aprendi que devo lavar o cabelo umas três vezes na semana, coisa que antes eu fazia todo dia e o cabelo ficava estranho. Depois que reduzi a frequência ele melhorou bastante. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    1. Meu cabelo melhorou muito depois que parei de lavar todo dia, no começo é difícil, ele fica bem oleoso, mas depois é só alegria! Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  35. Hey Kaila! Tudo bem?
    Adorei esse post com as dicas. Sigo a maioria delas, e outras vou tentar praticar.
    Obrigada por comentar lá blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    1. Oi Thammy, tudo bem e você? Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  36. Acabam com o cabelo da gente mesmo! Principalmente usar muito a chapinha e o secador! O que eu faço muito é desembaraçar o cabelo no banho, mas sinto que tenho que parar já!!!
    http://www.boas-depapo.blogspot.com

  37. Adorei suas dicas, isso me inspirou gravar meu próximo vídeo com outras dicas.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    1. Que bom que gostou Lulu, fico feliz! ❤

  38. Kaila, amei as dicas, não sabia de muitas coisas ainda!
    eu tenho costume de lavar todos os dias os cabelos, e isso é bem errado né 🙁
    adoro a Loreal!
    http://www.mundodasmulheresbrasil.com/

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Luma! ❤

  39. Cometo alguns erros e outros não hahha Adorei a postagem, é bem explicativa!
    http://www.achatadebatom.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Cristiana! ❤

  40. Oie Kaila =)

    Eu estou aprendendo a cuidar melhor do meu cabelo, mas vou confessar que é difícil viu rs…
    Principalmente por que demanda tempo e com a correria do dia a dia a gente sempre vai pelo lado mais pratico.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    1. Sim, não é fácil ter esse cuidado regradinho, mas tente ao máximo possível fazer coisas que fazem bem aos seus fios!

  41. Nossa estou pecando então, eu dispensei o condicionador a tempos! Vou voltar a usar
    Beijos

    http://www.estiilocarol.com

    1. Jura? Faz toda a diferença! ❤

  42. Leticia Santos Olegario says: Responder

    Oi Kaila, adorei suas dicas, eu peco bastante em lavar o cabelo com água quente, principalmente no inverno. Como os dias andam muito frio, não consigo deixar de lavar com água quente .
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Leticia! ❤

  43. eu preciso cuidar mais do meu cabelo, mas confesso que tenho preguiça só de pensar em ter que hidratar e tals ! kkkkkkkk e o pior é que faço tudo isso! tomo banho super quente – pq moro no RS e tá super frio agora! e principalmente no inverno uso muito o secador!
    preciso procurar uns produtinhos práticos pra incluir na rotina do banho!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Eita, Lu. Tenta tirar um dia da semana e cuidar um pouquinho, faz toda a diferença! ❤

    1. Que bom que gostou, fico feliz. ❤

  44. Dicas de ouro <3 Eu lavava o cabelo todos os dias mas agora vi que eles ficam bem mais bonitos intercalando as lavadas… esses produtos da L'oreal devem ser MARAVILHOSOS!! E evitar o calor excessivo no cabelo também é básico x)

    Beijoo
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

Deixe uma resposta